Tópico Oficial Dúvidas RASPBERRY PI

Estive a fazer uns testes de temperatura com e sem dissipador num Raspberry Pi 3 Model B+ e deixo aqui uma compilação dos resultados. O dissipador tem 2cm de lado (comprimento/largura) e 1cm de altura e foi colado com cola 704 de silicone. Os testes executados são os deste tutorial, foram feitos com a caixa fechada e a temperatura ambiente era de 20-21ºC.

5 min de teste:
MysFvCG.png


10 min de teste:
vgYOKls.png



30 min de teste:
SlkzHjW.png


Foto do dissipador/Raspberry Pi's:
QgP3m2g.jpg


O que me chamou mais a atenção nestes resultados:
- Sem dissipador, a subida de temperatura até aos 60ºC (antes da frequência baixar de 1.4 para 1.2GHz) é quase vertical/acontece em poucos segundos, sendo prolongada com a inércia térmica do dissipador
- Com uso intensivo prolongado (30 min), um simples dissipador pode evitar o throttling do processador que acontece ao atingir 80ºC
- Em idle, a diferença entre ter ou não dissipador não é relevante (2-3ºC de diferença, 51-54ºC)
 
Última edição:
Uma ajudinha, sff.

Para malta que ainda tem o Rpi ModB a servir de media center, que SO recomendam? Não mexo no meu desde que o instalei a primeira vez, há muito tempo (anos). Nos últimos tempos voltei a usar e queria ver o que posso melhorar.
 
Para quem usa VMware ESXI qual a melhor forma de ligar um HDD externo que com o mesmo USB hub no desktop é detectado e no rpi 4 com ESXI não?

o hub é com alimentação própria porque o rpi não tem como stalecq
 
Para quem usa VMware ESXI qual a melhor forma de ligar um HDD externo que com o mesmo USB hub no desktop é detectado e no rpi 4 com ESXI não?

o hub é com alimentação própria porque o rpi não tem como stalecq

Isso esta na lista de coisas a fazer com o cluster que tenho andado a montar, mas verifica que os discos estao formatados correctamente para serem captados pelo ESXi.
Ve se isto ajuda: https://virtualizationreview.com/articles/2021/02/05/sata-esxi.aspx
 
Estou para comprar ummpi zero que será para usar com bloqueador de anúncios (pihole) já tenho um rpi3 e no máximo será para 2 a 3 dispositivos apontados para ele e com 20k requests diários. Vale a pena ligar por cabo ou WiFi chega?
 
Boa noite
alguem que tenha um rpi4 e uma tv TCL, tem alguma dificuldade em usar o comando da tv TCL para controlar o rpi (libreelec) usando hdmi CEC?
Sempre usei uma tv samsung sem qualquer problema, mas vou agora adquirir uma TCL e em algumas pesquisas, surge que ha algumas dificuldades, mas não são muito claras.
Alguém que tenha use ambos, que possa dar algum feedback?
 
Boas
Adquiri a Tcl e acabei por devolver porque realmente não se consegue controlar o kodi no rpi usando o comando da tv.
Penso agora adquirir uma xiaomi.
Alguém que tenha uma
tv xiaomi e que use o rpi com libreelec/kodi que me consiga dar algum feedback se o controle remoto funciona bem?
 
Boas,
tenho um raspberry 3b que está a fazer de print e scan server. Tenho um outro cartão que tem instalado o retro pie mas sempre que quero jogar tenho que estar a trocar cartões. Sabem se existe alguma maneira de instalar o retropie num cartão que já tenha o Debian instalado?
 
Boas,
tenho um raspberry 3b que está a fazer de print e scan server. Tenho um outro cartão que tem instalado o retro pie mas sempre que quero jogar tenho que estar a trocar cartões. Sabem se existe alguma maneira de instalar o retropie num cartão que já tenha o Debian instalado?
Sim. Pode ir a página do retropie ou for deviam e instala. É mais prático ter a imagem num cartão mas por CMD também não é dificil
 
ando a procura de um tutorial ou ferramenta para juntar serviço de DoH e pihole. o que aconcelham para noobs em redes. prefiro em CLI.
edit: @Nemesis11 liguei um disco ssd nvme por usb e vai na volta fica inacessivel não sei bem porquê. já liguei carregadores de 20W e o ssd apenas consome 4w. alguma sugestão? o SO é raspberry pi OS 64bits e está em stock e corre pihole com web interface+pivpn.
 
Última edição:
Boas pessoal.
O computador portátil do meu pai(um acer velho de 2005 com win xp, pentium m, hdd,etc), cujo ele utilizava para ir a net ver as notícias etc, deu o berro.
Como tenho aqui um raspberry pi 3 a apanhar pó, existe algum OS que tenha uma experiência semelhante ao win xp, simples, rapido qb?
Já tive o raspbian nele a uns anos mas não era assim lá grande coisa e tinha bugs atrás de bugs

O Raspbian acabou, passou tudo a Raspberry OS. Acabou de sair a versão estável de 64 bits, que dizem que aumenta a performance. Mas com 1Gb de memória não se podem fazer milagres. A diferença do 3B+ para o 4B de 4Gb é espantosa. O 4B foi o meu computador principal durante 1 ano, um verdadeiro desktop que já consegue correr ubuntu sem problemas. Para o Pi 3 eu tentaria uma versão mais ligeira como puppy linux.
 
Malta quem me explica esta situação bizarra?

Tenho um Raspberry Pi 2 Model B Rev 1.1 exclusivamente com o octopi em cima.
Com o avançar dos modulos e a quantidade de plugins aquilo de vez em quando breca um pouco, afectado a impressora.

Pensei em trocar para um Raspberry Pi 3 Model B Plus Rev 1.3 que usava para outro fim.
Instalei o Octopi sem qualquer plugin.

Por algum motivo decidi fazer uns bechs.
Efectivamente ambos estão a correr o otopi ultima versão e nem sei se é possivel desligar todo que dai vem para o bench ser mais limpo, especialmente porque o rPi 2 esta forrado de plugins e o rPi3 não.

usando o commando sysbench --test=cpu run para varias treaths, o rpi2 é sempre mais rapido????

O rpi2 esta numa caixa fechada e cooler passivo
O rpi3 esta numa caixa aberta com cooler passivo, a cizento meti uma muito boa fan grande que baixou uns bons 10ºc
O rpi 3 Ref encontrei um site com os resultados do mesmo teste, e esta de sensivelmente de acordo com o meu.

Como raio o rpi2 é mais rápido, estando mais carregado que os outros???

alguem quer testar um rpi2 e rpi3 para comparação?
Código:
sysbench --test=cpu run && sysbench --test=cpu --num-threads=2 run && sysbench --test=cpu --num-threads=4 run && sysbench --test=cpu --num-threads=8 run

yy7z9Rd.png
 
Boas,

Tenho um Raspberry pi Pi 1 Model B (2012) que tem servido de media center desde 2013/14 mais ou menos.

Ontem, ao fim de uns dias sem o ligar encontrei-o bloqueado com o logo Openelec e sempre que o tentava arrancar era aí que ficava.

Decidi formatar o SD e instalei o OSMC mas aquilo ficou super lento. Coisa que o Kodi nunca tinha sido. A navegação dos menus é arrastada, a exibição dos fanarts demora séculos, etc.


Resumindo: para este modelo que OS recomendam?
 
pode ter sido por causa do cartão mesmo.

mas um rpi1 para mediacenter a muito que não é boa ideia, a nao ser que os conteudos seja mesmo pequenos/antigos.

com o custo ridiculo de um pi4, um pi3 é a melhor escolha para agora e para o futuro proximo, (4k com mais bitrate)
 
mas um rpi1 para mediacenter a muito que não é boa ideia, a nao ser que os conteudos seja mesmo pequenos/antigos.

Continua a ser 100% eficaz naquilo que lhe peço. :D

Não o uso para os serviços de streaming que subscrevo, mas para aquilo que tenho um disco tem sido, até agora, irrepreensível. Espero que ainda aguente mais uns anos. Pelo menos enquanto mantiver o TV HD.

com o custo ridiculo de um pi4, um pi3

Só fiz uma breve pesquisa mas vi coisas na ordem dos 150 a 200€.

Ou seja, para já vou tentar manter este. Vou experimentar voltar ao Kodi que tinha e se persistir a lentificação tentar mudar o SD.
 
nao me tinha apercebido que ainda estavam tao caros, diria entao que se é para consumo de media, uma mibox custa-te menos de 40€ e tens lá o kodi e muito mais a correr.
 
@rjSampaio obrigado pela ajuda.

Eu tenho uma Mi Box S :o mas, se percebi bem, não é tão eficaz como o Rpi a lidar com o DTS e outros formatos de som. O Rpi faz passtrough e a Mi faz não sei bem o quê. Downmix Será isso? Já não pegava nisto há uns tempos/anos. Já não sei a nomenclatura.
 
Última edição:
Back
Topo