Verifica as taxas de IVA e os preços unitários.Bom dia, gostaria de perceber uma situação na fatura de luz.
Tenho: termo de energia Cheio/F.Vazio e
Termo de energia Vazio.
Depois tenho outra vez a mesma coisa, abaixo com as mesmas datas de faturação mas com outros valores.
Estão a facturar 4 consumos, é normal?
Não estás a ver a mesma coisa com os dois valores diferentes do IVA?
Sim é bi-horario.Verifica as taxas de IVA e os preços unitários.
Tens contrato bi-horário, certo?
Nessa altura provavelmente tinhas muito mais água barata. Neste momento as albufeiras ainda têm alguma capacidade de encaixe e o vento não tem sido tanto quanto isso.Alguém sabe explicar o porquê destes preços?
Os primeiros 200 kWh são a taxa reduzida.Até um certo consumo é um iva e se for mais já é outro?
Sim é bi-horario.
E sim tem a 23% e a 6%.
Até um certo consumo é um iva e se for mais já é outro?
Sabes-me dizer, Familias numerosas são quantas pessoas?
Era só mais um.São três ou mais filhos.
10% em código presente na fatura de eletricidade, apresentas esse código quando fizeres compras no Continente e fica disponível no cartão continente registado no dia seguinte.Boas, o desconto do plano Galp continente é creditado em cartão continente e pode ser descontado nas lojas ou é descontado em combustível?
Não sei se já alguém mencionou isto mas, há 1 ou 2 anos atrás, com a produção de energia que estamos a ter atualmente devido à chuva e algum vento, estaríamos quase no preço 0 (omie) de electricidade, hoje estamos nos 80€ e a maioria dos dias tem rondado isto.
Estou fora do mercado spot, mas continuo a monitorizar por curiosidade e os preços não me fazem sentido.
Alguém sabe explicar o porquê destes preços?
Esta parte é resolvida após o Mercado diário. Pode ter influência na rubrica dos custos da gestão do sistema (acho que o nome é este) mas não tem influência no preço do spot.alguma restrição na rede
Há um pormenor que é bastante relevante, o período em que foi bastante interessante estar em tarifários indexados coincidiu com uma descida acentuada do preço em mercado enquanto coexistiam tarifas de Acesso extremamente baixas por efeito essencialmente do sobreproveito de renováveis como resultado dum anterior período de preços de mercado muito altos.Tenho refletido sobre isto e acredito que haja vários fatores em jogo. O preço do gás natural continua elevado, e como há sempre uma produção de base a gás para garantir a estabilidade da rede, isso influencia os preços. Além disso, as barragens estão a operar com um custo de oportunidade, ou seja, podem estar a gerir a produção de forma a maximizar a rentabilidade futura, em vez de simplesmente escoar energia agora a um preço mais baixo.
Outro ponto relevante é o impacto da energia eólica. Em muitos casos, a produção eólica influencia mais o preço do mercado do que a hídrica, pois as barragens têm maior flexibilidade para decidir quando produzir. Além disso, se houver um aumento da procura ou alguma restrição na rede, isso também pode estar a contribuir para a manutenção de preços elevados, mesmo com uma boa produção renovável
@josp ultimamente quem tem marcado preço têm sido as barragens e não as centrais a gás, fruto da flexibilidade que têm em ter potencia.Esta parte é resolvida após o Mercado diário. Pode ter influência na rubrica dos custos da gestão do sistema (acho que o nome é este) mas não tem influência no preço do spot.
Até podes ver aqui, que têm sido feitas mobilizações de centrais a gás quase 24/7, sem reflexo no preço spot.
Sim, as CCGT nem têm casado em mercado, só aparecem nas restrições, daí não marcarem preços.@josp ultimamente quem tem marcado preço têm sido as barragens e não as centrais a gás, fruto da flexibilidade que têm em ter potencia.
O sol só consegue baixar o preço nas horas de sol (o que é lógicoparece-me que a energia eólica ajuda muito mais na baixa do preço da eletricidade do que a energia solar + armazenamento de água.
Não é este o link? https://balcaodigital.e-redes.pt/consumptions/historyAlguns meses atrás, quando ia ao e-REDES conseguia ver o diagrama de carga com o registo quarto-horário (15 minutos) - com um belo gráfico!
Agora dá-me só o Excel com consumos diários.
Alguém me explica como chegar ao registo quarto-horário (15 minutos) ?