(Tópico Oficial) Empresas de Electricidade e Gás

Qual a minha empresa contratada?

• EDP

Votes: 319 33,2%
  • Meo Energia

Votes: 16 1,7%
  • Endesa

Votes: 115 12,0%
  • GALP

Votes: 138 14,4%
  • GoldEnergy

Votes: 134 14,0%
  • Iberdrola

Votes: 25 2,6%
  • Outra (indicar qual no tópico)

Votes: 108 11,3%
  • Luzboa

Votes: 73 7,6%
  • Eniplenitude

Votes: 94 9,8%
  • Luzigás

Votes: 7 0,7%

• Total voters
    960
Bom dia, gostaria de perceber uma situação na fatura de luz.

Tenho: termo de energia Cheio/F.Vazio e
Termo de energia Vazio.

Depois tenho outra vez a mesma coisa, abaixo com as mesmas datas de faturação mas com outros valores.

Estão a facturar 4 consumos, é normal?

Bom dia, gostaria de perceber uma situação na fatura de luz.

Tenho: termo de energia Cheio/F.Vazio e
Termo de energia Vazio.

Depois tenho outra vez a mesma coisa, abaixo com as mesmas datas de faturação mas com outros valores.

Estão a facturar 4 consumos, é normal?
Verifica as taxas de IVA e os preços unitários.
Tens contrato bi-horário, certo?

Sim é bi-horario.
E sim tem a 23% e a 6%.

Até um certo consumo é um iva e se for mais já é outro?
2025-03-17-12-56-06.jpg

https://www.erse.pt/media/tcsfm4n2/ersexplica_iva-fatura_2025.pdf

Não sei se já alguém mencionou isto mas, há 1 ou 2 anos atrás, com a produção de energia que estamos a ter atualmente devido à chuva e algum vento, estaríamos quase no preço 0 (omie) de electricidade, hoje estamos nos 80€ e a maioria dos dias tem rondado isto.

Estou fora do mercado spot, mas continuo a monitorizar por curiosidade e os preços não me fazem sentido.

Alguém sabe explicar o porquê destes preços?

Tenho refletido sobre isto e acredito que haja vários fatores em jogo. O preço do gás natural continua elevado, e como há sempre uma produção de base a gás para garantir a estabilidade da rede, isso influencia os preços. Além disso, as barragens estão a operar com um custo de oportunidade, ou seja, podem estar a gerir a produção de forma a maximizar a rentabilidade futura, em vez de simplesmente escoar energia agora a um preço mais baixo.

Outro ponto relevante é o impacto da energia eólica. Em muitos casos, a produção eólica influencia mais o preço do mercado do que a hídrica, pois as barragens têm maior flexibilidade para decidir quando produzir. Além disso, se houver um aumento da procura ou alguma restrição na rede, isso também pode estar a contribuir para a manutenção de preços elevados, mesmo com uma boa produção renovável

alguma restrição na rede
Esta parte é resolvida após o Mercado diário. Pode ter influência na rubrica dos custos da gestão do sistema (acho que o nome é este) mas não tem influência no preço do spot.

Até podes ver aqui, que têm sido feitas mobilizações de centrais a gás quase 24/7, sem reflexo no preço spot.

Tenho refletido sobre isto e acredito que haja vários fatores em jogo. O preço do gás natural continua elevado, e como há sempre uma produção de base a gás para garantir a estabilidade da rede, isso influencia os preços. Além disso, as barragens estão a operar com um custo de oportunidade, ou seja, podem estar a gerir a produção de forma a maximizar a rentabilidade futura, em vez de simplesmente escoar energia agora a um preço mais baixo.

Outro ponto relevante é o impacto da energia eólica. Em muitos casos, a produção eólica influencia mais o preço do mercado do que a hídrica, pois as barragens têm maior flexibilidade para decidir quando produzir. Além disso, se houver um aumento da procura ou alguma restrição na rede, isso também pode estar a contribuir para a manutenção de preços elevados, mesmo com uma boa produção renovável
Há um pormenor que é bastante relevante, o período em que foi bastante interessante estar em tarifários indexados coincidiu com uma descida acentuada do preço em mercado enquanto coexistiam tarifas de Acesso extremamente baixas por efeito essencialmente do sobreproveito de renováveis como resultado dum anterior período de preços de mercado muito altos.
Esta combinação tornou muito fácil que a permanência em tarifários indexados compensasse temporalmente.
Com isto naturalmente não quer dizer que não voltem a existir períodos em que o indexado compense, apenas não é tão simples e previsível como parece.
Relativamente a esse fenómeno que referes, é conhecido, é necessário um grande excesso de água para as centrais hídricas começarem a licitar a marginal zero, até lá vão gerindo no custo da CCGT.

Sabem se é possível aderir a uma operadora numa data especifica? Na empresa temos fidelização até uma determinada data e já enviamos carta a dizer que não pretendemos renovação, no entanto na nova operadora sugeriram fazer o pedido de adesão "3 dias antes", quando questionei a operadora sobre a possibilidade de atrasos, não senti segurança na resposta dela. Alguém já passou pelo mesmo?

Esta parte é resolvida após o Mercado diário. Pode ter influência na rubrica dos custos da gestão do sistema (acho que o nome é este) mas não tem influência no preço do spot.

Até podes ver aqui, que têm sido feitas mobilizações de centrais a gás quase 24/7, sem reflexo no preço spot.
@josp ultimamente quem tem marcado preço têm sido as barragens e não as centrais a gás, fruto da flexibilidade que têm em ter potencia.

Falando apenas por perceção própria e de forma amadora, parece-me que a energia eólica ajuda muito mais na baixa do preço da eletricidade do que a energia solar + armazenamento de água. Quando faz muito vento e por tempo consecutivo (não bastam 1/2 dias, claro), o mercado indexado costuma descer. Esta chuva que tem aparecido nem todos os dias tem sido acompanhada com vento forte. Hoje, por exemplo, apanhei molha mas andava com o guarda-chuva tranquilamente. Se bem que o que conta é o vento nas zonas onde existem ventoinhas eólicas, e costumam estar instaladas em sítios onde, teoricamente, é favorável ao vento mas... não me parece que o vento ande assim tão presente.

@josp ultimamente quem tem marcado preço têm sido as barragens e não as centrais a gás, fruto da flexibilidade que têm em ter potencia.
Sim, as CCGT nem têm casado em mercado, só aparecem nas restrições, daí não marcarem preços.

parece-me que a energia eólica ajuda muito mais na baixa do preço da eletricidade do que a energia solar + armazenamento de água.
O sol só consegue baixar o preço nas horas de sol (o que é lógico 😅). O vento, pelas suas características, consegue um efeito muito mais transversal.
O armazenamento, enquanto existe, consegue jogar com os preços e oferece perto das CCGT, como disse o @timber, porque tem a vantagem de conseguir entrar apenas nas horas de preços elevados, enquanto que as CCGT têm parâmetros dinâmicos a cumprir.

Alguns meses atrás, quando ia ao e-REDES conseguia ver o diagrama de carga com o registo quarto-horário (15 minutos) - com um belo gráfico!
Agora dá-me só o Excel com consumos diários.
Alguém me explica como chegar ao registo quarto-horário (15 minutos) ?

Back