[HDTV] Tópico oficial LG Oled 55B7V

Isso do stutter nota-se sempre? Ou uns veem e outros não, qual o critério? E o que é de-judder

Pelo que li, há pessoas que são mais afetadas do que outras. A mim faz-me bastante impressão.

De-judder no fundo é interpolation. A TV "inventa" frames intermédias, aumentando o frame-rate do vídeo. Estas frames inventadas são resultado do cálculo das diferenças entre 2 frames reais, o que, por vezes, resulta em artefactos visuais, principalmente se a frame inventada estiver entre 2 frames muito distintas (ao mudar de cena ou cenas com movimentos muito rápidos).

Como o de-judder acrescenta frames, cada frame vai estar menos tempo desenhada no ecrã, o que atenua o problema do stutter.

Agora, é uma questão de escolher o mal menor. Como a mim me faz muita impressão o stutter, vou tentar habituar-me ao de-judder e aos seus problemas inerentes.
 
Os artefactos são algo deste género:
broken.jpg


Tens aqui um vídeo com dois exemplos mais extremos:
 
@METEMEDO

mas todas as oleds sofrem desse problema?? Vou comprar uma oled e com isso fiquei na expectativa.. Entao num jogo de futebol que tem cenas rápidas vai ser mau?
Em princípio, não, porque não são conteúdos com apenas 24 frames por segundo.

Não tenho quaisquer queixas em termos de visualização de jogos de futebol.

Em séries e cinema, que são filmados a 24fps, em algumas situações nota-se. Mas tudo depende da tua sensibilidade.

Por outro lado, não te esqueças que trocando OLED por LCD trocas este problema por outros bem mais desagradáveis.
 
Em princípio, não, porque não são conteúdos com apenas 24 frames por segundo.

Não tenho quaisquer queixas em termos de visualização de jogos de futebol.

Em séries e cinema, que são filmados a 24fps, em algumas situações nota-se. Mas tudo depende da tua sensibilidade.

Por outro lado, não te esqueças que trocando OLED por LCD trocas este problema por outros bem mais desagradáveis.

Que settings usas para ver futebol?
 
Os artefactos são algo deste género:
broken.jpg


Tens aqui um vídeo com dois exemplos mais extremos:


possa na-ta se bastante, notei todos mesmo sem ser com a imagem parada, aquele ON é o que o true motion ou assim ligado? e uma pena comprarmos tv's bastante caras e terem estes defeitos, sabem se o 4k da netflix é 24fps ? tou mesmo a ver alguns amigos .. tanto dinheiro por isso e arrasta-se toda ahahaha
 
Então e desligar o truemotion? Qual a função do true motion? Estive na casa de um cliente que tinha oled e meti conversa com ele e ele todo contente o que é normal estava a mostrar uns Filmes 4k originais UHD e um deles foi o renevant do di caprio e ele quando desligava o truemotion eu notava em algumas cenas que a imagem andava aos soluções, quando a câmara se mexia muito rápida mas vi várias vezes e notei a cara de desalento dele quando lhe disse se não notava e ele disse que antes assim do que com o truemotion ligado ele tinha a 55b6
 
possa na-ta se bastante, notei todos mesmo sem ser com a imagem parada, aquele ON é o que o true motion ou assim ligado? e uma pena comprarmos tv's bastante caras e terem estes defeitos, sabem se o 4k da netflix é 24fps ? tou mesmo a ver alguns amigos .. tanto dinheiro por isso e arrasta-se toda ahahaha

Antes pelo contrário, não se arrasta pois é sample and hold, isto é, apresenta os frames que recebe instantaneamente sem atraso de resposta. Se se arrastasse, criaria blur, que é precisamente o defeito do motion dos LCDs.

As pessoas têm de entender que não há uma solução perfeita e a tecnologia OLED, fruto de ser self emissive, reproduz os frames tal como os recebe e, portanto, não faz milagres nem magia. Não se cria uma imagem no receptor (TV) que não existe no emissor (fonte).

Se colocares uma fonte 24p, vais notar os frames em movimentos rápidos porque a TV está efectivamente a reproduzir 24 imagens por segundo pois é exactamente isso que está a receber da fonte. Nem mais, nem menos. Estão todas a ser colocadas sequencialmente sem interpolação (truemotion off) e sem atraso de resposta. A melhor forma de aplicares interpolação sem criar muitos artefactos é através do BFI, que não é mais que a inserção de 1 frame preto a cada frame real. O problema é que isto cria flicker (como se o brilho tremesse).

Não obstante, se colocares um filme que seja a 60p (The Hobbit, por exemplo), vais ter uma imagem suave que nem manteiga, pois estarás a ver 60 frames sequenciais por segundo. Se tivesses um LCD, a transição entre frames não se notava tanto porque o elevado tempo de resposta gera blur. Portanto, irias ter imagens desfocadas em movimentos rápidos. Isto é especialmente irritante em jogos de futebol, onde transições rápidas ficam desfocadas na tecnologia LCD LED.

Não há uma solução perfeita para o motion, mas a tecnologia que melhor lidava com ele era sem sombra de dúvida a tecnologia Plasma.
 
Concordo com tudo o que aqui foi dito do judder, o true motion é realmente para estar sempre desligado, mas na minha opinião há uma excepção:
A série Planet Earth II, 4K e HDR e com True motion ligado é um prazer aos olhos. A TV não inventa tanto esses frames quando o bitrate do video é bastante alto.
 
A minha situação da minha tv já ficou resolvida, já a tenho à uns dias, mas tenho estado a saber mais sobre a tecnologia e tal.
Agora ando a fazer testes.
Mas segundo li deve-se deixar passar as 100h horas de uso para fazer calibração. É mesmo assim?
encontrei no forum avs um post com calibração via mp4 ou bluray.(AVS HD 709) Alguém ja testou?
 
Bem, eu lá tentei ver se me habituava ao TruMotion (tenho testado com a série Lost In Space do Netflix), mas é demasiado horrível.
Tem de ser mesmo desligado.

Agora resta-me tentar habituar-me ao stutter.
 
Tens o trumotion no modo user com alterações ou default?
Estava a experimentar em user, só com de-judder. Só começo a deixar de notar o stutter quando o de-judder está a partir de 4-5. Nestes valores os artefatos já são horríveis. É mesmo para esquecer.
Agora desliguei mesmo o TruMotion, vamos a ver se me habituei ao stutter.
 
Back
Topo