[HDTV] Tópico Oficial - LG OLED 920v 3D HDR 4K (detalhes 1º post)

Jack-O-Lantern

Moderador
Staff
Tópico oficial da Oled 920v

Site Oficial: http://www.lg.com/pt/tv/lg-55EG920V-curved-oled

medium01.jpg


Características Técnicas:

Informação Geral
Tamanho do ecrã (Polegadas) 55
Ecrã Curvo Sim
Tipo OLED TV
TDT Sim
Conversão 2D | 3D Sim (Em Tempo Real)
Configuração 3D Sim
Óculos 2 pares incluídos (F310)
Óculos Dual-Play Compatível (necessita óculos AG-F310DP)
Smart TV
Web Browser Full Web Browser
WebOS Sim - webOS 2.0
Comando Mágico por Movimento Incluído com controlo por movimento e voz
Imagem
Resolução Ultra HD 4K
Número de Pixeis 3840x2160
Ângulo de Visão 178
Tempo de Resposta (G to G) 0.001ms
Compatível com Dual Play Sim
Áudio
Sistema de Colunas Sistema de Som 2.0
Sistema Surround Ultra Surround
Características
Smart TV Sim - NOTA: Serviços de terceiros podem ser alterados, removidos ou interrompidos, sem aviso prévio. A LG não representa ou garante que qualquer conteúdo ou serviço continuará disponível por tempo indeterminado
Câmara Smart Compatível (AN VC-550)
DLNA (Digital Living Network Alliance) Sim
MPEG 2/4 Sim
USB Sim
Funções Especiais
Codec HEVC (H.265) Sim - 2K/60p, 4K/30p, 4K/60p
Miracast Sim
WiFi Incorporado
WiDi Sim
Gravação TDT Sim (necessita disco externo USB)
Ligações
Entrada HDMI/HDCP Sim
USB Três
LAN Sim
Entrada HDMI Três
Saída Óptica Uma
Eco-Design
Consumo On-Mode - IEC62087 Edition 2 (W) 99.0
Consumo anual de Energia (kWh) 145
Nota: O Consumo anual de Energia (kWh) tem como base o consumo de energia da TV a funcionar 4 horas por dia durante 365 dias por ano. O consumo real de energia vai depender da forma como a TV é utilizada.
Peso & Dimensões
Peso -- sem base (kg) 12.6
Peso -- com base (kg) 15.9
Dimensões (LxAxP) -- sem base (mm) 1225x719x48.9
Dimensões (LxAxP) -- com base (mm) 1225x762x191

Review pessoal:
(56K alert: post com bastantes imagens)

Na sequência da aquisição efetuada, cá está a minha análise da Oled 920v, com muitas fotos de conteúdos que procuraram dar uma ideia do que este painel consegue efectuar.

Infelizmente a qualidade do fotógrafo e da câmera do telefone não é nada de especial e não transmite verdadeiramente a qualidade que efetivamente se vê ao vivo (não estive muito preocupado em procurar os melhores ângulos e geralmente tirei umas fotos com a imagem em movimento. Do mesmo modo, reparo que nas imagens parece que os brancos ficam muito "difusos", mas ao vivo tudo aparece mais definido):

Caixa/Transporte

A caixa tem as seguintes dimensões (importante para quem a pense levar em carro, sendo mesmo desejável sempre ser carregada por 2 pessoas):

80 cm altura
142 cm largura
23 cm espessura

1_caixa.jpg

Pormenores estéticos da 920v (que acho interessantes):

2_pormenor_oled.jpg


A sensação de ter a TV a flutuar (a base é transparente e efetivamente transmite a sensação de flutuação):

3_pormenor.jpg


4_pormenor.jpg


5_pormenor.jpg

Conexões

(salienta-se que esta TV tem apenas 3 entradas HDMI e não tem saída para headphones, situação que já resolvi com a compra de um adaptador digital / analógico DSS2. Ver resolução em post abaixo)

3_conex_es.jpg


WP_20160717_11_53_30_Pro.jpg

Canais SD

Exemplo de imagem em canais cabo - SD e HD (a qualidade em SD é bem razoável e não é o filme de "terror" que alguns pintam no upscale para o 4K):
WP_20160717_18_09_21_Pro.jpg


WP_20160717_18_10_02_Pro.jpg


Como eu fico com a qualidade de imagem desta TV :-D :

WP_20160717_18_12_02_Pro.jpg


WP_20160718_12_35_52_Pro.jpg


WP_20160717_18_13_05_Pro.jpg

etc...

Filmes/Séries (1080p / Blu-ray)

Criminal Minds 1080p

1080p_s_rie1.jpg


1080p_serie2.jpg


Avatar BR
18_br_avatar.jpg


Prometheux remux (destaque para o facto de que o filme tem barras pretas superiores e inferiores, que aqui, bem.. não se vêem. São barras verdadeiramente pretas)
19_br.jpg


20_br2.jpg


21_promotheus1.jpg


A vida da PI (remux):

22_br_life_pi.jpg


23_br_life_pi.jpg


24_br_life_pi.jpg


Visualização frontal e lateral (sem perca de cor e luminosidade):
25_br_life_pi.jpg


26_br_life_pi.jpg


27_br_life_pi.jpg



Angry Birds: The Movie

WP_20160803_18_11_36_Pro.jpg



The Good Dinosaur

WP_20160803_18_14_09_Pro.jpg

Componente HDR:

Cá vai então mais uma parte desta review, agora com destaque para a componente que mais aprecio nesta TV: o HDR (é esta componente que destaco imenso pela positiva e que mais valorizo na 920v, a capacidade de reprodução HDR (que considero uma evolução mais importante do que o 4K propriamente dito)

Esta Televisão aceita fonte com HDR10 (existem atualmente 2 normas em "competição": HDR10 e HDR Dolby Vision). A 920v tem HDR10.

Quando existe um conteúdo HDR, a TV ativa automaticamente e surge um alerta no canto superior direito (tal como o alerta para a existência de conteúdo 3D), tal como surge o alerta quando deixa de existir conteúdo HDR:

ddl2sl.jpg


2uysscp.jpg



Comparação SDR / HDR através do vídeo de swipe indicado no post anterior:

i36jko.jpg




Comparação entre 2 vídeos com o mesmo filme, um em 4K e outro em 4K HDR (fotos tiradas em movimento):


1zvaf0l.jpg


qrxk7m.jpg



2ª comparação:

352pwcm.jpg


vya59e.jpg


3ª comparação:

w70efq.jpg
bgvbb9.jpg
 
Última edição:
(continuação)


Em termos de contraste e níveis de preto total, ficam aqui alguns exemplos, que o painel consegue fazer (infelizmente com os halos nos brancos que ficam na foto, mas não na imagem real):

Níveis de Contraste e Black Levels

Mais uma vez, saliento que não é fácil tirar fotos que demonstrem a qualidade da imagem que se vê ao vivo, mas fica aqui o contributo que procura transmitir o que se visualiza presencialmente.

DSC04680.jpg


DSC04681.jpg



DSC04682.jpg



DSC04694.jpg



DSC04696.jpg



DSC04697.jpg


Gravity:
DSC04711.jpg


DSC04712.jpg

Sin City: A Dame to Kill For
(um excelente filme para testar contrastes; black levels e near blacks)

WP_20160731_20_31_12_Pro.jpg


WP_20160731_20_31_19_Pro.jpg


WP_20160731_20_31_29_Pro.jpg


WP_20160731_20_31_50_Pro.jpg


WP_20160731_20_31_59_Pro.jpg


WP_20160731_20_32_03_Pro.jpg


WP_20160731_20_32_19_Pro.jpg


WP_20160731_20_32_34_Pro.jpg


WP_20160731_20_32_50_Pro.jpg

Schindler´s List (um filme com alguns anos, mas com o uso muito bem aplicado do preto e branco)

WP_20160731_20_27_45_Pro.jpg


WP_20160731_20_27_49_Pro.jpg


WP_20160731_20_54_58_Pro.jpg


WP_20160731_20_55_37_Pro.jpg


WP_20160731_20_56_04_Pro.jpg


A noite bem escura :cool::
WP_20160731_20_57_06_Pro.jpg

WP_20160731_20_57_37_Pro.jpg

Mad Max: Fury Road:

Gosto imenso desta cena, mas a foto tirada com a imagem em movimento nunca fica muito bem/nítida, conforme visto em modo real:

WP_20160731_20_50_40_Pro.jpg


WP_20160731_20_51_36_Pro.jpg


WP_20160731_20_51_50_Pro.jpg
WP_20160731_20_52_06_Pro.jpg
WP_20160731_20_52_14_Pro.jpg

E finalmente, mais umas, agora do The Revenant (com as imagens do filme com um filtro algo azulado, aqui mais acentuado pela foto, do que na realidade se visualiza):

WP_20160731_21_00_05_Pro.jpg
WP_20160731_21_00_07_Pro.jpg
WP_20160731_21_00_18_Pro.jpg
WP_20160731_21_00_26_Pro.jpg
WP_20160731_21_01_30_Pro.jpg
WP_20160731_21_01_59_Pro.jpg
WP_20160731_21_02_06_Pro.jpg

Espero que mais pessoal partilhe umas fotos, pois é sempre engraçado ver outros contributos e partilhar experiências ;)


3D

Análise ao 3D da 920v:

Desenvolvendo um pouco mais o tema da visualização de conteúdos 3D nesta TV, no que à minha experiência diz respeito (e neste aspecto, apenas tinha visto por 1x um filme em 3D no cinema e não apreciei muito a experiência, pelo que não estava muito inclinado para aceitar de bom grado este modo de ver filmes), estava curioso em perceber qual a percepção que teria com o 3D neste OLED que utiliza a tecnologia de 3D passiva.

Em primeiro lugar, a TV é enviada com 1 par de óculos de cor preta que, sendo passivos, têm a vantagem de não utilizar baterias

Como não tenho aqui mais fotos minhas, uso uma imagem da net, com o modelo de óculos que vem com a TV:

oculos.jpg


Curiosamente, no que ao 3D diz respeito, em termos de tecnologia, o facto da TV ser 4K tem aqui influência em termos de qualidade final de imagem visualizada, na medida em que, no 3D passivo, consegue-se "receber" imagem em fullhd (1080p em cada olho)

Contributo do @Pheux relativamente ao 3D Passivo nas TV´s Oled FHD:

No 3D passivo em 1080P cada olho recebe 1920x540 linhas e não 960x540 (que é efectivamente a tal metade da resolução que referes). Ou seja, a resolução cortada para metade é a resolução vertical, sendo que as linhas horizontais se mantêm. Dai que mesmo em 1920x540, o 3D passivo seja superior ao activo em TVs Full HD (tenho termo de comparação pois tenho 2 TVs 3D, uma activa e outra passiva). O Passivo das Oleds não apresenta qualquer crosstalk, o que por si só torna a experiência única.



Existe várias explicações técnicas que detalham esta caraterísticas, mas destaco 2 artigos que sublinham a vantagem do 4K para visualização de conteúdos 3D:

Em primeiro lugar, um artigo muito completo do David Katzmaier, que, para quem conhece, sabe que é uma sumidade neste tipo de análises (TV´s e conteúdos)

http://www.cnet.com/news/4k-tvs-with-passive-3d-finally-a-good-use-for-all-those-pixels/

E depois esta experiência pessoal, com detalhes técnicos explicativos sobre a tecnologia e vantagens do 4K no 3D

http://www.sachsinsights.com/why-a-passive-4k-3d-tv-works-for-me

Um resumo de modo muito simplificado:

box.gif


Claro que, com o 3D passivo numa TV 4K, a imagem final apresentada será sempre 1/2 da resolução de 4K "full". Numa visualização de conteúdo em 4K numa TV de 55" temos de estar a cerca de 2 metros ou menos, mas, indirectamente, na visualização de um conteúdo BR em 1080p, a resolução 4K, acaba por ver uma vantagem no que diz respeito à visualização de conteúdos em 3D.

Independentemente destas questões técnicas, a qualidade do 3D nesta OLED, em termos de conforto de visualização é enorme. Como disse, entre outros filmes 3D, vi um daqueles que é considerado um exemplo de um bom uso do 3D, o Gravity, e em termos de efeitos, a imersão e qualidade do 3D transmite-nos sensações que vão para além da experiência "normal". São destroços de equipamento espacial que vão de encontro aos nossos olhos, são gotas de lágrimas que vão ao nosso encontro, enfim, só mesmo "vivenciando" tal situação.

Em termos de ângulos de visualização, como normalmente visualizo-os em posição frontal para a TV, não conheço em pormenor o que é ver um filme completo sentado lateralmente, mas pelo que a cara-metade me disse, o 3D surpreendeu-lhe bastante e pelo feedback resultou num conforto que terá ter sido semelhante (happy wife = sucess :))

Em termos de filmes 3D existe imenso conteúdo e continua a ser desenvolvido muito conteúdo, por isso, existe muito por onde escolher e experimentar, para quem se interesse pelo 3D. por mim, actualmente estou a escolher as versões 3D em detrimento das versões 2D e ter novas experiências neste formato.

Outra das características das funcionalidade 3D desta TV, é o chamado 3D, on-the-fly, isto é, a possibilidade de se criar um "falso 3D" com qualquer conteúdo 2D, ao toque de um botão 2D/3D no comando que permite a escolha de 5 tipos de conversão, a qual temos que escolher a que for mais confortável. No que diz respeito a conteúdos em séries/filmes, não utilizo este "3D falso", mas em certas situações gaming, vejo-me a utilizar com alguma frequência este "falso 3D". Quem conheça a série Assassin´s Creed, sabe que existem pontos em que o "herói" tem que fazer enormes escaladas em edifício para chegar aos mais altos pontos de visualização e com o uso do 3D, depois de alguns anos a jogar a série, tive umas sensações muito engraçadas de maior imersão. Mas, lá, está, para uso contínuo e mais prolongado, ainda continuo a preferir o meu gaming "tradicional", tal como foi desenhado/pensado pelos developers.
 
Última edição:
(Continuação)

Gaming na 920v

Alguns exemplos relativos a Gaming (todas as fotos em gaming na Xbox One). Algumas das fotos que coloco, procuram refletir a vertente mais escura, onde o preto não se "vê" e ainda algumas situações de contraste em geral.

Em termos de input lag, sempre joguei anteriormente em plasma e agora no Oled 920v não sinto qualquer lag, sendo que devo salientar que sou jogador casual e não jogo competitivo, pelo que não sinto necessidade de um painel com tempos de resposta abaixo dos níveis 40/45ms desta Oled

Assassins Creed Unity:

2_jogo1.jpg

Mad Max
3_jogo2.jpg


4_jogo3.jpg

Middle Earth - Shadow of Mordor:
5_jogo4.jpg


6_jogo5.jpg


7_jogo6.jpg

Rise of Tomb Raider:
8_jogo7.jpg


9_jogo8.jpg


10_jogo9.jpg

11_jogo10.jpg


lara.jpg

Red Dead Redemption (na Xbox One por retrocompatibilidade):
12_jogo11.jpg


13_jogo12.jpg


15_jogo14.jpg


16_jogo15.jpg

Far Cry Primal

image.jpg


image.jpg


image.jpg


image.jpg

Assassins Creed Syndicate
image.jpg


image.jpg


image.jpg

Forza Horizon 2
image.jpg


9_1.jpg


9_2.jpg

Batman: Arkham Night
9_4.jpg


9_5.jpg


9_6.jpg

Dying Light
9_7.jpg


9_8.jpg


9_9.jpg

Haverá muito mais a mostrar a este nível, mas, para já, em termos de gaming é o que tenho disponível


Questões:

acerca da falta de saída para headphones:

Solução encontrada:

ando a pensar em comprar uns phones surround. Alguma sugestão? e como faço a ligação à tv?

PS: fotos top, mas é impossível captar a beleza da imagem nesta tv.

Detalhando um pouco mais e partilhando o que na altura fiz em termos de pesquisa para encontrar a melhor maneira de ligar os headphones à TV (não tenho ainda receiver/ou sistema de som que tenha esta possibilidade de ligação).

A informação é válida tanto para os modelos 910v como para os modelos 920v. De qualquer modo, esta é uma síntese pessoal e poderá existir mais opções e ainda mais válidas.

Como a ligação por headphones era uma característica importante para mim (para jogar, as consolas já me davam a ligação áudio que necessito, mas para filmes os headphones são importantes para ter um bom som com envolvência na "calada da noite" sem incomodar ninguém) e sabia de antemão que os modelos 910v e 920v não têm saída jack 3.5" para headphones (uma opção "duh" da LG já colmatada nos modelos de 2016), deparei-me perante 3 opções, sendo que, podemos dividi-las por 3 categorias:

Opção 1 mais cara: Ligação dos headphones por Bluetooth. Aqui o pormenor é que, conforme reports lidos, com 100% de certeza sei que os headphones Bluetooth da série HBS da LG funcionam e emparelham com estas. Podem procurar na amazon e vêem várias possibilidades de compra nesta linha da HBS. Pessoalmente, descartei esta possibilidade, pois não gosto de in-ear (e pelo que vi, todos os da série HBS são in-ear) e prefiro os on-ear (tenho os V2 da Sony que uso nas consolas e que passei a usar também para os filmes/séries)



41-35hTR%2BPL.jpg


Opção 2: mais em conta (sugerida pelo @Silver-Eye) e pela qual optei (ficou-me pelos 30 e poucos euros)

O sistema DSS2 da Turtle Beach. Aqui, depois de testar posso confirmar a 100% que funciona e é muito bom (para o que eu pretendia). O sistema permite um som surround, controlo de volume e uma ligação relativamente simples, ficando arrumada atrás da TV sem necessidade de andarmos mais a mexer nela ou estar a ativar opções na TV (basta termos as extensões de ligação audio e siga):

41dAaC1ZggL.jpg


Pode ser um problema o facto deste produto estar descontinuado, pelo que, pode ser problemático situações em que seja necessário ativar a garantia. De qualquer modo, posso explicar mais tarde como é feita a ligação (vai necessitar de ter um USB da TV ou de outra fonte para que o DSS esteja ligado).

Na TV basta escolher a opção de ligação pelas 2 vias (TV e digital) que não é necessário estar com configurações adicionais. Quando quero ligar os headphones, posso baixar o som da TV e ouvir pelos headphones, controlando o volume no DSS2. Problema resolvido


Opção 3, mais barata (não testei e não sei se funciona): um conversor digital - analógico linear com saída de headphones para ligar o jack 3.5" (menos interessante que o DSS2, pois aqui não há opções de controlo de volume/opções surround/etc. É algo mais simples e bom para desenrascar, mas para um uso mais envolvente é uma opção menos interessante:

61S7lwoLPhL._SL1000_.jpg



E cá está: 3 opções de ligação (duas que sei que funcionam e a 3ª que não testei) que tinha disponíveis para resolver um problema que não deveria existir: a falta de ligação saída de headphones nestes modelos (nos de 2016, todos, pelo que sei já têm esta saída).
 
Última edição:
Boa tarde,

alguém tem esta TV?

sabem dizer como se porta na conversao para 4k quando vemos canais não hd? fica demasiado mau?

com os canais hd disponíveis actualmente no MEO, já dá para se ver algo decentemente ou fica muito pixelizado?

Sabem se na leitura de ficheiros mkv do disco externo faz leitura de ficheiros de legenda(srt)?

Nao ha hipótese de instalar apps android pois não?

Estava a ponderar comprar esta tv, ha alguma sugestão melhor nesta gama de preço(2300euros) e mantendo as 55'?

obrigado desde já.
 
Boa tarde,

alguém tem esta TV?

sabem dizer como se porta na conversao para 4k quando vemos canais não hd? fica demasiado mau?

com os canais hd disponíveis actualmente no MEO, já dá para se ver algo decentemente ou fica muito pixelizado?

Sabem se na leitura de ficheiros mkv do disco externo faz leitura de ficheiros de legenda(srt)?

Nao ha hipótese de instalar apps android pois não?

Estava a ponderar comprar esta tv, ha alguma sugestão melhor nesta gama de preço(2300euros) e mantendo as 55'?

obrigado desde já.

1 - Sim, muita gente tem.

2 - Fica mau, mas nem pior nem melhor que noutra televisão do mesmo tamanho.

3 - Com canais HD fica bastante bem. Só se notará pixelização estando muito perto da TV, provavelmente a menos de 2 m.

4 - Nunca experimentei.

5 - Não. O sistema operativo é WebOS.

6 - Nessa gama de preços e nesse tamanho não há melhor. Há algumas pouco inferiores bastante mais baratas mas, nesse tamanho, em minha opinião, não há melhor, nem a esse nem a outra preço, pelo menos até aparecerem à venda os novos modelos OLED de 2016.
 
100% a minha opinião.

Se queres uma TV 4K e com HDR, está é a melhor TV do género em termos de qualidade/preço. Existem outras mais baratas do mesmo tamanho, mas não são 4K (910V) ou são de de uma tecnologia inferior (LCD).

Ficarás muito bem servido com esta. De qualquer maneira, há users neste fórum com a 920V e que te poderão dar umas luzes sobre a mesma.
 
Basicamente para esse orçamento e 55'' não encontras melhor, a 910v pode ser outra opção dependendo da valorização que faças ou não do 4K em 55'' e do HDR.

Mas o @Luis Dinis tem uma 920v há algum tempo e poderá dar-te mais feedback do OLED. ;)
 
Os novos modelos devem sair no 2º semestre de 2016 (os que cá chegarem claro) mas o problema é que dificilmente aparecerá algum abaixo de 3500€ e que justifique a diferença de preço, pelo menos para mim.
 
alguém que tenha a tv que faça um pequeno review da mesma.

Estou mesmo inclinado em avançar para isto.

Tenho medo é que saia alguma nova a preço semelhante.
 
alguém que tenha a tv que faça um pequeno review da mesma.

Estou mesmo inclinado em avançar para isto.

Tenho medo é que saia alguma nova a preço semelhante.

Oled não vais ter nenhuma nova ao mesmo preço e muito menos com as mesmas características (4K, HDR, 3D).

O que tens de 2016 (transitou de 2015 para 2016) mais barato é a Oled 910V e é 1080P. Depois disso, o mais barato do segmento de 2016 que tens é a LG Oled B6, modelo mais barato da gama 4K, mas não tem 3D e é cerca de 1200€ mais cara que a Oled 920V.

4K HDR e a este preço, não arranjas melhor que a 920V.
 
Boas,

Só consigo enviar uma MP por dia(não sei bem porquê).

O media player lê tudo que lhe pus ate agora. MKV tradicional, 720p e 1080p e 3D.
 
Back
Topo