[HDTV] Tópico Oficial LG OLED E6V [4K, 3D, HDR10, Dolby Vision, Harman/Kardon soundbar]

Que as OLED LG são as melhores ninguém duvida, agora a difrença €€€ (que pode chegar a 1000€ entre modelos do mesmo tamanho, consoante as promos existentes para cada modelo) entre modelos vale a pena, ecrã curvo (C6), ter 3D(todas excepto B6), e subwoofer incluido (E6).
Queria saber a vossa opinião pois o orçamento é limitado daí a escolha pelas 55" ao invés das 65" quase 2000€ a mais.
 
Sim, mas isso já foi esclarecido pelo suporte da LG a um user (li a conversa já não me lembro em que tópico) durante a tarde de hoje.

Eles estão a preparar o update à parte pelo SoC ser diferente. Tendo em conta que a B6 já tinha o input lag mais baixo de todas (B,C,E e G) antes do update de firmware de ontem, não é de esperar menos que fique com o input igual às restantes após o update exclusivo da B6.

Veremos se eu não tenho razão...

Nota: Acho curioso que esse jornalista, que foi o mesmo que lançou aquele rumor estapafúrdio do update de firmware do mês passado para gerar clickbates e foi o mesmo que fez um comparativo da ZD9 com a E6, tendo a E6 mal calibrada e com black crush para enaltecer a ZD9, a qual deu o prémio de "melhor na classe", não refira uma coisa muito importante quando diz que as Oleds ainda não chegam aos 20ms das Samsung.

É que a Samsung para chegar aos 20ms, não faz 4:4:4, ou seja, corta na informação da cor que é transmitida e não a debita na totalidade.

Ver do que estou a falar para quem quiser saber:

http://blogs.adobe.com/VideoRoad/2010/06/color_subsampling_or_what_is_4.html

As Oleds, pelo contrário, debitam a informação na sua totalidade sem saltar cores.
Ou seja, após o update, neste momento isto está assim:

- LG Oled C6/E6/G6: 4K @ 60hz @ 4:4:4 + HDR: 34.1 ms;
- Samsung KS7000/8000/9000: 4k @ 60Hz @ 4:4:4 + HDR: 37.6 ms.

São 37.6 ms e não 20 ms como o jornalista disse
.
Uma vez mais está a aldrabar/não debitar a informação totalmente correcta e a enganar o leitor. Cada vez ligo menos à HDTVTest e ligo mais à Rtings por causa de gajos como este. Ao menos na Rtings eles especificam claramente como obtêm os resultados e a que os mesmos se referem.

Esta vai ser uma daquelas mentiras repetidas muitas vezes para ver se passa a ser verdade, mas espero que agora que sabem disto, que possam sempre informar quem cair no conto do vigário. Se é para fazerem comparações, façam-nas no mesmo modo e não em modos diferentes.

EDIT: Cá está.

DN7DGqm.jpg


panthershutch15;48609841 disse:
According to my LG Chat rep, an update for the B6 is coming but nothing is on the web site because it has not been released. I pointed her to the pages showing the update notes that omitted the B6, and she understood and said an update was coming this week for the B6 and the HDR Game mode applied to all 2016 OLED's.


I don't fully trust their chat reps, but it's hopefully a good sign that a few of us are getting consistent answers.

Fete26;48615145 disse:
Alright, chatted with the LG rep. They are telling me that the B6 will be getting the update. However they just do not know when. She did say if I want more information that I can call their VIP department at 855-400-4640. I will call after work.

Vários users a reportarem o mesmo.

E quanto ao que eu disse, aqui está um que reparou no mesmo:

ramsey415;48609849 disse:
This is impressive as at 4K/4:4:4 in HDR this is actually 3ms faster than Samsung's updated HDR mode which are 37ms in hdr with 4:4:4 enabled (if the 34ms number is also for 4K). To get the 20ms lag with the Samsung, the Sammy's disable 4:4:4. So these LG's now take the input lag crown as well. (Even though 3ms is really nothing, but hey). Well done LG.

A questão é que as consolas actuais não passam HDR10 através de 4K @ 4:4:4 (full color information), ou seja, para transmitirem HDR10 teriam que fazer subsampling para 4:2:2 ou 4:2:0 e teriam GPUs e HDMI ports diferentes para suportarem maior largura de banda. Basicamente, os jogos das consolas actuais com HDR são todos reproduzidos a 8bits porque o HDMI out das consolas é 2.0 e não tem bandwidth suficiente para passar a informação na íntegra.

Finalmente entendi como implementaram o HDR na PS4 normal.
 
Última edição:
então com essa informação que refere ...não e necessário ter uma tv que tenha os 10 bits que são bem mais caras e uma de 8 bits já tirara todos os partidos necessários para usufruir da ps4 pro e da xbox one s.
 
então com essa informação que refere ...não e necessário ter uma tv que tenha os 10 bits que são bem mais caras e uma de 8 bits já tirara todos os partidos necessários para usufruir da ps4 pro e da xbox one s.

Provavelmente. Atenção que isto sou eu a supor, mas a informação que obtive através de outras pessoas vai de encontro ao que escrevi. Efectivamente as consolas estão a enviar os dados através de subsampling (4:2:2) e penso que em Yuv no caso da Pro.

Não sei como será com a Scorpio, no entanto. Até lá muita coisa pode mudar.

Informação útil:

Sobre as TVs Samsung:

ClassicGOD said:
How do you check for 4:4:4? If it's set to 4:4:4 and you stil get no 4:4:4 on the screen it's probably your tv downsampling. What TV are you using? If it's a Samsung tv make sure you are in PC mode, Game Mode on Samsung TV will always downsample to 4:2:2

I had no problems with 4k RGB and 4:4:4 on 1080.

(aquilo que eu havia dito anteriormente...)

E sobre a questão do HDR10/HDR 8bit, a confirmação do que eu disse:

https://www.techpowerup.com/227941/amd-radeon-gpus-limit-hdr-color-depth-to-8bpc-over-hdmi-2-0

Basicamente, actualmente para termos 4K + HDR10 @ 4:4:4 @ 60hz, apenas dá por USB, Streaming ou DisplayPort. HDMI 2.0 pura e simplesmente não tem largura de banda suficiente.

É plausível, no entanto, que consigamos jogar a 4K + HDR10 @ 4:2:2 ou mesmo 4:2:0 @ 60hz através das consolas actuais. Não sei é se os GPUs estão preparados para isso, como mencionei. A julgar pelo artigo, parece que não. Os GPUs da AMD (presentes na PS4/Pro/Xbox S) fazem downsampling e enviam HDR a 8bits.
 
Última edição:
Meus amigos, vão à conta Amazon iniciar mês trial de prime, iniciem a app Amazon na vossa TV e vejam The Grand Tour em UHD HDR. :)

Edit: ainda sem legendas.
 
Última edição:
Back
Topo