Tópico Oficial MEO ADSL

E sabes porque usam VDSL?
Porque nesses países a tipologia das habilitações não é como em Portugal, que tens casas afastadas umas das outras e por vezes, separadas por mais de largas dezenas ou centenas de metros.
Nesses países as casas praticamente estão juntas, logo torna mais viável esse upgrade chegar a um maior número de casas.
Aqui o VDSL só seria mais benéfico caso fosse em cidades ou vilas populosas, pois como é cobre, a partir de um km tens logo uma redução brutal de velocidade..
E como isso é estar sempre com a mesma conversa, irei ficar por aqui com isso.
Há mais vida no mundo, além de fibra ou Internet
Cumps

Não sabes da minha vida, ou dos meus objetivos para afirmares essa ultima frase. VDSL não é viável aqui porque temos pessoas ligadas a 2.5km das centrais. Fico me por aqui que não vale a pena.
Cumps.
 
Não sabes da minha vida, ou dos meus objetivos para afirmares essa ultima frase. VDSL não é viável aqui porque temos pessoas ligadas a 2.5km das centrais. Fico me por aqui que não vale a pena.
Cumps.


Em França onde tinha o VDSL a 1000 Metros tinha exatamente 44Mbits Down e 11 Mbits up.
e vivia em Partenay onde é umas des partes mais rurais de França mas olha punham "mini dslam" em pequenos armários ao meio das ditas casas separadas e essas mesmas casas tinham por vezes até 80/90Mbits com o VDSL. Se o faziam é que nao assim to caro quanto isso. e bem afirmaram que nao seriam definitivo mas sim enquanto que a fibra não chegasse (pois não estava em zona de prioridade fibra visto ser uma zona rural).
Sem falar que aqui em Portugal as velocidades (a não ser a vodafone) 4G são miseráveis comparados ao que vi na Espanha ou em França.

Não estou a "cuspir" para Portugal ou a dizer que somos isto ou aquilo mas fico na incompreensão de ver o que se faz nos paises vizinhos e ver o que temos ca. sabendo que aqui vende-se tarifários a preços que muito das vezes bem mais caros que nos vizinhos europeus com muito menos serviços.

A fibra FTTH de Portugal é muito boa, pelo menos isso ^^ .
 
Em França onde tinha o VDSL a 1000 Metros tinha exatamente 44Mbits Down e 11 Mbits up.
e vivia em Partenay onde é umas des partes mais rurais de França mas olha punham "mini dslam" em pequenos armários ao meio das ditas casas separadas e essas mesmas casas tinham por vezes até 80/90Mbits com o VDSL. Se o faziam é que nao assim to caro quanto isso. e bem afirmaram que nao seriam definitivo mas sim enquanto que a fibra não chegasse (pois não estava em zona de prioridade fibra visto ser uma zona rural).
Sem falar que aqui em Portugal as velocidades (a não ser a vodafone) 4G são miseráveis comparados ao que vi na Espanha ou em França.

Não estou a "cuspir" para Portugal ou a dizer que somos isto ou aquilo mas fico na incompreensão de ver o que se faz nos paises vizinhos e ver o que temos ca. sabendo que aqui vende-se tarifários a preços que muito das vezes bem mais caros que nos vizinhos europeus com muito menos serviços.

A fibra FTTH de Portugal é muito boa, pelo menos isso ^^ .

É muito boa para quem o tem.

E lá está, aqui em Portugal as operadoras gostam de ligar os clientes adsl a 2.5km e coisas do genero.
 
Última edição:
Não sabes da minha vida, ou dos meus objetivos para afirmares essa ultima frase. VDSL não é viável aqui porque temos pessoas ligadas a 2.5km das centrais. Fico me por aqui que não vale a pena.
Cumps.
E alguma vez falei da tua vida????!!!!!!
Se estás tão revoltado, deverias era contactar as empresas de telecomunicações, câmara municipal da tua zona, aqui ninguém te vai poder resolver com isso.
Se a tua zona ou morada não teem fibra, é porque de alguma maneira ainda não foram reunidas as condições necessárias, ou por não ser para já economicamente viável.
E quanto a mim encerrou este assunto porque já é off topic a mais.
 
Última edição:
Eu não beneficiava muito com o VDSL ou VDSL 2, dado que estou a 2,7KM da central...

A minha linha suporta no máximo 9,7Mbps, pelo que, penso que com VDSL 2, dava para estabilizar nos 10Mbps...

Dado o seguinte gráfico, acho que a minha linha conseguiria estabilizar nos 10Mbps ou 12Mbps com VDSL 2:



Logo não era mau de todo terem investido no VDSL 2, dado que existiam pessoas que se sincronizariam a melhores velocidades (nem que seja aquelas como eu, que estão naquele limiar de 9,7Mbps no máximo em ADSL2+, precisando de mais 300 ou 500Kbps para os 10Mbps, que em VDSL 2 daria)

Com estes supostos 10 a 12Mbps, já daria para ter IPTV com uma box...

Infelizmente, aqui admito que foi culpa da anterior PT, não ter investido em VDSL 2, já a partir de 2008, como tinham anunciado uma vez numa notícia, mas depois lembro-me que desistiram da ideia...
 
Eu não beneficiava muito com o VDSL ou VDSL 2, dado que estou a 2,7KM da central...

A minha linha suporta no máximo 9,7Mbps, pelo que, penso que com VDSL 2, dava para estabilizar nos 10Mbps...

Dado o seguinte gráfico, acho que a minha linha conseguiria estabilizar nos 10Mbps ou 12Mbps com VDSL 2:



Logo não era mau de todo terem investido no VDSL 2, dado que existiam pessoas que se sincronizariam a melhores velocidades (nem que seja aquelas como eu, que estão naquele limiar de 9,7Mbps no máximo em ADSL2+, precisando de mais 300 ou 500Kbps para os 10Mbps, que em VDSL 2 daria)

Com estes supostos 10 a 12Mbps, já daria para ter IPTV com uma box...

Infelizmente, aqui admito que foi culpa da anterior PT, não ter investido em VDSL 2, já a partir de 2008, como tinham anunciado uma vez numa notícia, mas depois lembro-me que desistiram da ideia...


E isso acontece sabes porque? Eles ligam os clientes longe das centrais, na Alemanha, França e Holanda provavelmente tens muitos mais DSLAMs e daí o VDSL ser viável lá.
 
E isso acontece sabes porque? Eles ligam os clientes longe das centrais, na Alemanha, França e Holanda provavelmente tens muitos mais DSLAMs e daí o VDSL ser viável lá.

Pois, mas até 3KM, segundo o gráfico, parecem-me existir melhorias de 1Mb a 2Mb nas velocidades do VDSL...

Isto era bom para pessoas em que a linha suporta no máximo 7Mbps... Com mais 1Mbps, conseguiriam os 8Mbps, por exemplo...

A minha situação também se inclui, que referi antes de a minha linha dar o máximo até 9,7Mbps em ADSL2+, e em VDSL daria certamente para 10 ou 12Mbps estabilizados...
 
É muito boa para quem o tem.

E lá está, aqui em Portugal as operadoras gostam de ligar os clientes adsl a 2.5km e coisas do genero.


O verdadeiro problema de Portugal nas comunicações não é esse. Haviam de ter feito como ja foi feito em outros lados, ou partilha na íntegra (Vodafone que partilha a integralidade da sua rede com a meo e o contrario por exemplo) assim eu que sou eligivel a 1Gbps Vodafone poderia usufruir com MEO (nao mudo de rede por causa de ainda estar fidelizado) ou as tres grandes operadoras criarem uma empresa em comum de ftth que iria passar a fibra no pais todo e nao teriam um por um a puxar kilometros de rede optica o que atrasa o cobertura nacional. Falo de França porque vivia lá, nada mais, mas la é assim que funciona. Até na ADSL ou VDSL todas tem acesso a rede cobre. Ha concurencia e sempre houve. Aqui fico de boca aberta de ver que por exemplo de ver a MEO ter o monopólio no Adsl. Enfim pk que nao haveria de haver partilha da rede cobre a nível nacional com as três grandes operadoras.

Outra coisa, em França (sim mais uma vez) tem la duas soluções quando se apanha mal rede móvel para passar chamadas ou sms tem duas tecnologias postas a disposição pelas operadoras, o FemToCell (um emissor 3G/H+ ligado ao router por RJ45 que faz o papel de uma mini torre de comunicação cujo os dados passam pela net de casa) ou Voice over Wi-Fi (VoWifi, o serviço de chamada do cartão do telemóvel passa por voip sem configurações, tudo é automático) que a própria Altice la anda a fazer publicidade. Aqui se tens um adsl "aceitável" mas apanhas mal rede para fazer chamadas nao há nenhuma alternativa ou solução: ir para fora fazer chamadas... Acho pena, poderiamos estar a frente de todos. O país é pequeno, mais facil de aplicar cenas tao simples.

Enfim, aqui quando podiam fazer tudo simples complicam tudo.
 
@Cunha90 duas notas, a Meo e VDF não partilham a rede na integra, partilharam umas centenas de casas e pouco mais, actualmente a partilha Vodafone/NOS é mais abrangente e caminha no sentido de uma rede única para ambos.

A Vodafone tem(ou já teve) cá em Portugal um desses aparelhos que funciona como antena para telemóvel, mas a adesão deve ser muito baixa.
 
@Cunha90 acrescento que estás parcialmente errado também na parte "Falo de França porque vivia lá, nada mais, mas la é assim que funciona. Até na ADSL ou VDSL todas tem acesso a rede cobre. Ha concurencia e sempre houve.". Na maior parte dos casos é assim que funciona mas há efectivamente algumas zonas que em ADSL são exclusivas da Orange.

Quanto à partilha das redes Vodafone e MEO, subscrevo o comentário do @Nerusonu.

Sobre o FemtoCell o caso que conheço em França é com a operadora Free mas sim, há vários que têm a tecnologia em uso.
 
@Cunha90 acrescento que estás parcialmente errado também na parte "Falo de França porque vivia lá, nada mais, mas la é assim que funciona. Até na ADSL ou VDSL todas tem acesso a rede cobre. Ha concurencia e sempre houve.". Na maior parte dos casos é assim que funciona mas há efectivamente algumas zonas que em ADSL são exclusivas da Orange.

Quanto à partilha das redes Vodafone e MEO, subscrevo o comentário do @Nerusonu.

Sobre o FemtoCell o caso que conheço em França é com a operadora Free mas sim, há vários que têm a tecnologia em uso.


É melhor expandir o meu comentário, as zonas onde ha so DSLAM Orange (ex France Télécom) a free, bouygues e SFR podem a mesma propor os seus serviços chama-se "offre non degroupee". Zonas também chamadas "ipadsl" porque não podem propor mais do que telefone e internet quando não há rede própria.

As femtocell foram comercializadas pela SFR e Bouygues até expansão da rede deles e o VoWifi chegar. Neste momento so propõem na retenção quando o cliente quer cessar contrato por falta de cobertura e também propõem para cliente empresariais. Mas desconhecia que a vdf também o tinha, pena ja não terem...

A Free, quarta e ultima operadora a entrar no mercado tem isso nos router "freebox mini 4K" e para o router mais antigo (freebox v6) está disponivel em simples pedido na areá de cliente.


Para voltar ao tópico, o femtocell dava-me jeito por falta de boa cobertura de rede da NOS e MEO onde eu moro.

Tal como a partilha da fibra da VDF me dava jeitinho assim não seria obrigado a usar o ADSL e ja poderia usar a MEO em fibra.

Para o ponto da NOS, também diz que sou eligivel só a tv satélite e net por 4G (enquanto que aqui mal se apanha um traço de 2G) enquanto que a fibra VDF passa na minha rua. A partilha deve ser mesmo assim muito limitada. Não há mapas oficiais de cobertura das redes e troços onde ha partilha de rede ?

Por isso que prontos não me posso impedir de comparar com o que eu tinha quando vivia no estrangeiro. Mas não estou aqui para dizer tal ou tal é melhor. Só quero dar pontos de comparação. Nada mais.
 
Última edição:
É melhor expandir o meu comentário, as zonas onde ha so DSLAM Orange (ex France Télécom) a free, bouygues e SFR podem a mesma propor os seus serviços chama-se "offre non degroupee". Zonas também chamadas "ipadsl" porque não podem propor mais do que telefone e internet quando não há rede própria.

As femtocell foram comercializadas pela SFR e Bouygues até expansão da rede deles e o VoWifi chegar. Neste momento so propõem na retenção quando o cliente quer cessar contrato por falta de cobertura e também propõem para cliente empresariais. Mas desconhecia que a vdf também o tinha, pena ja não terem...

A Free, quarta e ultima operadora a entrar no mercado tem isso nos router "freebox mini 4K" e para o router mais antigo (freebox v6) está disponivel em simples pedido na areá de cliente.


Para voltar ao tópico, o femtocell dava-me jeito por falta de boa cobertura de rede da NOS e MEO onde eu moro.

Tal como a partilha da fibra da VDF me dava jeitinho assim não seria obrigado a usar o ADSL e ja poderia usar a MEO em fibra.

Para o ponto da NOS, também diz que sou eligivel só a tv satélite e net por 4G (enquanto que aqui mal se apanha um traço de 2G) enquanto que a fibra VDF passa na minha rua. A partilha deve ser mesmo assim muito limitada. Não há mapas oficiais de cobertura das redes e troços onde ha partilha de rede ?

Por isso que prontos não me posso impedir de comparar com o que eu tinha quando vivia no estrangeiro. Mas não estou aqui para dizer tal ou tal é melhor. Só quero dar pontos de comparação. Nada mais.

Eu sou a favor de uma das seguintes opções:

MEO e Vodafone partilham a mesma rede de fibra ou MEO cobre as zonas que a Vodafone ainda não cobriu e vice-versa, nunca sobrepondo a rede onde uma já esteja instalada!

Pronto!
 
Esqueçam qualquer partilha meo/VDF nos tempos próximos. Esse tipo de partilha está a ser feita actualmente entre nos e VDF.

Estás a dizer que onde a Vodafone implementa Fibra, os clientes podem aderir à NOS nessas zonas?

Devia de ser assim com todos...

EDIT:

Segundo esta notícia:

"Esta não é a primeira vez que a Vodafone celebra um acordo deste género. Fê-lo em 2014 e com a Meo, válido por 25 anos, e que abrangia a partilha de rede em 900.000 casas — 450.000 para cada operador."

A partilha de rede de fibra entre a MEO e a Vodafone, é válido por 25 anos? Ou seja até 2039!?

Interessante...

Sendo assim onde há Vodafone e MEO, até 2039, os clientes poderão aderir a uma ou outra operadora...
 
Estás a dizer que onde a Vodafone implementa Fibra, os clientes podem aderir à NOS nessas zonas?

Devia de ser assim com todos...

EDIT:

Segundo esta notícia:

"Esta não é a primeira vez que a Vodafone celebra um acordo deste género. Fê-lo em 2014 e com a Meo, válido por 25 anos, e que abrangia a partilha de rede em 900.000 casas — 450.000 para cada operador."

A partilha de rede de fibra entre a MEO e a Vodafone, é válido por 25 anos? Ou seja até 2039!?

Interessante...

Sendo assim onde há Vodafone e MEO, até 2039, os clientes poderão aderir a uma ou outra operadora...

Nas cerca de 900 mil casas desse acordo. O que era uma "gota de água". O acordo actual entre NOS e VDF é mais abrangente(posso dar o exemplo das aldeias ao redor da minha que a NOS anda ainda a passar cabo e já dá como viável para a Vodafone).
 
Nas cerca de 900 mil casas desse acordo. O que era uma "gota de água". O acordo actual entre NOS e VDF é mais abrangente(posso dar o exemplo das aldeias ao redor da minha que a NOS anda ainda a passar cabo e já dá como viável para a Vodafone).

A NOS a passar fibra pelas aldeias???? :n1qshok:

Pensava que só faziam isso nas cidades e no mínimo vilas com densidade populacional elevada... :rrotflm:
 
Eu na aldeia onde moro, tenho o dobro dessas casas ocupadas que referiste e só vejo Satélite...

A contar a esta aldeia, existem muitas outras assim...

Enfim, vá-se lá entender...
A minha aldeia tem no mínimo 3x mais e tirando o pdo meo solitário empresarial ao qual estou ligado, só satélite, ADSL e nada mais(até tdt só via satélite). A NOS também cá deve chegar pois já aparece como disponível fibra VDF no site e na app my VDF, mas até agora nem pdo, nem cabos sequer.
 
A minha aldeia tem no mínimo 3x mais e tirando o pdo meo solitário empresarial ao qual estou ligado, só satélite, ADSL e nada mais(até tdt só via satélite). A NOS também cá deve chegar pois já aparece como disponível fibra VDF no site e na app my VDF, mas até agora nem pdo, nem cabos sequer.

Tive a contar no Google Earth e a minha aldeia tem mais de 100 casas... Pareceu-me ser cerca de 120 casas em média no total...

Já dava retorno de investimento, mas enfim...

É possível meter um firmware da PT, com um router 789 VAC desbloqueado!?

Vi um à venda, e gostava de o comprar, só que vem desbloqueado...

O problema é que a minha pass do username está automática, ou seja, é a interface da página web do router TG 582n da MEO, que automaticamente fornece uma pass cada vez que faço reset ao router, logo é impossível saber qual a pass, a não ser que telefone para o 16209 a pedir a alteração para uma pass definitiva...

Será que se der para meter um firmware da MEO, no router, aparecerá a página inicial da PT/MEO, quando digitamos o endereço ip do router no browser!?
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo