Tópico Oficial MEO ADSL

pensei que como tenho o serviço de 24 mb já deveria ter o serviço 24 mb, entao quer dizer que só posso pedir para 12 mb então mais vale nem renegociar para continuar com 24 mb e estar a pagar 24 mb se só posso ter 12 mb é isso?

No serviço de ADSL assinas para uma tecnologia que pode ir até 24 Megas no máximo se tiveres mesmo perto da central.
Mais a tua casa fica afastada da central, mais perdes velocidade de ligação a internet.
Por isso que no contrato diz-la "até 24 megas", as vezes as velocidades podem ir mais abaixo do máximo que podes ter com a tua distancia com a central telefónica devido ao mau estado da linha ou devido as configurações da MEO.

Mais vale ligar para o 16209 e te informares sobre as velocidades máximas que podes obter
 
Podes pedir para te meterem a 12Mb, sem renegociares contrato... Pelo menos se desistires daqui a imaginemos, um mês, ficas nos últimos 30 dias, com 12Mb de velocidade...

Eu estou com 8Mb e não me queixo...

Se aderires ao NOS Satélite 4G, com 40Mb contratos, as velocidades reais andam em média abaixo dos 2Mb, pelo que não é recomendado em teres um serviço assim...

De ordem crescente as melhores tecnologias em termos práticos e de velocidades disponibilizadas em termos reais, são as seguintes:

FTTH (Fibra a 100%)
Cabo Coaxial (HFC)
ADSL2+ (que é o que tu tens)
4G (embora o 4G permita até 150Mbps de download, muitas zonas andam todas saturadas de excesso de tráfego e utilizadores, pelo que a média da NOS em 4G é de 2Mbps, enquanto a MEO anda nos 4Mbps)

A única a ter um 4G melhor, é a Vodafone, que disponibiliza quase ou mesmo a totalidade toda do tarifário contratado, mas o problema é que impõem um limite de 100GB/mês.

Meti o 4G em última pela razão de o mesmo estar congestionado, e a nível de pings, os mesmos serem superiores a 30 ou 40ms em muitos casos...
O ADSL da MEO tem pelo menos, velocidades mais estáveis...

O facto de não teres os 24Mb é porque estás longe da central... Só as pessoas que estão a 300metros da central, é que conseguem os 24Mb...

O facto de estares com 34dB de atenuação, é porque estás entre 2KM a 2,5KM da central +/-...

4G da vodafone é melhor que ADSL, é pena aquele limite de tráfego.

Já agora, estes valores davam para quanto ao maximo? E a que distância estou da central?

2e99964949ec4153bb1a60970b58332a.png
 
4G da vodafone é melhor que ADSL, é pena aquele limite de tráfego.

Já agora, estes valores davam para quanto ao maximo? E a que distância estou da central?

2e99964949ec4153bb1a60970b58332a.png

Está no limite a tua linha, pelo SNR estar a 10.9dB's... O mínimo aceitável por parte da MEO é 10dB's, logo se desse, no máximo dar-te-ia para no máximo 14,9Mb...

14,3Mbps é o que tens na linha.

Aconselho-te a deixar assim...
 
Alguém me sabe dizer porque é que quando estou a pesquisar no facebook normalmente com a página a descer e a carregar, se colocar um vídeo do youtube ao mesmo tempo enquanto pesquiso o vídeo não carrega enquanto não parar de pesquisar na página do facebook? É que quando paro de ver o facebook o vídeo já carrega, parece que naquele momento enquanto pesquiso não tenho velocidade para o youtube. Acho estranho porque em termos de velocidade, tenho sempre os 17 quase 18MB de velocidade, sempre estável. E também já tenho o IPV6 desactivado. Também já testei correr dois vídeos do youtube ao mesmo tempo em 1080p e carrega na boa.
 
Está no limite a tua linha, pelo SNR estar a 10.9dB's... O mínimo aceitável por parte da MEO é 10dB's, logo se desse, no máximo dar-te-ia para no máximo 14,9Mb...

14,3Mbps é o que tens na linha.

Aconselho-te a deixar assim...

Eu nao quero alterar nada, até porque o download q desse a mais não me iria resolver o problema. Eu preciso é de upload. Mas é estranho porque pelo que tive a ver os valores da atenuaçao dava para uns 16/17 mb se não me engano.


Alguém me sabe dizer porque é que quando estou a pesquisar no facebook normalmente com a página a descer e a carregar, se colocar um vídeo do youtube ao mesmo tempo enquanto pesquiso o vídeo não carrega enquanto não parar de pesquisar na página do facebook? É que quando paro de ver o facebook o vídeo já carrega, parece que naquele momento enquanto pesquiso não tenho velocidade para o youtube. Acho estranho porque em termos de velocidade, tenho sempre os 17 quase 18MB de velocidade, sempre estável. E também já tenho o IPV6 desactivado.

Bem vindo à ADSL e ao ISP MEO. Esse fenomeno chama-se Bufferbloat, se estiveres acesso a um server de teamspeak ou fizeres um ping google.com no cmd verás que se fizeres um upload ou mesmo um download ao maximo de velocidade, o teu ping dispara para valores muito elevados. Pelo que sei isto até na fibra acontece (MEO) mas não acontece na Vodafone. Normalmente conseguese dar a volta a isto mas tinhas que comprar um router aftermarket e por um bom QOS em cima. Mas sim aconselho a pesquisar por Bufferbloat e vais logo entender melhor o que se trata.

Curiosamente, um colega meu alemão que agora já tem DOCSIS 3.1 ou seja, uma internet em condições, quando ele tinha adsl (subhuman internet) ele mesmo que fizesse um upload ou assim o ping não lhe subia muito e ele podia continuar a usar a internet. Vá se la saber né...ISPs portugueses :joker:.

Oh e já agora, deve ser engraçado fazer uploads para o youtube com a ADSL né?
 
Bem vindo à ADSL e ao ISP MEO. Esse fenomeno chama-se Bufferbloat, se estiveres acesso a um server de teamspeak ou fizeres um ping google.com no cmd verás que se fizeres um upload ou mesmo um download ao maximo de velocidade, o teu ping dispara para valores muito elevados. Pelo que sei isto até na fibra acontece (MEO) mas não acontece na Vodafone. Normalmente conseguese dar a volta a isto mas tinhas que comprar um router aftermarket e por um bom QOS em cima. Mas sim aconselho a pesquisar por Bufferbloat e vais logo entender melhor o que se trata.

Curiosamente, um colega meu alemão que agora já tem DOCSIS 3.1 ou seja, uma internet em condições, quando ele tinha adsl (subhuman internet) ele mesmo que fizesse um upload ou assim o ping não lhe subia muito e ele podia continuar a usar a internet. Vá se la saber né...ISPs portugueses :joker:.

Oh e já agora, deve ser engraçado fazer uploads para o youtube com a ADSL né?[/QUOTE] Isto não tem a ver com a velocidade de internet? Instabilidade ou algo do género? Porque em termos de estabilidade todos os dias faço testes e tenho sempre os 17 quase 18MB de velocidade, está estável. Ainda pensei que fosse instabilidade mas tenho sempre a mesma velocidade achei estranho. Sendo assim não há nada a fazer? Não tenho a certeza, mas parece que quando tinha os 16 MB de sincronização não fazia isto.
 
Bem vindo à ADSL e ao ISP MEO. Esse fenomeno chama-se Bufferbloat, se estiveres acesso a um server de teamspeak ou fizeres um ping google.com no cmd verás que se fizeres um upload ou mesmo um download ao maximo de velocidade, o teu ping dispara para valores muito elevados. Pelo que sei isto até na fibra acontece (MEO) mas não acontece na Vodafone. Normalmente conseguese dar a volta a isto mas tinhas que comprar um router aftermarket e por um bom QOS em cima. Mas sim aconselho a pesquisar por Bufferbloat e vais logo entender melhor o que se trata.

Curiosamente, um colega meu alemão que agora já tem DOCSIS 3.1 ou seja, uma internet em condições, quando ele tinha adsl (subhuman internet) ele mesmo que fizesse um upload ou assim o ping não lhe subia muito e ele podia continuar a usar a internet. Vá se la saber né...ISPs portugueses :joker:.

Oh e já agora, deve ser engraçado fazer uploads para o youtube com a ADSL né? Isto não tem a ver com a velocidade de internet? Instabilidade ou algo do género? Porque em termos de estabilidade todos os dias faço testes e tenho sempre os 17 quase 18MB de velocidade, está estável. Ainda pensei que fosse instabilidade mas tenho sempre a mesma velocidade achei estranho. Sendo assim não há nada a fazer? Não tenho a certeza, mas parece que quando tinha os 16 MB de sincronização não fazia isto.

Não. Tem a ver com a gestão que o ISP (neste caso a MEO) faz da rede, os routers que se usa, etc. Só que com a ADSL é tão maravilhosa, desculpa a espressão, o bufferbloat nota-se muito mais.

Penso que a unica coisa que tens a fazer é mudar de casa para teres acesso a uma internet "humana" ou então compra um router aftermarket da Asus que tenha settings para QOS.
 
Não. Tem a ver com a gestão que o ISP (neste caso a MEO) faz da rede, os routers que se usa, etc. Só que com a ADSL é tão maravilhosa, desculpa a espressão, o bufferbloat nota-se muito mais.

Penso que a única coisa que tens a fazer é mudar de casa para teres acesso a uma internet "humana" ou então compra um router aftermarket da Asus que tenha settings para QOS.
Assim é complicado, mas penso que não faz em todos os sites. Por exemplo, já testei e se sacar por torrent mesmo a 1mb de download e colocar o vídeo no youtube ao mesmo tempo que o download ele carrega normalmente em 1080p e tudo, não falha. E o facebook que puxa menos velocidade que um download por torrent faz parar o arranque do vídeo do youtube, bem estranho, parece que corta ali a velocidade, por isso pensar ser instabilidade, mas também pensei, sempre instável na mesma altura na podia ser. Não me afeta muito, só para dizer que se colocar o youtube a dar vídeos/músicas em automático e andar pelo facebook ele vai custar a arrancar o vídeo, mas lá carrega. Todos os routers da MEO fazem isto?
 
Assim é complicado, mas penso que não faz em todos os sites. Por exemplo, já testei e se sacar por torrent mesmo a 1mb de download e colocar o vídeo no youtube ao mesmo tempo que o download ele carrega normalmente em 1080p e tudo, não falha. E o facebook que puxa menos velocidade que um download por torrent faz parar o arranque do vídeo do youtube, bem estranho, parece que corta ali a velocidade, por isso pensar ser instabilidade, mas também pensei, sempre instável na mesma altura na podia ser. Não me afeta muito, só para dizer que se colocar o youtube a dar vídeos/músicas em automático e andar pelo facebook ele vai custar a arrancar o vídeo, mas lá carrega. Todos os routers da MEO fazem isto?

Sim. Estão todos bloqueados. E nem sei se têm o suposto QOS.
 
Sim. Estão todos bloqueados. E nem sei se têm o suposto QOS.
Também tens este problema ou já não tens ADSL?


O que estranho nisto, é que pelo menos o que anda a fazer isto é a página do facebook. Mesmo pesquisando outros sites os vídeos carregam sem interrupções de buffering.
 
Última edição pelo moderador:
Eu vejo aqui muitas pessoas a falar de 10 MB. Ja dá agora para ter 10 MB na Meo ?
Porque estou com 8 Mbs com um SNR de 12.5/13 então acho que daria para passar para os 10 mas eu achei que apenas havia 8 para 12.
 
Eu vejo aqui muitas pessoas a falar de 10 MB. Ja dá agora para ter 10 MB na Meo ?
Porque estou com 8 Mbs com um SNR de 12.5/13 então acho que daria para passar para os 10 mas eu achei que apenas havia 8 para 12.

Estás na minha situação...

Eu tenho 8Mb síncronos com 12.7dB's de SNR, e a linha só permite 9,5Mb no máximo, ou seja falta 1dB...

Só para quem tem 14dB's de SNR e está síncrono a 8Mb, é que consegue os 10Mb...

Cada 1dB de SNR equivale na minha linha a cerca de 500Kbps...
 
Sempre me lembro da MEO meter o SNR mínimo a 10...

Na Vodafone, é que a mesma, permitia meter a 6dB's no mínimo, o que aumentava em +/- 2Mb as linhas, dependendo de cada caso...
Já esteve abaixo dos 10 dB`s de SNR.
A uns anos largos, aí 8anos andava pelos 6 a 8 dBs
Essa medida foi aplicada depois, Cumps
 
Nos tempos do sapo adsl e inicio meo era 6db, cheguei a levar com 12mb iptv e com 6db mas como nunca entendi bem e mudei nem liguei a isso

quem tem saudades de colocar o telefone no modem e ouvir aqueles ruidos?
 
Já esteve abaixo dos 10 dB`s de SNR.
A uns anos largos, aí 8anos andava pelos 6 a 8 dBs
Essa medida foi aplicada depois, Cumps

Nos tempos do sapo adsl e inicio meo era 6db, cheguei a levar com 12mb iptv e com 6db mas como nunca entendi bem e mudei nem liguei a isso

quem tem saudades de colocar o telefone no modem e ouvir aqueles ruidos?

Deviam de colocar essa margem outra vez... Pelo menos nos 8dB's... Assim conseguiria 10Mb sem problemas! :D
 
Back
Topo