Tópico Oficial MEO ADSL

O meu ADSL2+ voltou novamente a sincronizar a 9,5Mb: :D

Bem bom!

Ligaste novamente ou voltou sem fazer nada ?

Eu por acaso desde que eles mexeram há mais de um mes, ainda não voltei aos 8mbs e agora estou sincronizado a
Bandwidth (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 10.111 com un SnR de 9.7 com mais de 3 dias de uptime. Costumo ficar com a mesma velocidade 15/20 dias e depois esta a sincronizar novamente, não sei porque. Talvez é do sistema deles.
 
Ligaste novamente ou voltou sem fazer nada ?

Eu por acaso desde que eles mexeram há mais de um mes, ainda não voltei aos 8mbs e agora estou sincronizado a
Bandwidth (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 10.111 com un SnR de 9.7 com mais de 3 dias de uptime. Costumo ficar com a mesma velocidade 15/20 dias e depois esta a sincronizar novamente, não sei porque. Talvez é do sistema deles.

Voltou a sincronizar sozinho! :D

@Worst News apenas confirmei que era uma vergonha o adsl, mas só que ao mesmo tempo disse bem da minha ligação. É melhor ter 9,5Mb que 8Mb...
 
Nisso é verdade. Também acho...

O meu ADSL2+ voltou novamente a sincronizar a 9,5Mb: :D

Ligação DSL

bull__md.gif
Informações sobre a ligação
spacer.gif

Tempo desde o estabelecimento da ligação: 1 dia, 15:01:42
spacer.gif

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
spacer.gif

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 9.522
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [MB/GB]: 404,00 / 4,09
spacer.gif

Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,2 / 19,1
spacer.gif

Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 29,5 / 46,5
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 12,4 / 3,1

Com uma margem de 3.1dB's tão baixa ainda aguenta no speedtest com a seguinte velocidade: :D



Bem bom!

Há aí alguma coisa que não bate certo. Com ADSL2+, e 46,5 dB de atenuação, é teoricamente impossível ultrapassar os 6.5 Mbps, isto obviamente usando o standard de 6 dB de Margem SN.

Ora, a MEO disse-me vezes sem conta que tem de usar 10 dB de Margem, o que te baixaria a velocidade para ainda menos que 6.5 Mbps, mas no teu caso aceitam baixar a Margem SN para os 3.1 (e pelos vistos isso não te causa problema nenhum de estabilidade...) de modo a aumentar o limite teórico de 6.5 para 8.2 Mbps e assim poderem vender-te o serviço ADSL.

Isto é mesmo gozar com o pessoal, como no meu caso, em que estou a metade da distância a que tu estás, só com 24 dB de atenuação, e onde devido à exigência de pelo menos 10 dB de Margem SN, a minha ligação está sincronizada a 12 Mbps (e entre 13 e 14 dB de Margem SN), quando podia perfeitamente estar nos 15 ou 16 Mbps (com a Margem SN a manter-se entre 9.9 e 10.3 dB como medi nos dias antes do "algoritmo" baixar a sincronização).

Ou seja, para te darem o serviço a ti, baixam o requisito de 10 para 3 dB de margem.
Mas para mim, não aceitam sequer que baixe dos 10 para os 9.9, porque já tenho o serviço e sabem que não há concorrência.
Isto é mesmo fazer pouco de clientes como eu, portanto mais uma razão para eu aproveitar o fim da fidelização, e usufruir dos meus direitos de consumidor, a que em Portugal, devido à legislação feita à medida (graças ao lobby dos ISP junto de certos partidos), só temos direito a usufruir a cada 2 anos...
 
Última edição:
Há aí alguma coisa que não bate certo. Com ADSL2+, e 46,5 dB de atenuação, é teoricamente impossível ultrapassar os 6.5 Mbps, isto obviamente usando o standar de 6 dB de Margem SN.

Ora, a MEO disse-me vezes sem conta que tem de usar 10 dB de Margem, o que te baixaria a velocidade para ainda menos que 6.5 Mbps, mas no teu caso aceitam baixar a Margem SN para os 3.1 (e pelos vistos isso não te causa problema nenhum de estabilidade...) de modo a aumentar o limite teórico de 6.5 para 8.2 Mbps e assim poderem vender-te o serviço ADSL.

Isto é mesmo gozar com o pessoal, como no meu caso, em que estou a metade da distância a que tu estás, só com 24 dB de atenuação, e onde devido à exigência de pelo menos 10 dB de Margem SN, a minha ligação está sincronizada a 12 Mbps (e entre 13 e 14 dB de Margem SN), quando podia perfeitamente estar nos 15 ou 16 Mbps (com a Margem SN a manter-se entre 9.9 e 10.3 dB como medi nos dias antes do "algoritmo" baixar a sincronização).

Ou seja, para te darem o serviço a ti, baixam o requisito de 10 para 3 dB de margem.
Mas para mim, não aceitam sequer que baixe dos 10 para os 9.9, porque já tenho o serviço e sabem que não há concorrência.
Isto é mesmo fazer pouco de clientes como eu, portanto mais uma razão para eu aproveitar o fim da fidelização, e usufruir dos meus direitos de consumidor, a que em Portugal, devido à legislação feita à medida (graças ao lobby dos ISP junto de certos partidos), só temos direito a usufruir a cada 2 anos...

A MEO não anda a gozar com ninguém nem eu.

A minha linha com 8Mbps de manhã tem cerca de 13.5dB's de SNR, logo eu pedi à MEO, que me metesse na classe de 10Mbps para que a linha sincronizasse ao máximo que conseguisse. Cada 1dB equivale a 500Kbps, logo com 3.5dB's acima dos 10dB's, dá 500Kbps de 1dB vezes 3.5 = 1500Kbps, o que dá os 9,5Mbps mas com 10dB' de SNR.

O que acontece é que durante todo o dia, a linha baixa-me o SNR, mas não me cai. Se eu sincronizasse a linha à noite, a mesma só me dava 7,8Mbps de download com 10dB's de SNR.
O meu truque é sincronizar a linha na altura em que a mesma tem o valor de SNR mais alto, que é de manhã. No caso da minha linha a mesma oscila bastante no SNR, podendo oscilar entre 7dB's durante o dia, como é o caso. Mas eu tenho que sincronizar a linha na altura em que a mesma tem o máximo de SNR possível, senão não tenho a velocidade máxima que quero. Depois de sincronizada, desde que a linha não caia, a linha fica com o SNR que for possível na altura...

Demorou-me a perceber o truque, mas é só isto o que expliquei. Ninguém me baixou de 10dB's para 3dB's... Sou eu que sincronizo a linha quando o SNR está a 13.5dB's ou 14dB's, e a mesma sincroniza-se a 9,5Mbps que é o máximo.

Relativamente à atenuação, já sabia que era má, e que é de admirar a velocidade que tenho, mas a MEO disse-me que eu tinha uma linha bastante boa, e provavelmente tenho esta atenuação, porque algum cabo na zona deve estar com pouca qualidade, porque a minha linha quando eu transitei no passado para o M4O, meteram-me a linha a 11Mbps, embora a mesma estivesse sempre a cair, e eu tivesse que solicitar os 8Mbps na altura, mas por acaso nessa altura, suportava os 10Mbps com uma atenuação relativamente menor, porque tinham arranjado recentemente os cabos, na altura, que tinham sido roubados...

A minha anterior linha, na minha anterior residência, estava a 750metros da central, e só dava 16Mbps certinhos, com 13 ou 16dB's de atenuação, salvo erro... Há casos e casos...
 
Última edição:
Por aqui tudo OK :)

Tempo desde o estabelecimento da ligação: 25 dias, 22:24:11
spacer.gif

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5 Annex A (ADSL2+ over POTS)
spacer.gif

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 20.479
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]: 2,52 / 1,25
spacer.gif

Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,1 / 18,5
spacer.gif

Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 7,3 / 12,5
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 17,8 / 10,7
 
Acabadinha de sincronizar (também tenho o limite dos 10dBs ativo no router como qualquer outro, apenas variando o SNR ao longo do dia):


Ligação DSL

bull__md.gif
Informações sobre a ligação
spacer.gif

Tempo desde o estabelecimento da ligação: 0 dias, 0:00:56
spacer.gif

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
spacer.gif

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 9.574
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [kB/kB]: 57,61 / 83,07
spacer.gif

Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,2 / 19,3
spacer.gif

Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 29,7 / 46,5
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 12,1 / 10,0


Antes estava com 7,5Mbps de sincronismo com 14.3dBs de SNR porque tinha reiniciado a linha ontem à noite...
 
(...) O que acontece é que durante todo o dia, a linha baixa-me o SNR, mas não me cai. Se eu sincronizasse a linha à noite, a mesma só me dava 7,8Mbps de download com 10dB's de SNR.
O meu truque é sincronizar a linha na altura em que a mesma tem o valor de SNR mais alto, que é de manhã. (...)

1- Como fazes a sincronização ("reiniciar a linha")?

2- Como é que não baixam a velocidade automaticamente quando a tua Margem SN baixa tanto?

3- E como é que sincronizas, sozinho e sem o técnico ir aí a casa, com uma velocidade mais alta, quando já tinhas caído previamente de categoria? Esssa configuração não fica guardada em mais lado nenhum?

4- Não anda aí a trocar a "Margem SN" dada pelo router, com a "SNR" que o router não divulga? O SNR (Signal-to-Noise Ratio) é uma coisa completamente diferente da Margem SN:
https://www.speedguide.net/faq/what-is-considered-good-dsl-noise-margin-snr-355
 
Última edição:
Tão nao anda...Tens adsl em 2018, queres melhor gozo que isso?

Tudo a seu tempo. Depende das autarquias também em certos casos, assim como das operadoras. Na verdade já vi aldeias com 3 casas a terem fibra, mas isso é porque estão abrangidas pelas RNG/Fundos europeus. A minha zona não está abrangida por esses fundos, pelo que teremos de assistir a uma evolução orgânica em termos de cobertura fibra no futuro. Claro que preferia fibra, mas temos que saber aguardar!

Vim aqui por curiosidade, o meu segundo irmão afastado tem adsl, como se vai buscar os dados da linha num thompson tg784n v3?
1 - Desligando o router e voltando a ligar.

2 - De manhã sincroniza-se com 10 dBs de SN mas depois durante o dia como a linha não cai a linha fica sempre sincronizado ao máximo, mesmo que o SN desça. Se eu sincronizar de noite como disse anteriormente só apanho 7,8Mbps com 10dBs de SN.

3 - O técnico pelo apoio técnico meteu-me na classe de 10Mbps. Não há segredo nenhum nem tenho nenhum técnico cá em casa todos os dias para me configurar a linha. Simplesmente a linha sincroniza-se ao máximo que der na altura sempre com 10dBs de SN. Por exemplo de manhã com 10dBs de SN sincroniza a 9,5Mbps, ao fim da tarde sincroniza a 8Mbps com 10dBs de SN e à noite a 7,8Mbps com 10dBs de SN. O truque é não reiniciar a linha e sincroniza-la sempre quando ela tem o máximo de SN e desde que esteja numa classe superior, se no caso da tua linha der para mais algo.

4 - No meu caso SNR ou SN é a mesma coisa. Basta pesquisar. Mas fiz-te a preferência de te colocar SN ao longo do texto, pois acho que não é razão para implicância... Cada uma uso o termo que desejar, pois nem um nem outro estão mal, dado que já vi routers com essas duas siglas na mesma posição em relação aos valores...
 
Tudo a seu tempo. Depende das autarquias também em certos casos, assim como das operadoras. Na verdade já vi aldeias com 3 casas a terem fibra, mas isso é porque estão abrangidas pelas RNG/Fundos europeus. A minha zona não está abrangida por esses fundos, pelo que teremos de assistir a uma evolução orgânica em termos de cobertura fibra no futuro. Claro que preferia fibra, mas temos que saber aguardar!

1 - Desligando o router e voltando a ligar.

2 - De manhã sincroniza-se com 10 dBs de SN mas depois durante o dia como a linha não cai a linha fica sempre sincronizado ao máximo, mesmo que o SN desça. Se eu sincronizar de noite como disse anteriormente só apanho 7,8Mbps com 10dBs de SN.

3 - O técnico pelo apoio técnico meteu-me na classe de 10Mbps. Não há segredo nenhum nem tenho nenhum técnico cá em casa todos os dias para me configurar a linha. Simplesmente a linha sincroniza-se ao máximo que der na altura sempre com 10dBs de SN. Por exemplo de manhã com 10dBs de SN sincroniza a 9,5Mbps, ao fim da tarde sincroniza a 8Mbps com 10dBs de SN e à noite a 7,8Mbps com 10dBs de SN. O truque é não reiniciar a linha e sincroniza-la sempre quando ela tem o máximo de SN e desde que esteja numa classe superior, se no caso da tua linha der para mais algo.

4 - No meu caso SNR ou SN é a mesma coisa. Basta pesquisar. Mas fiz-te a preferência de te colocar SN ao longo do texto, pois acho que não é razão para implicância... Cada uma uso o termo que desejar, pois nem um nem outro estão mal, dado que já vi routers com essas duas siglas na mesma posição em relação aos valores...

Quero saber é como posso ir buscar os dados, tens algum link? ele ainda é dos antigos sapo adsl está a 1km e diz que tem 24mb
 
Tudo a seu tempo. Depende das autarquias também em certos casos, assim como das operadoras. Na verdade já vi aldeias com 3 casas a terem fibra, mas isso é porque estão abrangidas pelas RNG/Fundos europeus. A minha zona não está abrangida por esses fundos, pelo que teremos de assistir a uma evolução orgânica em termos de cobertura fibra no futuro. Claro que preferia fibra, mas temos que saber aguardar!

1 - Desligando o router e voltando a ligar.

2 - De manhã sincroniza-se com 10 dBs de SN mas depois durante o dia como a linha não cai a linha fica sempre sincronizado ao máximo, mesmo que o SN desça. Se eu sincronizar de noite como disse anteriormente só apanho 7,8Mbps com 10dBs de SN.

3 - O técnico pelo apoio técnico meteu-me na classe de 10Mbps. Não há segredo nenhum nem tenho nenhum técnico cá em casa todos os dias para me configurar a linha. Simplesmente a linha sincroniza-se ao máximo que der na altura sempre com 10dBs de SN. Por exemplo de manhã com 10dBs de SN sincroniza a 9,5Mbps, ao fim da tarde sincroniza a 8Mbps com 10dBs de SN e à noite a 7,8Mbps com 10dBs de SN. O truque é não reiniciar a linha e sincroniza-la sempre quando ela tem o máximo de SN e desde que esteja numa classe superior, se no caso da tua linha der para mais algo.

4 - No meu caso SNR ou SN é a mesma coisa. Basta pesquisar. Mas fiz-te a preferência de te colocar SN ao longo do texto, pois acho que não é razão para implicância... Cada uma uso o termo que desejar, pois nem um nem outro estão mal, dado que já vi routers com essas duas siglas na mesma posição em relação aos valores...

1 e 2 - Obrigado pela informação. Só acho estranho porque o técnico me garantiu que quando sincroniza numa categoria abaixo, depois, mesmo que a margem suba, nas próximas sincronizações já não sobe de categoria. No meu caso ficou em 15 Mbps. Depois baixou automaticamente de categoria ao fim de alguns dias, e mesmo com melhor margem SN, não voltou a subir. MAS vou experimentar de acordo com a tua descição.

3- O que quer dizer que só podes ter no máximo a categoria que o técnico colocou (10 Mbps), ou seja, mesmo que um dia a Margem SN fosse espetacular, não subia mais que a categoria que o técnico escolheu. Certo? No meu caso escolheu 12 em vez de 15. Para eu fazer o mesmo que tu, teria de agendar o técnico na hora de melhor Margem SN, ter a sorte dele escolher a categoria dos 15 Mbps, e a partir daí, ter o cuidado de sincronizar todos os dias na hora certa. É isto?

4- Não, não é a mesma coisa. Eu deixei o link, mas não leste, por isso agora faço quote ;)
Signal-to-noise ratio (SNR) is defined as the power ratio between a signal (meaningful information) and the background noise (unwanted signal):

SNR = signal / noise

(...)
SNR margin (dB, a.k.a. noise margin) is the difference between the actual SNR and minimal SNR required to sync at a specific speed. It is normally measured in decibels. SNR margin is often confused and used interchangeably with SNR. Some NAT wireless routers, for example (notably dd-wrt open source router firmware) use SNR margin, only denoted as "SNR".

For example, to calculate SNR margin:
If actual measured SNR = 45db
SNR to sync at 8Mbit/s = 35db
SNR margin = 45-35 = 10db

(...)
Some DSL routers display both the actual SNR, and the signal-to-noise margin (SNR margin) as a separate value, which (again) is the difference between the actual SNR and the SNR required to sync at a specific speed. As with actual SNR, the higher that SNR margin number, the better (stronger signal over background noise).

Ou seja, a beira da estrada não é o mesmo que a Estrada da Beira...
 
Última edição:
1 e 2 - Obrigado pela informação. Só acho estranho porque o técnico me garantiu que quando sincroniza numa categoria abaixo, depois, mesmo que a margem suba, nas próximas sincronizações já não sobe de categoria. No meu caso ficou em 15 Mbps. Depois baixou automaticamente de categoria ao fim de alguns dias, e mesmo com melhor margem SN, não voltou a subir. MAS vou experimentar de acordo com a tua descição.

3- O que quer dizer que só podes ter no máximo a categoria que o técnico colocou (10 Mbps), ou seja, mesmo que um dia a Margem SN fosse espetacular, não subia mais que a categoria que o técnico escolheu. Certo? No meu caso escolheu 12 em vez de 15. Para eu fazer o mesmo que tu, teria de agendar o técnico na hora de melhor Margem SN, ter a sorte dele escolher a categoria dos 15 Mbps, e a partir daí, ter o cuidado de sincronizar todos os dias na hora certa. É isto?

4- Não, não é a mesma coisa. Eu deixei o link, mas não leste, por isso agora faço quote ;)


Ou seja, a beira da estrada não é o mesmo que a Estrada da Beira...

Na definição que deixaste eles também usam a mesma sigla de SNR... Não estou a ver o que está mal...

Nada que eu não soubesse através dessas definições. Basicamente provaste que se pode chamar o mesmo as duas coisas pela última definição.
 
Ja consegui, linha do meu segundo irmão afastado, afinal tem o tg789vac um branco

Tempo desde o estabelecimento da ligação: 194 dias, 22:21:06
spacer.gif

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
spacer.gif

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.024 / 24.979
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]: 411,65 / 947,43
spacer.gif

Potência de Saída (up/down) [dBm]: 14,7 / 19,9
spacer.gif

Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 13,1 / 25,0
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 9,9 / 5,1
spacer.gif

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
spacer.gif

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
spacer.gif

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
spacer.gif

Perda de ligação (remota): -
spacer.gif

Erro em segundos (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
spacer.gif

Erros de CRC (ativo/inativo): 0 / 257
spacer.gif

Erros de HEC (Up/Down): 0 / 658

Segundo o técnico há coisa de 1 ano, estava um pouco longe mas podia deixar assim, se a velocidade fosse baixa para reiniciar o router entre as 3 e 5 da manha, isto está bom? Nao entendo nada
ele tem sempre 24/0,99 quando liga a box fica com 19
 
Ja consegui, linha do meu segundo irmão afastado, afinal tem o tg789vac um branco

Tempo desde o estabelecimento da ligação: 194 dias, 22:21:06
spacer.gif

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
spacer.gif

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.024 / 24.979
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]: 411,65 / 947,43
spacer.gif

Potência de Saída (up/down) [dBm]: 14,7 / 19,9
spacer.gif

Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 13,1 / 25,0
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 9,9 / 5,1
spacer.gif

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
spacer.gif

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
spacer.gif

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
spacer.gif

Perda de ligação (remota): -
spacer.gif

Erro em segundos (local/remoto): 0 / 0
spacer.gif

Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
spacer.gif

Erros de CRC (ativo/inativo): 0 / 257
spacer.gif

Erros de HEC (Up/Down): 0 / 658

Segundo o técnico há coisa de 1 ano, estava um pouco longe mas podia deixar assim, se a velocidade fosse baixa para reiniciar o router entre as 3 e 5 da manha, isto está bom? Nao entendo nada
ele tem sempre 24/0,99 quando liga a box fica com 19
Isso é com IPTV?
Se for , isto de facto é estupendo, finalmente voltaram a valores mais realistas, é que ele não está propriamente perto da central.
 
Isso é com IPTV?
Se for , isto de facto é estupendo, finalmente voltaram a valores mais realistas, é que ele não está propriamente perto da central.
Sim, ele tem box da meo e o serviço nunca falhou, o técnico é amigo dele "vizinho", ele disse que o técnico fez um desvio de valores sem passar por um programa limite 2009 da carta iptv

o que é um programa limite 2019 da carta iptv? , já agora aprendo qualquer coisinha:bigrinbo:

ah a box dele é a que dizem que é shofhia 4k mas tem os canais 4k desligados
 
Sim, ele tem box da meo e o serviço nunca falhou, o técnico é amigo dele "vizinho", ele disse que o técnico fez um desvio de valores sem passar por um programa limite 2009 da carta iptv

o que é um programa limite 2019 da carta iptv? , já agora aprendo qualquer coisinha:bigrinbo:

ah a box dele é a que dizem que é shofhia 4k mas tem os canais 4k desligados
Deve ser aquele tal limite que faz com que haja quebras de velocidades em serviços abaixo dos 10dbs de SNR.
 
Back
Topo