Tópico Oficial MEO ADSL

Para ja não se compara ADSL com fibra, nem na parte velocidades ou facilidade de instalação.
E tens uma ficha RJ45 na parede (pelo o que eu vejo nas fotos) que serve muito bem para ADSL.
Portanto o ADSL fica a melhor alternativa que o 4G que pode sofrer instabilidades de serviço e velocidades.

Pode haver um PDO onde quiseres, se a MEO não pós um no prédio, morreu, tens de esperar.
Os PDO de rua são na maioria dos casos para casas individuais.
Portanto vê com a pessoa que faz a gestão do condomínio se ja fizeram algum pedido de PDO para o prédio ou não.

Se não fizeram nada e não o fazem ja algum pedido -> ADSL.

Quem faz a gestão do condomínio parece que quer empurrar tudo para o lado do operador,quando sei que o erro foi deles,pois quando passaram fibra o prédio ainda estava em construção.
Com isto,prejudicam-se os moradores...
Parabólica não dão autorização para colocar no telhado (na zona não colocam parabólicas em varandas,vá se lá saber o porquê),ADSL,segundo este último técnico da Meo também não iria dar pois não há tomada,isto nas caixas dos prédios,que permita receber sinal de ADSL.
Basicamente,só resta mesmo 4g e ficar com TDT.
Muito mau isto,pois fica-se privado de ver canais de televisão paga,bem melhores que os canais da TDT...
 
Quem faz a gestão do condomínio parece que quer empurrar tudo para o lado do operador,quando sei que o erro foi deles,pois quando passaram fibra o prédio ainda estava em construção.
Com isto,prejudicam-se os moradores...
Parabólica não dão autorização para colocar no telhado (na zona não colocam parabólicas em varandas,vá se lá saber o porquê),ADSL,segundo este último técnico da Meo também não iria dar pois não há tomada,isto nas caixas dos prédios,que permita receber sinal de ADSL.
Basicamente,só resta mesmo 4g e ficar com TDT.
Muito mau isto,pois fica-se privado de ver canais de televisão paga,bem melhores que os canais da TDT...

Há uma clara negligência do construtor pelo que relatas. Podes sempre dar a entender ao mesmo que vais pedir uma auditoria à ANACOM, a ver se eles acordam para a vida...

Eu sei que é mesmo possível pedir auditorias, mas não sei o procedimento, se é ligando para a ANACOM, tens de tirar isso a limpo.

De resto, se só passa aí a MEO, tirando a questão do ADSL estar em falta por parte do construtor, em relação à fibra, só a MEO pode promover esforços para colocar aí o sinal, isto se não houver mais "erros" de construção... Contacta a provedoria e recolhe assinaturas dos teus vizinhos de modo a eles perceberem que o PDO aí não ia ser instalado em vão.
 
Quem faz a gestão do condomínio parece que quer empurrar tudo para o lado do operador,quando sei que o erro foi deles,pois quando passaram fibra o prédio ainda estava em construção.
Com isto,prejudicam-se os moradores...
Parabólica não dão autorização para colocar no telhado (na zona não colocam parabólicas em varandas,vá se lá saber o porquê),ADSL,segundo este último técnico da Meo também não iria dar pois não há tomada,isto nas caixas dos prédios,que permita receber sinal de ADSL.
Basicamente,só resta mesmo 4g e ficar com TDT.
Muito mau isto,pois fica-se privado de ver canais de televisão paga,bem melhores que os canais da TDT...

Neste caso podes usar este tipo de parabólica: https://tropicalprice.com/product/B00319C8VG

É discreto, mal se vê e faz bem o trabalho.

Senão ameaça aí o condomínio, ou fazem o necessário para a fibra ou adsl senão instalas um serviço satélite por eles não quererem fazer esforço a pedir as operadoras para virem instalar um pdo.

Na casa da minha sogra que estava num caso similar não pude fazer nada sem o condomínio fazer o necessário, tive que andar a apertar com eles até os gajos acordar para a vida.
 
Essa parabólica dá para os nossos canais?
Entretanto meti internet 4g que usarei até instalarem um serviço aqui.
Passo a mensalidade a quem pretender.
Adsl vai ser feita tentativa na próxima semana,mas dúvido que surta efeito pois sem tomada Adsl nada feito....
 
Update,nada de ADSL.
Fibra é a única solução,mas depende do condomínio,neste caso senhorios,pois todos os apartamentos são arrendados e pertencem a uma instituição.
 
Alguém me sabe dizer porque é que a minha linha sincronizada a 20 megas com margem de 9.3 de SNR não me dá os 17 megas e tal? Faço o teste de velocidade e só me dá velocidades por volta dos 15.50 megas por ai. Já tive com margem de 9.9 e sempre me deu os 17 e tal megas sempre estáveis. Será instabilidade? É que 9.3 para 9.9 não é muita diferença.
 
Última edição:
Alguém me sabe dizer porque é que a minha linha sincronizada a 20 megas com margem de 9.3 de SNR não me dá os 17 megas e tal? Faço o teste de velocidade e só me dá velocidades por volta dos 15.50 megas por ai. Já tive com margem de 9.9 e sempre me deu os 17 e tal megas sempre estáveis. Será instabilidade? É que 9.3 para 9.9 não é muita diferença.

A minha linha com 8Mbps e com um SNR de 5dB's ou abaixo desses 5dB's, também tem instabilidade nos speedtest que faço, logo penso que no teu caso, seja normal para os valores que tens, pois tens bastante download em termos de velocidade e pelos vistos basta passar meio dB para que isso te aconteça...
 
Alguém me sabe dizer porque é que a minha linha sincronizada a 20 megas com margem de 9.3 de SNR não me dá os 17 megas e tal? Faço o teste de velocidade e só me dá velocidades por volta dos 15.50 megas por ai. Já tive com margem de 9.9 e sempre me deu os 17 e tal megas sempre estáveis. Será instabilidade? É que 9.3 para 9.9 não é muita diferença.
Testa com diferentes browsers, aconselho o Firefox
 
De acordo com atenuação que tenho — 29.0 dB—, teoricamente devia ter 15519 kbps de download. No entanto só tenho cerca de metade, 8128 kbps. É normal? Será que é por ter muita gente ligada ao mesmo DSLAM?
 
Testei com o Firefox e o Explorer e dá as mesmas velocidades. Alterei para os 16 megas fiquei com 15,5 de SN, nos 16 megas está estável como sempre esteve. Devo precisar de mais SN para ficar estável nos 20MB.
 
Testei com o Firefox e o Explorer e dá as mesmas velocidades. Alterei para os 16 megas fiquei com 15,5 de SN, nos 16 megas está estável como sempre esteve. Devo precisar de mais SN para ficar estável nos 20MB.

Sim deves de precisar de mais SNR... Tenta manter a linha estável... A minha fica estável com SNR acima de 6dB's...

De acordo com atenuação que tenho — 29.0 dB—, teoricamente devia ter 15519 kbps de download. No entanto só tenho cerca de metade, 8128 kbps. É normal? Será que é por ter muita gente ligada ao mesmo DSLAM?

Tens que nos facultar o SNR para te dizermos em quanto a tua linha poderá ficar... Depende das condições técnicas da linha...
 
A linha sincronizada a 16 megas, se tiver SN de 10/11, ou se tiver SN de 15/16, a linha fica igual em termos de estabilidade nessas duas margens de SN, ou a linha fica sempre melhor se tiver sempre mais SN?
 
Última edição:
Tens que nos facultar o SNR para te dizermos em quanto a tua linha poderá ficar... Depende das condições técnicas da linha...

SNR? Noise? A página do router apresenta isto:

Connection Type
Interleave Path
Status Show time
Down/Up
Data Rate
8125 kbps 1021 kbps
Noise Margin 10.5 dB 12.8 dB
Output Power 18.2 dbm 12.0 dbm
Attenuation 28.6 dB 15.1 dB
 
SNR? Noise? A página do router apresenta isto:

Connection Type
Interleave Path
Status Show time
Down/Up
Data Rate
8125 kbps 1021 kbps
Noise Margin 10.5 dB 12.8 dB
Output Power 18.2 dbm 12.0 dbm
Attenuation 28.6 dB 15.1 dB

É estranho ter uma Attenuation de 28.6 dB e ter apenas 8MBs. Eu tenho 46 dB de attenuation e a mesma velocidade e o mesmo SnR (ou Noise Margin) se não é mais alto ...
 
Eu aqui há uns tempos tentei que eles me subissem para 10240 kbps, mas disseram que ficava instável... Ora segundo os valores que o router me dá, a velocidade deveria ser mais alta.
 
SNR? Noise? A página do router apresenta isto:

Connection Type
Interleave Path
Status Show time
Down/Up
Data Rate
8125 kbps 1021 kbps
Noise Margin 10.5 dB 12.8 dB
Output Power 18.2 dbm 12.0 dbm
Attenuation 28.6 dB 15.1 dB

De facto são estranho esses valores, pois eu tenho 47dB's de atenuação e tenho 8Mbps como tu.

Participa avaria técnica, pois deve ser cobre que esteja estragado...

Estás mesmo no limite...

Com essa atenuação deveria de chegar perto ou até mesmo aos 16Mbps...

Da última vez que tive problemas do género, era o cobre do poste da estrada até minha casa, que estava avariado, que por sua vez, foi substituído...
 
Última edição:
@carlos.fcpb quando eu meti o antigo Sapo ADSL há 10 anos, tinha velocidades na ordem nos 13 megas. Depois com o tempo é que passou para os 8. A velocidade abaixo do normal não pode ser por causa de congestionamento? Ou seja, muita gente ligada ao mesmo DSLAM?

EDIT:
Ponto da situação às 16:21:
Liguei para lá hoje e aumentaram a velocidade para os 10240 kbps. A senhora que me atendeu disse que o limite da linha era cerca de 107xx kbps, mas para ter uma margem contra quebras, ela sincronizou nos 10240.

Os valores que o router me apresenta:
ADSL
Connection Type
Interleave Path
Status Show time
Down | Up
Data Rate
10240 kbps | 1021 kbps
Noise Margin 10.0 dB | 12.3 dB
Output Power 17.4 dbm | 12.0 dbm
Attenuation 29.4 dB | 15.6 dB
 
Última edição:
@carlos.fcpb quando eu meti o antigo Sapo ADSL há 10 anos, tinha velocidades na ordem nos 13 megas. Depois com o tempo é que passou para os 8. A velocidade abaixo do normal não pode ser por causa de congestionamento? Ou seja, muita gente ligada ao mesmo DSLAM?

EDIT:
Ponto da situação às 16:21:
Liguei para lá hoje e aumentaram a velocidade para os 10240 kbps. A senhora que me atendeu disse que o limite da linha era cerca de 107xx kbps, mas para ter uma margem contra quebras, ela sincronizou nos 10240.

Os valores que o router me apresenta:
ADSL
Connection Type
Interleave Path
Status Show time
Down | Up
Data Rate
10240 kbps | 1021 kbps
Noise Margin 10.0 dB | 12.3 dB
Output Power 17.4 dbm | 12.0 dbm
Attenuation 29.4 dB | 15.6 dB

O problema é saber se o SNR fica estável durante todo o dia ou se oscila demasiado...

É uma questão de testares e ires vendo se o teu SNR não desce dos 10dBs...
 
Back
Topo