Tópico Oficial MEO ADSL

Boa tarde, possuo MEO ADSL há largos anos mas cada mais vez tem vindo a piorar. Então, em setembro de 2020 tive uma avaria, diziam-me que havia uma problema na linha e que não era em minha casa, demoraram cerca de 15 dias para resolverem o problema e perceberem que o que estava avariado era o router enfim..
A partir do momento em que me substituíram o router fiquei logo indignado pois tinha um +/- recente um Thomson TG784 penso que a maioria que tem / já teve ADSL deve conhecer e substituíram-mo por um TELEPAC ( recondicionado do ano de 2012 ) bastante inferior a nível de alcance de sinal Wifi e o principal problema quedas constantes de internet questionei o técnico e ele próprio me referiu que o router era inferior mas que de momento os únicos routers que a meo estava fornecer eram aqueles.

Aguentei, de vez enquanto a internet lá falhava, quanto a velocidades mantinham-se como sempre baixas 3/4/5 Mb, o problema é que ultimamente as quedas de internet são constantes. Tenho aulas online e acaba por me fazer cair das chamadas várias vezes por aula. Já cheguei a reclamar com a MEO por essas quedas e um técnico veio a minha casa fez umas coisas no telefone / router e disse que não teria mais problemas de quedas, o problema é que as quedas continuam e sinto que cada vez falha num menor espaço de tempo.

O que me aconselham a fazer? Neste momento, o melhor serviço na minha zona é este. No entanto, está a ser instalada fibra desde meados de janeiro deste ano e em breve tê-la-ei disponível ainda sem previsões mas acredito que não faltará muito.
Se já aguentaste até agora, espera pela fibra visto que já nao deve demorar muito.
 
Se já aguentaste até agora, espera pela fibra visto que já nao deve demorar muito.
Eu aguentei, mas agora está a ficar impossível. Antes caía algumas vezes mas agora principalmente quando estou em chamadas caí constantemente. No entanto, acho que vai ser a solução mas sabe-se lá para quando é que a fibra estará operacional.
 
Eu aguentei, mas agora está a ficar impossível. Antes caía algumas vezes mas agora principalmente quando estou em chamadas caí constantemente. No entanto, acho que vai ser a solução mas sabe-se lá para quando é que a fibra estará operacional.
Não sei como está o teu contrato em termos de fidelização, mas se só faltarem alguns meses não renegocies sem ser para fibra.
 
Boa noite.

Não sei se havia de postar aqui ou na secção das VPN (senão for o local indicado pff transfiram para outro tópico), alguém me pode indicar um router adsl que tenha entre outras características a possibilidade de colocar uma VPN (vpn comercial), o meu sogro possui ainda meo adsl, e pretenderia ter outro router com a finalidade de colocação de uma VPN.

Alguém que tenha um "setup" destes configurado (router meo + router próprio com VPN)? Eu tenho um setup similar mas é em fibra, onde existe muito mais oferta e informação disponível.

Fico a aguardar um possível apoio.

Cumps

Rodriguezz
 
Boa noite.

Não sei se havia de postar aqui ou na secção das VPN (senão for o local indicado pff transfiram para outro tópico), alguém me pode indicar um router adsl que tenha entre outras características a possibilidade de colocar uma VPN (vpn comercial), o meu sogro possui ainda meo adsl, e pretenderia ter outro router com a finalidade de colocação de uma VPN.

Alguém que tenha um "setup" destes configurado (router meo + router próprio com VPN)? Eu tenho um setup similar mas é em fibra, onde existe muito mais oferta e informação disponível.

Fico a aguardar um possível apoio.

Cumps

Rodriguezz


Alguém que possa dar umas luzes desta questão? Jà agora o router da meo adsl é o famoso chaço A4000N ADB.
 
Alguém que possa dar umas luzes desta questão? Jà agora o router da meo adsl é o famoso chaço A4000N ADB.

Se já tens experiência com isso, saberás que o "problema" de utilizar um VPN é o processamento que obriga ao router. Logo se é para funcionar bem, havendo também a atenção à finalidade e qual o protocolo a ser utilizado, precisaria de ser algo bastante especifico.
Isso, aliado ao facto de afectar sempre as velocidades... As de ADSL já tendem a ser, per se, bastante limitadas.

O meu conselho é a procurares um VPN que utilize software, aplicável aos dispositivos (android, Windows, etc.), em vez de firmware especifico para routers. Por um lado, nos testes que tenho feito e outros que tenho visto, parece não afectar tanto em termos de limitar velocidades de acesso. Por outro lado, e desconhecendo os conhecimentos tecnológicos do teu sogro, tende a ser mais user friendly.

Ainda assim, o site: Flash Routers irá dar-te uma boa ideia de quais os routers que geralmente são utilizados para VPN.
Nota: Os preços já incluem o flash, daí os valores. É apenas para veres modelos indicados para a finalidade que procuras.
 
Se já tens experiência com isso, saberás que o "problema" de utilizar um VPN é o processamento que obriga ao router. Logo se é para funcionar bem, havendo também a atenção à finalidade e qual o protocolo a ser utilizado, precisaria de ser algo bastante especifico.
Isso, aliado ao facto de afectar sempre as velocidades... As de ADSL já tendem a ser, per se, bastante limitadas.

O meu conselho é a procurares um VPN que utilize software, aplicável aos dispositivos (android, Windows, etc.), em vez de firmware especifico para routers. Por um lado, nos testes que tenho feito e outros que tenho visto, parece não afectar tanto em termos de limitar velocidades de acesso. Por outro lado, e desconhecendo os conhecimentos tecnológicos do teu sogro, tende a ser mais user friendly.

Ainda assim, o site: Flash Routers irá dar-te uma boa ideia de quais os routers que geralmente são utilizados para VPN.
Nota: Os preços já incluem o flash, daí os valores. É apenas para veres modelos indicados para a finalidade que procuras.
@ostracizado obrigado pelo feedback.

Acabou-se por ir para uma das soluções apontadas por ti. Mi stick (androidtv) com app dedicada da VPN.

Obrigado pela dica do site flash routers (desconhecia), pode dar jeito no futuro.

Cumps

Rodriguezz
 
Estava a usar normalmente a net e de repente fica extremamente lenta. Normalmente tenho 1mb up e 10.4 down. Agora no router aparece isto:
sIumqrq.png


Muito provavelmente houve uma avaria na linha?
 
Estava a usar normalmente a net e de repente fica extremamente lenta. Normalmente tenho 1mb up e 10.4 down. Agora no router aparece isto:
sIumqrq.png


Muito provavelmente houve uma avaria na linha?
Clica em ver mais e põe depois a imagem.. Assim não se consegue ver ao detalhe os pormenores todos dos valores
 
Liga para o 16209, essa linha deveria dar mais, embora a margem SN esteja na pele do limite, com essa atenuação deveria de dar mais..pode ter sido problema exterior.. eu penso que o 16209 é grátis em rede Meo, mas alguém que confirme, já não sou cliente dessa operadora a alguns anos
 
Liga para o 16209, essa linha deveria dar mais, embora a margem SN esteja na pele do limite, com essa atenuação deveria de dar mais..pode ter sido problema exterior.. eu penso que o 16209 é grátis em rede Meo, mas alguém que confirme, já não sou cliente dessa operadora a alguns anos
Normalmente costumo ter: Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 12.287.
De um momento para o outro ficou assim super baixa.
Vou ligar para ver o que se passa.
Obrigado
 
Liguei para la e ja resolvi a situaçao.
Costumava ter 10.4 down e agora tenho 14 down, melhorou bastante.
Os valores ficaram assim:

F47ypmb.png
Ficaste com 16Mbps, mas como desconta cerca de 10% de overhead, é normal que em termos de velocidades reais só consigas velocidades na ordem dos 14Mbps...

Podes visualizar a atenuação vs velocidade neste gráfico:
Chart-adsl-adsl2-speed-versus-line-loss.png


Ou então usando esta calculadora:
https://www.speedguide.net/dsl_speed_calc.php

Com essa atenuação até deverias de conseguir 18Mbps (segundo a calculadora anterior), mas como nem tudo é perfeito, não está má essa velocidade...

Eu vivo com 7Mbps síncronos no meu router... Velocidades reais de +/- 6Mbps...
 
Malta, onde vocês vêm isso da ligação DSL? Também gostava de ver se os valores prestados pela MEO na minha zona correspondem. Costumo ter cerca de 5 Mbps / 0.80 ( Download / Upload ) No entanto, nos últimos meses tem estado pior e com bastantes quedas frequentes.
 
Malta, onde vocês vêm isso da ligação DSL? Também gostava de ver se os valores prestados pela MEO na minha zona correspondem. Costumo ter cerca de 5 Mbps / 0.80 ( Download / Upload ) No entanto, nos últimos meses tem estado pior e com bastantes quedas frequentes.
No browser coloca 192.168.1.254, aí consegues aceder a esses valores
 
Back
Topo