Tópico Oficial MEO ADSL

O'brien

Power Member
Um bocado exagerado, não? O ADSL só fica atrás da fibra e do cabo. Não considero o 4G superior ao ADSL, exceto na velocidade de upload. Se a PT tivesse seguido o plano original para o MEO, hoje o ADSL teria sido substituído pelo VDSL e VDSL2, onde até 1 km da central consegues velocidades decentes para 2021.
Mas a PT decidiu dar o salto para a fibra, o que como solução a longo prazo, foi a opção acertada.
Podes ver nesses gráficos as velocidades para o VDSL e VDSL 2.
FTTC-speed-chart-2.png

fig8_Study_NGN_Feb2011.png

os cabos ADSL espalhados pelo país
Os cabos de ADSL não servem só para Internet.

devia ser exigida a retirada dos mesmos..
E quem é que paga?

Vacuum

Power Member
Um serviço de telefone fixo por 4G, na realidade é um falso telefone fixo, não passa de um telemóvel a que é atribuído um número começado por 2.
Além disso ainda há muita maquinaria que necessita de um verdadeiro telefone fixo (máquinas de envio de dados, alguns terminais pagamento, rdis, fax...)

O'brien

Power Member
Ora pois, mas se existisse vontade podia-se começar a substituir essa malta por fixo 4G. Mas vontade é algo que à Altice não assiste.
Eu não sei até que ponto isso seria boa ideia, até por há zonas que não têm cobertura 4G. Vou dar um exemplo: na casa dos meus avós — antiga, com parede em pedra — no andar debaixo não há praticamente sinal 4G. Só no primeiro piso e em certas zonas é que há sinal 4G com boa qualidade. O mesmo para o 2G e o 3G: para fazer chamadas tem-se que ir para fora de casa para conseguir telefonar com o mínimo de qualidade.

Daí eu achar que não se irá tirar o cobre tão cedo. Contudo, poderei estar engano.

Boas pessoal,
Li algures que a MEO vai desistir do serviço adsl até ao final deste ano. Será verdade? Se sim, os atuais adsl passam para satélite ou avançam para fibra?

carlos.fcpb

Power Member
Boas pessoal,
Li algures que a MEO vai desistir do serviço adsl até ao final deste ano. Será verdade? Se sim, os atuais adsl passam para satélite ou avançam para fibra?

Da última vez que li em notícias, o ADSL seria desligado em 2025 no máximo.

A MEO já não disponibiliza comercialmente Internet por ADSL para os pacotes Satélites, desde há uns 2 meses. Pelo menos foi quando fui ver...

Se acontecesse alguma coisa, os atuais clientes ADSL da MEO, mudar-se-iam para o 4G, podendo desistirem do contrato, pois não foi a tecnologia contratada no início do contrato.

AJ67

Power Member
Eu não sei até que ponto isso seria boa ideia, até por há zonas que não têm cobertura 4G. Vou dar um exemplo: na casa dos meus avós — antiga, com parede em pedra — no andar debaixo não há praticamente sinal 4G. Só no primeiro piso e em certas zonas é que há sinal 4G com boa qualidade. O mesmo para o 2G e o 3G: para fazer chamadas tem-se que ir para fora de casa para conseguir telefonar com o mínimo de qualidade.

Daí eu achar que não se irá tirar o cobre tão cedo. Contudo, poderei estar engano.
os telefones atualmente utilizados para o serviço"fixo" são telefones 2G GSM.

AJ67

Power Member
As novas instalações?
A meo já não instala linhas de cobre so para telefone fixo, só quando o cliente quiser o serviço 2P ou 3P, telefone e internet ou telefone internet e televisão, se um cliente quiser só telefone fixo e não tem cobertura fibra, nesse caso é utilizado o serviço fixo via GSM 2G, os telefones "telemoveis" utilizados são só 2G.

O'brien

Power Member
@AJ67 certo, mas os clientes que ainda têm telefone fixo através de linhas de cobre ainda mantêm esse sistema. Os meus avós só têm telefone fixo e é por linhas de cobre. Era o que eu estava a dizer ao outro user: que as linhas de cobre além do adsl também servem para telefone fixo.

AJ67

Power Member
@AJ67 certo, mas os clientes que ainda têm telefone fixo através de linhas de cobre ainda mantêm esse sistema. Os meus avós só têm telefone fixo e é por linhas de cobre. Era o que eu estava a dizer ao outro user: que as linhas de cobre além do adsl também servem para telefone fixo.
sim, quem já tem ,continua a ter, falo de novos contratos.

Da última vez que li em notícias, o ADSL seria desligado em 2025 no máximo.

A MEO já não disponibiliza comercialmente Internet por ADSL para os pacotes Satélites, desde há uns 2 meses. Pelo menos foi quando fui ver...

Se acontecesse alguma coisa, os atuais clientes ADSL da MEO, mudar-se-iam para o 4G, podendo desistirem do contrato, pois não foi a tecnologia contratada no início do contrato.
Mas até 2025 é uma vergonha para a altice ou outra operadora não ter fibra na minha zona. Sei que resido numa freguesia de Celorico de Basto e que tenho adsl ha quase 10 anos. Se até agora a meo forneceu adsl este tempo todo é porque tem condições para fibrar no futuro. Mas claro, isto sou eu a pensar🤔

carlos.fcpb

Power Member
Mas até 2025 é uma vergonha para a altice ou outra operadora não ter fibra na minha zona. Sei que resido numa freguesia de Celorico de Basto e que tenho adsl ha quase 10 anos. Se até agora a meo forneceu adsl este tempo todo é porque tem condições para fibrar no futuro. Mas claro, isto sou eu a pensar🤔

No meu caso, se tudo correr bem, será até finais de 2022 que terei fibra da MEO.

Cá estarei à espera... Se não o fizeres, adiro aos pacotes 3P da NOS Satélite que já devem de ter 5G a nível de Internet.

CS-TOD

Colaborador
Staff
Se virem este meu post no tópico de preços percebem que a política do MEO com o ADSL está a mudar, pela primeira vez as novas adesões a pacotes ADSL não vão ter ofertas de adesão. Não me lembro de isto ter acontecido antes.
Alterações nos pacotes a partir de hoje, há algumas reduções de preços (o que não é comum acontecer), mas há outras alterações:
- Termina o upgrade de 200Mb para 500Mb;
- Prolongada a oferta da box Android TV até 31 de maio (atenção, Netflix ainda não disponível nesta box...);
- Box adicional Android TV por 2,99€, em vez de 4,99€;
- Descontinuados os pacotes de 100Mb, incluindo o M4 CSE 100Mb de 40,99€.

As alterações (fim dos pacotes de 100Mb) também se aplicam às parcerias.

O site do MEO já foi atualizado, com um rebranding na imagem dos pacotes: Pacotes TV Net Voz Móvel - Fibra | MEO

FIBRA
WtY7mhS.png

ADSL
shrIody.png

No meu caso, se tudo correr bem, será até finais de 2022 que terei fibra da MEO.

Cá estarei à espera... Se não o fizeres, adiro aos pacotes 3P da NOS Satélite que já devem de ter 5G a nível de Internet.
No meu caso o 4g chega só para ter 2 a 3mb. E foi só agora, pois antes nem 3g. Agora, já colocaram uma antena na minha freguesia para o 4g. Conclusão, nunca vou ter 5g nesta vida.
Se virem este meu post no tópico de preços percebem que a política do MEO com o ADSL está a mudar, pela primeira vez as novas adesões a pacotes ADSL não vão ter ofertas de adesão. Não me lembro de isto ter acontecido antes.
Pois, não tinha reparado. Isto quer dizer que adsl é para terminar... e a lógica é ir para o 4g. Embora ache que quem teve capacidade para adsl, pode perfeitamente ir para fibra. Num perímetro de 2km temos fibra, e segundo consta houve um protocolo assinado entre a altice e a junta para a colocação de uma antena e colocar fibra. O problema é que essa fibra não vai chegar a toda a freguesia... mas como tenho adsl, sou cliente meo ha 12 anos, possivelmente pode ajudar... não sei.