Se implementassem aqui o VDSL2, apenas uma pequena minoria o usaria, porque para isso os clientes tinham que estar a menos de 1,5KM da central.
No meu caso, estou a 3,7KM da central, e com o router de treta da MEO, só apanhava 6Mbps. Com um outro router que se avariou, conseguia 8Mbps.
Sei que há vários routers no mercado, como os ASUS, em que permitem ajustar o SNR como dizes, e que até permitem uma velocidade um pouco melhor do que nos routers convencionais que os ISP fornecem.
Com o VDSL2, a MEO ficava a perder na base de dados de clientes, porque simplesmente, não conseguiriam chegar a todos os clientes, pelo motivo da distância ser demasiado elevada, em que a velocidade quase se igualava à do ADSL2+, a partir dos 1,5KM de distância da central.
Para a MEO, a tecnologia DSL está completamente obsoleta, mas num país em que tenha bastantes centrais próximas de vários clientes, não é uma má ideia fazer um upgrade para o VDSL2, dado que poupam na construção de uma infraestrutura de raíz, etc.
No caso dos operadores nacionais, foi bom em começarem a construção de uma rede de Fibra desde cedo, dado que aproveitaram os fundos europeus para a construção de fibra nas zonas rurais e remotas. Não faria sentido a MEO investir mais na tecnologia DSL, porque simplesmente iria desperdiçar dinheiro que poderia ser aproveitado na construção de mais Fibra Óptica.
No caso de Portugal, desde meados de 2011 que assistimos à implementação da rede de Fibra Óptica por parte de vários operadores! Mas atenção que já passaram quase 12 anos, logo é normal, que num país com a dimensão de Portugal, seja possível já obtermos bons resultados, através da implementação da Fibra que começou desde cedo.