Tópico Oficial MEO Fibra Optica

Sim, tanto a placa de rede do PC ou telemovel ou ps4 pro são compatíveis com os 5 GhZ isto no wifi por isso meti esta cápsula mas tou a ver que vou ter que ligar porque por escrito nada feito.

Mas por wireless via 5Ghz o máximo que terás será 500Mbps.. por cabo depende do do Processador e disco que tenhas é que podes ter os 940Mbps, muita gente pensa que basta ter uma placa de rede gigabit e siga, mas as vezes tem-se só 600/700/800 e não chega ao máximo, mas se tiveres um bom SSD atingues os 940Mbps na boa.
 
Mas por wireless via 5Ghz o máximo que terás será 500Mbps.. por cabo depende do do Processador e disco que tenhas é que podes ter os 940Mbps, muita gente pensa que basta ter uma placa de rede gigabit e siga, mas as vezes tem-se só 600/700/800 e não chega ao máximo, mas se tiveres um bom SSD atingues os 940Mbps na boa.

Penso que sim o meu PC é de 2013 mas o meu SSD é um SSD 2.5P ADATA SP900 256GB SATA3 550/530MB/S e o processador é um i7 3770K com 16GB de ram.

Entretanto já me ligaram a informar que o processo de troca de router demora mas confirmaram que é para ser trocado.
 
Preciso de ajuda. Tenho estado a ler como é que as ligações Meo Fibra podem ficar incorporando um segundo router daqueles ASUS compatíveis com MEO, mas não estou a perceber como o fazer face à configuração que tenho.

Actualmente tenho NOS e tenho a box na sala no r/c e o router no andar de cima, sendo que tenho o splitter junto à porta da rua. Toda a cablagem passa pela parede e tenho mais 3 TV extra com rf.

Se mudar para MEO dá para manter a configuração actual sem andar a fazer passagem de cabos por fora da parede? E vou ter canais digitais sem box nas outras TV?

Querendo acrescentar um outro router (ASUS) estive a ler e tenho de ligar o ONT ao ASUS e o ASUS ao router MEO, mas como é que posso fazer isso mantendo a localização de todos os aparelhos? Ligo o novo router ao ONT junto ao splitter ou ligo o novo router no andar de cima via a tomada de internet e junto ao router MEO? Desculpem lá o testamento e as perguntas básicas, mas não percebo nada de redes e gostaria de ter uma perspectiva do que me pode acontecer.

o serviço NOS é diferente da meo e vodafone
sendo por fibra o sinal chega a tua casa por ibra optica, ligada a uma pequena caixa do qual liga ao ONT, do ONT sai a ligação antena que liga à destribuição da casa e o cabo rede para ligar ao router que escolheres, se for o asus, depois precisar sair um cabo adicional para o da meo, caso queiras ter o telefone a funcionar, senao fica apenas o asus.
recomendo na instalação colocar cabos rede do router para os pcs em casa e para cada uma das box para nao ter problemas(melhor a mais que fazer falta)
 
o serviço NOS é diferente da meo e vodafone
sendo por fibra o sinal chega a tua casa por ibra optica, ligada a uma pequena caixa do qual liga ao ONT, do ONT sai a ligação antena que liga à destribuição da casa e o cabo rede para ligar ao router que escolheres, se for o asus, depois precisar sair um cabo adicional para o da meo, caso queiras ter o telefone a funcionar, senao fica apenas o asus.
recomendo na instalação colocar cabos rede do router para os pcs em casa e para cada uma das box para nao ter problemas(melhor a mais que fazer falta)

Então as interactividades da box ficam disponíveis mesmo que o router não seja o da MEO? Usando só o ASUS só perderia o telefone fixo?
 
Boas pessoal! Tenho atualmente 400 mb de net e já fiz vários testes e nunca passa dos 100 mb ! Qual será o problema? Utilizo um cabo para ligar ao computador e as velocidades estão muito baixas, não deveriam rondar os 400 mb contratados? *
 
Boas pessoal! Tenho atualmente 400 mb de net e já fiz vários testes e nunca passa dos 100 mb ! Qual será o problema? Utilizo um cabo para ligar ao computador e as velocidades estão muito baixas, não deveriam rondar os 400 mb contratados? *

O teu PC tem de ter uma porta Gigabit bem como o cabo de rede deve estar ligado à porta Gigabit do router. So assim consegues ter mais de 100Mbps
 
O Router da Meo é o único a atribuir IP's, portanto as boxes estão na mesma gama. A box principal com 192.168.1.65 e a box secundária com 192.168.1.67.

O switch é um smart switch (Netgear GS108T V2) e tem IGMP.
Como o switch está ao lado da 2ª box, já experimentei ligar a 2ª box diretamente ao Router da Meo e o problema manteve-se (mesmo desligando as 2 boxes e ligando a principal primeiro).
E pelo facto de ao ter o telemóvel ligado ao Router Meo por wifi e não conseguir "ver" a box principal com a app Meo Remote faz-me crer que o switch não é o culpado.

Sobra o AP que tenho ligado entre o Router Meo e a box principal.
Falta-me só testar a box principal ligada diretamente ao Router Meo. Vai ser fácil testar já que a box está ao lado do AP (Asus AC87U em modo AP), o problema é que tenho sempre gente agarrada à tv... por isso talvez só no fim de semana consiga esclarecer.
Só podes ter o AP a dar IPs..... tem de ser isso
 
Boas pessoal! Tenho atualmente 400 mb de net e já fiz vários testes e nunca passa dos 100 mb ! Qual será o problema? Utilizo um cabo para ligar ao computador e as velocidades estão muito baixas, não deveriam rondar os 400 mb contratados? *

Primeiro verifica se não é nada do teu lado:
  • Router com portas Gigabit (o v3 só tem uma , o v2 são todas )
  • PC com porta Gigabit
  • Cabo de rede cat5e ou superior (eu uso cat 6 em tudo) , já agora verifica tambem o cabo que colocaram entre o ONT e o router , o circuito todo desde a fibra (ONT) até ao pc tem de passar por cat5e ou superior.
  • Nas propriedades da tua ligação no windows (Ligação de Área Local) o campo velocidade está a 1.0 Gbps? (uma vez o meu passou para 100 sem dar por isso e estava na mesma situação que tu)
 
Boa noite. Não sou muito entendido no assunto. Como posso ver isso? Ou como posso fazer para apanhar também os 100 por wireless? Desde já muito obrigado.

Não precisas de ser muito entendido nisso...
Basta ver 2 coisas

Se apenas tens menos de 60MB por wireless do teu serviço de internet estás a usar rede 2,4Ghz
Se tiveres mais de 60MB por wireless estás a usar rede 5Ghz
Atenção que para teres e usares rede 5Ghz necessitas que o teu router/modem seja compatível com esta norma ;)
 
Boa noite. Não sou muito entendido no assunto. Como posso ver isso? Ou como posso fazer para apanhar também os 100 por wireless? Desde já muito obrigado.

O TG784n v3 em teoria dá no máximo 300Mb por wireless, norma 802.11n na frequência 2.4 GHz utilizando canais de 40 MHz

Podes ver as specs aqui:
http://www.speedguide.net/routers/technicolor-thomson-tg784n-v3-wireless-n-adsl2-3077

Na prática é um router bem comportado/configurado pelo operador para não chatear os vizinhos, ou seja só utiliza canais de 20MHz o que limita a largura de banda máxima (velocidade) a 144.4 Mb

Para evitar interferências causadas por obstáculos à propagação do sinal não utiliza SGI (Short Guard Interval) o que limita a velocidade a 130 Mb

No entanto para atingir os 130 Mb tem de utilizar 2 streams (muitos telemóveis / computadores portáteis só suportam 1 stream)

Assim só podem alcançar no máximo metade desse valor, ou seja 65 Mbits (teóricos)

Na prática há vários aparelhos electrónicos a interferirem com o router, por exemplo o telefone sem fios da MEO, os telefones sem fios dos vizinhos, os routers dos vizinhos, auriculares ou colunas Bluetooth,e até os Microondas mais mal isolados podem interferir no WiFi.

Portanto ter apenas 50 Mbits por wireless é "normal"


Acedendo à pagina de administração do router, no separador rede doméstica / interfaces e clicando em WLAN: MEO-XXXXXXX e depois em Análise de equipamentos da rede Wi-Fi vês os dispositivos ligados por wifi, clicando num deles vais ver os detalhes. No campo compatibilidade vai aparecer algo do género "802.11n 1x1 ..." aí vês o numero de streams.

Espero ter ajudado.
 
O TG784n v3 em teoria dá no máximo 300Mb por wireless, norma 802.11n na frequência 2.4 GHz utilizando canais de 40 MHz

Podes ver as specs aqui:
http://www.speedguide.net/routers/technicolor-thomson-tg784n-v3-wireless-n-adsl2-3077

Na prática é um router bem comportado/configurado pelo operador para não chatear os vizinhos, ou seja só utiliza canais de 20MHz o que limita a largura de banda máxima (velocidade) a 144.4 Mb

Para evitar interferências causadas por obstáculos à propagação do sinal não utiliza SGI (Short Guard Interval) o que limita a velocidade a 130 Mb

No entanto para atingir os 130 Mb tem de utilizar 2 streams (muitos telemóveis / computadores portáteis só suportam 1 stream)

Assim só podem alcançar no máximo metade desse valor, ou seja 65 Mbits (teóricos)

Na prática há vários aparelhos electrónicos a interferirem com o router, por exemplo o telefone sem fios da MEO, os telefones sem fios dos vizinhos, os routers dos vizinhos, auriculares ou colunas Bluetooth,e até os Microondas mais mal isolados podem interferir no WiFi.

Portanto ter apenas 50 Mbits por wireless é "normal"


Acedendo à pagina de administração do router, no separador rede doméstica / interfaces e clicando em WLAN: MEO-XXXXXXX e depois em Análise de equipamentos da rede Wi-Fi vês os dispositivos ligados por wifi, clicando num deles vais ver os detalhes. No campo compatibilidade vai aparecer algo do género "802.11n 1x1 ..." aí vês o numero de streams.

Espero ter ajudado.

O novo router da MEO o AC suporte ligações wireless até 5Ghz
 
Pessoal qual é a vossa versão ROM e MEOBOX? As minhas são:
Versão ROM: 2.9101
Versão MEOBox: 2.7.98900.11 (BETA)

A minha é a Motorola VIP2262E V2 / 405.

Versão ROM: 2.7833
Versão MEOBox: 2.4.(...).86

Não sei como é que isso funciona, mas se calhar modelos diferentes, têm versões diferentes.

Já agora, qual é a diferença entre ROM e MEOBox? xD
 
Back
Topo