A provedoria não faz nada... não há aquele "interesse" como existe na vodafone por este tipo de coisas, seja rotas, bufferbloat, etc.
Se lhes disseres que só consegues ver uma stream (exemplo) a 720p, eles ainda se riem é de ti. É do estilo: "a página abre não abre?"; "o video está a reproduzir não está?"; etc, então está tudo bem.
E isso de não terem queixas é mesmo a desculpa de desinteressados na qualidade do seu serviço. Eles têm a plataforma deles, e sabem perfeitamente que esta arrebenta a determinadas horas/dias, etc e nada fazem para culmatar este problema.
Para mim, isto é tudo uma questão de politica de empresa, a MEO tem problemas na rede que o comum utilizador não nota nem se incomoda, nem vêm a diferença de 720p para 1080p por exemplo e a verdade é que a maioria dos clientes são assim. A minoria dos clientes exigentes a nível de internet lixa-se porque eles devem entender que não vale a pena investir na rede para os satisfazer, nem sequer ter um departamento que analise casos mais complexos e específicos.
Ao invés da Vodafone que se for comunicado um problema muito especifico eles passam á engenharia que inclusivamente se justificar contactam directamente o cliente a dar explicações "mais técnicas se for preciso", isso já me aconteceu.
Ao contrario do que dizes, a provedoria da MEO a mim já me resolveu muitas coisas, no entanto problemas "mascarados" da rede eles com certeza que se descartam e o mais provável é terem ordens internas para ignorar esse tipo de problemas porque a engenharia sabe que não os resolve facilmente.