Tópico Oficial MEO Fibra Optica

Com certeza coincidência estar a haver um jogo de futebol de um dos três grandes...

Não concordo.

Há 3~4 semanas que diariamente entre as 20/21 passo a ter latências enormes para internacional e Vodafone.

Aparentemente coincide com a % de tráfego da Cprm passar os 50%.

Vodafone 15ms -> 60ms
Uk (eukhost) 39ms -> 100ms
Ams 39ms -> 70ms

Não concordo.

Há 3~4 semanas que diariamente entre as 20/21 passo a ter latências enormes para internacional e Vodafone.

Aparentemente coincide com a % de tráfego da Cprm passar os 50%.

Vodafone 15ms -> 60ms
Uk (eukhost) 39ms -> 100ms
Ams 39ms -> 70ms
Exatamente o que acontece aqui, mas posso acrescentar que para os servidores da meo gaia e a msma coisa, chega aos 70ms e velocidades de 50 80 mbps instáveis.

Infelizmente é assim
O prime-time de ontem ...

O prime-time dos últimos 30 dias...

Outra que ainda gostava de perceber é, para que serve a tabela de latências CPRM pública, se as latências são medidas a partir de locais que não estão a ser abrangidos por traffic shaping ?

Traffic Shapping vai haver sempre... e é em todos os operadores. Num jogo de futebol por exemplo o consumo é demasiado elevado.
Os streamings ativos são exemplo disso.
Não esquecer também os "gratuitos" que são imensos.... 😁

A Vodafone e Nos nem disponibilizam publicamente esta informação.
E desde quando o ping é objecto de traffic shapping?

O traffic shaping aplica-se.... ao tráfego. O ping é trafego ICMP e portanto igualmente alvo de regras de gestão para garantias de QoS/QoE pelo ISP.

Aparentemente a MEO está a aplicar traffic shaping quando o backbone CPRM ultrapassa os 50% de capacidade, pelo menos comigo costuma bater certo com esses valores.
Possivelmente há trafego ao qual passam a dar mais prioridade (empresas, serviços MEO, IPTV MEO, VoIP MEO, etc...) e o trafego do comum cliente passa a ser secundário.
Daí que quando chegamos à prime-time entre as 20:00~23:00 há tanto trafego que a CPRM começa a passar as nossas ligações residenciais para 2º plano e começamos a ter pings altos, velocidades mais baixas, latências em jogos online, serviços não-MEO lentos, rotas internacionais a fraquejar, etc, de forma a não alterar as condições de serviços prioritários.

Boa tarde a todos.
Tenho um serviço 500/100 com o fibergateway WiFi 5. Estou insatisfeito com o serviço desde a atualização que tirou a opção dos 160MHz.
Alguém sabe como se faz para mudar o router para o fibergateway WiFi 6?? Mas não quero pagar mais ainda, já não pago pouco mensalmente.
Obrigado, cumprimentos.

Boa tarde a todos.
Tenho um serviço 500/100 com o fibergateway WiFi 5. Estou insatisfeito com o serviço desde a atualização que tirou a opção dos 160MHz.
Alguém sabe como se faz para mudar o router para o fibergateway WiFi 6?? Mas não quero pagar mais ainda, já não pago pouco mensalmente.
Obrigado, cumprimentos.

Tens de pagar a mensalidade + deslocação técnica.

Em alternativa é queixares-te bastante do atual router e comprovares essa insatisfação. Já aconteceram casos de troca gratuita pelo FGW Wifi 6 mas contam-se pelos nrº's de dedos de uma mão.

Nota: no FGW Wifi 6 penso que também não terás a opção dos 160Mhz, mas corrijam-me se estiver enganado.

Nota: no FGW Wifi 6 penso que também não terás a opção dos 160Mhz, mas corrijam-me se estiver enganado.
Tenho o router Wifi 6 e os 160 MHz continuam disponíveis nas configurações, fica um teste em 160 MHz feito agora:
5NBDO3y.jpg

Boas.

Sabem dizer-me se é necessário mexer nas configurações do FiberGateway GR141DG para melhorar a qualidade do serviço? Por exemplo em relação à questão das redes 2,4/5 que no meu caso estão juntas numa só, será necessário ou será melhor separá-las e isso melhora a qualidade do serviço? Ou também se convém alterar algum canal ou frequência das redes. Tenho o extensor MEO em casa também e a aplicação SmartWifi.

Pergunto pois por Wi-Fi noto que as velocidades não ultrapassam os 650/700 mesmo junto ao router, seja que equipamento for. E também quando estou a uns metros do router, por exemplo lá fora, só apanho 1 traço e quase que nenhum.

Boas.

Sabem dizer-me se é necessário mexer nas configurações do FiberGateway GR141DG para melhorar a qualidade do serviço? Por exemplo em relação à questão das redes 2,4/5 que no meu caso estão juntas numa só, será necessário ou será melhor separá-las e isso melhora a qualidade do serviço? Ou também se convém alterar algum canal ou frequência das redes. Tenho o extensor MEO em casa também e a aplicação SmartWifi.

Pergunto pois por Wi-Fi noto que as velocidades não ultrapassam os 650/700 mesmo junto ao router, seja que equipamento for. E também quando estou a uns metros do router, por exemplo lá fora, só apanho 1 traço e quase que nenhum.
Se tens o extensor da MEO não podes ter as redes separadas.

Se tens o extensor da MEO não podes ter as redes separadas.

Tenho, tenho aquele extensor da MEO que ofereceram na adesão na altura, supostamente com Wi-Fi 6 tal como o próprio router. Mas não dá mesmo para separar? Em relação ao resto, já andei a mexer no router e coloquei na rede 2,4 (20/40) e na de 5 (20/40/80/160). Em relação aos canais quais recomendam colocar caso meta em manual? Neste momento tenho o canal 6 para 2,4 e o canal 100 para 5. Mas sinceramente tenho os mesmos valores de velocidade, nada mudou.

Vivo num meio pequeno, praticamente no campo. Existem aqui apenas 2 vizinhos com Net, pelo menos que eu saiba e que eu apanhe na minha casa. Segundo também os testes através do router na secção vizinhos e ruído. Parece que usam o canal 1 e outro o 6. Mas só parecem ter 2,4, nada de 5GHz.

Última edição:
Tenho, tenho aquele extensor da MEO que ofereceram na adesão na altura, supostamente com Wi-Fi 6 tal como o próprio router. Mas não dá mesmo para separar? Em relação ao resto, já andei a mexer no router e coloquei na rede 2,4 (20/40) e na de 5 (60/80/160). Em relação aos canais quais recomendam colocar caso meta em manual? Neste momento tenho o canal 6 para 2,4 e o canal 100 para 5. Mas sinceramente tenho os mesmos valores de velocidade, nada mudou.
Honestamente deixava isso em auto, nunca tive que mexer nos canais. Não podes separar as redes, senão julgo eu o mesh deixava de fazer sentido.

Back