1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Tópico Oficial MEO Fibra Optica

Discussão em 'Altice (MEO, TMN, PT)' iniciada por JPgod, 15 de Maio de 2009. (Respostas: 29518; Visualizações: 2579227)

1. piurso

piurso Power Member

Não estou a ver qual é o enquadramento desta discussão do interlacing/1080i/1080p aqui no tópico sobre fibra óptica. Sugiro a criação de um tópico e que a discussão/duelo continue lá.

2. fadeout

fadeout Power Member

Não sei qual é a piada. O que ele disse está correcto. Um frame (interlaçado obviamente) é composto por 2 quadros, campos, fields, o qe lhe quiseres chamar e a diferença de tempo em que são carregados é tão insignificante que só mesmo por teimosia é que podes associar a resolução de um dos campos à resolução da imagem. O facto de teres dois campos com 540 pixeis faz com que a resolução final seja de 1080.

3. Quiker

Quiker Power Member

Queres então com isso dizer que a diferença entre 1080i e 1080p é praticamente nula? Olha que já vi com os dois e mesmo com um bom deinterlace nota-se a diferença... especialmente em imagens movimentadas pode-se ver artefactos.

4. strikereg

strikereg Power Member

Não é nula porque como normalmente se filmam imagens em movimento, os dois campos que vão formar a imagem final vão ser apanhados em momentos diferentes do tempo. Por esta razão, a imagem é filtrada para tentar eliminar as diferenças entre as linhas pares e ímpares, que não combinam perfeitamente umas com as outras, perdendo-se parte da resolução.

Mas numa imagem relativamente estática, a diferença entre 1080i e 1080p é de facto quase nula.

5. mBiT

mBiT Power Member

Obrigado :D

A questão é, para o comum dos mortais, que não tem dinheiro para comprar um LCD topo de gama (diga-se de dezenas de milhares de euros), ou que não tem equipamentos de leitura alta qualidade, a diferença entre 1080i ou 1080p praticamente não se nota... ou não?

ps: não existe nenhum topico com este assunto já em discussão?

6. Tafinho

Tafinho Power Member

A resolução final não é 1080, nem pouco mais ou menos.

Se usares sempre os termos ingleses, percebes o problema. Não existe "frame" e "quadro". São tudo "frames" ou "quadros".

Se agarrares numa imagem com linhas horizontais, com uma resolução igual a 1080 linhas, em que as linhas são brancas e pretas intercaladas, vês o problema. Mesmo com a imagem parada, acontece-te uma coisa bestial que é uma imagem cinzenta.
    Se por outro lado, essa imagem tiver 540 linhas brancas e pretas intercadas, então obterás uma imagem com 540 linhas brancas e pretas.

Estes são os testes mais básicos de análise de resolução óptica.

7. tuga-x

tuga-x Power Member

Desculpem a intromissão, mas 1080i numa imagem mais fluida (desporto, filmes de acção, etc) notar-se-á uma diferença significativa quando comparado com 1080p, ou qualquer que seja a resolução usada.

Posso não ter o conhecimento profundo de como tudo isto funciona, mas uma imagem Interlaçada contra a mesma imagem Progressiva nota-se sempre diferenças em imagens mais fluidas.

No fundo, é só disto que se trata, não vale a pena andarmos a bater com a cabeça uns nos outros, porque 1080i é melhor que uma imagem SD, mas 1080p é sempre melhor que 1080i (mesmo que a diferença seja mínima em imagens estáticas/paradas).

--EDIT
    Até há mesmo quem alegue que 1920x1080i é pior que 1280x720p, mas claro estou a falar em imagens fluidas.

Última edição: 18 de Maio de 2009
  8. strikereg

strikereg Power Member

Não querendo ser chato, mas, repetindo o que já disse, numa imagem de teste com campos de linhas pares com 540 linhas brancas e ímpares com 540 linhas pretas, um deinterlacing correcto mostra 1080 linhas alternadamente brancas e pretas.

Basta fazeres o teste tu mesmo ou leres qualquer review profissional a um televisor.

9. 4throck

4throck Power Member

A questão aqui é se confundem situações diferentes. A fonte original das imagens pode ser progressiva ou interlaçada. A forma como são transmitidas pode ser progressiva ou interlaçada. A forma como são mostradas, se considerarmos um LCD será progressiva. Pela combinação destas situações todos acabam por ter alguma razão.

Assim, e usando as conhecidas siglas:
    - 1080p24 / 1080p25 não sofre degradação ao passar para 1080i50 / 1080i60
    - 1080p24 / 1080p25 perde resolução ao passar para 720p50 / 720p60
    - 1080i50/ 1080i60 é semelhante na prática a 720p50 / 720p60, pois o ganho de resolução horizontal (1920 contra 1280) acarreta uma diminuição da vertical por causa do interlace (os tais 540 contra 720).

Portanto a fonte das duvidas é misturar fontes progressivas com fontes interlaçadas. Uma transmissão em interlace "suporta" imagens progressivas desde que o seu frame rate original seja igual ou inferior a metade do da transmissão (25p » 50i ou 24p » 60i). Não há nenhuma perda nem é preciso fazer nada à imagem para recuperar toda a informação original.

Espero ter ajudado ou pelo menos apontado direcções para pesquisarem sobre o tema.

10. Tafinho

Tafinho Power Member

Eu avisei que as coisas não eram simples como tu afirmavas.
    Só obtens 1080 linhas alternadamente brancas e pretas se não fizeres nenhum deinterlacing, como é trivial demonstrar.

11. CoisaX

CoisaX Power Member

Já alguém sabe ou "saberá", se existirá possibilidade de migração Meo Adsl -> Meo Fibra ( desde que tenha cobertura ) ? Ao preço que falam , quase justifica passar para o de 20 mbps....

Cumps

12. reefdiver

reefdiver Power Member

O meu código postal dá cobertura e penso que já andaram a instalar no meu prédio, se bem que não sei onde puseram a ciaxa preta...

Pelo que percebi no site da PT é possível migrar de ADSL MEO para Fibra MEO tal como é possível passar de Internet ADSL para Internet em fibra usando este serviço.

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Resta saber os custos e afins... Não aptecia pagar nada :D

14. mBiT

mBiT Power Member

Sim...

Assim como sapo/telepac > meo fibra/adsl

Se bem que isso nunca teve muito bem explicito nos sites (talvez só pela questão "posso manter o mail?")

15. strikereg

strikereg Power Member

Lá está, usas um conceito de deinterlacing diferente dos comuns mortais, por isso não vamos chegar a acordo, é melhor ficar por aqui ;)

16. fadeout

fadeout Power Member

Também já estou a ver que esta discussão sobre resoluções não vai levar a lado nenhum.

Em relação ao tópico, e admitindo desde já que sou um leigo em relação à técnologia de fibra óptica (conheco o conceito e vantagens gerais) gostava de saber ao certo quais são as principais "armas" para a venda deste serviço. É que sinceramente não vejo nenhuma vantagem "palpável" para migrar. Eu tenho meo 16 megas e ao migrar para o pacote de 20 megas fico com um aumento insignificante de 4 megas de download 1 mega de upload (que ainda assim me parece a única vantagem) e perco acesso a canais hd, perco acesso a canais que tenho neste momento e que vejo, perco as chamadas ilimitada a toda a hora (sim, eu sei que passa a ser para qualquer rede) e ainda fico com uma mensalidade mais elevada.
    Eu não estou a dizer que a infraestructura de fibra óptica não tem vantagens porque as tem obviamente. O que eu quero dizer é que em Portugal se tem este hábito de cobrar por um serviço baseado pura e simplesmente num técnologia, ou numa marca etc sem no fundo se oferecer algo real em troca. Estes pacotes do meo fibra parecem.me acentar simplesmente em marketing. No fundo não se oferecem realmente vantagens palpaveis ao consumidor. A não ser, claro, que estejemos a falar dos 100 megas. Aí sim existe uma vantagem óbvia. Mas comparando o serviço de 16 megas do meo com o de 20 do meo fibra as desvantagens parecem.me superar as vantagens.

17. tuga-x

tuga-x Power Member

Sim, de facto para além do aumento da largura de banda e talvez uma pequena melhoria na qualidade de imagem, não vejo grandes vantagens na migração para o pacote 20Mb porque de facto perde-se o acesso aos canais HD.

Mas isso é o reflexo da própria concorrência (Clix Fibra), pois não tem canais HD - pelo menos não tinha até há pouco tempo.

E ainda há outra questão que eu gostava de aqui falar.

Aparentemente, no meu prédio, a rede de FO presente pertence à Clix. Quererá isto dizer que eu nunca poderei ter MEO Fibra? Não estou a ver eles instalarem a sua rede de FO num prédio que já a tem! Não fazia sentido.

Poderá a PT alugar a rede de FO à Clix para poder ter clientes no meu prédio? Sinceramente, também não vejo isto a acontecer.

O que acham?

P.S. Fazendo o teste de cobertura no site do MEO Fibra diz-me que não estou ainda numa zona com FO

18. Depois de páginas sobre o 1080p e o 1080i, uma pergunta, já se sabe a lista dos canais que irão utilizar o RF Overlay, os canais que vão ser disponibilizados sobre o coaxial, os tais 48?

Cumps,

Skol

19. Genotropin

Genotropin Power Member

Alguém sabe se haverá oferta intremédia entre os 20Mbits e os 100Mbits?

É que comparativamente ao que tenho actualmente subscrito na Zon ainda fica uma diferença valente.
    Acho que uma oferta de 50Mbits em tudo igual à de 100Mbits mais mais barata tinha sido mais inteligente do que a oferta capada de 20Mbits por menos 15€...

Outra questão, existe algum desconto para colaboradores PT comunicações, salvo erro cartão "É PT", como existe para o Meo "normal"?

Obrigado.

20. rjcsc

rjcsc Power Member