Tópico Oficial MEO Fibra Optica

Na box Sofia o procedimento é um pouco diferente. Experimenta os seguintes passos, eu acho que ainda é assim:
- Desliga a box no botão traseiro;
- Assegura-te que não tens disco rígido*. Se tiveres, retira-o antes de passares para o passo seguinte;
- Coloca um clip ou algo parecido no botão reset, por trás da box, e mantém premido;
- Enquanto manténs o botão premido, liga a box no botão traseiro;
- Deixa o clip mais alguns segundos até os LED's piscarem com várias cores. Depois disso podes tirar o clip do botão reset;
- A box vai reinstalar o software.

* O disco rígido é este retângulo por baixo da box. Se a box for lisa por baixo, é porque não tem disco:
vozMGJT.jpg
 
Ou estou a fazer mal, ou não sei o que será, mas não faz reset. Só faz reboot!
Na box Sofia o procedimento é um pouco diferente. Experimenta os seguintes passos, eu acho que ainda é assim:
- Desliga a box no botão traseiro;
- Assegura-te que não tens disco rígido*. Se tiveres, retira-o antes de passares para o passo seguinte;
- Coloca um clip ou algo parecido no botão reset, por trás da box, e mantém premido;
- Enquanto manténs o botão premido, liga a box no botão traseiro;
- Deixa o clip mais alguns segundos até os LED's piscarem com várias cores. Depois disso podes tirar o clip do botão reset;
- A box vai reinstalar o software.

* O disco rígido é este retângulo por baixo da box. Se a box for lisa por baixo, é porque não tem disco:
vozMGJT.jpg

Tem o orifício de reset (R)

Eu tinha ideia mesmo na Sofia que era o mesmo procedimento das FHD.. mas experimentei na minha e realmente não aparece as roldanas dentadas..
 
Obrigado pela ajuda! Vou tentar descubrir o buraco da coisa, porque no sitio onde está e com o comprimento dos cabos a coisa vai ficar curta
 
Tem o orifício de reset (R)

Eu tinha ideia mesmo na Sofia que era o mesmo procedimento das FHD.. mas experimentei na minha e realmente não aparece as roldanas dentadas..

Fiz como indicado e nada. Fez reboot na mesma. Fiquei lá com uma agulha tipo meio minuto depois de ligar novamente a box e nada. Simplesmente reiniciou.
 
Estranho, tenho de experimentar na minha para ver se alterou com o último update. Posso também não ter explicado da melhor forma.
 
Fiz o reset conforme explicado por @CS-TOD e na minha "Sofia" alterou a versão da box que ainda estava 3.4 para a 3.5. É notória a melhoria da imagem na TV, mas notei que demora mais tempo a fazer a reinstalação do que na antiga box.
 
Fiz o reset conforme explicado por @CS-TOD e na minha "Sofia" alterou a versão da box que ainda estava 3.4 para a 3.5. É notória a melhoria da imagem na TV, mas notei que demora mais tempo a fazer a reinstalação do que na antiga box.
Eu desliguei. Meti uma agulha lá no buraco da traseira da box. Liguei com a agulha a empurrar a coisa para dentro na traseira da box. Esperei uns 20/30s, tirei a agulha e nada... Não percebo!
 
Experimenta deixar mais tempo. E certifica-te que a agulha está a pressionar o botão, é muito fácil ela deixar de pressionar e nem reparamos.
 
Eu fiz com um palito e tive de pressionar mesmo ao centro para apanhar o botão, se for mais para a direita ou esquerda não o prime. Depois de o estar a pressionar demorou a aparecerem todas as luzes, piscarem e apagarem, aí tirei o palito.
É demorada a reinstalação, até julguei que tinha dado cabo da box, pela demora a iniciar.
 
Ahahah sim, demora bastante tempo. Mas no teu caso teve também a instalação da versão 3.5, que inclui o Prime Video, pode ter sido por isso.
 
Já consegui! Está a decorrer o reset! Demorou sensívelmente um minuto até começarem a piscar as luzes, mas deu! A ver se resolve a situação dos soluços nos menus. Obrigado!

Edit: e curiosamente os soluços não passaram. Acontecem sobretudo no guia de TV. Como se não detectasse que carrego nas teclas. No resto não acontece.
 
Última edição:
Boas,
Tenho uma moradia bifamiliar, com 25 anos de idade e dividida em 4 partes (r/c e 1 andar com lado esquerdo e direito) que inclui uma antena fixa no telhado e 2 parabólicas fixas. Um sistema fechado com sinal misturado (central) donde saem 4 cabos coaxiais (um por cada um dos lados). Entrando pela chaminé que esta na parte traseira da casa, centrada entre o lado esquerdo e direito. Cada uma dessas saídas tem 3 a 4 tomadas em serie com tomadas de passagem e terminado com uma tomada terminal.
Agora pretendia reestruturar o sistema de TV, retirar as parabólicas que estão em desuso, cabos a mais e ligar um sistema de tv, net e voz. Simplesmente passar a fibra e ligar ao sistema antigo. Por exemplo ligar a fibra ao o Fibergateway, e usar um sistema Mesh. Se valera a pena ligar a saída coaxial do Fibergateway ao sistema (sao muitas as tomadas (12) mesmo que divididas em 4 partes)
Alguém ja teve esta experiencia? O que posso esperar da Meo? Tenho fibra perto, num poste mas há que fazer buracos, passar cabos e instalar novos equipamentos.
Alguém tem a experiencia com algo parecido ou saberá quais os procedimentos a fazer por partes dos Técnicos da Meo.
A propósito, saberão ate quanto, em distancia ou em tomadas, a saída coaxial tem sinal de qualidade sem percas de realçar e sem ter a necessidade de colocar um amplificador de sinal?
Instalação de um PDO? A moradia tem a possibilidade de instalar quatro linhas, e esta entre dois postes na rua a mais ou menos 15m de distancia. Será possível pedir a instalação de um PDO? Ou a visita de um técnico para analise da situação e estudar qual a melhor hipótese.
Obrigado
 
Boas,
Tenho uma moradia bifamiliar, com 25 anos de idade e dividida em 4 partes (r/c e 1 andar com lado esquerdo e direito) que inclui uma antena fixa no telhado e 2 parabólicas fixas. Um sistema fechado com sinal misturado (central) donde saem 4 cabos coaxiais (um por cada um dos lados). Entrando pela chaminé que esta na parte traseira da casa, centrada entre o lado esquerdo e direito. Cada uma dessas saídas tem 3 a 4 tomadas em serie com tomadas de passagem e terminado com uma tomada terminal.
Agora pretendia reestruturar o sistema de TV, retirar as parabólicas que estão em desuso, cabos a mais e ligar um sistema de tv, net e voz. Simplesmente passar a fibra e ligar ao sistema antigo. Por exemplo ligar a fibra ao o Fibergateway, e usar um sistema Mesh. Se valera a pena ligar a saída coaxial do Fibergateway ao sistema (sao muitas as tomadas (12) mesmo que divididas em 4 partes)
Alguém ja teve esta experiencia? O que posso esperar da Meo? Tenho fibra perto, num poste mas há que fazer buracos, passar cabos e instalar novos equipamentos.
Alguém tem a experiencia com algo parecido ou saberá quais os procedimentos a fazer por partes dos Técnicos da Meo.
A propósito, saberão ate quanto, em distancia ou em tomadas, a saída coaxial tem sinal de qualidade sem percas de realçar e sem ter a necessidade de colocar um amplificador de sinal?
Instalação de um PDO? A moradia tem a possibilidade de instalar quatro linhas, e esta entre dois postes na rua a mais ou menos 15m de distancia. Será possível pedir a instalação de um PDO? Ou a visita de um técnico para analise da situação e estudar qual a melhor hipótese.
Obrigado
Se tens pdo próximo num serviço residencial não te vão instalar um pdo em casa.

Do MEO podes esperar que te passem a fibra para dentro de casa e em principio fazem a ligação do rf há rede coaxial que tiveres (por exemplo usando uma das tomadas existentes que fique proxima do router).

Basicamente aproveitam o que tiveres feito na medida do possível.
 
Se tens pdo próximo num serviço residencial não te vão instalar um pdo em casa.

Do MEO podes esperar que te passem a fibra para dentro de casa e em principio fazem a ligação do rf há rede coaxial que tiveres (por exemplo usando uma das tomadas existentes que fique proxima do router).

Basicamente aproveitam o que tiveres feito na medida do possível.
Obrigado pela resposta!

No caso da ligacao a rede optica, saberas ate quando se tera um sinal de qualidade, seja em numero de tomadas e ou mesmo em metros? Seria melhor optar optar por sistema WIFI, e usar Box por esta via.

Do poste ira ligar a casa, nao sei se o poste tera um PDO, sao cerca de 15m. Vai haver a instalcao de uma linha, e nos tempos mais proximos uma segunda linha, se a primeira linha nao resolver todos os problemas em termo de qualidade de sinal
 
Obrigado pela resposta!

No caso da ligacao a rede optica, saberas ate quando se tera um sinal de qualidade, seja em numero de tomadas e ou mesmo em metros? Seria melhor optar optar por sistema WIFI, e usar Box por esta via.

Do poste ira ligar a casa, nao sei se o poste tera um PDO, sao cerca de 15m. Vai haver a instalcao de uma linha, e nos tempos mais proximos uma segunda linha, se a primeira linha nao resolver todos os problemas em termo de qualidade de sinal
A ligação óptica é só entre o pdo e o router e certamente esses 15 metros não são um problema. Dentro de casa as ligações às box são preferencialmente através de cabo de rede/Ethernet. Para as tvs sem box terás o sinal rf que será injectado na tua rede atual. O Wi-Fi tens o do router instalado que se for insuficiente terás que complementar equipamento teu (seja mesh, extensores simples, plc, etc).
 
@Eagle07
Não sei se as casas tem entradas independentes, nem sei que operador / serviços e boxes vais contratar,
mas o que podes tentar fazer e num ponto mais afastado de onde ficara o router ligado (e a injectar o sinal de tv na instalação existente), pores para num local mais afastado uma tv e pedires aos tecnicos para sintonizares, ou sintonizares tu, os canais.
e verificar o estado deles, nomeadamente a qualidade/intensidade dos mesmos...
pode ser necessario eles colocarem uma especie de banana nosa cabos de TV, que nao e nada mais do que um amplificador / filto de ruidos.

Suponho que a 25anos, nessa casa, a tubagem metida dentro da parede fosse tubos VD de 16, que com muita sorte, e muito lubrificante consegues aproveitar a tubagem/canalização, e se necessitares, claro, para passares um cabo de rede, para colocares um 2º router ou amplificador.

Se for tubagem rugosa, esquece... será de menor diametro...
So por curiosidade, se tiveres tomadas com ligação a terra efectivamente feira, a tubagem ja deve ser vd com diametro de 16.


Não sei como esta feito o esquema das antenas TV/TDT e parabolicas, mas sempre podes deixar a antena de TV normal...
provavelmente deves ter um aplificador deste genero ligado a uma tomada de energia:
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_932342-MLB40799334974_022020-O.webp

e se assim for, seria bom (e evitava perdas de sinal) que conseguisses ligar lá directamente o sinal a injectar vindo directamente do router.... porque senão vai-se perder e degradar o sinal quanto mais afastado estiver do ponto de injeccao.
ou então o router ficar num ponto central da casa, a injectar o sinal tambem num ponto mais central...
 
Obrigado pela resposta!

No caso da ligacao a rede optica, saberas ate quando se tera um sinal de qualidade, seja em numero de tomadas e ou mesmo em metros? Seria melhor optar optar por sistema WIFI, e usar Box por esta via.

Do poste ira ligar a casa, nao sei se o poste tera um PDO, sao cerca de 15m. Vai haver a instalcao de uma linha, e nos tempos mais proximos uma segunda linha, se a primeira linha nao resolver todos os problemas em termo de qualidade de sinal
não se preocupe com a qualidade do sinal óptico, será necessário muitos e muitos metros de fibra para reduzir a qualidade, e 15 m não é nada, tenho aqui vizinhos muito mais longe do pdo do que 15m, alguns mais de 50m, e não ha queixa, fibra não e como o cobre que é muito sensível a distâncias . Está a fazer uma tempestade num copo de água para nada ;-)
 
Back
Topo