Tópico Oficial MEO Fibra Optica

Por acaso falaram-me disso mas nem liguei porque como não utilizo o discord passou-me completamente*. Mas curiosamente entre as 20 e as 22h estava com a net bem lenta e até a jogar estava com um lag terrível. Agora faz sentido.

* Pelos vistos foi geral e não exclusivamente da MEO.
Boas, aqui no Porto pelo menos na NOS e na Vodafone, não se notou nada (tive colegas na MEO que usaram VPN para conseguir entrar).
Os colegas que tenho na MEO também confirmam que viram o famoso 100.127 no traceroute deles.

Uma cena que me esqueci de referir no post:
Em momento algum o looking glass da altice mostrou problemas em acessar nenhum dos IPs do Discord que não funcionavam.
BGP e rotas lá estava tudo certinho.

O facto de não aparecer no LG da CPRM deve ser por pertencer diretamente à rede de trânsito. Se a MEO bloquear aí, vai ter sérios problemas.
 
Hoje, por algumas horas, o Discord esteve down em Portugal. Não sei se isto foi exclusivo da MEO ou não.


Durante o problema, reparei que as rotas paravam em 100.127.0.1 e aí ficavam sem resposta.
O unico resultado relevante para este IP no google foi esta thread, visto que o mesmo IP foi visto nas rotas o ano passado, quando a Twitch foi bloqueada [neste post].


O Discord começou a ter problemas por volta das 8h30, e voltou às ~10h15, horários estranhamente coincidente com o jogo de hoje. Cada vez ha mais streams de jogos no Discord.

🤔
Por acaso falaram-me disso mas nem liguei porque como não utilizo o discord passou-me completamente*. Mas curiosamente entre as 20 e as 22h estava com a net bem lenta e até a jogar estava com um lag terrível. Agora faz sentido.

* Pelos vistos foi geral e não exclusivamente da MEO.
Uma cena que me esqueci de referir no post:
Em momento algum o looking glass da altice mostrou problemas em acessar nenhum dos IPs do Discord que não funcionavam.
BGP e rotas lá estava tudo certinho.
Pelo que se falou por aqui esse IP aparece quando não existe rota para um destino, é um IP da classe A mas privado de cada operador. Imaginem alguém cortar um cabo submarino dos USA, todos os sites alojados nos USA têm de apresentar esse IP se não existir uma rota secundária.
 
Pelo que se falou por aqui esse IP aparece quando não existe rota para um destino, é um IP da classe A mas privado de cada operador. Imaginem alguém cortar um cabo submarino dos USA, todos os sites alojados nos USA têm de apresentar esse IP se não existir uma rota secundária.
Boas, faz sentido
Mas porque então na rede residencial apareceu isso, mas nos testes com o LG da CPRM seguiu normalmente?
Pode ser algo isolado, lá isso é um facto.
 
Boas, faz sentido
Mas porque então na rede residencial apareceu isso, mas nos testes com o LG da CPRM seguiu normalmente?
Pode ser algo isolado, lá isso é um facto.
A cprm tem prioridade, tem mais rotas... Leva também os clientes empresariais.
Aliás esse IP é interno e pertence a uma cprm "nova" que nunca foi para a frente devido aos problemas que teve.

É engraçado que esse IP é comum em todas as operadoras, Meo, NOS, NOWO, Vodafone, ONI, AR Telecom, Claranet, entre outros ips...
Segundo a base de dados está em todos, principalmente reservado para os datacenters para quando não existem rotas.
O IP é sempre de uma firewall.

Hoje vai ser o meu último dia aqui, portanto vou deixar de saber algumas coisas e irei ser um cliente normal.
 
A cprm tem prioridade, tem mais rotas... Leva também os clientes empresariais.
Aliás esse IP é interno e pertence a uma cprm "nova" que nunca foi para a frente devido aos problemas que teve.

É engraçado que esse IP é comum em todas as operadoras, Meo, NOS, NOWO, Vodafone, ONI, AR Telecom, Claranet, entre outros ips...
Segundo a base de dados está em todos, principalmente reservado para os datacenters para quando não existem rotas.
O IP é sempre de uma firewall.

Hoje vai ser o meu último dia aqui, portanto vou deixar de saber algumas coisas e irei ser um cliente normal.
Correto, apenas achei estranho aparecer o 100.127.0.1 para supostamente apresentar "sem rota", porque esse IP está em reserva de CGNAT, que a MEO nos acessos fibra fixos não usa.
Mas fica agora a pergunta no ar: porque deitaram abaixo a rota?
Só iremos comprovar no próximo jogo a canal fechado na Eleven...
 
Correto, apenas achei estranho aparecer o 100.127.0.1 para supostamente apresentar "sem rota", porque esse IP está em reserva de CGNAT, que a MEO nos acessos fibra fixos não usa.
Mas fica agora a pergunta no ar: porque deitaram abaixo a rota?
Só iremos comprovar no próximo jogo a canal fechado na Eleven...
O IP e a máquina para onde vai garanto-te que está a funcionar. Até usa, mas não sei como.
A rota é definida por alguém mas também muitas estão em modo automático, é como os canais, normalmente são divididos por servidores Windows. Aliás a rede meo está 90% servidores Windows + Ciscos, o resto é huawei, ZTE, por aí fora
Em Picoas andam a mudar os antigos servidores para tiny servidores, também se podiam ter enganado e lá se vai a rota
 
Eles oferecem o cabo. Ás vezes um técnico mais simpático até deixa comprimento a mais. Vão fazer uma puxada desde o router até ao escritório. Se tiveres tubagens interiores podem passar por aí até ao escritório, em última instância colam o cabo pelo rodapé das paredes.

O cabo que costumam colocar é um CAT5e, que dá para velocidades até 1GB.
Aparentemente não conseguiu passar por dentro das tubagens porque bloqueia em qualquer lado, porém o cabo da fibra passa (entretanto o técnico danificou o cabo da fibra e teve de o substituir).

Por isso dado que a meo não se responsabiliza por isso, terei que chamar um eletricista ou então pensar numa solução mais simples e meter uma rede mesh.
 
Supondo que este valores de potência estão ok:
Potência ótica de receção
-14.412 dBm
Potência ótica de transmissão
2.688 dBm
Potência ótica CATV de receção
1.790 dBm

E que após reiniciar o FiberGateway a situação continua igual(e sim, estou ligado por cabo):
14379616546.png


Lá vou eu ter de perder uma tarde ao telefone, pelo menos posso pedir para me desligarem o WiFi do FG dado que o mesmo não me deixa fazer nada porque acha que está numa rede mesh...
 
Acho curioso algo que pensava de não afectar a fibra ótica.

De manhã tenho sempre quase as velocidades contratadas, depois a noite quebra muito a medida que a rede vai sendo usada por mais pessoas, a noite então cai muito.
 
Obrigado :)

Acabo por não perder muito ao ponto de perder performance nos meus dispositivos mas noto, de manhã consigo mais de 900 de download e depois ali a partir das 18 começa a cair, as 22/23 então não tiro mais de 600.

Mas 600 chega e sobra bem, quando tinha Nowo a essa hora tinha 10/20 e nem podia ver vídeos 4K no YouTube que paravam para recarregar, só podia ver 1080 ou 720 :)
 
Obrigado :)

Acabo por não perder muito ao ponto de perder performance nos meus dispositivos mas noto, de manhã consigo mais de 900 de download e depois ali a partir das 18 começa a cair, as 22/23 então não tiro mais de 600.

Mas 600 chega e sobra bem, quando tinha Nowo a essa hora tinha 10/20 e nem podia ver vídeos 4K no YouTube que paravam para recarregar, só podia ver 1080 ou 720 :)
Para isso mas te vale teres pacote 500Mbps poupas dinheiro e recebes o que pagas.
 
Boas.
Já é a segunda vez que noto nos últimos tempos, que a minha velocidade de repente fica bloqueada a metade do contratado.
No PC e ligado por cabo sempre tive os 500/100.

No entanto já é a segunda vez que me acontece, ir fazer um teste de velocidade e dar somente metade do contratado, vou ao router faço reset e volta tudo a normal.

Já aconteceu com alguém ?
 
Boas.
Já é a segunda vez que noto nos últimos tempos, que a minha velocidade de repente fica bloqueada a metade do contratado.
No PC e ligado por cabo sempre tive os 500/100.

No entanto já é a segunda vez que me acontece, ir fazer um teste de velocidade e dar somente metade do contratado, vou ao router faço reset e volta tudo a normal.

Já aconteceu com alguém ?
quando consegue metade, o computador deve liga ao wifi 2.4 Ghz, e quando consegue os 500 o computador liga ao wifi 5 Ghz.
 
Back
Topo