Tópico Oficial MEO Fibra Optica

Porque não será linha exclusiva empresarial, como referi há linhas exclusivas para empresas em que não ligam clientes particulares. Por vezes linhas que até são as próprias empresas que pagaram para as ter e daí que fiquem exclusivas para elas.
Foi feito exclusivamente para uma coloboradora da Altice empresas na altura e o marido têm uma empresa, isto ainda nem havia fibra da Meo para particulares na zona, só Vodafone. Sei quando me vieram instalar a Meo eu disse que o Pdo era empresarial e o técnico respondeu que isso não interessava para nada:D
 
Foi feito exclusivamente para uma coloboradora da Altice empresas na altura e o marido têm uma empresa, isto ainda nem havia fibra da Meo para particulares na zona, só Vodafone. Sei quando me vieram instalar a Meo eu disse que o Pdo era empresarial e o técnico respondeu que isso não interessava para nada:D
Depende de vários fatores, como disse há casos que são as próprias empresas que pagam a linha e como tal são livres de escolher se a mesma fica disponível para outras pessoas ou não.
 
Bom dia pessoal.
Tinha 500 /100 da meo.
Nunca tive qualquer problema.
Mudei ontem para 1gbit.
Mas não consigo passar dos 930 mb.
Sei que é já muito bom.
Mas pensei que em fibra seria fácil dar a banda toda.
Meu PC tem porta Ethernet 2.5 gb
 
Isso é normal esta a bater no limite das portas do Router.
Com os atuais equipamentos de operadora não vais passar disso por cabo de rede.
Em alguns casos é possível ek fazer mais por wifi, isto claro em condições ideais.
 
Bom dia pessoal.
Tinha 500 /100 da meo.
Nunca tive qualquer problema.
Mudei ontem para 1gbit.
Mas não consigo passar dos 930 mb.
Sei que é já muito bom.
Mas pensei que em fibra seria fácil dar a banda toda.
Meu PC tem porta Ethernet 2.5 gb
A MEO limita aos 930mbps. Está inclusive em contrato. Se querem as migalhas de chegar ao gigabit Só Vodafone e com WI-FI. Os AIO das operadoras têm todos portas gigabit e como há uma parte da lagura de banda que é sempre reservada nunca passa no máximo dos 950-60 gbps com sorte e alguns tweaks
 
Para teres mesmo os 1000 tens de ter um router com saida 10Gbit e uma placa de rede também de 10Gbps.
Caso contrário nunca terás os 1000 e a tua velocidade andará sempre por volta dos 930/940.
Não existe router, ONT... "Gpon" com portas 10GB
Já 2.5Gb existe alguns aqui tens um exemplo

5b69f6d6-5211-417e-a63a-9e95b14b6669.png
 
Uma pergunta é possível algum router substituir o fibergateway?

Por estar farto do router da MEO por ser bem fraquinho, acabei por comprar um Asus AC86U em 2º mão por 60€ e meti-o em bridge.

Ver se um dia destes peço para me virem cá meter o ONT. Mas ouvi dizer que que os da MEO não gostam muito e o mais certo era pagar o equipamento e deslocação.
 
Por estar farto do router da MEO por ser bem fraquinho, acabei por comprar um Asus AC86U em 2º mão por 60€ e meti-o em bridge.

Ver se um dia destes peço para me virem cá meter o ONT. Mas ouvi dizer que que os da MEO não gostam muito e o mais certo era pagar o equipamento e deslocação.
Uso esse exato modelo há mais de 3 anos em modo bridge e com o firmware Merlin, não volto ao Fibergateway nem que me paguem.
 
Exactamente o firmware que meti. Abre um novo leque de opções incluindo uma melhor gestão da rede/pacotes, coisa que no da MEO não tinha. Um unico senão é que parece que o wi-fi do asus é realmente fraquinho. Antes batia facilmente nos 500MB agora mal passa os 350.
 
Exactamente o firmware que meti. Abre um novo leque de opções incluindo uma melhor gestão da rede/pacotes, coisa que no da MEO não tinha. Um unico senão é que parece que o wi-fi do asus é realmente fraquinho. Antes batia facilmente nos 500MB agora mal passa os 350.
Curioso que no meu caso noto precisamente o contrário, consigo 500Mb com o Asus enquanto que com o Fibergateway não costumava passar dos 400Mb.
 
Alguém por acaso está com problemas de IPV6 na MEO estou sem IPV6 desde ontem
Aqui tudo ok, reinicia os equipamentos.
Já fiz a experiência de desligar o ipv6 há uns 3 meses atrás como aqui dizem e a net ficou muito mais lenta.
Exactamente o firmware que meti. Abre um novo leque de opções incluindo uma melhor gestão da rede/pacotes, coisa que no da MEO não tinha. Um unico senão é que parece que o wi-fi do asus é realmente fraquinho. Antes batia facilmente nos 500MB agora mal passa os 350.
Tenta dar um tweak a esse wifi, realmente o Fibergateway é uma nódoa em tudo, o wifi dele até é bomzinho mas é uma porcaria de equipamento. Continuo a preferir os technicolor, são melhores para quem faz bastantes torrents, lembro-me de ter 500 a semear com o technicolor, agora nem 30 ao mesmo tempo consigo com o Fibergateway começo logo a ter problemas de TV devido às ligações em excesso
 
Há uns anos que tenho o serviço de fibra óptica da MEO com velocidades de 200/100. Na altura foi-me instalado o ONT7-SFU e Technicolor TG789vac v2.

Nunca tive grandes problemas. Mas com o aumento dos dispositivos Wi-Fi aqui por casa a coisa começou a ficar um pouco "complicada" e como moro numa vivenda a cobertura especialmente no primeiro andar nunca foi grande coisa.

Uma vez um vizinho deu-me um TG784n v3 que a MEO nunca recolheu quando ele mudou de casa. Então decidi trocar o 789 pelo 784, activar o modo bridge neste último e instalar o pfSense num desktop velho que tinha aqui por casa ficando o 789 com o DHCP desligado a funcionar como switch/ponto de acesso. Há uns tempos o meu irmão arranjou nas mesmas condições do 784 um HG8247Q da Vodafone para funcionar nas mesmas condições do 789. Deste modo consegui expandir a minha cobertura Wi-Fi pela casa e tudo a custo zero :D

Para não me chatear o 784 trata da box e do telefone fixo, o pfSense trata do resto. Com o pfSense tenho os servidores de DNS da Google como default, IPv6, pfBlockerNG, regras para reduzir o bufferbloat e uma VPN. Estou satisfeito com o pfSense e assim quero continuar.

Esta semana o contrato foi renegociado e agora passei para 1000/200. Na área do cliente já está lá a indicar que tenho 1 Gb. Se me meter a fazer speedtests, o download anda por volta dos 400 e poucos Mb (o throughput máximo do 784 anda à volta destes valores, mas às vezes consigo quase 500 Mb), o upload um pouco acima de 200, o esperado. Experimentei a ligar o ONT directamente ao pfSense criando a VLAN 12 na porta WAN e o máximo que consegui foi 550 Mb. Porque não dá mais? É preciso alguma configuração extra e/ou presencial? Fui tentando fazer speedtests e a dada altura vi que já não estava "limitado" aos 200 Mb de download.

Não fui eu que tratei das coisas mas recebi uma mensagem a dizer que dia 30 vem um técnico aqui a casa da parte da tarde. A minha pergunta é fazer o quê? Não tenho interesse no FGW. É possível continuar com o ONT e router em separado? Será que quem cá vier me pode levar o 784 e trocar por outro 789?
 
Já forcei os 80mhz mas não melhorou grande coisa. Comparado ao Fibergateway, o Asus nesse capitulo fica a perder e muito. A menos que me esteja aqui a falhar algo.
Deve ser algum problema na configuração do Wi-Fi, aqui num dispositivo de gama média-baixa consigo 525Mbps no speedtest (a velocidade máxima contratada) e 670Mbps no iPerf3.
 
Back
Topo