• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Honestamente se queres ar, não compres o mais pequeno possível, dá um pouco de margem. Eu bem que tentei e acabei a ir de AiO para o CPU.

E para quem diz que o espaço não faz diferença para arrefecer a ar, vocês não devem ter apanhado o que apanhei certamente. Na minha Cougar não conseguia meter nenhum cooler a ar de jeito, e nunca conseguia temperaturas a jogar abaixo dos 80ºC no CPU. Tive de ir a água para as manter nos 60ºC, e mesmo assim como não tenho feito a manutenção certa, no Civ 6 a puxar já consegui 73ºC... Está na hora de abrir a caixa e mudar a pasta.

Outro ponto importante é ter espaço para fans para gerar a pressão de ar necessária a um bom fluxo, e isto importa para o GPU (que já tem aparecido também a 75ºC a puxar). Eu ainda estou com alguns problemas nisto sinceramente, falta-me uma fan thin 80mm para conseguir melhorar ainda mais.

As possibilidades são muitas de momento mas penso testar primeiro a ar antes de ir para água aka nzxt x22. Dito isto agora é esperar para receber a caixa, o que vai durar quase 1 mês.

Qual o cooler a ar que experimentaste?
 
Epá, a maioria das caixas não me permitia coolers muito grandes. Agora lembrar-me dos 3 modelos que testei... Já foi há um ano e meio pelo menos (senão mais). Mas acabaste por ir por qual caixa? Se tiveres espaço acima do CPU não tens que te preocupar muito, sinceramente. Não te esqueças que andei com caixas que não tinha espaço em cima do CPU por causa das fontes.
 
Arrisquei na aquisição de uma Modivio Xcase mas custom. Se correr mal compro a InWin que já encontrei stock dela ^^.

Agora é decidir entre um ryzen 2600k e um i7 8700, ambos estão dentro do que quero, problema é decidir entre eles.
 
Se é para jogar, infelizmente, algo me diz para ires intel. A jogar, ainda são a melhor opção para performance. E digo isto gostando até de um dia ter um Ryzen.
 
Ainda estou a considerar, pois gosto da ideia de mudar de CPU e manter a mesma board e principalmente não ter temperaturas abusivas dos 8700 e 8700k numa caixa pequena com um cooler não muito potente.
 
Sabes que se não fizeres OC, deves ter temps OK. Claro que se meteres um cooler para meninos... Acontece-te o mesmo que a mim.
Não vou fazer OC e daí o 8700 mas li com cada caso...aliás a esmagadora maioria com coolers mais baratos teve problemas, logo tenho receio com um low profile :/. Acreditas que será sem problema?
 
Eu não tive a condicionante do espaço nem preciso de transportar o PC e troquei tudo que tinha para meter numa itx.
E jogo, faço edição de imagem e uso-o várias horas por dia para office e multimédia.
Ah, e tenho OC no CPU para 4.5 :)

O problema que vejo é que muitas vezes essas tais caixas ITX ou até mATX são quase tão grandes como as outras, ou seja só o tamanho da motherboard diminui.
A maioria acho que gostaria de ter uma caixinha pequena, mas condiciona muito em termos de componentes e barulho/calor.
Chegava-se lá em 90% casos se as SFX fossem melhores e se as GFX fossem todas mini (e frescas). Por enquanto mATX é muito mais fácil.



Desde a muito que tenho o bixinho das mini-itx form factor e chegou a altura de lhe dar vida :)
CPU: Intel i5 8600
Como justificas numa ITX os 40% a mais de custo do 8600 em relação a um 8400?
 
Claro. Estive a ver e a jogar, com o igpu, e nessa situação são menos 10º à vontade.
Mas eu uso uma caixa muito pequena, com algo um pouco maior já tens mais escolhas. Algo que leve um Noctua L12 já não terá problemas.

Também está para sair o novo C7 Cu da Cryorig, que tenho algum interesse e pode ser que melhore a minha situação.
 
O problema que vejo é que muitas vezes essas tais caixas ITX ou até mATX são quase tão grandes como as outras, ou seja só o tamanho da motherboard diminui.
A maioria acho que gostaria de ter uma caixinha pequena, mas condiciona muito em termos de componentes e barulho/calor.
Chegava-se lá em 90% casos se as SFX fossem melhores e se as GFX fossem todas mini (e frescas). Por enquanto mATX é muito mais fácil.




Como justificas numa ITX os 40% a mais de custo do 8600 em relação a um 8400?

Olá @zendragon ! concordo em absoluto com o que referiste. Já fui utilizador de Itx e acabei por chegar à conclusão que (ainda) não compensa! Não se poupa assim tanto em tamanho, principalmente quando queremos os componentes com temperaturas baixas! Actualmente voltei para ATX, tenho a caixa no chão num local onde não ia colocar absolutamente nada de qualquer forma e acabei por ganhar imenso espaço em cima da mesa, e claro temperaturas melhores e componentes mais baratos (uma boa fonte SFX e board ITX ainda custam algum dinheiro!) :)

Referir também que uma limpeza regular e eficiente num sistema ITX pode ser um verdadeiro pesadelo, dependendo da configuração utilizada.
 
Back
Topo