• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Excelente! Obrigado

Acho que vai ser mesmo esta.

Pergunta: pelo que vi, as configs são todas com cpu amd ryze; é meramente por questões de preço ou também eficiência (potência vs consumo vs temp) ?
Qualidade preço e performance.
Além de que os. Ryzen têm o ihs soldado o que ajuda nas build itx com espaço limitado para cooling.
 
por causa da minha configuração...não consigo ter airflow suficiente para o AMD...que não gosta nada de brisas um pouco mais quentes que o normal! :P

não tenho espaço para usar as 2 fans com o AIO do H80i....por causa da grafica...não vou trocar de grafica por causa disso...prefiro antes trocar de caixa.
e por causa do AIO não tenho espaço para usar uma 2ª fan em intake....só estou a usar uma junto a MB!

não tenho airflow nenhum...e as temps estão muito altas...o sistema crasha ao fim de poucos minutos a jogar.

tenho apenas uma fan de 120 no AIO e uma fan de 140 na caixa...precisava de ter pelo menos 2 em cada.

tenho que procurar uma caixa que consiga manter a minha configuração AMD (na assinatura) e que as temps sejam bastante razoaveis.
 
Eu ca tencionava migrar o "rig2" (ver assinatura) para um ITX, mas dar uns 120-150 euros numa board e outros tantos em caixa e fonte está fora de questão...

Infelizmente não há boards ITX mais budget...
 
ELgatu porque nao um Cryorig C1?

Trocares de caixa não vai aumentar a eficiência do aio.

vai sim, nem que seja passar a usar as 2 fans de 120 que incluem no kit! neste momento, só consigo usar 1 fan por causa do tamanho do radiador e da GPU...e obviamente de como é a configuração de montagem da caixa dos componentes.

e a posição em que esta montado o AIO, é muito mal pensado...não tem fluxo de ar quase nenhum.

trocar de cooler, tb ja me passou pela cabeça, mas continuo com o problema de falta de airflow da caixa...acho que prefiro trocar de caixa.

o problema é mesmo a caixa e tb claro, a minha configuração
 
Vai melhorar em que? A temperatura do ar vai ser a mesma, vai aumentar muito ligeiramente (se aumentar) o debito, por isso o maximo que podes esperar é um nadinha menos quente... mas o que dissipar a mais vai continuar a ir para dentro da caixa.

Trocas de cooler e acabas com o problema de aumentar o ar no intake, vais aumentar a capacidado de arrefecimento do cooler, vais diminuir a temperatura do ar que chega à grafica.

Mas va, faz como quiseres, mas depois partilha :)
 
Vai melhorar em que? A temperatura do ar vai ser a mesma, vai aumentar muito ligeiramente (se aumentar) o debito, por isso o maximo que podes esperar é um nadinha menos quente... mas o que dissipar a mais vai continuar a ir para dentro da caixa.

Trocas de cooler e acabas com o problema de aumentar o ar no intake, vais aumentar a capacidado de arrefecimento do cooler, vais diminuir a temperatura do ar que chega à grafica.

Mas va, faz como quiseres, mas depois partilha :)

Melhorar melhora sempre, basta ter 2 fans a fazer push/pull para melhorar logo depois o sitio como o ELgatu menciona é importantíssimo, eu com o mesmo AIO montado em cima a receber o calor da gráfica tenho temps 10 a 20c mais altas no cpu que se estiver montado na frente, este exemplo é só para dizer que sim a troca da caixa pode aumentar e bastante a eficiência do AIO, se um outro air cooler é melhor opção e manter a caixa isso já não sei.
 
@ELgatu, estavas com que temps? E com OC?

Boas miguelbazil

em idle o CPU anda a volta dos ~55º
4.1Mhz e 1.425v

um aumento de 11%

acontece-me uma situação estranha...que é de vez em quanto a temperatura flutua bastante, tão depressa esta nos 55º como passa para 45º...e depois volta de novo aos 55º...isto em intervalos curtos de tempo! varias repetições.
eu usei a pasta termica que vinha de origem no cooler, acho que vou tentar mudar de pasta tb.

o barulho das fans é horrivel! lol
 
Última edição:
Esta discussão lembra-me que á uns anos uma marca de motherboards apresentava temperaturas 10ºC em media acima de outras. Não será este caso aqui a baralhar um pouco as coisas?
Eu continuo a manter a mesma opinião com o mini-ITX. Preferi uma caixa um pouco maior sem limite de cooler do que algo que é muito restritivo como acontece em muitos casos.
 
Eu tenho um sistema nesta caixa: https://comparador.zwame.pt/produto/59538020/phanteks-enthoo-evolv-itx-preta
Boa e barata :) Tem uma enorme ventoinha à frente. É grande mas consegues ter o cooler que queres. Montei alguns sistemas com esta: https://comparador.zwame.pt/produto/99628649/cooler-master-elite-130 e consegue-se ter watercooling mas com a fonte por cima da motherboard, cooler a ar há muito poucas opções.
Adoro vir a este tópico mas em particular quando tentam ter um sistema para jogos numa caixa pequena não vejo um bom meio termo. E nem de propósito, estão a discutir temperaturas a uns dias do inverno começar...
 
Fazer OC em ITX tem sempre riscos/limitações, e é sempre desaconselhável. Depois, 55ºC não é anormal em ITX, eu estou a fazer 60 e poucos com o 4670k a jogar. Estas caixas não dão temperaturas baixas. E ainda menos se apontares para formatos de consola.
 
Boas Metro,

Eu já tive essa Enthoo Evolv itx, mas achei-a um pouco grande demais, mas acho que deve ser a minha melhor opção, é das poucas caixas itx "comuns" que consigo gostar...p.e. essa Elite 130 não acho piada nenhuma à caixa/disposição dos componentes.

eu tenho outro sistema itx com a Node 304 e apesar de não ter OC...as temperaturas são muitooo diferentes!
 
Última edição:
Fiz back da ghost s1 há um ano e na semana passada chegou. A qualidade da caixa é muito boa e até é bastante fácil para montar os componentes. O cable management foi um pesadelo, a próxima coisa que vou fazer irá ser custom cables.

Transplantei os componentes que tinha numa nzxt manta, menos a corsair CS650M e um H100i v2 que substituí por uma SF600 e um noctua NH-L12.

galeria: https://imgur.com/a/5ah9xfm
 
@Sork não consideraste mandar vir com um dos Top Hats para manteres o AIO? Como é o processador está de temperaturas em idle e load?

Pelo que tenho visto, uma das grandes vantagens dessa caixa em relação ao cable management é a estrutura interna sair toda da caixa e, com isso, ganhar-se bastante espaço para trabalhar. Caixas como a Dan A4 e a minha, Ncase M1, nem sempre é fácil mexer quando começam a ficar cheias de componentes.

Se quiseres, podes contribuir com mais uma entrada para o Showroom.
 
@Sork não consideraste mandar vir com um dos Top Hats para manteres o AIO?
Sim, também mandei vir o pack dos três tophats e ainda tentei colocar o H100i v2 mas os tubos não são nada flexíveis, então fui com o L12 que tinha ali de lado. Se voltar a usar um AIO deverá ser um NZXT Kraken X52 que deverá ter uns tubos mais flexíveis.

Como é o processador está de temperaturas em idle e load?
Nada bem, ainda. Em idle está nos 35-40º e vai piorando, o ar quente não circula. Já a gráfica está nos 35º estável, estando isolada do compartimento da mobo e psu parece que ajuda. Em relação a load ainda só teste com Aida64, que é o que é, e chegou aos 88º. Ouch.
Vou colocar duas noctua NF-A12x15 no topo com um small tophat, remover aquela ventoninha que tenho por baixo da fonte que não está a ajudar em nada e fazer uns cabos à medida para melhorar o airflow. O cpu é um 6700k.

Pelo que tenho visto, uma das grandes vantagens dessa caixa em relação ao cable management é a estrutura interna sair toda da caixa e, com isso, ganhar-se bastante espaço para trabalhar. Caixas como a Dan A4 e a minha, Ncase M1, nem sempre é fácil mexer quando começam a ficar cheias de componentes.
Verdade, para trabalhar dentro caixa é bastante fácil, mas mesmo assim aqueles cabos todos da SF600 não ajudam nadinha.

Se quiseres, podes contribuir com mais uma entrada para o Showroom.
Boa ideia
 
Back
Topo