• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Encontrei esta "caixa itx" pela web...bastante interessante.

a-N0z-BQw-460swp.jpg
 
Brutal...

Não ter discos 2.5/3.5 ajuda e muito a fazer uma build compacta e simples como este caso.

O grande problema de builds open air como isto é a poeira... Sinceramente em tantos anos de vida nunca apanhei um ambiente "limpo" é sempre toneladas de poeira...

Meu quarto passa a maior parte do tempo fechado e tem sempre pó aos montes...

(Desenterranço! :D)

Ando na mesma guerra. Queria aproveitar o meu i5 2500k + motherboard mATX mas está muito dificil encontrar 1) caixas mATX (RIP mATX) 2) caixas pequenas para sistemas sem gráfica (como o meu) e 3) e das existentes, caixas baratas.

Do que tenho visto, a Jonsbo U3 é a que se enquadra mais do que pretendo mas esta caixa saiu antes do tempo certo e agora é uma raridade. Logo a seguir vem a carissima Cerberus.

E de resto, pouco me agrada. Talvez este monstro (Kolink Sanctuary)? Ou uma In Win 301? Ou uma Raijintek Styx?

Não está fácil...
Eu desisti no 2200G, não existe caixas compactas aqui no Brasil sem serem WTF...

Ficou na caixa OEM mesmo.
 
Última edição:
Pois. Como é óbvio. Eu se tivesse uma maquina CNC também fazia. Mas ter uma CNC tem custos. Produzir varios artigos com qualidade, tem custos.
Depois quem a faz, pode querer ter algum lucro com poucas unidades. e diga-se, este design é um bocado nicho..

Portanto, eu no lugar dele (criador) faria o mesmo.

Dito isto, como não tenho CNC, fiz como consegui, quase a custo zero. :beerchug:
 
Claro, compreendo tudo isso.

Estou bastante consciente para o facto dos chineses terem uma noção diferente dos restantes do que é propriedade intelectual.

Ter a ideia, mover todo o processo e executar o fabrico tem bastantes custos.
Acho que ninguém olha para o produto final e faz uma avaliação apenas em consideração a quantidade de metal e parafusos presente.
Só fiz uma observação factual, um dia vem um chinês e lá vai todo o lucro e investimento de quem criou a coisa...principalmente neste caso aqui, que parece ser bastante fácil de execução, tem 2 folhas de metal cortadas/dobradas e uma dúzia de parafusos.

Eu não preciso ter a máquina CNC, basta encontrar alguém que a tenha...e se conseguir chegar às medidas/projecto, em vez de 1 mando cortar uma dúzia, mas eu não tenho interesse em assumir o papel de chinês :D
Bastava encomendar uma, fazer reverse engeniring e pufff!!!
 
Isto não precisa de máquina CNC nenhuma para fazer, apenas é necessário uma quinadeira, um Dremel e um berbequim. Sem querer abusar nas porcas e parafusos uns machos para abrir rosca na chapa (parece-me ser 5mm, mas vendo melhor creio ser 10mm) seria o ideal. O maior problema é mesmo acesso a uma quinadeira, pelo que se não quisermos/pudermos quinar, é só abrir mais furos e colocar Ls com dois buraquinhos a fazer a união dos planos perpendiculares.

Aqui no meu trabalho (Suíça) faríamos ísso tudo cortado a laser, quinado e abriríamos rosca na chapa, muito, muito fácil, desde que se tenha acesso às ferramentas certas...
 
Sim, corte a laser é o ideal. Mas essa máquina a laser, sendo CNC fica um trabalho mais perfeito.
Mas termos técnicos à parte, que o ferro não é a minha área, o chinês até já copiou. Mas não é barato também..... E não sei se tem a mesma qualidade de acabamento.

Procurem ***** por "itx bench a4"... 183 euros.
 
Também não sei até que ponto aquele suporte fica bem com uma gráfica maior e com cabos de psu normais. 183€ é caro, suponho que os custos de transporte sejam bem elevados...
 
Fotografias: Álbum no Imgur

Descrição do setup:
Caixa: CCD MI-6
Motherboard: Gigabyte Z170N-wifi
Cooling: Big Shuriken 2 rev. B + Prolimatech Ultra Slim Vortex 140mm
Fonte: Corsair SF600 Platinum

Restantes componentes:
Intel i5 6600k
Evga 1060 SC 6GB
Corsair 32GB DDR4
Corsair MP510 1TB
Cabos à medida

Informações extra:

Adoro esta caixa mas não foi uma "brincadeira" barata. A caixa é cara e, infelizmente, a alfandega portuguesa não ajudou.
Mas o resultado final valeu bem a pena :)

Já tinha quase esta configuração montada numa Lian-li Q33 apenas fiz 3 trocas:

- OCZ ZT 650w -> Corsair SF600
- Coolermaster H212 Evo -> Big Shuriken 2 rev. B + Prolimatech Ultra Slim Vortex 140mm
- Samsung SSD 840 Evo 256GB + Crucial SSD 512GB -> Corsair MP510 1TB

As duas primeiras trocas eram obrigatórias para conseguir utilizar a caixa (fonte SFX e cooler até 65mm).
A outra para além de aumentar o tamanho de disco disponível, fez reduzir o número de componentes, reduzir o número de cabos dentro da caixa e melhorar o airflow.

A montagem foi relativamente simples, apenas tive um problema que implicou um ligeiro ajuste.
A ventoinha é maior que a ventoinha que vem com o cooler (140mm vs 120mm), e como tinha montado primeiro a board já com a ventoinha, a fonte não entrava na caixa. Tive que remover a ventoinha para conseguir meter a fonte e só depois é que coloquei a ventoinha no sítio certo.
Tive também que ligar o cabo do CPU à board antes de colocar a fonte de forma a conseguir depois organizar melhor os campos.
Ter cabos à medida também é essencial para ter uma montagem mais clean.
 
Última edição:
Só graficas curtas cabe ai dentro, mas tem muita pinta!

Eu no Brasil não me safava com esta caixa, reclamas da alfandega, aqui doi mais!
 
Só graficas curtas cabe ai dentro, mas tem muita pinta!

Eu no Brasil não me safava com esta caixa, reclamas da alfandega, aqui doi mais!

Concordo contigo! A caixa é mesmo bonita! :)
Quem a vê ao vivo fica mesmo impressionado com ela.

Quanto às gráficas, aceita no máximo até 19cm.
Tens algumas 2070 e 2060 com esse tamanho.

Ontem após 3 horas de CS:GO tinha as seguintes temperaturas: CPU - 40º, SSD - 55º, GPU - 73º.
Que eram as mesmas temperaturas que tinha na Lian-li.
 
Back
Topo