• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Eu estou a equacionar uma Lian Li TU150 para próxima caixa.

Para quem não quer deixar de usar um bom air cooler e ao mesmo tempo bom airflow sem abdicar de demasiadas coisas mantendo dimensões mais reduzidas comparando com ATX, é uma excelente opção. E não é demasiado cara para o que é.
 
@JPgod Infelizmente foi como disse atrás ou as caixas mini itx são bonitas ou são funcionais e aquelas que que conseguem ser ambas as coisas como a M1 são a preços proibidos para grande parte das pessoas. @erdnagama Tbm equacionei essa caixa mas parece-me tão fechada que até tenho medo de arriscar
 
A Fractal levou muita porrada nesta review:

Eu descobri recentemente o mundo das caixas mini-itx e ando com ideias de arranjar uma tipo Velka 3, mas ainda não sei bem para onde me virar. As "cópias" chinesas param na alfândega, certo?

De início estava mais virado para um portátil mas como volta na volta gosto de ligar à tv (55") para jogar, acho que mais tarde ou mais cedo o portátil ficava curto...

A Velka 3 é engraçada mas aquela fonte plex mata tudo, e acaba por elevar muito o preço do conjunto. As fontes Flex boas são caras, e mesmo assim são barulhentas. A Velka 5 é um pouco maior mas aceita fontes SFX e gráficas normais.

Eu estou a equacionar uma Lian Li TU150 para próxima caixa.

Para quem não quer deixar de usar um bom air cooler e ao mesmo tempo bom airflow sem abdicar de demasiadas coisas mantendo dimensões mais reduzidas comparando com ATX, é uma excelente opção. E não é demasiado cara para o que é.

É pequena quando comparada com ATX, mas acho grande demais para os padrões de ITX, quase 24 litros e 3,6kg...

@JPgod Infelizmente foi como disse atrás ou as caixas mini itx são bonitas ou são funcionais e aquelas que que conseguem ser ambas as coisas como a M1 são a preços proibidos para grande parte das pessoas.

@erdnagama Tbm equacionei essa caixa mas parece-me tão fechada que até tenho medo de arriscar

Para quem quer ter o PC quietinho e bonitinho em cima da mesa é um investimento, para quem quer transportar e viajar acaba por ser um desperdício (na minha opinião), vai riscar, amolgar e até partir se tiver vidro...
 
@LSeven O meu é só para estar quietinho em cima da secretária, como tenho um espaço mais apertado acho que fica algo melhor uma caixa o mais pequena possível mas de qualquer forma se esperei até agora também espero mais um tempo até encontrar algo que me agrade e deixar passar esta onda de incerteza. Neste momento estou servido, tenho uma CM Elite 110 com front mesh, é pequena e tem bom aspecto e serve para a minha gráfica.
 
Se estás servido penso que só vale a pena trocar por algo que gostes.

Meter 10 ou 20 euros de lado por mês faz "milagres" . Entretanto tens dinheiro para a Velka ou A4.
 
@JPgod Infelizmente foi como disse atrás ou as caixas mini itx são bonitas ou são funcionais e aquelas que que conseguem ser ambas as coisas como a M1 são a preços proibidos para grande parte das pessoas. @erdnagama Tbm equacionei essa caixa mas parece-me tão fechada que até tenho medo de arriscar

Não é de todo fechada. Não tem naturalmente a capacidade de ventilação que uma boa ATX, mas para mini itx é das melhores. Basta procurar reviews.
Diga-se que tem obrigação disso dadas as dimensões relativamente avantajadas para o mini itx.
 
A Velka 3 é engraçada mas aquela fonte plex mata tudo, e acaba por elevar muito o preço do conjunto. As fontes Flex boas são caras, e mesmo assim são barulhentas.

Dizem que a Enhance ENP-7660b é bastante silenciosa. E o preço parece ser mais ou menos em linha com uma Corsair SFX.

Por acaso gostava de experimentar uma para saber.

Edit: encontrei aqui uma versão https://www.sfftec.com/product-page/enhance-enp-7660b-pro
 
Última edição:
Brutal!
Ando atrás de uma Dan Case A4 neste momento mas depois de perceber que são raríssimas de encontrar (só encontro no UK e com portes chega quase aos 300€...) já estive mais longe de deixar mãos à obra 8)
 
Brutal!
Ando atrás de uma Dan Case A4 neste momento mas depois de perceber que são raríssimas de encontrar (só encontro no UK e com portes chega quase aos 300€...) já estive mais longe de deixar mãos à obra 8)
Já estas quase como eu, eu ainda não o fiz por falta de tempo que requer para ficar algo porreiro. :wink:
 
Bom dia pessoal. Eu ia abrir um post para perguntar uma coisa sobre reparecaixas masmini itx que havia este aqui e queria perguntar uma coisa.

Não estou dentro de desktops há muito tempo pois virei mais para laptops uma vez que espaço era um problema e a portabilidade que o laptop oferece é diferente.

Porém agora queria voltar a ter um desktop mas pequeno e que não ocupasse muito espaço onde eu pudesse agarrar e guardar por exemplo no guardafato ou ao lado do móvel da TV ligado a TV embora no guardafato seria o mais indicado.

Depois quando quisesse utilizar era sacar a caixa e monitor e montar.

Este PC seria para mais edição de imagens e vídeo.

A pergunta é um pouco vaga mas em termos gerais qual é a caixa mais pequena que existe, que não comprometa a instalação de hardware high-end?

Já li aqui algumas mas são tantas que uma pessoa perde-se.

Obrigada
 
A Velka 3 é engraçada mas aquela fonte plex mata tudo, e acaba por elevar muito o preço do conjunto. As fontes Flex boas são caras, e mesmo assim são barulhentas. A Velka 5 é um pouco maior mas aceita fontes SFX e gráficas normais.



É pequena quando comparada com ATX, mas acho grande demais para os padrões de ITX, quase 24 litros e 3,6kg...



Para quem quer ter o PC quietinho e bonitinho em cima da mesa é um investimento, para quem quer transportar e viajar acaba por ser um desperdício (na minha opinião), vai riscar, amolgar e até partir se tiver vidro...

Está caixa que referes da lian li até que não tem dimensões muito grandes.

20.3 x 37.5 x 31.2 cm

Quais são as dimensões standards para considerar ser mini itx?
 
Mini ITX não tem limites. SFF PC por regra são caixas com 20 litros ou menos.

24 litros é muito em termos de ITX. Eu tenho uma Sharkoon QB One que tem uns 15 litros e acho grande, como só vou viajar com ela 2 ou 3 vezes por ano não me faz grande diferença.

A Velka 5 tem uns 5,7 litros...
 
Última edição:
Boas, o que acham desta configuração Mini itx ( é mais para jogos 1080p )

Caixa Mini-ITX - Lian Li TU150WA, Vidro Temperado, Silver
Fonte Modular - Corsair SF 600W SFX 80+ Gold
Cooler CPU - Arctic Freezer 34 eSports Duo Vermelho
Ventoinha - Noiseblocker NB-eLoop B12-PS Black PWM 120mm
Motherboard Mini-ITX - Biostar X470NH
Processador - AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.2GHz 36MB SktAM4

Memória RAM - G.SKILL Trident Z RGB 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta
Placa Gráfica - Gigabyte GeForce GTX 1660 SUPER 6GB OC

Obrigado


 
A caixa é grande mas se estás confortável com o tamanho força, mas para esse tamanho quase que se arranja em micro ATX.

Eu ia para algo menor.

A memória vê a crucial ballistix sport LT 3000 CL15 ou 3200 CL16 que têm AES no código, são chips e-die que funcionam muito bem com os Ryzen 3000.
 
A caixa é grande mas se estás confortável com o tamanho força, mas para esse tamanho quase que se arranja em micro ATX.

Eu ia para algo menor.

A memória vê a crucial ballistix sport LT 3000 CL15 ou 3200 CL16 que têm AES no código, são chips e-die que funcionam muito bem com os Ryzen 3000.

A caixa já tinha por cá... Para quem tem uma Corsair 750D é bem pequena...

o que muda é a gráfica para Zotac Gaming GeForce GTX 1660 SUPER Twin Fan 6GB e as memorias para
Crucial Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz Ballistix Sport LT Red CL16


Obrigado
 
Back
Topo