• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Há umas semanas fiz uma atualização à minha máquina.

uJcS2fN.jpg

uJcS2fN


Consegui apanhar uma RTX 3070 Gaming X Trio e decidi arriscar colocá-la na Jonsbo A4. As dimensões da gráfica estão basicamente a 2mm do limite que a Jonsbo especifica, tanto em comprimento como altura. Felizmente foi relativamente fácil colocar a gráfica, foi só preciso levantar um bocado o radiador em cima.

Cheguei a arranjar cabos para a fonte, como alguns recomendaram. Fui para a cablemod, arranjei cabos 24-pin, 8-pin(CPU), e também um 8-pin e 8+6 pin para gráficas. Cabos custom eram uma necessidade aqui, nunca na vida ia meter esta gráfica com os cabos que vêm com a fonte(só se trocasse a ventoinha para uma slim). Ainda assim, ficam perto da ventoinha mas não está em perigo de tocar nela. Já fiz até uma viagem com este PC e sem problemas.

Quanto a cooling, melhor do que esperava até. A minha RX 5700 XT Sapphire Pulse chegava aos 75C-78C. Com um undervolt conseguia baixar para 72C mas ainda assim nunca foi uma gráfica muito silenciosa. O heatsink da Sapphire tens as fins horizontal, ou seja, as ventoinhas da gráfica empurravam o calor para os lados, que nesta caixa não é ideal visto o airflow ser vertical. O modo zero-rpm nem funciona bem, penso que devido a isto. A gráfica com as ventoinhas desligadas ia aumentando a temperatura até chegar aos 50C e depois ligava as ventoinhas, mesmo apenas a ver vídeos no youtube. Portanto estavam constantemente a desligar e ligar fora de jogos, até ter começado a usar o Argus Monitor e ter decidido deixar as ventoinhas sempre ligadas com uma fan curve menos agressiva.

Com esta RTX 3070 tenho 65C. Zero-rpm funciona perfeitamente, entre 28C-35C fora de jogos. As ventoinhas com as mesmas RPMs que a Sapphire é bastante mais silenciosa também. Por isso tenho o computador silencioso tal como queria. Única parte menos boa é por vezes o coil whine, que se consegue ouvir quando estou a jogar jogos mais leves ou que não puxam muito pela gráfica(quando está +/- nos 50C). Jogos mais intensos e no desktop, não se ouve qualquer coil whine por isso não me faz diferença.
 
Última edição:
Já consegui comprar a minha NR200P, vai chegar amanhã.
Queria tirar uma dúvida com quem já tem uma, sabem se uma fan de 120x120x15mm dá para montar no topo? visto que tem um encaixe especial para as de 25mm
 
Por acaso vi à pouco esse video e fiquei com a tentação, mas infelizmente a minha placa gráfica é muito grande e faz algum coil whine.
Tanto essa caixa como a Phanteks Evolv Shift Air 2 ui ui, esta última então é brutal em aspecto e até cabe lá a minha gráfica...
Acho que a minha tentativa de ir para uma caixa M-ATX ou ITX fica por apenas tentativa.
 
Gosto mais da minha formd t1.

Mas dificilmente se coloca uma 3090 e um 3950/5950 sem o cortar para 65W.

A caixa não é pequena. Eu tenho andado aqui à anos a pregar que não entendo as caixas minúsculas quando depois tem que se ter imensos compromissos. Esta é excelente mas é para o grande.

Epa, tem 14.6 litros. Acho que se pode considerar ser uma caixa pequena. Claro que longe das caixa de 10l, mas sendo uma caixa que suporta uma 3090 actual, é bastante complicado ser muito mais pequena. Tem 36cm de altura, talvez se pudesse cortar ali 1 ou 2 cm. Mas de resto parece complicado. Tem bem menos de um palmo de largura (16.6cm) e pouco mais de um palmo de profundidade (24.5cm). Estou a ter em consideração os 22cm do meu palmo, mas mesmo assumindo a média de 20cm por palmo, são dimensões bastante compactas. Tem uma pegada mínima, e na secretária, com 36cm de altura, continua a estar abaixo da minha linha de olhos, o que penso ser o mínimo aceitável para uma caixa encima da secretária.

Considero uma caixa pequena para quem quiser colocar uma 3090 e um AIO 280 para refrescar, lá está, um 5950x, por exemplo.

Acho imensa piada a malta a tentar colocar bestas de máquinas em caixas pequenas, mas depois têm que fazer imensos compromissos, seja a baixar o TDP do cpu, seja a fazer undervolts mais agressivos nas gráficas.

Ah, e aceita fontes ATX, o que penso que seria dispensável.
 
A caixa não é pequena. Eu tenho andado aqui à anos a pregar que não entendo as caixas minúsculas quando depois tem que se ter imensos compromissos. Esta é excelente mas é para o grande.

Não acho nada grande, são 15L. A minha ncase são uns 13, esta é só ligeiramente maior.

A caixa tem o problema de ser exclusivamente (ou quase vá) para watercooling (pelo menos no CPU) mas a vantagem de estar disponível em grandes quantidades pelos canais tradicionais (newegg, amazon, *****), ao contrário da esmagadora maioria deste tipo de caixas ITX.
 
Estive a ver melhor o vídeo e, para o suposto preço, até está porreira.
Quem comprar uma 3090 deve ter dinheiro para outras opções.
Gostaria de ter uma ncase, mas devido ao covid não enviam para PT.
 
Estive a ver melhor o vídeo e, para o suposto preço, até está porreira.
Quem comprar uma 3090 deve ter dinheiro para outras opções.
Gostaria de ter uma ncase, mas devido ao covid não enviam para PT.

Continuo sem entender o que há de mal com esta caixa. Pessoalmente, acho-a fantástica.

Para o preço acho uma opção super válida face à Ncase. Há video algures bem porreiro onde numa Ncase montam uma 3090 e um 3950X. Não é a coisa mais simples, mas monta-se. No entanto nesta caixa acho que fica mais à vontade, sendo que a diferença de dimensões para a ncase é mínima. E até arrisco a dizer que esta meshilicious tem uma melhor possibilidade de arrefecimento. pois toda a caixa é em mesh. Fora que será sensivelmente metade do preço, o que podendo ou não fazer diferença, ainda é dinheiro.

edit: penso que apenas peca por permitir exclusivamente um AIO frontal 280 ou duas fans de 140. Com tanta mesh poderia ser porreira a possibilidade de fixar nem que seja uma fan de baixo perfil. Mas isso deve dar para improvisar.
 
Aqui Vão umas fotos da build

Cpu: 5950X
Gpu: RTX3090
Bord: Gigabyte X570I ITX
Ram: Gskill 3600 CL14 32GB
Nvme: Gigabyte 1TB Gen 4.0
Nvme 2: SAMSUNG 950PRO (A espera de upgrade por algo maior)
Fonte: Corsair SF750
Placa Rede: ASUS XG-C100C
Caixa Sliger: SV590 - SV590 v2 A caminho

WC:
CPU + VRM + NVME : Costum
GPU: EKWB
Bomba: EKWB 10W
Radiador: EKWB 360 PE
Ventoinhas: Noctua NFA12
Conectores: EKWB

Vou fazer mudança dos engates rápidos por uns em inox de alto fluxo

Tenho de ver o que faço com o WC.

Não Gosto e sai da caixa.

Acho que vou desenhar uma distroplate que aperta no bloco da ek do GPU e adicionar mais uma bomba de 10W.
eHyrc5F.jpeg

AJT1iRk.jpg

bbrBf9F.jpg

As fotos não são as melhores desculpem :D

o que acham :D
le2z9I7.jpg
 
Última edição:
Pessoalmente não gosto muito de caixas verticais, mas são gostos.
Se o preço for esse e estiver disponível acho uma boa caixa.
Quem vai para PCs SFF tem (quase) sempre fazer compromissos.
 
Full Load no CPU e GPU

72 Máximo no CPU
68 Máximo no GPU

Excelentes temps. Mas com a caixa aberta, ou fechada? Apenas vejo imagens com a caixa descascada, sem painéis laterais.


Pessoalmente não gosto muito de caixas verticais, mas são gostos.
Se o preço for esse e estiver disponível acho uma boa caixa.
Quem vai para PCs SFF tem (quase) sempre fazer compromissos.

Claro, eu pessoalmente também não sou fã de caixas verticais, porque normalmente são muito altas. Mas 36cm neste caso achei muito bom mesmo, tendo em conta que a caixa vai ocupar muito pouco espaço na mesa.

E todo o aspecto da caixa, super sleek e simples, sem marcas nem nada, um paralelepípedo simplesmente. E que, lá está, com apenas cerca de 15L, não precisas fazer grandes compromissos, sendo que até suporta uma fonte ATX normal..
 
Para o preço acho uma opção super válida face à Ncase.
Nisto sem dúvida. Ainda mais se for vendida numa Amazon da União Europeia onde não teremos de pagar um extra pela importação. Algo que na Ncase acontece e encarece o preço da caixa.
E até arrisco a dizer que esta meshilicious tem uma melhor possibilidade de arrefecimento.
Aqui já não concordo.
A Ncase, apesar de não ser fácil e dar bastante trabalho, permite ter 2 radiadores de 240mm (um deles com ventoinhas de baixo perfil). Consegues ter o loop a arrefecer CPU e GPU.
Desta forma consegues, à partida, ter gráficas que puxem mais pelos clocks ou mesmo um modelo acima.

Agora, diria que para a grande maioria de pessoas a Meshlicious será uma melhor opção pelo preço e facilidade de comprar (ainda a comprovar).
 
Excelentes temps. Mas com a caixa aberta, ou fechada? Apenas vejo imagens com a caixa descascada, sem painéis laterais.




Claro, eu pessoalmente também não sou fã de caixas verticais, porque normalmente são muito altas. Mas 36cm neste caso achei muito bom mesmo, tendo em conta que a caixa vai ocupar muito pouco espaço na mesa.

E todo o aspecto da caixa, super sleek e simples, sem marcas nem nada, um paralelepípedo simplesmente. E que, lá está, com apenas cerca de 15L, não precisas fazer grandes compromissos, sendo que até suporta uma fonte ATX normal..

Tenho a caixa sem painéis pois não consigo meter 1 deles por causa do gpu mas creio que não faz diferença pois tenho o fluxo da caixa invertido a puxar ar fresco de fora, a única restrição que tenho e o filtro.
 
Aqui já não concordo.
A Ncase, apesar de não ser fácil e dar bastante trabalho, permite ter 2 radiadores de 240mm (um deles com ventoinhas de baixo perfil). Consegues ter o loop a arrefecer CPU e GPU.
Desta forma consegues, à partida, ter gráficas que puxem mais pelos clocks ou mesmo um modelo acima.

E quão constringido fica o espaço interior para deslocação de ar?

No vídeo que postaram, a mesh consegue no cpu cerca de 7 graus a menos que na ncase, o que me parece uma diferença significativa. Estranhamente, com o airflow positivo, que foi a melhor performance geral.
 
Acho imensa piada a malta a tentar colocar bestas de máquinas em caixas pequenas, mas depois têm que fazer imensos compromissos, seja a baixar o TDP do cpu, seja a fazer undervolts mais agressivos nas gráficas.

Estamos os dois a dizer exatamente o mesmo, precisamente pelo que cito do teu post. É que eu também não vejo como resolver o dilema sem aumentar o tamanho da caixa. Uma caixa pequena obriga a ter ventoinhas menores ou uma fonte menor e vai haver mais barulho porque as ventoinhas vão ter que rodar a uma maior velocidade.
 
Back
Topo