• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Pronto, andava aqui a pensar a máquina secundária transformar em itx, acho que é essa mesmo, basta trocar a board ja que isso suporta fontes ATX :D
 
Pois é a única coisa que não me agrada, nunca fui grande fã de AIOs. E a M1 permite fazer um deshroud na GPU mas ainda não consegui implementar em condições.
 
Esta Sliger ta excelente tb, e ya um D15 la dentro melhor ainda.

claro que o meu medo e o airflow total, mas pelo menos a grafica pode respirar facil.

Mas os quase 400$/2400 reais para min nao da mesmo. Da para comprar uma nr200 + SF600 = 3 fans noctua
 
Última edição:
Uso um Big Shuriken 3 num 3800X com pequeno UV e fan bequiet e na boa, claro se for fazer renders e afins pesados ja atira-se pros 80s. em jogos fica em 70s.

um 3600 gasta menos 20w de peak e um pequeno UV de 0,05v nao perde praticamente nada de performance.
 
Amanhã já meto aqui umas fotos das minha S620 com o D15. Tenho andado com preguiça.
Mostra mostra


Entretanto estava a ver aqui a análise deste gajo.

Acho haver ali uma falha na análise. O gajo diz que o ideal é ter um AIO em exhaust, pois tens boas temps no cpu, e ajuda a gráfica.

Depois diz que ter air cooling é melhor sem fan lateral... Mas o gajo mete a fan lateral como intake, e iss é OBVIO que mata a gpu porque não tem por onde tirar ar...

Então e se tiver Air cooling, com o cooler do cpu a puxar ar de trás para a frente, e tiver uma fan lateral como EXHAUST. Não seria boa ideia? O ar vem de trás e de baixo, e sai pela lateral e topo.

Ou num funcemina assim? Como é que tens a tua?
 
Specs:
Sliger S620
Corsair SF750 + J-Hack M2426 + custom cables
Asus B560-I Strix
Intel 11400f + Noctua D15S
Crucial Ballistix 2*32GB DDR4 3600 C16
ADATA XPG SX8200 Pro 2TB
Powercolor Red Devil 6900xt deshrouded + 2 * Noctua 140

Fotos, que é o que a malta quer :bigrinbo:

Noctua D15S:
RmRPteL.jpg


Removi as ventoínhas do GPU:
B0ff8vd.jpg


Pormenor do M2426:
Htka4xn.jpg


Full setup:
iYJPIVX.jpg


Full album @
Teclado Logitech 915 (layout US, não há PT...)
Rato MX Master 3
Monitores: Dell U4021QW (aqui perdi um bocado a cabeça) + Dell S2721DS

Ainda está um bocado desarrumado, o monitor grande só chegou na quarta-feita passada. Tenho que dar um jeito isto, depois logo posto as fotos do full setup.

Quanto ao vídeo do tech buyers guru, eu por acaso perguntei nesse mesmo vídeo se ele podia testar a caixa com o GPU invertido, mas ele disse que não...

Conclusão: comprei a caixa (apanhei uma promoção de 10%) e fiz eu o teste. Primeiro testei o layout normal, com o GPU stock, depois este layout invertido. As temperaturas não eram muito diferentes, mas era bastante mais silencioso, porque o calor da GPU em vez de ficar preso no fundo da caixa, sai por cima.

Depois fiz o deshroud ao GPU e meti as duas Noctua e mais uma vez não ganhei muito em termos de temperaturas, mas sim em ruído.

Com uma curva bastante silenciosa, tenho à volta de 75º no GPU a jogar Anno 1800. O CPU só passa dos 70 em Prime95 com AVX, em uso normal (gaming incluído) anda sempre nos 50-60, mesmo unlocked para 140 watts.
 
não ganharias em ter uma fan embaixo, em low speed, só para forçar um pouco mais de ar frio? Ou não faria diferença? É que assim efectivamente a gráfica não ficar embaixo com o calor preso, mas leva com algum do cpu, e não leva com ar frio directamente, pois tens as fans em exhaust certo?


Inverter a gráfica é muito complicado? Ou está previsto na caixa?
 
não ganharias em ter uma fan embaixo, em low speed, só para forçar um pouco mais de ar frio? Ou não faria diferença? É que assim efectivamente a gráfica não ficar embaixo com o calor preso, mas leva com algum do cpu, e não leva com ar frio directamente, pois tens as fans em exhaust certo?


Inverter a gráfica é muito complicado? Ou está previsto na caixa?
Talvez ganhasse. Mas as temperaturas são muito boas já.

Acabei de correr uns testes com o Timespy stress test:
com o meu perfil silencioso (a fan do CPU a rondar os 600 rpms, as do GPU 1100 rpms): CPU max 67, avg 55. GPU max 77, avg 75. Hotspot max 101, avg 94
com as fans fixas a 75% (cerca de 1300 rpms): CPU max 64, avg 45. GPU max 69, avg 65. Hotspot max 91, avg 83

Claro que há sempre margem para melhorar, mas estou mais que satisfeito.

Quanto ao inverter a gráfica, não podia ser mais simpes, é só trocar os painéis de cima e de baixo. O acesso passa a ser feito pelo lado direito da caixa em vez do lado esquerdo and that's it. O corpo da caixa é simétrico, está mesmo muito bem pensado.
 
Bom, esta build, qualquer coisa! Nem quero pensar quanto ficaria montar algo assim Brasil, provavelmente compraria um apartamento. Só a gráfica daria 15k reais :002:

Parabéns!
 
Boas pessoal, mudei o meu PC (ATX) para ao pé da TV e digamos que aquilo é um biblot não wife-approved. Estou a pensar mudar para um ITX e reaproveitar o máximo possível e tenho algumas duvidas, dependendo da respostas abandono já a ideia ou investigo mais.

O meu PC atual é:
MSI B450-A Pro
Ryzen 5 2600 (com stock cooler)
4x8gb Hyper-X Predator 3200 Mhz
Rog-Strix RX 580 8OC
5x Corsair LL120 fans
Seasonic Focus 550W 80 Plus Gold Modular

Para além disto ainda tenho uma placa wifi no sistema.

Portanto assumo que daqui, no mínimo dos mínimos, ia precisar de uma MB nova (com wifi, infelizmente não posso abdicar disto) e caixa nova pelo menos.
Relativamente à caixa, essa Sliger S620 encheu-me as medidas. Queria uma caixa relativamente fácil de manobrar e com bom airflow. Posso reduzir a RAM para 2 sticks, visto que neste momento os 32Gb são overkill (a história pela qual tenho 4 sticks não interessa para o caso haha). Pondero, quando esta loucura do mercado acalmar, fazer upgrade à GPU.

A minha dúvida é se precisaria de cooler novo no CPU (não faço overclock) e se consigo aproveitar algumas das fans. Existe mais alguma coisa que não esteja a ver bem?

Obrigado
 
Back
Topo