• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Primeira experiência com mini ITX :)

Sai: Fractal Meshify C, X570 Gaming X e CM 212 BE.

Entra:
  • SSUPD Meshlicious
  • B550i Aorus PRO AX
  • ARCTIC Liquid Freezer II 280
Mantém r5 3600, 2070 Super, SF600, 16Gb.

No geral, tirando o AIO o resto foi relativamente simples de montar. Aconselho a montar a GPU logo depois do AIO ou pelo menos posicionar logo as brackets.

Montei com a fonte assim porque tenho vidro no lado do CPU mas se calhar tenho de arranjar uns standoffs para desviar um pouco mais a GPU e ficar mais espaço para a PSU respirar. A SF600 é o elemento mais ruidoso e incomoda-me um pouco, vou ver se melhora.

Troquei as fans do AIO pelas Noctua 140mm que já tinha.

A GPU está mais fresca do que na Meshify C, a lateral em mesh é muito boa. O CPU também está mais fresco devido ao AIO 280mm que coloquei como exhaust.

cXY49PZ.jpg

Está ali uma Noctua 120mm a mais que não sei onde queria meter :D

sQ1jupI.jpg

O AIO é o mais complicado, fica mesmo justo.

IcaBVGT.jpg

As fans da Noctua são uns mm mais finas o que ajuda no espaço para a MB e cabos.

5wsN2is.jpg

A 2070 Super fica à vontade, montei na posição mais superior mas como disse quero ver se a consigo puxar o máximo para junto da lateral para dar folga entre a GPU e a MB/PSU.

1ZwoHMX.jpg

Com os standoffs originais quase não há espaço entre os dois lados da sanduíche. Tive de voltar a tirar a PSU para ajustar a GPU pelo que convém fazer este ajuste no inicio.

MhmX2RZ.jpg

Há espaço de sobra para cabos deste lado.

pG0ybgZ.jpg

Ainda não tirei fotos com o vidro sem película e ainda vou ponderar de arranjo outros cabos para a SF600, para já queria mesmo resolver a questão do ruído.

vrWiQsb.jpg

A X570 Gaming X parece um monstro agora. :D
Será possível tirar foto á saída da gráfica na zona dos cabos que vão para o monitor?

Parece que a saída é de 90 graus.

Obrigado
 
A primeira coisa a tentar serão os standoffs maiores, pode ser que com o espaçamento extra a fonte consiga respirar melhor.

Caso contrário, o ideal seria trocar a janela por uma mesh e inverter a fonte, para ela ter acesso a ar fresco.
Apanhou-me mesmo de surpresa, eu nunca tinha ouvido a fonte antes nem tinha ideia de ser tão ruidosa. Pensava que fosse consoante a load e não pela temperatura, é que mesmo com menos de 200W está com a fan ligada.

Será possível tirar foto á saída da gráfica na zona dos cabos que vão para o monitor?

Parece que a saída é de 90 graus.

Obrigado
A caixa tem saída para baixo e lateral (90º).

No meu caso a GPU o mais para cima possível permite que use a saída lateral mesmo com cabos normais. No caso de GPUs mais longas só com cabos com ponta de 90º (traz um HDMI) ou então usando a saída de baixo instalando pés na caixa para a elevar.

Vê este post que se percebe bem:
Eu tenho dois cabos normais, DP + HDMI e consigo que saiam pela lateral sem problemas.
 
Apanhou-me mesmo de surpresa, eu nunca tinha ouvido a fonte antes nem tinha ideia de ser tão ruidosa. Pensava que fosse consoante a load e não pela temperatura, é que mesmo com menos de 200W está com a fan ligada.
Se estiver bem feita, deverá ser regulada por ambas as coisas: com temperaturas baixas só deve ligar a partir dos X watts, mas com temperaturas altas liga, independentemente do consumo.

Podes tentar vender essa e comprar uma Platinum. Tenho uma SF600 e duas SF750 e todas elas são super-silenciosas, mesmo em carga.

Edit: vem aí a C4!

 
Última edição:
Decidi tentar o maior offset que conseguisse para a GPU na Meshlicious.

Usei adaptadores 180º para a alimentação da GPU:

zG9TunL.jpg


Como o cabo 24-pin estava muito tenso com a SF600 voltada para dentro e os cabos acabavam por passar em frente às fans, usei uma extensão de 30cm sleeved:

CT34CID.jpg


Em relação aos standoffs do PCI-e riser, experimentei com 20mm mas acabei por adicionar um de 6mm adicional visto que a GPU continuava a caber e alinhava melhor com os suportes de baixo:

KqPuiax.jpg


Os cerca de 24mm adicionais de espaço permitem passar tanto os cabos da GPU como o 24-pin e CPU power na parte superior, deixando a inferior para a SF600 respirar:

cpTbbz0.jpg
RI0VTLd.jpg


No fim, ficou com o airflow muito mais desimpedido, quer para as 140mm quer para a PSU:

1lEpFgf.jpg
TMzIsF8.jpg


Para já reparei que a fan da SF600 ainda liga mas com menos rotação e já não faz aquele ruído incomodativo. As temperaturas também melhoraram um pouco.
 
Muito interessante a mesh. Quando eles dizem que é preciso outra riser de diferente tamanho, estão a referir-se a por a gráfica sff na horizontal, sendo que a incluída tem flexibilidade de funcionar nas três posições gpu vertical, 3 or 4 slots?
Como é olhar para dentro do mesh, vê-se tudo mesmo sem luzes tipo roupa transparente ao sol? Parece muito mais transparente do que os painéis da NR200.
 
Sim, o riser incluído funciona para qualquer opção de vertical.

Em relação à mesh não consegues ver nada para dentro sem luz. Nesta foto tenho uma lanterna a apontar por cima.

Eu tenho vidro do lado do CPU.

BNf3PpT.jpg
 
No meu caso com o AIO e sendo um r5 3600 o CPU está fresco com o vidro.

E como só tenho um painel de mesh, se o metesse do lado do CPU, a GPU torrava.
ahhh! Nesse caso sim, pensava que tinhas painel mesh e optaste pelo vidro. :)

Consegues dizer-me que temps tens? assim "majomenos"?
 
Muito fixe esse Dell U4021QW!! Que tal se está a portar o bicho? Recomendas?

Estou bastante interessado neste formato para expandir a minha área de trabalho à seria, mas estou a espera do LG 40WP95C, com 72Hz e freesync.
Li algures que sai para o final do mês que vem, curtia que fosse no máximo uns ~1800e. xD
Tb saiu o Lenovo P40w 5k mas ainda não encontrei nada.

Parece-me que todos partilham a mesma tela nanoips da LG... já tive uma má experiência de fritanço de olhos com uma tela dessas, mas pode ter a ver com outros factores, estou disposto a tentar novamente. :)
Pensei muito antes de o comprar, mas até agora não me arrependi.

Não é para gamers, obviamente. Mas a combinação resolução / formato / dimensão são imbatíveis para programar, pelo menos para mim. E dá perfeitamente para jogar ocasionalmente.

Não tem muito brilho, mas mesmo assim só uso a 70% no dia-a-dia. Mas testei os 100% e de facto não é muito.

Não sei que tela usa, mas não notei qualquer tipo de bleed, ou falta de unformidade.
 
Boas

mais um pequeno pc (5,5L) que acabei de montar recentemente

208478874-4657828687579542-2305233576572626578-n.jpg

210065627-4657828684246209-4656479572686564779-n.jpg

210271340-4657828700912874-2261640058210942292-n.jpg


Specs:

Case - Geek A31 V2
MB - Asus Z97i-plus
CPU - i7 4790K
Cooler - Noctua NH-L9i
RAM - 16 Gb HyperX Fury
ROM - Kioxia M.2 NVMe 500Gb
PSU - Silverstone FX350-G
GPU - Asus GTX 1050 ti 4Gb
 
Última edição:
Só usei o PC para actualizar a bios e instalar o windows :( não fiz grandes testes.

Mas sim, notasse um pouco o barulho, faz parte do compromisso que se assume ao optar por PCs muito pequenos.

sei que ha quem altere a fan da fonte de 40mm por uma Noctua e ajuda bastante na questão do ruido. Se ficar com ele, é algo que irei fazer muito provavelmente.
 
Estas fontes vão beneficiar muito de 12VO... Uma fonte destas 350w titanium nao ia gerar mais que 20-25w de calor a full load... Uma fan fraquinha ou mesmo passiva dava.

Fora que outro cenario poderia ser a fonte passiva, toda furada e dependia do airflow da caixa para refrigerar.
 
Back
Topo