• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Cá por estes lados, as "P" estão quase ao mesmo preço que as sem "P". A última vez que vi, era uns 5-10 euros de diferença. Pessoalmente, não ficava ofendido por meter uma mini-itx numa caixa maior. :)
A NR200 chegou a custar 500 reais, mas agora nao ha mais e o que ha atira-se a 700. a "P" anda a 850-1000...

Eu ando a procura de uma caixa compacta para o segundo PC e voltar a usar a H200 e fazer uns mods para mais airflow, sempre e menor que a 280X.

A 1660 ti vai ficar aqui pelo menos 6 meses a 1 ano, logo não preciso de imenso airflow. O preço das graficas nao cai e a energia no Brasil esta subindo de 50% a 100% por ano (para evitar risco de colapso energetico o governo ta metendo a faca)
 
Última edição:
@Freddo Boa build que ai tens, a caixa é muito bonita não fosse ter 1 também :biglaugh:

@JPgod Comprei a minha em Dezembro de 2020 e na altura comprei logo a "P" por causa da lateral em vidro mas esta só me foi mais cara 10€ do que a versão normal. Ai no Brasil não são nada meigos :biglaugh:
Já agora e evitando ao máximo o off topic, o que se passa ai no Brasil com a energira?? O Consumo aumentou bastante ou a produção diminui??
 
Sinceramente acho que não fazer undervolt é um hino à ineficiência, seja ITX ou não... Se podes ter 95% da performance com 70% do consumo, porque não?

O meu 11400f + 6900xt nunca passam dos 350 watts (isto já medido na tomada). E a gráfica faz quase 20k no timespy mesmo com undervolt bem grande.

Tenho outro perfil "tudo no máximo", mas nunca o uso, faz-me confusão o desperdício.
 
Yup, a Vega 56 com UV era um must. Conseguia ter a mesma performance stock com muito menos consumo, ou entao reduzi o consumo um pouco e tinha bem mais performance. É um caso que ganha-vase imenso.

Na 1660 ti nem perdi muito tempo que isso nao gasta quase nada mesmo, maximo 140w e com mais 7% de power limit.

O 5600X que tenho que perder algum tempo, meti isso a dar tudo, 110w :D

Mas em gaming com esta 1660 ti coitado, tem momentos que nem aos 50w vai.
 
Apanhei um susto a semana passada que pensei que a minha RTX 3070 tinha morrido. Não dava imagem, mas achei estranho que o PC entrava tanto no Windows como na BIOS(conseguia ver pelos LEDs do teclado, e pelo comportamento de clique no botão on/off da caixa). Já andava a ter alguns problemas com o meu PC desde há cerca de um mês, sempre relacionado com a gráfica. Havia dias em que jogava sem qualquer problema durante horas, outros em que só 1 minuto dentro de qualquer jogo bloqueava ou desligava por completo o PC, sem BSOD. Ou o ecrã ficava completamente bloqueado. Ou o ecrã desligava e dizia que estava sem input. Chegou a acontecer o PC reiniciar e a BIOS avisar que fez reset. Nem no Event Viewer do Windows tinha qualquer erro. O único evento que lá aparecia era o evento de kernel power de desligar à força. Ainda pensei que fosse alguma coisa de software, visto não acontecer todos os dias. E quando o PC começava a funcionar normalmente deixava de tentar perceber até que dias depois o problema voltava.

A semana passada deixou de sequer dar imagem, mesmo com a BIOS em modo PCIe Gen 3. Aparentemente era o riser que veio com a Jonsbo A4. Não sei porquê, deixou de funcionar a 100%. Tenho impressão que deixou de dar energia suficiente para a gráfica. A GT 1030 funciona sem problemas no riser, já a 3070 não. Mas a 3070 funciona ligada diretamente à board, por isso não aparenta ter qualquer problema.

Decidi então comprar um riser da LinkUp, PCIe 4, que já andava para comprar há mais tempo. E até agora, passado já alguns dias, parece ter resolvido os problemas que tinha. 🤞 Já posso também fazer atualizações à BIOS sem correr risco de precisar de desmontar a máquina(para mudar o modo PCIe). Para referência, caso alguém no futuro queira também comprar um riser destes para a Jonsbo A4, é o cabo duplo-reversível de 200mm. O de 190mm talvez dê que tenho alguma folga na dobra, mas não sei se arriscava.
 
Decidi então comprar um riser da LinkUp, PCIe 4, que já andava para comprar há mais tempo. E até agora, passado já alguns dias, parece ter resolvido os problemas que tinha. 🤞 Já posso também fazer atualizações à BIOS sem correr risco de precisar de desmontar a máquina(para mudar o modo PCIe). Para referência, caso alguém no futuro queira também comprar um riser destes para a Jonsbo A4, é o cabo duplo-reversível de 200mm. O de 190mm talvez dê que tenho alguma folga na dobra, mas não sei se arriscava.

Ainda bem que resolveste o problema. Na minha build, tinha a opção de instalar o GPU na vertical, mas depois de ler problemas de compatibilidade com os risers, decidi simplesmente esquecer isso. Também tive quase um mês com problemas com o meu novo GPU, que se resolveram com um novo firmware da TV, o driver da nvidia, e um cabo HDMI 2.1. Não podemos é desistir até as coisas estarem perfeitas. :)
 
Acho que caixas com mais de ~12L em sandwich não fazem muito sentido. com esse tamanho já se faz um layout tradicional com boa compatibilidade de gráficas e coolers a ar para CPU.
 
Acho que caixas com mais de ~12L em sandwich não fazem muito sentido. com esse tamanho já se faz um layout tradicional com boa compatibilidade de gráficas e coolers a ar para CPU.
Concordo contigo do ponto de vista da eficiência do espaço. No entanto este tipo de caixas de grandes fabricantes são muito bem vindas, para ver se o ITX deixa de ser de vez um mercado de nicho, quando na realidade é o que faz mais sentido para a esmagadora maioria das pessoas, que tem um PC com uma gráfica.
 
@pesta discordo, o m-atx faz muito mais sentido que o itx devido à maior compatibilidade que oferece: 4 slots de ram e 4 slots pci-express, de certo que o itx não tem mais adeptos devido aos vários compromissos que têm de ser feitos nesta variante, para não mencionar que uma boa board itx fica perto dos 200€, quando uma m-atx ou atx por metade faz o mesmo.

Itx, na minha humilde opinião, faz muito sentido para quem quer transportar imenso poder de processamento entre locais, para o resto, o tradicional atx ou m-atx ainda é o melhor que podes escolher.

Nem menciono os amantes do minimalismo e eficiência espacial, pois esses são um nicho dentro do nicho que os entusiastas são...

E isto vindo de um user que desde 2005 anda neste hobbie e com bastante frequência visita o r/sffpc, mas tentar colocar a maior parte dos pc users nesse segmento é demasiado desfasado da realidade, na minha perspectiva.
 
quando uma m-atx ou atx por metade faz o mesmo

Na verdade, uma m-atx ou atx fazem MAIS que uma itx, o metade do preço já é relativo. De notar que qq board ITX tem bluetooth e wifi e se queres isso no formato (m)ATX já estamos a falar de boards de 130€ para cima... Eu pessoalmente demorei muito tempo para dar o salto exactamente por isso:
+ cara,
- slots de ram
- IO
- PCI-e
O que me chateia mesmo é menos expansão para o futuro (ram) quando a diferença de tamanho de uma ITX vs m-ATX é mesmo pouca...

Na minha opinião o standard devia ser o m-atx e o small factor ser as itx... as ATX ou extended ATX acho que já não se justificam em maior parte das builds de hoje em dia... Essas sim é que se deveriam tornar um nicho no futuro, apenas para quem quer de facto ter duas gráficas, ou então montes de placas de som, etc's..

O único mal das m-atx hoje em dia, é que existem poucas caixas especificas para este segmento. E as que existem não são tão compactas quanto deviam ser, e na verdade o nicho de SFF esta mesmo no ITX... Existem prai 2 ou 3 caixas que são realmente pequenas em m-atx, mas custam logo balurdios :( No meu caso ficava mais barato comprar uma board ITX + caixa do que comprar a caixa que gostava mesmo do formato m-atx....
 
O ITX faz pleno sentido para muita gente, a maioria até, especialmente budget.

O mal foi o ITX hoje virar premium e não ter "for the masses" aka aquele pessoal que tem um cpu de entrada, com IGP, 8 GB de ram e um só disco.

90% dos PCs deste mercado são grandes caixotes cheio de ar... Só mesmo os OEM que a coisa anda mais ou menos mais mainstream, mas sempre com hardware proprietário.

Do resto estas "dores" de falta de I/O slots eh pah

- Preço: yup, concordo, mais caro, seja board, caixas, fontes SFX, mas pelo motivo de ter menos fabricação e menos "economia de escala". A muito que as fontes SFX(L) deviam ser mais comuns, especialmente sub 600w.
- Slots de ram: A maioria usa 2 módulos, seja por custo ou melhor performance. Até tem boards mATX e full ATX (eVGA Dark) com 2 slots. 4 módulos é critico em quem precisa da maior quantidade de ram possível.
- I/O: Again, a maioria não precisa de muito I/O... E mesmo a minha gigabyte ITX permite ter 2x NVME + 4x SATA, alem de wifi e BT. Atende 99% do mercado.
- PCI-e: obvio que quem anda a pensar em outros devices que não um GPU, deve logo riscar o ITX das opções. E na prática, uma board mATX apenas permite por mais 1 device, as gráficas ocupam sempre 2 slots (mesmo coisas como 1050 ti/1650 já tendem ser quase todas 2 slots) tendo que deixar o terceiro slot para ela respirar, isso quando a placa não é 2,5 ou 3 slots.

O mATX é igualmente bakano, mas sofre também de falta de opções de caixa. Olho para uma Corsair 4000D e usar aquilo com single GPU e aircooling e apenas com NVMEs/SSD 2,5" , é um desperdício de volume colossal. E tem a 5000D e 7000D que são armários ainda maiores, mas já são para HEDT/multi GPU/custom loop.

Adoraria uma versão mATX, com fonte SFX para tirar ainda mais altura e até ITX
 
Última edição:
@JPgod muito bem dito, concordo com quase tudo! É basicamente o meu ponto de vista com a pequena nuance que eu acho que o standard devia ser mAtx e não ITX... (e também me tinha esquecido de referir que as fontes SFX são sempre mais upa upa)

- Slots de ram: A maioria usa 2 módulos, seja por custo ou melhor performance. Até tem boards mATX e full ATX (eVGA Dark) com 2 slots. 4 módulos é critico em quem precisa da maior quantidade de ram possível.

Neste ponto percebo a ideia que queres transmitir, a maioria das pessoas não tem uma exigencia assim tão grande... Eu gosto especificamente dos 4 slots pela 'upgradeability' que fornece a longo prazo... Como bem sabemos a cada 6 anos a ram tem duplicado em termos de necessidade, com 2 slots ficamos bastante limitados, a opção é livrar-mo-nos das atuais e colocar novas, em detrimento de acrescentar outro kit e fazer a máquina aguentar por mais uns tempos...

Outro lado é o preço, é mais provavel encontrarmos um kit 2*8GB em promoção e a um preço aceitável que kits de 2*16GB ou 2*32GB :/ Os dois ultimos, por vezes até são demasiado caros para fazer o investimento no momento da compra no PC, sendo que acabamos por comprar 2*8GB e passado uns tempos "acrescentar"...

Edit:
90% dos PCs deste mercado são grandes caixotes cheio de ar...

Apenas para reforçar esta frase, isto é tão verdade. até nos OEM... na minha empresa somos quase todos corridos a HP's pre-build, não porque compensam economicamente mas simplesmente pq é mais fácil ter estabilidade e garantias quando compras uma pre-build... o nosso foco é desempenhar o nosso trabalho e não gastar 1 ou 2 dias em configurar PC's para novos funcionários...

Mas as caixas não teriam melhor descrição, são caixotes cheios de ar... São sempre CPU's intel pq as gráficas não interessam na nossa àrea de negocio, e sinceramente o PC podia ser muito mais compacto e continuar a ter a mesma performance... Era menos materia prima que era gasta para ser sincero, mas até evoluir para esse cenário ainda faltam alguns anos...
 
@JPgod muito bem dito, concordo com quase tudo! É basicamente o meu ponto de vista com a pequena nuance que eu acho que o standard devia ser mAtx e não ITX... (e também me tinha esquecido de referir que as fontes SFX são sempre mais upa upa)

Sim, o mATX devia ser mais comum e padronizado e com o ITX mais divulgado também. o ATX/E-ATX ficava para aqueles que realmente precisam de montes de coisas...

As fontes SFX como disse como está com pouca aposta/penetração de mercado, não beneficia da economia de escala das fontes ATX...

Neste ponto percebo a ideia que queres transmitir, a maioria das pessoas não tem uma exigencia assim tão grande... Eu gosto especificamente dos 4 slots pela 'upgradeability' que fornece a longo prazo... Como bem sabemos a cada 6 anos a ram tem duplicado em termos de necessidade, com 2 slots ficamos bastante limitados, a opção é livrar-mo-nos das atuais e colocar novas, em detrimento de acrescentar outro kit e fazer a máquina aguentar por mais uns tempos...

A cada 6 anos, já tens padrão novo de memória e logo tens que trocar. Eu acho que nunca tive sistema principal com 4 dimms. Ou trocava tudo ou ficava a geração inteira com a mesma memória...

Outro lado é o preço, é mais provavel encontrarmos um kit 2*8GB em promoção e a um preço aceitável que kits de 2*16GB ou 2*32GB :/ Os dois ultimos, por vezes até são demasiado caros para fazer o investimento no momento da compra no PC, sendo que acabamos por comprar 2*8GB e passado uns tempos "acrescentar"...
Yup, mas quem anda a pagar "premium" por ITX não vai se chatear com isso. Mas raramente 4x 8 GB é menos que 2x 16 GB hoje em dia... Eu quando fui para Zen/DDR4 procurei logo ir para 2x 16 GB.


Apenas para reforçar esta frase, isto é tão verdade. até nos OEM... na minha empresa somos quase todos corridos a HP's pre-build, não porque compensam economicamente mas simplesmente pq é mais fácil ter estabilidade e garantias quando compras uma pre-build... o nosso foco é desempenhar o nosso trabalho e não gastar 1 ou 2 dias em configurar PC's para novos funcionários...

Mas as caixas não teriam melhor descrição, são caixotes cheios de ar... São sempre CPU's intel pq as gráficas não interessam na nossa àrea de negocio, e sinceramente o PC podia ser muito mais compacto e continuar a ter a mesma performance... Era menos materia prima que era gasta para ser sincero, mas até evoluir para esse cenário ainda faltam alguns anos...

Pois, a sorte que os OEM tem bastantes opções compactas, até mini PCs muito pequenos e até com upgrades!

A HP tem umas maquinas que parecem routers, mas tem SODIMM, M.2 + 2,5 SATA e CPU de socket :D
 
Última edição:
Back
Topo