• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Eu como não fui para uma caixa excessivamente compacta permite-me não ter compromissos e tenho mesmo um 12900k e uma rtx3090. A grande vantagem é que quando preciso de deslocar o PC (prevejo acontecer nos próximos meses quando regressar a Lisboa) vai ser bem mais tranquilo transportar do que o "monstro" anterior.
 
Tão poucos comentários, está morto o itx? Com a intel e a nvidia a quererem lançar monstros de 600w, mantem-se tudo grande.
E eu a pensar que full atx é ridículo nos dias de hoje, e que iria tudo para ao menos matx.
Não está morto, não têm é havido grandes novidades.

As cases custom continuam a ser um mercado de nicho, com custos de 150-200$ (às vezes mais).

Em breve deverá sair a C4-SFX e a A3 (esta é mATX com suporte para radiadores de 360).

E vamos também ver o que as gráficas novas trazem em termos de ITX, nesta geração acho que não vi uma única 6600XT ITX em stock em lado nenhum.
 
eu não consigo voltar atrás, para mim um PC domestico só faz sentido se for ITX.
no pior dos casos um MATX
um ATX só para grandes LOOPs e SLI...que tb para min já não se justifica.
 
Eu queria ter ido por mini-itx, mas neste momento ficava fora do meu budget.

No entanto e como acabei por ficar um bocado abaixo do budget e comprar algumas coisas a grande preço (incluindo a caixa), sou bem capaz de trocar entretanto.

Que caixas com um look clean costumam ser mais recomendadas? Vi as novas V3 e V4 da Jonsbo e achei o conceito muito fixe mas imagino que para um noob seja difícil construir ali. A UMX deles também é muito clean e até baratinha.
 
Eu queria ter ido por mini-itx, mas neste momento ficava fora do meu budget.

No entanto e como acabei por ficar um bocado abaixo do budget e comprar algumas coisas a grande preço (incluindo a caixa), sou bem capaz de trocar entretanto.

Que caixas com um look clean costumam ser mais recomendadas? Vi as novas V3 e V4 da Jonsbo e achei o conceito muito fixe mas imagino que para um noob seja difícil construir ali. A UMX deles também é muito clean e até baratinha.

Caixas "mainstream" iria para a Dan A4-H2O mas prepara-te para penar um bocado a montar :p
 
Francamente a NR200 com mais um cm ou dois pode fazer facilmente matx e meter uma gráfica de tamanho decente, ficando muito abaixo do tamanho típico atx. Até dá para pôr PSU normal. Já existem clones matx tipo a SAMA IM01, tecware fusion, nox hummer vault, naos krux, itek evokeox. Não percebo porque o mercado não vai para algo assim, em vez das desnecessárias full atx e caixas de 50 litros. Será os vidros e as luzes?
 
Ainda mais que acabou os blocos dentro do PC aka drivers 3,5" e 5".

Só que tem alguns problemas
- O formato ATX já é algo antigo e não há movimento para o aposentar ou o tornar como nicho pra malta workstation. A grande maioria dos lançamentos é boards ATX, ficando ITX para premium e mATX pro lowcost com 1 ou outra board mais requintada
- As fontes também já deviam abraçar um tamanho menor com o SFX-(L) devia ficar mais mainstream, mas com consumo do HW cada vez maior
- Mesmo as gráficas estão apoiadas num form factor com décadas
- O multi GPU é produto de nicho, mas ainda se insiste que a maioria vai colocar 2 ou 3 placas gráficas e toca a por 3 slots x16 + inundar o mercado de caixotes. Quem usa multi GPU quer la saber de luzinhas.

Claro que a moda das luzinhas, vidros, WCs e afins que exige espaço.

ihmo, o ATX devia ser nicho, pro workstations, o mATX e ITX devia ser pelo menos mainstream e até o formato DTX podia ser mais popularizado para mid-range e premium, ganha-se espaço para por dois nvme por exemplo, já que como hoje em dia todas as caixas ITX para GPU tem 2 ou 3 slots, tirando aquelas que tem a board oposta à gráfica.

Outra coisa que chateia é a quase inexistencia de boards ITX budget...

@zendragon é como a NZXT H200, se usar uma fonte SFX, cabe uma board mATX de boas.
 
Eu já há 2 meses que tenho a minha build ITX e estou bastante satisfeito com ela.
Desde 2007 que não tinha desktop e agora, como o meu portátil de 2014 já me andava a dar cabo dos nervos, queria um pc decente mas sem ter um mamarracho a ocupar espaço.
Deu mais trabalho a esconder os cabos do que me lembrava mas ter fonte modular é incrível.

A NR200 não estorva(é do comprimento perfeito para ficar arrumada no fundo do bloco ALEX do IKEA), a nível de temperaturas, o CPU mesmo nestes dias infernais não passava dos 35º/40º a puxar(o normal é não passar dos 30º) e a gráfica também pouco passou dos 60º(50º habitual).

Por cerca de 1200€, para ir de vez em quando ao Valorant e uns jogos aleatórios do game pass, chega-me perfeitamente.


E727-A9-EA-24-AA-4-B01-9492-CFC277727385.jpg

FE11-FE07-0-D99-487-D-98-A5-B12-A0621-C34-D.jpg

E57-CF088-183-E-4456-8267-DE933-CA6-FB05.jpg
 
Caixas "mainstream" iria para a Dan A4-H2O mas prepara-te para penar um bocado a montar :p
Epah, mainstream mas é muito pequena e apertada.
Eu não recomendava uma caixa com este volume para pessoas com pouca experiência em ITX. Nem é por causa do montar, tem mais a ver com a fase em que se equacionam os componentes a adquirir, tem de ser tudo pensado ao promenor para garantir que não se fica com uma peça de fora por não caber.

A NR200 é bem mais flexível. Existem umas Lian Li novas com dimensões reduzidas mas relativamente espaçosas também.
 
Última edição:
A NR200 é uma excelente opção para uma primeira experiência ITX, sem grandes compromissos e muito flexível a nível de componentes!

Eu prefiro ve-la com as laterais em mesh
 
Tens esta:

Motherboard Mini-ITX ASRock B550M-ITX/ac 139,90€​


Tem 1 usb-c atrás, como a maior parte das MB, há com 2 mas o preço é quase o dobro.

Ha tb bastantes MB mais recentes onde iras ter dificuldade em montar esse teu cooler, a que eu referi, parece ter bastante espaço.

Em relação a RAM o ideal é comprar logo algo baixo perfil.

Para o orçamento que tens, não me parece que consigas algo melhor e novo…e em stock!

Ficas com 100€ para comprar a RAM
 
Última edição:
Tens esta:

Motherboard Mini-ITX ASRock B550M-ITX/ac 139,90€​


Tem 1 usb-c atrás, como a maior parte das MB, há com 2 mas o preço é quase o dobro.

Ha tb bastantes MB mais recentes onde iras ter dificuldade em montar esse teu cooler, a que eu referi, parece ter bastante espaço.

Em relação a RAM o ideal é comprar logo algo baixo perfil.

Para o orçamento que tens, não me parece que consigas algo melhor e novo…e em stock!

Ficas com 100€ para comprar a RAM

Muito obrigado pela sugestão. Posso sempre ponderar trocar o cooler se valer a pena... Vou dando uma olhada nos usados também...
 
Back
Topo