Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Boas pessoal,

Na sequência da ajuda que já me deram uns posts atrás, cheguei à conclusão que não justifica comprar a MB usada porque a poupança é pequena. Aqui ficam as minhas dúvidas:

Asrock Faral1ty B450:
Preco nova: 120€

USB Ports:
ASRock USB 3.1 Gen2
- ASRock USB 3.1 Gen2 Type-A Port (10 Gb/s)
- ASRock USB 3.1 Gen2 Type-C Port (10 Gb/s)

Ram Support:
- AMD Ryzen series CPUs (Matisse) support DDR4 3200

Asrock B550M-ITX/ac:
Preco nova: 140€

USB Ports:
Dual USB 3.2 Gen1 (Type-A + Type-C)
Dual USB 3.2 Gen1 (Type-A + Type-C) A pair of onboard USB 3.2 Type-A and Type-C ports for transfer rates of up to 5 Gbps.

Ram Support:
- AMD Ryzen series CPUs (Matisse) support DDR4 4600+(OC)

Estou inclinado para a B550, mas a velocidade das portas USB está como até 5Gb/s em vez de 20. É um erro da página da ASRock?

Questão importante: vou meter um 3800x (105W). Estarei a abusar da sorte?

Última edição:

Elite0ne

Power Member
Olá!

Estou a ponderar fazer um update ao meu pc, um Ryzen 1700x + 1060 6g. Ainda sem certeza absoluta do que fazer, porque os Ryzen 7000 acabaram de sair e a Intel vai responder em breve e porque Nvidia e AMD vão lançar com alguma brevidade as novidades em termos de GPU, pensei numa solução intermédia e que envolve mudar para SFF. Faz sentido para mim porque me dava jeito poder levar o pc em algumas viagens que faço para locais onde tenho monitor disponível. A configuração seria a seguinte:

- Ryzen 5900x
- Gigabyte X570 Aorus Pro
- Gigabyte GeForce RTX 3070 Eagle OC 8G (rev 2)
- Samsung 970/980 Pro 2TB ou equivalente
- RAM reciclada (2x 16gb DDR4 3200)

As minhas hipóteses de caixa neste momento são:
- Coolermaster NR200P
- SSUPD Meshlicious Full Mesh PciE 4.0
- NZXT H210

A minha pergunta para vocês é: que caixa e que fonte aconselham para este setup?

Obrigado! ABC

EDIT: prefiro AC em vez de WC se acharem possível.

cerjiuh

Power Member
Já tens esses componentes? Qual a utilização?

Caixa, preferes tamanho ou compatibilidade? Independentemente da escolha, esquece a H210.

Fonte, SF600 ou 750 Platinum.

Elite0ne

Power Member
Já tens esses componentes? Qual a utilização?

Caixa, preferes tamanho ou compatibilidade? Independentemente da escolha, esquece a H210.

Fonte, SF600 ou 750 Platinum.

Processador, gráfica, MB e disco são novos, tudo o resto quero aproveitar o que tenho (na medida do possível).
Gostava de conseguir um compromisso entre compatibilidade e tamanho, e de utilizar apenas air cooling. Porquê esquecer a H210?

Em relação às fontes, o ideal é serem modulares e, dependendo da caixa serem SFX, correto?

EDIT: vai servir para trabalhar (Blender, 3DS Max/Corona, UE5, PS, Ai...) e para jogar. Para trabalhar a ideia é passar a RT rendering no Unreal Engine. Nos jogos quero voltar a jogar Cyberpunk e quero experimentar o Elden Ring.

Última edição:

pesta

Power Member
Processador, gráfica, MB e disco são novos, tudo o resto quero aproveitar o que tenho (na medida do possível).
Gostava de conseguir um compromisso entre compatibilidade e tamanho, e de utilizar apenas air cooling. Porquê esquecer a H210?

Em relação às fontes, o ideal é serem modulares e, dependendo da caixa serem SFX, correto?

H210 = péssimo airflow

Podes comprar a NR200 + adaptador ATX, assim aproveitas a fonte, não gastas muito dinheiro e ficas com uma caixa bem mais fácil de transportar.

cerjiuh

Power Member
Se tiveres uma boa fonte ATX para aproveitar, o mais em conta é como o pesta indicou. Juntando um Thermalright Peerless Assassin para o CPU, tens o melhor custo/performance. Pessoalmente acho a caixa "grande" mas a compatibilidade e performance são óptimas, sem contar com o preço.

Meshlicious é mais indicada para usar com AIO mas a ar, o Thermalright X67-120 deve aguentar bem com o 5900x. Também é possível usar algumas fontes ATX.

Pessoalmente, ia para uma Dan A4-H20, EK Basic 240 e fonte Corsair SF600 (ou 750 se a diferença de preço for pouca). É mais caro, usa AIO, dá um pouco mais de trabalho na montagem mas é a mais pequena por larga margem.

Elite0ne

Power Member
Se tiveres uma boa fonte ATX para aproveitar, o mais em conta é como o pesta indicou. Juntando um Thermalright Peerless Assassin para o CPU, tens o melhor custo/performance. Pessoalmente acho a caixa "grande" mas a compatibilidade e performance são óptimas, sem contar com o preço.

Meshlicious é mais indicada para usar com AIO mas a ar, o Thermalright X67-120 deve aguentar bem com o 5900x. Também é possível usar algumas fontes ATX.

Pessoalmente, ia para uma Dan A4-H20, EK Basic 240 e fonte Corsair SF600 (ou 750 se a diferença de preço for pouca). É mais caro, usa AIO, dá um pouco mais de trabalho na montagem mas é a mais pequena por larga margem.

Vou tentar perceber melhor o tamanho da NR200, queria mesmo que fosse "portátil", se coubesse numa mochila maior era o ideal!

Gosto da Meshlicious porque não é um assalto à carteira, é leve, bonita (na minha opinião) e parece não ser um forno. Estive a ver a Dan A4-H20 e é demasiado cara.

Em termos de AIO para a Meshlicious, escolherias o EK Basic 240 que referiste? Não ligo a RGB e afins.

cerjiuh

Power Member
Nr200 numa mochila deve ficar um bocado para o apertado, para além de que penso ser a mais pesada. Usa este site para veres o tamanho entre elas: https://comparesffpc.com/

A meshlicious e a Dan têm o mesmo preço, só a questão da fonte é que pode encarecer. Aconselho os modelos com o riser pcie 4.0 para evitar chatices.

Preço/qualidade os arctic são melhores que os EKWB mas a forma do bloco e a espessura do radiador não são as ideais para SFF, daí recomendar o EKWB.

@pesta um 5900x numa Velka já é abusar :p há sempre a possibilidade de usar eco mode mas para a utilização que é fica alguma performance por utilizar.

Esse idcooling está muito bom, gostava que ele testasse o thermalright x67 para comparar. É um pouco mais alto mas do que vi equipara-se ao L12S, ou seja até 125w é brincadeira.

Última edição:

pesta

Power Member
@pesta um 5900x numa Velka já é abusar :p há sempre a possibilidade de usar eco mode mas para a utilização que é fica alguma performance por utilizar.

Esse idcooling está muito bom, gostava que ele testasse o thermalright x67 para comparar. É um pouco mais alto mas do que vi equipara-se ao L12S, ou seja até 125w é brincadeira.

Sim à partida não será o CPU ideal. No entanto colocando um limite de power, fica-se com ~90% da performance a uma fracção do consumo.

Mas as Velkas só valem a pena para quem pode mesmo e/ou precisa de transportar um PC poderoso. Claro que se for para fazer renders 3D durante 14h regularmente, é melhor escolher outra coisa...

Para mim é uma excelente solução para quem precisa de potência e portabilidade máxima.

cerjiuh

Power Member
A Louqe está em liquidação, Ghost S1 e Raw S1 a metade do preço na loja oficial. Faltava o riser 4.0 que dava um jeitaço :p

Parece que estão com problemas de liquidez e o novo modelo em risco de não ser lançado.

A diferença de preço talvez seja difícil de justificar dessas B450 para B550. Mas gostaria de acrescentar que CPUs basicamente não morrem quando comparados com a vida útil de MB.

Se o sistema é para manter, preferia gastar um pouco mais na MB e ter algo mais recente com garantia. O mesmo se aplica a fontes de alimentação e discos para material importante.

Isto de facto quando se tem tempo para ir vendo as coisas, conseguem-se bons negócios. A meio caminho decidi-me ir para as gamas melhores das B550i.

Arranjei uma MSI B550i B-Ware com garantia de dois anos, que pelo que me parece foi apenas aberta para ser testada por 117€ já com portes.
Optei ainda por um Ryzen 5600 com 23 meses de garantia (fatura) que nunca chegou a ser usado segundo o vendedor por 135€ e 32gb Corsair Vengeance 3200 em caixa selada mas infelizmente sem a fatura por 83€ já com portes.

Acabei por fazer a festa por cerca de 340€ e por isso decidi juntar mais 83€ e comprar um SSD M.2 WD Black SN770 de 1 TB numa promoção da Amazon.

A única coisa que me deixou mais na dúvida foi o CPU, mas o desempenho real parece ser equiparável ao 3800x, apesar das aparentes inferiores specs.

Falta só chegar a Ram para testar o bicho. Tenho de arranjar um leitor de cartões SD à altura das novas portas USB!

tibZyg.jpg

Obrigado pelos bons conselhos!

pesta

Power Member
Bom sistema. O 5600 é superior ao 3800x, mesmo tendo menos 2 cores (talvez perca muito ligeiramente em multicore workload, mas o melhor IMC compensa largamente).

Acho que o único problema dessa board é ter o reset bios num sítio manhoso, de resto impecável

Bom sistema. O 5600 é superior ao 3800x, mesmo tendo menos 2 cores (talvez perca muito ligeiramente em multicore workload, mas o melhor IMC compensa largamente).

Acho que o único problema dessa board é ter o reset bios num sítio manhoso, de resto impecável

Na verdade a versão que eu recebi, mesmo sem ser a max, permite acesso ao jumper sem ter de desmontar:
tpNnbp.jpg

Li sobre o assunto e parece que a versão 1.2 da board vem de vez em quando de forma aleatória com esta abertura....

JPgod

Moderador
Staff

Eu troquei o 3800X pelo 5600X e sim é melhor em tudo menos SMT, valeu a pena.

ao nivel de IMC só se tiver memória exótica, ambos conseguia 3600+

Última edição:

pesta

Power Member
Na verdade a versão que eu recebi, mesmo sem ser a max, permite acesso ao jumper sem ter de desmontar:
tpNnbp.jpg

Li sobre o assunto e parece que a versão 1.2 da board vem de vez em quando de forma aleatória com esta abertura....
Excelente solução. Resolve uma das coisas mais parvas que já tinha visto numa board...