Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

pesta

Power Member
Falando de fontes... Algo silencioso modular e entre os 500/600W, o que recomendam?

SFX-L pela fan maior será sempre mais silencioso né?

Queria ter 2 ou 3 modelos em vista para ir dando uma olhada nos usados/semi novos.

Os meus sistemas andam com uma Silverstone 80+ gold 450 modular há uns 10 anos e por isso os 500W de uma fonte boa devem ser mais que suficientes....

Corsair SF600. Mais importante do que ser SFX-L, é ser de boa qualidade.

DSM-photo

Power Member
Corsair SF600. Mais importante do que ser SFX-L, é ser de boa qualidade.
Referes-te especificamente ao silêncio?

Ser de boa qualidade quando falo de 500W apenas está subentendido.

Dentro das de boa qualidade queria encontrar uma silenciosa porque a minha Silverstone é o componente mais barulhento do meu PC. Já a abri algumas vezes para limpar da poeirada e tenho ideia que aquela pequenina ventoinha tem dificuldade em dar conta do recado. E eu costumo usar sempre custom cases abertas o que agrava o fator ruído.

DSM-photo

Power Member
Tenho uma destas há meio ano e estou satisfeito a nível de ruído (só dispara a ventoinha mesmo quando a gráfica está a puxar mais): https://www.fractal-design.com/products/power-supplies/ion/ion-sfx-650w-gold/black/

O sistema completo para contexto: https://forum.zwame.pt/threads/topi...s-novidades-etc.929865/page-165#post-17533933

Pois a questão é se eu for para a de 500W fico com menos folga e a ventoinha ativa mais cedo e mais acelerada...

Eu tenho:
Ryzen 5600
Asus GTX 970 Strix OC 4GB
MSI MPG B550I GAMING EDGE WIFI
32 GB Ram ddr4
1 SSD M.2
1 SSD SATA
1 HDD 2.5

Sou capaz de fazer upgrade à gráfica nos próximos 18 meses, mas nada de topo...

Obrigado, não tinha visto essas fractal ainda.

pesta

Power Member
Referes-te especificamente ao silêncio?

Ser de boa qualidade quando falo de 500W apenas está subentendido.

Dentro das de boa qualidade queria encontrar uma silenciosa porque a minha Silverstone é o componente mais barulhento do meu PC. Já a abri algumas vezes para limpar da poeirada e tenho ideia que aquela pequenina ventoinha tem dificuldade em dar conta do recado. E eu costumo usar sempre custom cases abertas o que agrava o fator ruído.
Também já tive uma SFX-L da Silverstone e era "horrível". As Corsair (tenho duas, uma de 600 outra de 750) nunca as ouvi.

DSM-photo

Power Member
A conclusão é que ser SFX ou SFX-L não tem um impacto significativo, certo?

Deve ser semi passiva, eficiente e bem acima das necessidades para não precisar de usar a ventoinha frequentemente?

iMpulZ!

Power Member
Boas, estou a pensar avançar em nos próximos tempos para uma nr200p e será a minha primeira build deste género. A minha principal dúvida prende-se mesmo com o air cooling da mesma. Que conjunto de ventoínhas + cooler para Ryzen 7600 aconselhariam?

Obrigado!

Marcocdi

Power Member
Olá a todos.
Por falta de um espaço dedicado para escritório, vejo-me forçado a migrar o meu sistema ATX para ITX.
A solução passará por incorporar o PC num closet que iremos criar no nosso quarto.

Componentes que estou a montar para ITX

CASE > Cryorig Taku
MB > Asus Rog Strix Z590I
CPU > i9 10900k/ i9 11900K (?)
RAM > 32Gb Gskill Trident Z DDR4 3200Mhz
GPU > ??
PSU > Corsair SF600W
SSD > NVME WD SN850 TB

Na caixa que comprei, estou num dilema na disposição a ter pois pretendia manter alguns dos componentes watercooling, nomeadamente o radiador 240mm e bloco.
O resto vou ter de vender pois não cabe.
Em baixo dois estudos:

Radiador de 240mm mas fico limitado a depois só meter uma gráfica ITX
qyZAuzO.jpg

Radiador de 140mm e já consigo meter uma gráfica standard
L98KVjX.jpg

Outra opinião vossa, na opção do radiador de 140mm, refrigerar o cpu+gpu não chega pois não?

Agradeço a vossa atenção

zephoon

Power Member
Olá a todos.
Por falta de um espaço dedicado para escritório, vejo-me forçado a migrar o meu sistema ATX para ITX.
A solução passará por incorporar o PC num closet que iremos criar no nosso quarto.

Componentes que estou a montar para ITX

CASE > Cryorig Taku
MB > Asus Rog Strix Z590I
CPU > i9 10900k/ i9 11900K (?)
RAM > 32Gb Gskill Trident Z DDR4 3200Mhz
GPU > ??
PSU > Corsair SF600W
SSD > NVME WD SN850 TB

Na caixa que comprei, estou num dilema na disposição a ter pois pretendia manter alguns dos componentes watercooling, nomeadamente o radiador 240mm e bloco.
O resto vou ter de vender pois não cabe.
Em baixo dois estudos:

Radiador de 240mm mas fico limitado a depois só meter uma gráfica ITX
qyZAuzO.jpg

Radiador de 140mm e já consigo meter uma gráfica standard
L98KVjX.jpg

Outra opinião vossa, na opção do radiador de 140mm, refrigerar o cpu+gpu não chega pois não?

Agradeço a vossa atenção

Um radiador de 140mm não considero suficiente para CPU e gráfica.

cerjiuh

Power Member
Tens aqui um exemplo com um radiador de 140mm:

No entanto, acho que era melhor o radiador só para o cpu e deixares a gráfica a ar. Se conseguisse usar o de 240mm, podias meter o cpu e o gpu no loop mas acho que não há blocos até 180mm.

Marcocdi

Power Member
Tens aqui um exemplo com um radiador de 140mm:

No entanto, acho que era melhor o radiador só para o cpu e deixares a gráfica a ar. Se conseguisse usar o de 240mm, podias meter o cpu e o gpu no loop mas acho que não há blocos até 180mm.
Ola. Obrigado pelo video. Pelo que percebi a grafica estava com undervolt. Tambem se pode fazer ao prcessador mas pergunto-me ate que ponto esta tecnica nao interfere na performance?

cerjiuh

Power Member
Boas. Mesmo se for de 45mm altura?
Pior ainda, a não ser que tenhas espaço para 2 ventoinhas em push-pull.

Aqui ele utiliza sempre a mesma ventoinha e a diferença é mínima mas se o espaço for mais limitado, deves dar preferência a uma ventoinha full size ao invés de uma slim ou 2 em push-pull e diminuir a espessura do radiador.

Ola. Obrigado pelo video. Pelo que percebi a grafica estava com undervolt. Tambem se pode fazer ao prcessador mas pergunto-me ate que ponto esta tecnica nao interfere na performance?
Dependendo do componente, podes não perder performance e poupar 25% na energia, como podes perder 5/10% e poupar 50% na energia.