Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Bem adorei a caixa NR200P e adicionei-a a minha config nova, pelo facto de poder colocar uma grafafica com tamanho "normal" e colocar um AIO de 240mm, coisa que na 110 não dá.

A fonte ja a tenho a sf750 da corsair, apenas tenho duas duvidas:

ProcessadorProcessador Intel i9 13900K 24-Core (2.2Ghz/5.8Ghz) Skt1700
BoardAsus ROG STRIX Z790-I GAMING WIFI
MemoriasKingston 32GB 5600MHZ DDR5 CL40 DIMM Fury Beast Black x2 ( 64GB
DiscoSSD Serie 990 PRO with Heatsink 1TB
GraficaPlaca Gráfica MSI GeForce® RTX 3060 VENTUS 2X OC 12G LHR
CoolerCooler CPU Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 ARGB Liquid
CaixaCaixa Cooler Master MasterBox NR200P Preta (Mini-ITX)

1 - Em relação as memorias DDR5 a 64gb até 300€ teriam outra opção?
2 - Cooler AIO até 100€ será esta a melhor opção?

Boas,

Dúvida!
Chegou o peerless assassin para montar na nr200p.
Em relação à orientação do airflow.
Coloco o cooler a puxar ar da parte de trás da caixa?
De momento estou com 2 ventoinhas em baixo a puxar ar de fora para dentro ( em direção à grafica).
E 2 ventoinhas em cima a extrair ar da caixa.

Boas,

Dúvida!
Chegou o peerless assassin para montar na nr200p.
Em relação à orientação do airflow.
Coloco o cooler a puxar ar da parte de trás da caixa?

Para mim é o que faz mais sentido, porque puxas o ar fresco da parte de trás da caixa, e depois esse ar é expelido para fora pelas ventoinhas de cima.

Bem adorei a caixa NR200P e adicionei-a a minha config nova, pelo facto de poder colocar uma grafafica com tamanho "normal" e colocar um AIO de 240mm, coisa que na 110 não dá.

A fonte ja a tenho a sf750 da corsair, apenas tenho duas duvidas:

ProcessadorProcessador Intel i9 13900K 24-Core (2.2Ghz/5.8Ghz) Skt1700
BoardAsus ROG STRIX Z790-I GAMING WIFI
MemoriasKingston 32GB 5600MHZ DDR5 CL40 DIMM Fury Beast Black x2 ( 64GB
DiscoSSD Serie 990 PRO with Heatsink 1TB
GraficaPlaca Gráfica MSI GeForce® RTX 3060 VENTUS 2X OC 12G LHR
CoolerCooler CPU Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 ARGB Liquid
CaixaCaixa Cooler Master MasterBox NR200P Preta (Mini-ITX)

1 - Em relação as memorias DDR5 a 64gb até 300€ teriam outra opção?
2 - Cooler AIO até 100€ será esta a melhor opção?

pelo que estive a ver só a NR200P MAX é que permite ter o AIO em cima com a placa grafica de lado :/

colocar o AIO na parte de baixo não é a melhor opção para o AIO, no meu caso nem era para ter o vidro na lateral para ver a grafica, mas sim a grafica poder ter o ar lateral a entrar e colocar o air flow de baixo para cima.

Dar dá, mas tens que fazer modding, é apertadinho e penso que só dá de 240. A melhor solução é colocar na parte lateral. Isso é sem espinhas e dá 280.

De qualquer forma um AIO é um desperdício de dinheiro, na minha humilde opinião... Faz mais sentido limitar o power, usar air cooling e perder 100 ou 200 mhz em full load. Mas outras pessoas terão outra opinião :)

Dar dá, mas tens que fazer modding, é apertadinho e penso que só dá de 240. A melhor solução é colocar na parte lateral. Isso é sem espinhas e dá 280.

De qualquer forma um AIO é um desperdício de dinheiro, na minha humilde opinião... Faz mais sentido limitar o power, usar air cooling e perder 100 ou 200 mhz em full load. Mas outras pessoas terão outra opinião :)

Tem no canal de vídeos esse exemplo? Confesso que procurei ontem e não vi, mas também foi pesquisa rápida.

Também me tenho apercebido que falais muito em undervolt, mas não percebo nada disso, nem percebi muito qual o benefício a 100%.

Pelo preço do AIO que tenho, é ela por ela com um bom cooler a ar, por isso prefiro o AIO, e para colocar gráfica de lado terá mesmo de ser, porque no meu entender esta posição será a melhor para o Airflow, mas posso estar errado.

Conto ter o material todo de hoje a 8. Achas que devo alterar alguma coisa?

Tens aqui um exemplo, com mods:
Outro tipo de mod: https://ibb.co/9N7QB6n, assim conseguem por certos radiadores + fans slim

Vê este link, acho que explica bem a relação entre power/consumption:
Undervolt é uma afinação extra, para teres mais mhz com o mesmo power.

Em 2023 os CPUs fazem "auto-overclock", mas a menos que passes as noites a fazer renders malucos que têm que estar prontos no dia seguinte de manhã, não usar power limit é tontice. Um excelente air cooler custa 40 euros.

Quanto à tua configuração, como já te disse eu iria para um mero 13600k + air cooler, mas já que queres o 13900k + AIO, eu colocaria um Arctic Liquid Freezer II 280 que consegues montr na lateral sem nenhum problema, deves arranjar por volta dos 100/120 euros.

U3MlU0w.jpg

Tens aqui um exemplo, com mods:
Outro tipo de mod: https://ibb.co/9N7QB6n, assim conseguem por certos radiadores + fans slim
Pensei que fosse directo :/ afinal tem de se andar a inventar.

Vê este link, acho que explica bem a relação entre power/consumption:
Undervolt é uma afinação extra, para teres mais mhz com o mesmo power.

Em 2023 os CPUs fazem "auto-overclock", mas a menos que passes as noites a fazer renders malucos que têm que estar prontos no dia seguinte de manhã, não usar power limit é tontice. Um excelente air cooler custa 40 euros.
Obrigado. Vou dar uma vista de olhos. Mas para mim é entrar em campos perigosos.
Quanto à tua configuração, como já te disse eu iria para um mero 13600k + air cooler, mas já que queres o 13900k + AIO, eu colocaria um Arctic Liquid Freezer II 280 que consegues montr na lateral sem nenhum problema, deves arranjar por volta dos 100/120 euros.

Obrigado pela sugestão do Artic :)

Em cima não é suportado. Dá para colocar 2 fans, mas sem radiador.

De lado é totalmente suportado, 240 e 280 (mas convém sempre verificar o tamanho do radiador)

Eu queria colocar o AIO em cima e colocar a gráfica de lado (exemplo do NR200P max)

Se tivesse visto isso antes teria comprado essa caixa que ficava ao mesmo preço de comprar em separado. Mas agora já comprei a fonte não vou deitar dinheiro fora.

Queres usar esse layout por alguma razão? A nível prático não há qualquer vantagem..
Meu entender melhor Airflow.

Aio em cima a mandar ar para cima juntamente com a fonte.

Gráfica a receber ar de lado e a enviar para trás

Duas ventoinhas em baixo a mardar o ar para cima para varrer tudo.

Não tens melhor airflow. A gráfica tem ar "fresco" por baixo (se usares ventoinhas para auxiliar a gráfica melhor ainda), o AIO tem ar "fresco" de lado e em cima pode sim varrer tudo.

Para não falar que ligas a gráfica directamente à board em vez de usares um riser, que pode dar algumas dores de cabeça e limita-te a PCIe 3.0 em vez de 4.0.

LzsjyXn.jpeg

OYMusUi.jpeg

AoYl608.jpeg

5800x3D
B550i Aorus
32gb 3200 CL16
1.5tb SSD Pcie 3.0
4080 Ventus
SF750

CPU está limitado a 88w mas com CO fica com ligeiramente mais performance que em stock. GPU com undervolt a 975mv/2740mhz e +1300mhz nas memórias também fica com performance stock a consumir ligeiramente acima dos 200w (jogos mais pesados em 4k nativo ou raytracing sobe para os 230/240w). Eventualmente devo trocar o cabo 12vhpwr (tem 60cm quando bastava ter 20/30) mas este vai dando conta do recado.

Para além da performance brutal, o melhor é que praticamente não se ouve :D

Back