• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Precisas de uma build nova basicamente. Investir em socket AM4 (principalmente numa board itx que não sai barato) nesta altura do campeonato, é deitar dinheiro à rua.

O meu conselho é aguardares até decidires fazer upgrade aos componentes que tens actualmente e só aí trocares de caixa.

Olá malta, bom dia!
Preciso da vossa opinião.

Contexto:
O que foi uma vez um desktop que usava diariamente e mostrava em cima da secretária (orgulhosamente), é hoje uma máquina escondida de baixo da secretária, que uso pontualmente ao fim de semana para alguns jogos.
No trabalho e dia-a-dia uso um Mac, mas quero manter Windows em casa. Não só pelo que já mencionei em relação a jogatanas pontuais (2 filhos dá nisto), mas porque a esposa quando precisa de fazer alguma coisa está mais confotável num Windows.
A minha secretária está na sala de estar, e por muito que tenha resistido no passado, a verdade é que a case actual já nao fica bem com a decoração que temos neste espaço familiar.

O que estou a pensar?
Converter a actual build ATX, para mini-ITX usando a Fractal Terra.
Fiquei apaioxonado por esta case, e acredito que iria ficar muito bem na sala e enquadrar com tudo o resto.
Converter porque continuo muito satisfeito com a máquina actual, para o uso que lhe dou :)

A minha build actual é a que segue:
  • AMD Ryzen 5 2600 3.40GHZ
  • ASRock B450 Pro4
  • 16GB GSkill Ripjaws V DDR4-3200MHz
  • ZOTAC GTX 1660 SUPER AMP 6GB
  • SSD M.2 2280 Samsung 970 Evo Plus 500GB
  • Seasonic Core GM 500W Semi Modular 80PLUS Gold

Que ajuda preciso?
Basicamente entender o que esta mudança implica?
Nunca montei uma build mini-ITX e para além dos óbvios constragimentos de compatibilidade de componentes actuais com uma case ITX, ando a pensar em coisas como arrefecimento, barulho e consumos.
Que conselhos me dão?
Que coisas teriam em consideração se estivessem no meu lugar?

Grato a todos e um bom fim de semana!

A520M-ITX/AC - 105 euros (se procurares no OLX arranjas uma recondicionada por 90)
SF450 - 125 euros
NH-L12S - 70 euros

Podes comprar a SF600 ou SF750, dependendo do que pretendas fazer com o PC... É um equilibrio entre o que gastas agora e o que podes ter que vir a gastar depois, se precisares de trocar de PSU.

Também podes comprar um CPU cooler diferente, depende do ruído que estiveres disposto a aceitar. Em idle até o stock cooler é silencioso, se for só para office e afins pode ser uma opção baratinha.

Edit: também tens a B550 por 140 euros, mas sinceramente para essa build eu ficava-me pela A520. Mais vale investir na fonte e no cooler.

Última edição:
Por esse preço mais vale a pena ires para a sf600.
Ainda não saíu nada melhor ou mais barato que as SF? Interessa se é atx3?
Sairam as SF850 e SF1000 mas são SFX-L.

Thermaltake Toughpower SFX, Phanteks Revolt, Silverstone Extreme 850R, são todas ATX 3.0 salvo erro.

Do que li na diagonal (confesso que não explorei muito), não me parece que haja sucessora à altura da SF750, até porque 750 é mais que suficiente para 99% das pessoas e 99.99% que usam ITX.

Thermaltake Toughpower SFX, Phanteks Revolt, Silverstone Extreme 850R, são todas ATX 3.0 salvo erro.
Dessas pelo que vi só a silverstone tem preço e disponibilidade à altura da sf750, mas se é melhor não sei, nem sei se para quem compra agora atx3 é fator interessante ou não. Nem sei se são tão silenciosas como a sf750.
O ideal seria uma boa e silenciosa a 650w. Este mercado maluco ainda não se virou para as sfx.

alguem tem noção da caixa mais leve e pequena onde caiba uma 4070 asus dual (267.01 x 133.94 x 51.13 mm) e uma fonte ATX+ motherboard matx? Será que existe algo 10-20L?

Para quem usa caixas com os pins de encaixe dos paineis da Lian Li, uma optima solucao rápida e barata para arranjar um painel lateral transparente, fazer os furos no sitio certo e fazer numa impressora 3D uns pinos "tipo prego". Funciona muito bem e também fiquei contente com o aspecto. É acrilico de 2mm numa Ncase M1 V5.

Deixei a ideia, porque de facto não é fácil arranjar paineis com janela para as Ncase M1...

23-10-08-007-Ole.jpg

Eu tenho um kit de cabos curtos da Silverstone para a PSU que estou já bastante forcados e dobrados e tenho a sensacao que por vezes fazem mau contacto. Queria arranjar um kit de cabos curtos sleeved (~30cm) para substituir estes.

Encontro toneladas de "extension cables" que sao macho-femea, mas cabos macho-macho nao encontro nenhuns. Alguém conhece alguns? Tenho preferencia por comprar na Amazon, mas só saber marcas que os têm já seria bom.

Tenho umas extensoes em casa que comprei por engano e nem pensar consegur enfiar os cabos originais+extensoes denso da NCase M1...

Depende do que andes à procura, mas o golden standard continua a ser a sf750.

Alguém tem noção de caixas itx sub 8l, baratas (abaixo de 80eur), que aceitem fonte Sfx e gráfica 2 slots itx?

Queria aproveitar uns restos de hW que tenho por aqui. Andei a ver as D19 Pro, mas queria ver mais alternativas. Menor dimensão possível.

Back