• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Que CPU vais por nisso?

Se não for K, a minha recomendação pessoal será para o Noctua NH-L9i ... um mimo, nem pia nem chia, não ocupa espaço 'nenhum'
 
Última edição:
É um i5 4440, o problema é que o stock cooler é barulhento e quente do nada.
Tenho uma cooler master 120 advanced elite, que vou trocar por uma thermaltake core v1 daqui a uns dias e aproveito e compro um cooler tbm.
X5yz6Lx.png

O max nem era a jogar, estava com um filme aberto e umas apps leves, como podes ver tenho menos de 50% cpu e esta nos 65ºc
 
As temps nao sao formidaveis mas tambem nao sao preocupantes. Podem melhorar mas nao vai haver milagres. Quanto ao ruido, ai sim podes ter grandes melhorias. Os stock coolers tendem a ser irritantes.
 
pois os Haswell são chatinhos...e desde que o tens, quantas vezes limpaste/mudaste a massa termica? a que vem de origem nao é grande espingarda...mas nao é nada de outro mundo

mudando a massa térmica (mx-4 ou arctic silver 5, ou a da noctua), eu experimentava o Noctua NH-L9i e ainda fazia um undervolt nisso...
 
Última edição:
miguel tu no teu caso era com o 4690k quando experimentaste o nh-l9i ne? em comparação com o aio que tens agora, como é de ruido?

pelo menos la em casa o noctua no i5 6500 nem pia :P mas é um cpu com tdp de 65w (ou algo) e nao >80w
 
Mudei de térmica há umas semanas, usei MX-2.

Também estive a ver watercoolers Miguel, tipo um cooler master seidon etc mas tive a ver no youtube e é muito ruido etc.
 
Não acho muito ruído sinceramente, mas sim, há um certo hummm no PC. As bombas dos AiO's baratos não são silenciosas. Contudo, eu acho que é menos barulho que uma fan a alta velocidade. E acho o AiO menos barulhento que o nh-l9i a bombar (no meu CPU pelo menos).
 
Ele na nova caixa tanto pode ir para um AiO de 120/140mm como para um cooler a ar com uma altura ate 14cm. Tem muito por onde escolher.

Mas o processador nunca vai andar pelos 30graus...
 
Qual é que tens? Consigo arranjar um Cooler Master Seidon V2 por 50€, eu acho que ruidos etc é uma questão de sorte pelo que vi no youtube quase todos são diferentes, pode fazer um pouco de ruído com isso não me importo, mas desde que as temperaturas sejam agradáveis..
 
Eu tenho temps de 40 idle e 62 máximo em load. Diria que para ITX são óptimas temperaturas. Sim, 30ºC num seidon é para esquecer, mas acho que isso não é um bom goal sem uma boa circulação de ar, ou seja, tens mesmo de garantir ar fresco a entrar (o que no meu caso não acontece, não tenho fans de intake).

Ainda assim, acho que ele pode escolher um a ar claro, apenas os AiO fazem sentido nestas builds, onde tens pouco ar para mover, e correctamente. Parece-me ser o nicho certo para eles :)
 
podes, eu permito, comprar o Seidon V2 e ver como se porta...isto se a loja to deixar devolver/trocar por outro caso não te satisfaça, supostamente compras à distância (online), pela lei, tens 14 dias para devolver/trocar, mas algumas coisas as lojas protegem-se para evitar problemas e não aceitam...pergunta no caso do cooler como é, visto que tens de abrir e usar (por massa termica)

também para o valor que pensas gastar, podes cá ver no fórum algum AiO à venda em 2ª mão de 120 ou 140mm melhor (H60 H75 H80i p.ex.)
 
Última edição:
62ºc em load já é bom, uma coisa que eu notei é quando estou a jogar as temps vão 75-80ºc, mas quando faço stresstest não passa muito dos 65ºc...e +1 para o seidon para as estéticas, mas tenho que ver qual é o melhor msm
edit: esqueci-me completamente dos usados, vou dar uma olhada por aqui quando chegar a casa
 
Fotografias: < 1 2 3 4 5 6 7 >

Descrição do setup:

Caixa: Thermaltake Core V1
Motherboard: MSI H97I AC
Cooling: Nox Hummer H-212 + ARCTIC Fan 92mm PWM - Push Pull setup
Fonte: Seasonic SeaSonic S12II 620W Bronze

Restantes componentes:
Xeon E3 1231 v3
2 x 8GB AEGIS1600Mhz G.Skill
Gigabyte R9 390 8GB G1 + Artic Accelero Hybrid III-140 + Kaze Jyu Slim 100mm
Kingston 240GB SSDNow V300 2.5 SATA III
HGST Travelstar 7K1000 HTS721010A9E630 (0J22423) 1TB 7200 RPM 32MB Cache SATA 6.0Gb/s 2.5
BitFenix Spectre Fan 200mm frente
2 x Fans 80mm atrás

Informações extra:

Originalmente tinha um Cyorig C1 que era impecável, e tive de por fans de 80x15mm atrás para poder caber. Após instalar o WC da Artic para a gráfica, o backplate batia no cooler do cpu mesmo rodando a orientação. Troquei por um Hummer H212 e teve de ficar de lado e adicionei uma fan 92mm com os clips que vinham com o Hummer como se vê nas fotos. Tirei a esponja da tampa frontal (não se vê) e a fan de 200mm começou a ouvir-se e por isso troquei por outra slim e tive de por umas anilhas para não bater nos parafusos que prendem o radiador que fica logo atrás da fan 200mm. A fan de 80mm que vem com o WC da Artic tambem não deixava fechar a tampa lateral e troquei por outra fan slim 100x12mm (tampa não fechava por 1 mm !!! :berlusca:). Tou a espera de uns dust filters do ebay porque a caixa deixa entrar um pouco de pó.
 
Última edição:
Sim o watercooler é só para o chip, mas trás uns heatsinks para as VRM que tens de usar a cola que trás no kit:
Eu adicionei uns heatsinks para ram em cobre do ebay que depois pintei de preto.

https://www.arctic.ac/eu_en/accelero-hybrid-iii-140.html.

Na descrição não está claro mas o modelo genérico do Hybrid-140 também dá na r390, mesmo com uma board diferente que é o meu caso, em que a Gigabyte G1 é mais curta.

As temps a jogar chegavam aos 94 Cº, isto no Outono e o pc parecia que ia descolar, agora fica nos 30 Cº em idle e 60 Cº a jogar e é bastante silencioso.

A r9 390 numa caixa ITX é bom para aquecer a casa :biglaugh:
 
Back
Topo