• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Não sei se já foi aqui colocada a MI-6. Confesso que não é um projeto que tenha acomanhado desde o incio, mas o conceito está muito interessante:
peKeeNy.jpg


Ele está a recolher candidatos para uma primeira linha de produção de pequena escala (30 unidades ?!?!). Fala em preços a rondar os $200, mas acho que ainda não é certo. Não sei se ele é americano, se for, acrescerá bastante o custo para a Europa. Parece-me algo bastante menos profissional do que a Sentry ou a Dan A4. Fonte
 
@Metro se o objectivo é o silêncio porque não uma coisa destas ? Claro que existem algumas limitações no TDP dos cpus compatíveis, no meu caso tenho um i5-4590T. O powerbrick liga directamente à board, basicamente é um portátil com carregador, não tem fonte interna.
Tenho o meu media center a correr nela na sala e não tenho razões de queixa. O único ruído é o disco externo a trabalhar :)
 
Mas ele com a Phanteks também vai conseguir o silêncio pelos seguintes motivos:
- Não vai ter placa gráfica
- Vai usar fonte com possibilidade de desligar a ventoinha em loads baixos
- Vai usar um cooler grande (com sorte nem precisa de ventoinha ligada)

O único barulho pode vir da ventoinha frontal de 200 mm mas facilmente pode ser substituida por 2 be quiet de 120 mm.

Esta é a minha visão. Não é necessário caixas de media center para obter silêncio.
 
Sem ventoínhas será sempre mais silencioso do que com. E a longo prazo ainda mais a menos que se ande sempre a limpar.
 
Última edição pelo moderador:
Essas be quiet fazem 0dB(A)? Caso contrário não estou a entender.
Apenas sugeri o que eu considero uma build silenciosa, a questão do disco, neste caso não serve. Mas existem mais caixas fanless ..
 
@Metro se o objectivo é o silêncio porque não uma coisa destas ? Claro que existem algumas limitações no TDP dos cpus compatíveis, no meu caso tenho um i5-4590T. O powerbrick liga directamente à board, basicamente é um portátil com carregador, não tem fonte interna.
Tenho o meu media center a correr nela na sala e não tenho razões de queixa. O único ruído é o disco externo a trabalhar :)

Para já vou colocar o computador que tenho que ainda é socket 1150. Quando passar para 1151 vou ver. O meu preferido é o 6700T - tenho a mania de preferir processadores da Intel com HT - mas é muito caro e acaba por sacrificar a velocidade para ter os 35W de TDP. O 6700 é mais equilibrado mas salta para os 65W de TDP. Mas esse computador a ideia é fazer edição de vídeo.
Adoro sistemas como o que colocaste mas para mediacenter a solução para mim é uma nvidia shield. Infelizmente não tenho tempo para a usar mas pronto :D.
Eu não procuro silêncio absoluto mas quanto menos melhor. Estou convencido que com a minha escolha que vai resultar. Depois coloco fotos. Preferi ir para uma caixa maior para não ter compromissos no cooling.

Sem ventoínhas será sempre mais silencioso do que com. E a longo prazo ainda mais a menos que se ande sempre a limpar.

Sem dúvida mas a longo prazo tenho sempre receio de problemas de aquecimento. Uma fonte de alimentação que com pouco load a ventoinha está parada mas que em caso de aumento da temperatura liga parece-me um bom compromisso.

Sem ventoínhas será tão silencioso como 2 be quiet com um adaptador ULN.

Além disso, ele precisa de ligar pelo menos um HDD de 3.5".

Um eventualmente teria os 2 para ter uma copia dos dados. Assim não preciso de ter nenhum NAS já que não tenho assim tanta informação.
 
Não sei se já tinham mencionado aqui:

- Impactics - (passivas) €€€
- Streacom - €€
- Chieftec - €

As Streacom têm uma coisa boa, algumas caixas com um desenho semelhante a componentes AV, a malta old school cá do fórum deve lembrar-se da Chieftec, e ainda continuam a ficar a dever muito em relação ao design, mas as caixas para o preço até são uma boa opção.
 
Sem dúvida mas a longo prazo tenho sempre receio de problemas de aquecimento. Uma fonte de alimentação que com pouco load a ventoinha está parada mas que em caso de aumento da temperatura liga parece-me um bom compromisso.

Posso dizer-te que tenho uma HDPLEX H1 e uma NCase M1 e para o teu caso aconselho algo tipo NCase. A HDPLEX aquece bastante, uso no media center e nunca tive problemas (já a tenho há mais de 3 anos), mas não arriscaria usá-la num PC de 24/7.
 
Já montei o sistema. Vou ver se trato das fotos para colocar aqui.

A NCase1 é muito bonita. Optei pela Phanteks e era o que queria. Até estou tentado em tirar a ventoinha do cooler. Mas não vale a pena porque o ruido está muito bom.
 
Vamos então a algumas imagens e considerações gerais.

IMG_0702.JPG


A caixa não é pequena e segue o formato de torre conhecida. A vantagem é poder ter uma fonte de alimentação modular de 180mm de comprimento. É mesmo ao certo por causa dos cabos que se prolongam um pouco mais para a frente por ser totalmente modular. Não preciso de tanta capacidade na fonte mas como ela arranca com ventoinha apenas com mais de 40% de load é o equivalente a dizer que vai estar sempre parada.

IMG_0723.JPG


No outro lado podem ver já dois discos 3,5 e no canto superior esquerdo o Toshiba OCZ VX500. Aqueles velcros são óptimos para ficar tudo arrumado. No canto inferior direito já deixei ligado o cabo para a gráfica se algum dia colocar uma.

IMG_0714.JPG


Sem a parte frontal e lateriais. A fonde de alimentação entra lateralmente do lado oposto e à frente tem uma ventoinha de 200mm. Atrás não trás nenhuma ventoinha. No topo aquela grelha que se vê desliza para poder montar-se o radiador.

IMG_0730.JPG


Aqui está com watercooling mas não era o que queria para aqui. Este setup equivale a ter 2 ventoinhas que apesar do seu tamanho, o ar tem uma grande resistência porque o radiador tem umas lâminas muito juntas. Além disso acresce o ruido da bomba de água que em silêncio se nota um ruido ligeiro que não é linear como no caso das ventoinhas.

IMG_0762.JPG


Aqui está aquilo que queria ter. Devo ter problemas com o cooler se mudar para um sistema 1151 já que a ventoinha não deve dar para montar mas tenho dúvidas que aquela ventoinha seja mesmo necessária com a ventoinha de 200mm à frente. Para dar uma ideia com o software da motherboard para gerir as ventoinhas, em idle tenho 34ºC no CPU com a ventoinha a 335 RPM e a ventoinha da caixa parada.
Logo vejo como se comporta quando editar outro vídeo. Podem ver o primeiro vídeo que fiz que ainda não fiz o encoding nesta máquina porque não a tinha a funcionar. Depois vou vendo as temperaturas.

O único ponto negativo é mesmo o cooler ser tão grande que vou ter problemas com outro kit de RAM quase de certeza. Deve resolver-se com uma ventoinha de menor perfil ou tirar mesmo a ventoinha e só estar a usar a da caixa.
Para já e com as temperaturas de Outuno está perfeito.
 
Metro - com um Cryorig C1 resolves esses problemas todos. Poes RAM 'a vontade, tens silencio e grande poder de dissipacao. Nesse caso ate poderias desligar a ventoinha frontal.
Deixaste a ventoinha da fonte virada para cima ou para baixo?
 
Deixei a ventoinha da fonte para baixo. A caixa tem um filtro por baixo que deve fazer um bom trabalho de evitar que o pó entre e como disse acima duvido que a ventoinha funcione muitas vezes se é que alguma vez vai ser ativada.

Esse Cryorig C1 sem poder testar esse tipo de coolers fiquei de pé atrás porque é muito pequeno e quanto maior for a área melhor é o poder de dissipação. No final a física ganha sempre. Mas também é verdade que quando fizer upgrade o TDP do processador deve ser inferior a este.
A ventoinha frontal com a configuração que tenho para a ventoinha com esta temperatura está desligada.

De qualquer forma ao optar por esse cooler ai sim podia pensar numa caixa mais pequena mas como disse para mim isso não é um fator determinante.
 
Última edição:
A ideia das fontes semi-passivas e' utilizarem a conveccao natural para retirarem o calor de dentro da fonte, por isso devia estar instalada com a ventoinha para cima.

O Cryorig muito pequeno? :D Deve ser o maior monstro que ha para caixas ITX, tenho um e aquilo serve para TDP's ate 140W!

Edit: Metro - olha aqui o tamanho "da coisa".
 
Última edição:
Back
Topo