• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

queria arranjar 4 patinhas como essas da VR1...se alguem tiver alguma coisa, PM por favor.
Eu também andava a ver se encontrava uns pés mais altos para a M1. O que já vi é para procurar por "amp feet" ou "amplifier feet" nos sítios do costume. Cheguei a procurar isso rapidamente e até encontrei mas eram caros para carago. Tenho de ver melhor ainda.

O cabo sleevado tens ainda uma opção nacional, é onde vou fazer os meus. Pedi um orçamento para vários cabos e até fica a um preço jeitoso (bem mais do que ser eu a fazer até).
 
ja tive a ver as patinhas a venda la fora, até nem são muito caras...10€...15€ (4) mas depois pedem-me o mesmo valor em portes.

vou ver se arranja em algum aparelho hi-fi antigo.

EdIT: tb ja vi que casas de audio especializadas vendem esses pezinhos, parece que se chamam spikes, e ha com o formato redondo/disco que procuro, mas tb não são baratos :(
 
Última edição:
Aqui vão umas fotos da caixa Jonsbo VR1.
A motherboard chega esta semana. Depois meto as fotos da parte 2 :)

Aqui vai a parte 2 :)
Faltam uns cabos sleevados.

XcxUgdz.jpg


LPhCJW2.jpg


gR8V81V.jpg


gQDaTbu.jpg


2QtiOce.jpg


i9rNEiP.jpg


Comparação com a PS3 Slim e a Phanteks Evolv ATX TG.

hd1fSdO.jpg
 
Última edição:
It lives :bigrinbo:

Qualidade da treta para ser mais rápido a partilhar. Acabei há pouco de ligar isto e agora preciso de fazer pouco mais. Só tirar algumas medidas para os cabos à medida e depois é começar a carburar no BF1 :P
Amanhã já deixo fotos melhores e uma opinião geral da caixa, principalmente do processo de montagem.
 
Ainda não tenho quaisquer dados, temperatura, ruído e por aí. A caixa está como se vê na foto. Sei que fecha tudo mas, por enquanto, fica assim para se for necessário fazer algum troubleshooting.
Amanhã deixo isso tudo aqui, vou tentar seguir o modelo que têm utilizado por aqui.
 
Vamos lá então tentar deixar alguma coisa de jeito :P

Fotografias: https://imgur.com/a/sPtlZ - durante o resto do post vou deixar fotos que ache melhor ter logo aqui mas o link tem todas as fotos que tirei. Para mais fotos apenas da caixa e da experiência de unboxing, a ZWAME já tratou disso por mim :P

Descrição do setup:
Caixa: NCASE M1
Motherboard: ASRock X99E-ITX/ac
Cooling: Noctua NH-U9DX i4
Fonte: Corsair SF600

Restantes componentes:
Intel i7 5820K
Corsair Vengeance LPX 16GB 2400MHz CL14
EVGA GTX 980 Ti SC
Samsung 850 EVO 500GB (system e jogos)
Seagate Expansion 2TB & WD Blue 500GB (armazenamento)

Informações extra:
Primeira vez que tive contacto com material ITX e que montei um sistema neste form factor. Certo dia voltei a ver uns vídeos sobre a Dan A4 e a Sentry, voltei a ver este tópico, as configurações que já tinham passado por aqui. Isto fez despertar um certo bicho em mim para mudar de form factor :P
Comecei a explorar este nicho e passado pouco tempo estava decidido a mudar. Depois, uma das vantagens de mudar para ITX seria a facilidade que ganhava em transportar o sistema caso necessário. No entanto, não queria cortar na performance do sistema. Queria manter a base que já tinha, i7 5820K e GTX 980 Ti. Com isso, a opção mais viável que tinha era a NCASE M1. A Dan A4 estava prestes a terminar o funding, mas não sabia quando é que a iria receber. Mesmo tendo sido anunciado que ia estar há venda em 2 lojas na Europa, já imaginava que a procura seria imensa e que com muita sorte é que podia comprar uma (e assim foi, na hora anunciada tentei aceder às 2 lojas e parecia que tinham feito um DDoS às 2 lol). Outra condicionante, mas esta considerável, é as opções de cooling, a Dan limitava-me a cooler low profile. A Sentry ainda está em funding por isso também ficou logo de lado.
A NCASE M1 tem provas mais do que dadas da sua qualidade (já vai na versão 5) e gosto bastante do look dela. Escolhi a opção em Silver, não só para alterar as cores das 2 caixas que já tive, como também por gostar do contrastes que o cinzento faz com o preto na parte do IO da caixa. Também escolhi com a ranhura da saída óptica por gostar do "corte" que faz no painel superior e por poder adicionar um leitor blu ray mais tarde, tornando a caixa um autentico media and game center.

Decidida a caixa, comecei a ver o resto dos componentes. Um dos mais importantes, o cooler, tinha 2 limitações que reduz bem a escolha logo à partida. Uma é o socket que a board usa. Em vez de usar o normal square ILM, usa o narrow ILM. Logo aqui a escolha dos coolers ficou bastante limitada. A outra condicionante, esta do lado da caixa, é a altura máxima do cooler - 130 mm. Poderia ter optado por um AIO, a caixa é compatível com vários, desde 120 mm a 240 mm, e facilita a montagem destes com um bracket que dá para remover. Apenas tem a particularidade de os tubos não poderem ser muito rígidos para conseguirem dar a volta. Mesmo indo por um AIO até seria melhor em termos de temperaturas e facilidade de montagem. No entanto, preferi um cooler a ar por saber que aí não posso vir a ter problemas de fugas e barulhos da bomba.
Andei por alguns fóruns a ver outras pessoas com esta board e o que usavam como cooler. Acabei por descobrir o Noctua NH-C14 que é uma besta autentica e suficiente para manter as temperaturas do 5820k controladas. O pior é que é um cooler descontinuado (pelo NH-C14S que é mais alto, obrigando-me a usar uma slim no topo) e arranjá-lo não era nada fácil. Ainda contactei algumas lojas portuguesas que o tinham listado mas informação de stock era para freguês ver. Depois de falar com elas por email, todas elas disseram o mesmo: o único que arranjam é o C14S. No deal. O C14 sabia que era vendido na amazon mas por um vendedor externo e, na altura que estava finalmente a decidir por que cooler ir, ficou sem stock. Lá optei pelo NH-U9DX i4 que, convenientemente, já tem os acessórios necessários para ser instalado no narrow ILM (qualquer cooler da Noctua com DX trás), coisa que o C14 (S ou não) não trazia e tinha de pedir à Noctua para eles enviarem (que até o faziam gratuitamente). Cooler decidido e comprado.


A seguir a fonte. Aqui também estava indeciso entre 2 opções: Corsair SF600 ou SilverStone SX500-LG 500W. Comecei então há procura de feedback de cada uma e, tendo encontrado relatos negativos nas 2, fui para a que tinha menos. Acabou por ser a Corsair e daquilo que li que poderia acontecer (ventoinha arrancar normalmente mas depois nunca mais parar até desligar o sistema), até ver, sem qualquer problema. Ontem já estive a jogar BF1 mais a malta habitual e estive atento a isso, funcionou como é esperado. Outra coisa que ajudou a decidir pela Corsair foi a boa experiência que já tenho nas fontes da marca e a facilidade de arranjar custom cables para ela (mais sobre isto à frente).
A caixa também suporta fontes ATX e tem um bracket para trocar com o que vem montado para ser possível montar a fonte. No entanto, perde-se um espaço para discos, a gráfica fica limitada em comprimento e o bracket no painel lateral esquerdo fica impedido de colocar uma ventoinha de 120 mm ou discos 3.5''.

Por fim, a RAM. Tendo escolhido o cooler, fiquei limitado a RAM low profile. Isto para que pudesse montar o cooler na horizontal (ver foto abaixo). Também é possível montar na vertical. No entanto, desta forma ficaria ou a ir buscar ar perto da gráfica que ia estar mais quente, ou a mandar ar quente (quando em load) para a gráfica. Nenhuma destas opções me deixava confortável e arranjar RAM low profile é fácil. Vi vários kits da Corsair, Kingston e G.Skill. Acabei por ir por um com uma latência mais baixa (CL14) mas que também não me deixa a carteira muito leve :P no final do dia, para o que faço com o pc, serve perfeitamente.

Entre começar a planear a build, comprar os vários componentes e finalmente ter tudo o que preciso para começar a montar o sistema, passou-se mais de 1 mês :smilliex: deu para atenuar o bicho e ânsia que voltou ontem quando recebi os últimos componentes (board e RAM).

Ontem foi o dia quase todo a chegar ao que está agora.

Então sobre o processo de montagem. A única coisa que me deu mais trabalho foram os cabos da fonte. Já sabia que organizar os cabos não ia ser fácil, sobra pouco espaço na caixa para eles e são cabos pouco flexíveis. Tive de os ir dobrando para ganharem um ângulo melhor para os ligar (no caso dos discos foi o pior) e também para ficarem qualquer coisa arrumados logo abaixo de onde ligam na fonte.
Acabaram por ficar pouco ou nada arrumados mas apenas porque é algo temporário. Tenciono trocar os cabos de origem por uns feitos à medida, assim vou conseguir limpar alguns cm's a mais que os cabos têm. Esta board tem duas ligações "trocadas", o ATX (24 pins) com o EPS (8 pins). Assim, o cabo EPS está comprido e o ATX está curto (ainda bem que o @SinLord incluiu uma extensão na compra da board, thank you so very much :victory:). Os cabos para os discos e para a gráfica também estão compridos e também vão ficar com à medida do que é apenas preciso.
Esta situação dos cabos fez com que encaixar a gráfica desse algum trabalho. O espaço para ela entrar já não é muito e depois alguns cabos ficam no caminho da gráfica. Tive de fazer alguma força contra os cabos para a gráfica acabar por encaixar. Algo que também deve ficar resolvido com novos cabos.

Outra combinação que acabou por não resultar foi a ligação da extensão que a caixa trás para ligar na fonte. A parte que liga na fonte tem o cabo a sair para o lado direito e assim entra em conflito com a estrutura da caixa. Por mais jeito que desse não conseguia ligar o cabo. Acabei por ter de cortar um pouco da borracha no cabo.


De resto, correu tudo normal. Colocar a board e fonte foi o esperado. Os discos, para ajudar na questão dos cabos de energia, fiz uma pequena alteração. A caixa tem uma forma bastante engenhosa de segurar os discos. Basta colocar 3 ou 4 parafusos com umas borrachas (primeira foto abaixo) e depois é só encaixar o disco no sítio dele e deslizar para baixo, fazendo alguma força contra a estrutura da caixa. Algo bastante simples e prático se for necessário alterar alguma coisa nos discos. Depois a caixa também trás 4 peças metálicas para que se consiga colocar 2 discos no mesmo local (segunda foto abaixo). No meu caso, lembrei-me que tinha aqui uma caixa 2.5'' sem disco (o disco estava estragado e já a tinha aberto para ver como era lá por dentro) e usei-a como se fosse o segundo disco. O terceiro disco foi preso com fita adesiva de dupla face. Isto é algo apenas temporário até ter os cabos novos, onde vou conseguir ligar facilmente 2 discos lado a lado.


Em termos de temperatura e ruído fiquei um pouco pior em relação à caixa e cooler que tinha dantes. Na parte da temperatura já esperava, o novo cooler não tem simplesmente a mesma capacidade de arrefecimento que o Raijintek Ereboss tinha. É uma diferença de tamanho ainda grande e as 2 ventoinhas do Noctua não fazem milagres. No entanto, ainda vou alterar um pouco a curva que defini. Posso aumentar a rotação delas quando o processador está mais quente, o barulho da ventoinha da gráfica vai ser sempre pior. E é aqui que também fiquei pior. A Fractal Define R5 isolava boa parte dos som das ventoinhas e discos, é uma caixa mais fechada e com isolamento nos painéis laterais e no frontal. A NCASE M1 é o esperado de algo com furação para ventilação em todos os painéis excepto o frontal. A ventoinha da gráfica e o disco WD Blue acabam por ser audíveis se não estiver a ouvir música nos phones ou nas colunas.
É um pequeno trade off que tenho de fazer para ter uma caixa com estas dimensões e durante este mês que passou mentalizei-me nisso.

Agora só falta mesmo os cabos à medida para ficar com isto quase fechado*. Depois volto a colocar mais fotos quando os tiver e posso deixar mais alguma impressão que me tenha escapado agora ou que apareça com o tempo.
*Fechado até que os SSD's voltem à normalidade e comecem a baixar os preços e não subir. Gradualmente, quero ver-me livre de HDD's e do seu barulho sempre presente e do não serem fiáveis para transportar.

-------
Edit: update da build com custom cables.
 
Última edição:
é sempre um mimo ver uma caixa assim pequena com tanto poder lá dentro :p

esse desafio dos cabo da fonte 'a mais' também existe na Hadron Air, que ainda para mais tem uma fonte de origem que não é modular! é tentar, antes de montar o que quer que seja, empurrar os cabos que não são precisos para o fundo, e depois os outros tentar 'orientar' conforme sejam precisos lol na Hadron Air ganhei muito ao cortar a caixa dos discos hdd...visto que tambem nao a usava para nada

ainda assim, agora estou com ela aberta porque tenho um Kraken X52 montado no processador, o mais audivel no sistema é a fonte de alimentação, com a fan de ~40mm ou lá o que é ... sacrifícios feitos em prol do itx xD
 
Bom artigo :)

O resultado final e' quase sempre satisfatorio mas ha sempre uma ou duas dores de cabeca no processo de montagem. Lembro-me de ao (tentar) montar a minha pela primeira vez me chatear tanto que pus tudo a um canto durante uma semana e cheguei a ponderar vender. lol

Tenta "ir dar a volta" por baixo da grafica, parece que tens la algum espaco para esconder cabos. Sim, eu sei que e' temporario mas ainda assim era capaz de resultar depois prender tudo com abracadeiras.
 
Muito boa review :clap:
Eu ando com ideias de trocar a minha caixa (embora goste bastante dela) para uma com melhor airflow e compatibilidade a nível de gpus.
A NCase é sem dúvida uma alternativa de peso, só o preço é que me deixa algo de pé atrás.
 
Tenta "ir dar a volta" por baixo da grafica, parece que tens la algum espaco para esconder cabos. Sim, eu sei que e' temporario mas ainda assim era capaz de resultar depois prender tudo com abracadeiras.
Sim, debaixo da gráfica ainda tem algum espaço (tanto que dá para colocar um disco 3.5'') que dá para lá prender os cabos. Como vou ter de tirar algumas medidas para os cabos novos sou capaz de ter de tirar a gráfica, se me apetecer faço isso :P

A NCase é sem dúvida uma alternativa de peso, só o preço é que me deixa algo de pé atrás.
Sim, o preço é algo a pensar bem. E depois tens ainda a produção da caixa. É feita em batches e actualmente está a ser produzida. Mas passada esta run, se for como até agora, são uns quantos meses ainda até entrar em produção novamente.
 
Eu sei. Mas estou a pensar oferecer um PC ao meu irmão mais novo e ficava ele com a minha caixa.
Eu aproveitava a deixa para comprar uma nova e preparar um futuro upgrade para Ryzen :D
 
Back
Topo