Vamos lá então tentar deixar alguma coisa de jeito
Fotografias: https://imgur.com/a/sPtlZ - durante o resto do post vou deixar fotos que ache melhor ter logo aqui mas o link tem todas as fotos que tirei. Para mais fotos apenas da caixa e da experiência de unboxing,
a ZWAME já tratou disso por mim
Descrição do setup:
Caixa: NCASE M1
Motherboard: ASRock X99E-ITX/ac
Cooling: Noctua NH-U9DX i4
Fonte:
Corsair SF600
Restantes componentes:
Intel i7 5820K
Corsair Vengeance LPX 16GB 2400MHz CL14
EVGA GTX 980 Ti SC
Samsung 850 EVO 500GB (system e jogos)
Seagate Expansion 2TB & WD Blue 500GB (armazenamento)
Informações extra:
Primeira vez que tive contacto com material ITX e que montei um sistema neste form factor. Certo dia voltei a ver uns vídeos sobre a
Dan A4 e a Sentry, voltei a ver este tópico, as configurações que já tinham passado por aqui. Isto fez despertar um certo bicho em mim para mudar de form factor

Comecei a explorar este nicho e passado pouco tempo estava decidido a mudar. Depois, uma das vantagens de mudar para ITX seria a facilidade que ganhava em transportar o sistema caso necessário. No entanto, não queria cortar na performance do sistema. Queria manter a base que já tinha, i7 5820K e GTX 980 Ti. Com isso, a opção mais viável que tinha era a NCASE M1. A Dan A4 estava prestes a terminar o funding, mas não sabia quando é que a iria receber. Mesmo tendo sido anunciado que ia estar há venda em 2 lojas na Europa, já imaginava que a procura seria imensa e que com muita sorte é que podia comprar uma (e assim foi, na hora anunciada tentei aceder às 2 lojas e parecia que tinham feito um DDoS às 2 lol). Outra condicionante, mas esta considerável, é as opções de cooling, a Dan limitava-me a cooler low profile. A Sentry ainda está em funding por isso também ficou logo de lado.
A NCASE M1 tem provas mais do que dadas da sua qualidade (já vai na versão 5) e gosto bastante do look dela. Escolhi a opção em Silver, não só para alterar as cores das 2 caixas que já tive, como também por gostar do contrastes que o cinzento faz com o preto na parte do IO da caixa. Também escolhi com a ranhura da saída óptica por gostar do "corte" que faz no painel superior e por poder adicionar um leitor blu ray mais tarde, tornando a caixa um autentico media and game center.
Decidida a caixa, comecei a ver o resto dos componentes. Um dos mais importantes, o cooler, tinha 2 limitações que reduz bem a escolha logo à partida. Uma é o socket que a board usa. Em vez de usar o normal
square ILM, usa o narrow ILM. Logo aqui a escolha dos coolers ficou bastante limitada. A outra condicionante, esta do lado da caixa, é a altura máxima do cooler - 130 mm. Poderia ter optado por um AIO, a caixa é compatível com vários, desde 120 mm a 240 mm, e facilita a montagem destes com um bracket que dá para remover. Apenas tem a particularidade de os tubos não poderem ser muito rígidos para conseguirem dar a volta. Mesmo indo por um AIO até seria melhor em termos de temperaturas e facilidade de montagem. No entanto, preferi um cooler a ar por saber que aí não posso vir a ter problemas de fugas e barulhos da bomba.
Andei por alguns fóruns a ver outras pessoas com esta board e o que usavam como cooler. Acabei por descobrir o Noctua NH-C14 que é uma besta autentica e suficiente para manter as temperaturas do 5820k controladas. O pior é que é um cooler descontinuado (pelo NH-C14S que é mais alto, obrigando-me a usar uma slim no topo) e arranjá-lo não era nada fácil. Ainda contactei algumas lojas portuguesas que o tinham listado mas informação de stock era para freguês ver. Depois de falar com elas por email, todas elas disseram o mesmo: o único que arranjam é o C14S. No deal. O C14 sabia que era vendido na amazon mas por um vendedor externo e, na altura que estava finalmente a decidir por que cooler ir, ficou sem stock. Lá optei pelo NH-U9DX i4 que, convenientemente, já tem os acessórios necessários para ser instalado no narrow ILM (qualquer cooler da Noctua com DX trás), coisa que o C14 (S ou não) não trazia e tinha de pedir à Noctua para eles enviarem (que até o faziam gratuitamente). Cooler decidido e comprado.
A seguir a fonte. Aqui também estava indeciso entre 2 opções: Corsair SF600 ou
SilverStone SX500-LG 500W. Comecei então há procura de feedback de cada uma e, tendo encontrado relatos negativos nas 2, fui para a que tinha menos. Acabou por ser a Corsair e daquilo que li que poderia acontecer (ventoinha arrancar normalmente mas depois nunca mais parar até desligar o sistema), até ver, sem qualquer problema. Ontem já estive a jogar BF1 mais a malta habitual e estive atento a isso, funcionou como é esperado. Outra coisa que ajudou a decidir pela Corsair foi a boa experiência que já tenho nas fontes da marca e a facilidade de arranjar custom cables para ela (mais sobre isto à frente).
A caixa também suporta fontes ATX e tem um bracket para trocar com o que vem montado para ser possível montar a fonte. No entanto, perde-se um espaço para discos, a gráfica fica limitada em comprimento e o bracket no painel lateral esquerdo fica impedido de colocar uma ventoinha de 120 mm ou discos 3.5''.
Por fim, a RAM. Tendo escolhido o cooler, fiquei limitado a RAM low profile. Isto para que pudesse montar o cooler na horizontal (ver foto abaixo). Também é possível montar na vertical. No entanto, desta forma ficaria ou a ir buscar ar perto da gráfica que ia estar mais quente, ou a mandar ar quente (quando em load) para a gráfica. Nenhuma destas opções me deixava confortável e arranjar RAM low profile é fácil. Vi vários kits da Corsair, Kingston e G.Skill. Acabei por ir por um com uma latência mais baixa (CL14) mas que também não me deixa a carteira muito leve

no final do dia, para o que faço com o pc, serve perfeitamente.
Entre começar a planear a build, comprar os vários componentes e finalmente ter tudo o que preciso para começar a montar o sistema, passou-se mais de 1 mês

deu para atenuar o bicho e ânsia que voltou ontem quando recebi os últimos componentes (board e RAM).
Ontem foi o dia quase todo a chegar ao que está agora.
Então sobre o processo de montagem. A única coisa que me deu mais trabalho foram os cabos da fonte. Já sabia que organizar os cabos não ia ser fácil, sobra pouco espaço na caixa para eles e são cabos pouco flexíveis. Tive de os ir dobrando para ganharem um ângulo melhor para os ligar (no caso dos discos foi o pior) e também para ficarem qualquer coisa arrumados logo abaixo de onde ligam na fonte.
Acabaram por ficar pouco ou nada arrumados mas apenas porque é algo temporário. Tenciono trocar os cabos de origem por uns feitos à medida, assim vou conseguir limpar alguns cm's a mais que os cabos têm. Esta board tem duas ligações "trocadas", o ATX (24 pins) com o EPS (8 pins). Assim, o cabo EPS está comprido e o ATX está curto (ainda bem que o
@SinLord incluiu uma extensão na compra da board, thank you so very much

). Os cabos para os discos e para a gráfica também estão compridos e também vão ficar com à medida do que é apenas preciso.
Esta situação dos cabos fez com que encaixar a gráfica desse algum trabalho. O espaço para ela entrar já não é muito e depois alguns cabos ficam no caminho da gráfica. Tive de fazer alguma força contra os cabos para a gráfica acabar por encaixar. Algo que também deve ficar resolvido com novos cabos.
Outra combinação que acabou por não resultar foi a ligação da extensão que a caixa trás para ligar na fonte. A parte que liga na fonte tem o cabo a sair para o lado direito e assim entra em conflito com a estrutura da caixa. Por mais jeito que desse não conseguia ligar o cabo. Acabei por ter de cortar um pouco da borracha no cabo.
De resto, correu tudo normal. Colocar a board e fonte foi o esperado. Os discos, para ajudar na questão dos cabos de energia, fiz uma pequena alteração. A caixa tem uma forma bastante engenhosa de segurar os discos. Basta colocar 3 ou 4 parafusos com umas borrachas (primeira foto abaixo) e depois é só encaixar o disco no sítio dele e deslizar para baixo, fazendo alguma força contra a estrutura da caixa. Algo bastante simples e prático se for necessário alterar alguma coisa nos discos. Depois a caixa também trás 4 peças metálicas para que se consiga colocar 2 discos no mesmo local (segunda foto abaixo). No meu caso, lembrei-me que tinha aqui uma caixa 2.5'' sem disco (o disco estava estragado e já a tinha aberto para ver como era lá por dentro) e usei-a como se fosse o segundo disco. O terceiro disco foi preso com fita adesiva de dupla face. Isto é algo apenas temporário até ter os cabos novos, onde vou conseguir ligar facilmente 2 discos lado a lado.
Em termos de temperatura e ruído fiquei um pouco pior em relação à caixa e cooler que tinha dantes. Na parte da temperatura já esperava, o novo cooler não tem simplesmente a mesma capacidade de arrefecimento que o
Raijintek Ereboss tinha. É uma diferença de tamanho ainda grande e as 2 ventoinhas do Noctua não fazem milagres. No entanto, ainda vou alterar um pouco a curva que defini. Posso aumentar a rotação delas quando o processador está mais quente, o barulho da ventoinha da gráfica vai ser sempre pior. E é aqui que também fiquei pior. A
Fractal Define R5 isolava boa parte dos som das ventoinhas e discos, é uma caixa mais fechada e com isolamento nos painéis laterais e no frontal. A NCASE M1 é o esperado de algo com furação para ventilação em todos os painéis excepto o frontal. A ventoinha da gráfica e o disco WD Blue acabam por ser audíveis se não estiver a ouvir música nos phones ou nas colunas.
É um pequeno trade off que tenho de fazer para ter uma caixa com estas dimensões e durante este mês que passou mentalizei-me nisso.
Agora só falta mesmo os cabos à medida para ficar com isto quase fechado*. Depois volto a colocar mais fotos quando os tiver e posso deixar mais alguma impressão que me tenha escapado agora ou que apareça com o tempo.
*Fechado até que os SSD's voltem à normalidade e comecem a baixar os preços e não subir. Gradualmente, quero ver-me livre de HDD's e do seu barulho sempre presente e do não serem fiáveis para transportar.
-------
Edit:
update da build com custom cables.