• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Fotografias: LINK 1 LINK 2

Descrição do setup:
Caixa: Cooler Master 110 Elite
Motherboard: EVGA Z87 Stinger
Cooling: Cooler Master Seidon 120+
Fonte: CoolerMaster V700

Restantes componentes:
i5 4670K
Crucial Ballistix Sports VLP 2x8GB 1600Mhz
Gigabyte GTX 970 mini
Corsair SSD GT 120GB

Informações extra:
A CM 110 tem bastante espaço para uma ITX, mas devido à posição da fonte, impossibilita muito arrefecimento a ar. Até um Cryorig C1, que supostamente fica à conta, acaba por não dar (a fonte levanta ligeiramente, o que impossibilita de ser aparafusada na caixa). A meu ver, é uma caixa completamente virada ao watercooling, especialmente AiO. O meu conselho é a estudarem bem a fonte, pois uma fonte grande (como a CM V700) obriga ao uso de AiO com tubos flexíveis (daí o uso do Seidon 120+). A alternativa é o uso de CPU's de TDP baixo, para que se possa usar um Noctua NH-L9i, ou eventualmente (não testado) um NH-L12, sem a fan pequena, e com a fan grande em baixo (em vez de no topo), o que requer rams very low profile.
Pic original da fan do NH-L12 por baixo

Um ponto importante, o Seidon 120 tem uma bomba ligeiramente barulhenta, se procuram uma build silenciosa, este não será o cooler que devem usar.
 
Última edição:
Fotografias: LINK

Descrição do setup:
Caixa: Bitfenix Phenom
Motherboard: Asrock B85M-ITX
Cooling: Cryorig H7 + 3xNoiseblocker eLoop Bionic

Restantes componentes:
Intel i5 4590
Kingston HyperX Fury Black 2x4GB
MSI GTX960 Armor 2GB OC
Samsung 850 Evo 120GB + F3 500 GB
XFX TS 550W

Informações extra / Observações:
A primeira coisa que reparei quando a caixa chegou a casa foi o seu tamanho. Esta caixa embora seja Mini-ITX é do tamanho de uma Micro-ITX, com 30 L de volume. Aliás, até existe uma variante desta caixa Micro-ITX mas a board fica na vertical.

O PC foi aproveitado de um NAS que fiz há uns meses atrás. Entretanto já lhe mudei os componentes quase todos.

A nível de cooling tive alguns stress's, encomendei as novas Noctua redux, uma para intake de 1200 RPM e outra para exhaust de 900 RPM mas achei a de 1200 RPM muito barulhenta então devolvi-as. Hoje tenho 3 Noiseblocker eLoop, 2 delas a fazer intake. Claro que o sistema agora está mais silencioso porque as ventoinhas são de baixa rotação.

Em relação ao cooler do cpu comprei um Artic Freezer 13 CO mas a ventoínha estava sempre colada nas 2000 RPM o que fazia imenso barulho. Arranjei um Cryorig H7 com uma ventoinha de 12 cm mais silenciosa, até agora 5*. Temps do cpu a jogar 50-55º. Temps em full load 60-62º.

O próximo passo é uma PSU full modular que caiba na caixa, talvez uma Silverstone Gold de 550W. Já se arranja em PT por ~100€. Meti a negrito "que caiba na caixa" porque é difícil meter uma fonte de 16 cm dentro da caixa, portanto o ideal é uma de 14 cm de comprimento. Também é muito difícil arranjar os cabos decentemente.
 
Última edição:
fake, já editei o meu no showroom, podes editar o teu. Quanto ao resto da malta, é começar a preencher, e podem mandar um @ para mim e para o fakemeta para tratarmos disso.
 
Eurotec é muito manhoso, mas tendo em conta que o setup dele nem chega perto dos 50W em full-load diria que não deve ter grandes chatices.
 
Essa build está mesmo a pedir um Pico-Psu
picopsu-160-xt-acdc-components.jpg


Basicamente é uma mini fonte que usa um carregador de portátil. Eu vou usar uma dessas no meu HTPC :D
 
Fotografias1
Fotografias2
Fotografias3

Descrição do setup:
Caixa: Jonsbo/Cooltek UMX1 Plus
Motherboard: Zotac H55-ITX WiFi
Cooling: Noctua BH-L9i (ainda não estava nessas fotos)

Restantes componentes:
Intel Xeon X3470
Kingston HyperX Fury Red 2x4GB (ainda não estavam nessas fotos)
Asus GTX 970 Mini
XFX XTR 650W
Kingston 120Gb
WD Black Caviar 1Tb
Noctua 120mm ULN + Noctua 80mm ULN

Informações extra / Observações:
A caixa tem um design fantástico e o facto de ser em alumínio dá-lhe um ar super elegante. Fica bem em qualquer sítio.
Tem dois filtros removíveis na parte de baixo que é onde é suposto acontecer o intake. Na traseira tem espaço para uma ventoinha de 80mm que entretanto vou instalar (Noctua ULN).
O preço é um dos contras mas deve-se em grande parte ao material em que é feita. Vem com uma ventoinha de 120mm slim no topo que eu entretanto substitui por uma Noctua ULN.
A caixa é bastante pequena (<17L) e é preciso ser bastante engenhoso e paciente para a montar.
Dá possibilidade de ir para uma gráfica até 27cm se puser uma fonte SFX. Eu escolhi a segunda opção, fonte ATX e gráfica mini.
O HDD é chatinho de aparafusor à caixa devido ao suporte que trás. Não ha grande espaço para arrumação de cabos por isso uma coisa que ajudaria muito era fazer cabos sleevados à medida.
Em termos de temperaturas tenho tido em idle: 50ºC no CPU, 27ºC nos discos e 32ºC no GPU; em load sobem para: os 70ºC no CPU, 35ºC nos discos e 50ºC nos GPU, podiam ser mais baixas mas acho que não me posso queixar. É bastante silenciosa, tenho-a "a meus pés" e se não tiver música não incomoda. A 1metro só olhando para a luz dá para perceber se está a trabalhar.
Tem a limitação de não vir preparada para AiO's pelo facto de não dar para aparafusar pelo lado de fora. Com fita de dupla face ou com um mod'zito dava para por.
Acabo por não ter um preço para esta build pelo facto de ter aproveitado muito do material que tinha.
Aconselho, mas estudem bem antes o que por dentro. Ao milímetro!
Se alguém quiser mais alguma info é só dizer ;)

Edit: Entretanto o PC foi sendo remodelado. Ao entrar nos links das fotos dá para ver o que se passou em cada passo.
 
Última edição:
Postarei a minha config quando tiver um tempinho.

Só para lembrar que se estão a esquecer das caixas da silverstone. No meu caso particular uso a SG-05, com seus cerca de 11 litros, merece estar na listagem inicial. A Silverstone tem vários modelos. Eu sou mais fã de SFF (small Form Factor) do que necessáriamente de ITX... Quanto mais pequena melhor!
 
Aqui fica o meu setup atual (@miguelbazil @fakemeta)

Fotografias:
post inicial, fotos mais recentes

Descrição do setup:
Caixa: Jonsbo/Cooltek Coolcube U2
Motherboard: Asrock B85M-ITX
Cooling: Thermalright TS-90 + Noctua NF-B9 Redux

Restantes componentes:
Intel i5-4570
2x8Gb DDR3 Kingston Hyper X Black
MSI GTX 750 Ti (cooler modded)
Crucial M500 240Gb
Be Quiet! Pure Power L8 530W

Informações extra / Observações:
Primeira vez a montar um sistema mais "a sério" em mini-itx. Escolhi a caixa pelas dimensões (queria uma que ocupasse pouco espaço na secretária, daí ter escolhido uma mais alta que comprida) e pelo design bastante simples.
Suporta fontes ATX sem problemas e gráficas até 22cm. No entanto, se a gráfica tiver 20cm ou mais, é necessário desaparafusar um suporte da lateral na caixa para poder colocar/retirar o GPU, o que se torna bastante chato, ainda por cima porque se tem de remover o power button para tirar esse apoio. Ideal seria uma gráfica ITX.
Como na maioria das builds ITX, uma fonte modular é obrigatória, pois não há grande espaço apra colocar cabos extra sem sacrificar quase por completo o já de si pequeno airflow da caixa.
Falando de airflow, o principal ponto de intake é o fundo da mesma. Infelzimente não trás nenhum filtro para pó (e eu continuo a ser preguiçoso e a não arranjar nenhum). Com algum jeitinho (leia-se, mod) um de 140mm quadrado é capaz de resolver. Também tem uma entrada lateral junto à parte da frente mas que é mais estética que funcional. Suporta uma fan de 120mm na traseira e vem uma da Cooltek na caixa que até é bastante silenciosa. No entanto, acabei por trocar por uma Noctua NF-P12 PWM. Na frontal também é possível montar uma fan até 120mm, mas dada a falta de entradas de ar, parece-me uma solução muito fraca. Por outro lado, esse mount dá a possibilidade de meter lá o HDD/SSD e desobstruir por completo o intake inferior.
Quanto a compatibilidade dos coolers, esta caixa é algo particular. Cabem coolers bastante altos (até 175mm!), mas a posição do socket na motherboard é importantíssima, senão corremos o risco de o cooler bater no PSU. No caso da minha Asrock, um tower cooler com fan de 90mm cabe sem problemas, 120mm não, devido ao socket estar mais acima na motherboard.
As temps são agradáveis, oscilando entre os 30~35 em light-load e os 65 quando estou a puxar mais pela máquina no Lightroom/Photoshop. O GPU também costuma rondar os 30~35 em idle e os 65 em load. Convém referir que o meu profile de fans é mais orientado ao silêncio do que à performance.
Uma das minhas principais preocupações, foi montar uma build bastante silenciosa. Dos componentes todos, o único que ainda gerava algum ruído era a 750Ti que, por pura estupidez da MSI, não permite que a fan de origem desca dos 34%. Isto é muito parvo pois mesmo a correr o furmark ela não passava dos 45%. Resolvi fazer um mod ao cooler (troquei o de origem por um de uma falecida 6950 Double-X) e coloquei outra Noctua NF-P12 por baixo do GPU. Como a distância ao fundo da caixa é pequena, nem tive de fazer nenhum bracket, a fan está simplesmente pousada e ligada, através de um adaptador, ao GPU. Como mesmo assim, a rotação mínima da fan era elevada (e com um redutor de voltagem ela não arrancava) reutilizei o interruptor de controlo de fans que vinha na caixa para ou desligar a fan, ou ligar com controlo através do GPU.
Quando está desligada, o pc é praticamente inaudível, mesmo estando a cerca de 1m de mim.

Se pudesse voltar atrás tinha investido mais em 2 componentes: uma motherboard com suporte m.sata e socket cpu mais central (como as Asus) para reduzir ainda mais o número de cabos e usar um cooler com fan maior, e uma gráfica com cooler estilo Asus Strix (aka: que desliga as fans sózinha) para não ter de andar a fazer mods nem ligar/desligar interruptores :D
 
Última edição:
A questão do sticky é algo que estou a tentar agora falar com a malta na moderação. Eu por mim era, mas eles terão de concordar com isso ou não.

@Jota.Ce conseguiste aquilo que tenho dificuldades na minha: cabos muito organizados. Para mim é a chatice maior da CM110, mesmo com fontes modulares, é chato de se organizar os cabos. Especialmente estes flat cables que vêm com as fontes, dava-me jeito ou que fossem menores, ou que fossem mais flexíveis para os enfiar num canto facilmente :P

Boas builds já por aqui, está a crescer bem o tópico :)

EDIT: já agora, se eu quiser comprar/mandar fazer uns cabos sleevados para a PSU, estarei a olhar para um investimento médio de quantos aérios?
 
Última edição:
Back
Topo