• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Hmm, not really. Essas coisas normalmente têm um limite de 150Mbps, enquanto que com a placa wifi tenho à vontade 500Mbps por ser WiFi 5 (802.11ac). Mas mesmo que haja um dongle com wifi 5, esta placa também tem Bluetooth, o que ainda iria implicar mais 1 usb dongle e 2 portas usb ocupadas só para substituir esta placa que tenho (Asus PCE-AC55BT).
 
Nesse caso a tua melhor opção será mesmo trocar de board, não conheço nenhuma caixa pequena que suporte boards ATX e dê acesso aos 2 slots.

A coisa mais parecida (das que eu conheço) será esta: https://www.sliger.com/products/cases/cerberus_x/, mas isto é basicamente uma caixa normal ligeiramente reduzida em tamanho.

Trocando a board para uma ITX, ficas com muito mais opções... Tens a NR200, que anunciou um ATX bracket há uns dias: ou a SSUPD Meshilicious. Ambas suportam a fonte ATX e não deverão ter qualquer problema com o GPU ou com o stock cooler.

A partir daí a escolha já é mais pela parte estética do que outra coisa. Vendendo essa board + adaptador e trocando por uma B550 ITX até nem deves gastar muito dinheiro, talvez consigas fazer a festa toda por uns 150 euros.
 
@pesta só para ter a certeza que percebi tudo. Se for para Mini-ITX teria de trocar a fonte também é isso? Daí sugerires essa cases ITX com "adaptador" ATX? Sim, comprando uma board com wifi e bt venderia a MB antiga e o adaptador. Penso que os valores que falaste estariam mais ou menos dentro do que tinha em mente, vendendo o material antigo. Relativamente às ventoinhas posso aproveitar 1 ou 2 e vender o resto tb...
 
Essas duas caixas (NR200 e SSUPD) suportam fontes ATX (embora na NR200 precises de um adaptador que foi anunciado há poucos dias). Só precisas de trocar a board para ITX.

A outra caixa (a N-ATX da sfftime) suporta tudo (board ATX e fonte ATX), mas não consegues ligar a placa wifi por PCI-E.

Mas como a N-ATX é mais cara (e mais difícil de arranjar), eu iria para uma SSUPD ou NR200 e trocava a board. Pessoalmente prefiro a estética da SSUPD, mas isso vale o que vale :)
 
Este suporte ATX se viesse junto com a nr200 comprava-a na hora.

Dava para passar todo o HW da assinatura sem problemas.

a longo prazo ai migrava para SFX.
 
É possível que comece a vir com as caixas novas, não sei. Seja como for presumo que venha barato, coisa para 10-15 euros no máximo.
 
Eu tenho a NR200, gosto bastante e não me vejo a trocar de caixa tão cedo. Não posso falar em temperaturas pois só tenho as 2 ventoinhas em cima de exhaust e a minha gráfica é fraca (GTX 750TI). Queria trocar de gráfica mas infelizmente nem stock nem preços de jeito mas no futuro.

Não sei sé é pequena suficiente para o que necessitas mas em Dezembro por 100€ para mim era o melhor. Pequena o suficiente, possibilidade de várias ventoinhas e design minimalista.

Quanto ao Wifi tenho uma board Asus Rog X470i e quando o router da Meo funcionava bem aquilo era porreiro o problema era quando o router se passava e era constante. Por fim desisti do Wifi e passei um cabo do router até ao PC.
 
É possível que comece a vir com as caixas novas, não sei. Seja como for presumo que venha barato, coisa para 10-15 euros no máximo.
Ca no Brasil pode ser dificil isto ser vendido, era bom se viesse na caixa mesmo.

Existe e um modelo para fazer em impressora 3D, mas a unica pessoa que conheco com isso, não pode me ajudar agora...

Ainda faco masé eu um suporte guetto e não gasto dinheiro :002: Seja 2 pecas de aluminio em L ou um suporte de LEGO ou algo assim :-D
 
Ca no Brasil pode ser dificil isto ser vendido, era bom se viesse na caixa mesmo.

Existe e um modelo para fazer em impressora 3D, mas a unica pessoa que conheco com isso, não pode me ajudar agora...

Ainda faco masé eu um suporte guetto e não gasto dinheiro :002: Seja 2 pecas de aluminio em L ou um suporte de LEGO ou algo assim :-D
Pois, eu acho que de momento só não passa a máquina secundária para ITX por precisar de investir em motherboard, e vou deixar isto na "to do list" porque se não já tinha pensado em aqui no fórum perguntar quem é que me venderia um suporte na comunidade de impressão 3D hahah :D
 
Encomendei a ssupd, por engano com o painel em vidro, tenho de ver se consigo alterar para tudo em malha.. tenho uma XFX xxx de 750w, acham que consigo por um artic de 280mm a frente? Este cooler com as ventoinhas fica com 60,5cm de espessura, a página da meshlicious fala em 160 máximo para uma ATX e ter aio com ventoinha até 60 salvo erro
 
Encomendei a ssupd, por engano com o painel em vidro, tenho de ver se consigo alterar para tudo em malha.. tenho uma XFX xxx de 750w, acham que consigo por um artic de 280mm a frente? Este cooler com as ventoinhas fica com 60,5cm de espessura, a página da meshlicious fala em 160 máximo para uma ATX e ter aio com ventoinha até 60 salvo erro
AIO com fonte ATX é apertadinho. Se não couber, podes tentar trocar a ventoínha de baixo por uma slim, talvez os 10 mms extra façam a diferença.
 
Podia arranjar um rad mais pequeno, há alguma de jeito de 120/140mm? Isto e para um 3900x.. eu gosto de aircool, tenho noctuas de 140mm para colocar a tirar ar a frente, mas para este cpu não sei se fica curto. A altura máxima do cooler do CPU para esta caixa são 70 acho eu
 
Podia arranjar um rad mais pequeno, há alguma de jeito de 120/140mm? Isto e para um 3900x.. eu gosto de aircool, tenho noctuas de 140mm para colocar a tirar ar a frente, mas para este cpu não sei se fica curto. A altura máxima do cooler do CPU para esta caixa são 70 acho eu
Um dos aircoolers que vi encaixa nessa caixa (com mesh) é o big shuriken3, não sei é como se comportará com um 3900x vs um rad de 120/140mm...
 
Última edição:
O que posso fazer agora, e meter duas noctuas de 140mm a frente, estão paradas neste momento.. mantenho o cooler da AMD por enquanto (penso que de, tenho de confirmar) e mais tarde invisto num cooler melhor com fonte nova.. aio e fonte são mais 200€ para ai, iria para o artic.

Não sabia que a scythe tinha um cooler low profile
 
Não tinha percebido que ainda não tinhas o AIO, pensava que tinhas tudo e não cabia.

Nesse caso parece-me uma boa opção o que estás a dizer.
 
provavelmente nao me expliquei bem.. tenho material parado da config da assinatura, intel. o cooler que tenho no intel daria para este amd, bastava pedir o kit mandado a fatura de compra.

a cena e que foi desta que avancei para uma config mini itx para ter alguma portabilidade sem sacrificar a performance. Do intel, mantive a caixa ate chegar a nova, fonte de alimentacao e ventoinhas. Quando conseguir posso mudar a fonte, mais leve e mais pequena, e talvez introduzir o AIO.

placa grafica tera de durar mais algum tempo, desde que nao morra claro
 
Eu estou a "namorar" um SFF, inicialmente com a NR200 mas a SSUPD é outro nível.
A ideia era um sistema compacto transportável (1 ou 2 viagens por mês) e fico de pé atrás com um AIO em relação ao aircooling, mas ainda não descartei essa possibilidade.

Para a SSUPD a shuriken3 parece-me dos melhores aircoolers sub 70mm. Apenas vejo pessoal a trocar a ventoinha por uma noctua (acho que é mais silenciosa)

No teu caso, tendo hardware parado podes ir ajustando aos poucos. Eu colocaria primeiro a fonte sfx e depois o AIO para não ter um estouro financeiro... [emoji846]
 
Primeira experiência com mini ITX :)

Sai: Fractal Meshify C, X570 Gaming X e CM 212 BE.

Entra:
Mantém r5 3600, 2070 Super, SF600, 16Gb.

No geral, tirando o AIO o resto foi relativamente simples de montar. Aconselho a montar a GPU logo depois do AIO ou pelo menos posicionar logo as brackets.

Montei com a fonte assim porque tenho vidro no lado do CPU mas se calhar tenho de arranjar uns standoffs para desviar um pouco mais a GPU e ficar mais espaço para a PSU respirar. A SF600 é o elemento mais ruidoso e incomoda-me um pouco, vou ver se melhora.

Troquei as fans do AIO pelas Noctua 140mm que já tinha.

A GPU está mais fresca do que na Meshify C, a lateral em mesh é muito boa. O CPU também está mais fresco devido ao AIO 280mm que coloquei como exhaust.

cXY49PZ.jpg

Está ali uma Noctua 120mm a mais que não sei onde queria meter :D

sQ1jupI.jpg

O AIO é o mais complicado, fica mesmo justo.

IcaBVGT.jpg

As fans da Noctua são uns mm mais finas o que ajuda no espaço para a MB e cabos.

5wsN2is.jpg

A 2070 Super fica à vontade, montei na posição mais superior mas como disse quero ver se a consigo puxar o máximo para junto da lateral para dar folga entre a GPU e a MB/PSU.

1ZwoHMX.jpg

Com os standoffs originais quase não há espaço entre os dois lados da sanduíche. Tive de voltar a tirar a PSU para ajustar a GPU pelo que convém fazer este ajuste no inicio.

MhmX2RZ.jpg

Há espaço de sobra para cabos deste lado.

pG0ybgZ.jpg

Ainda não tirei fotos com o vidro sem película e ainda vou ponderar de arranjo outros cabos para a SF600, para já queria mesmo resolver a questão do ruído.

vrWiQsb.jpg

A X570 Gaming X parece um monstro agora. :D
 
A primeira coisa a tentar serão os standoffs maiores, pode ser que com o espaçamento extra a fonte consiga respirar melhor.

Caso contrário, o ideal seria trocar a janela por uma mesh e inverter a fonte, para ela ter acesso a ar fresco.
 
Back
Topo