• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Boas pessoal,

Na sequência da ajuda que já me deram uns posts atrás, cheguei à conclusão que não justifica comprar a MB usada porque a poupança é pequena. Aqui ficam as minhas dúvidas:

Asrock Faral1ty B450:
Preco nova: 120€

USB Ports:
ASRock USB 3.1 Gen2
- ASRock USB 3.1 Gen2 Type-A Port (10 Gb/s)
- ASRock USB 3.1 Gen2 Type-C Port (10 Gb/s)

Ram Support:
- AMD Ryzen series CPUs (Matisse) support DDR4 3200


Asrock B550M-ITX/ac:
Preco nova: 140€

USB Ports:
Dual USB 3.2 Gen1 (Type-A + Type-C)
Dual USB 3.2 Gen1 (Type-A + Type-C) A pair of onboard USB 3.2 Type-A and Type-C ports for transfer rates of up to 5 Gbps.

Ram Support:
- AMD Ryzen series CPUs (Matisse) support DDR4 4600+(OC)

Estou inclinado para a B550, mas a velocidade das portas USB está como até 5Gb/s em vez de 20. É um erro da página da ASRock?

Questão importante: vou meter um 3800x (105W). Estarei a abusar da sorte?
 
Última edição:
Olá!

Estou a ponderar fazer um update ao meu pc, um Ryzen 1700x + 1060 6g. Ainda sem certeza absoluta do que fazer, porque os Ryzen 7000 acabaram de sair e a Intel vai responder em breve e porque Nvidia e AMD vão lançar com alguma brevidade as novidades em termos de GPU, pensei numa solução intermédia e que envolve mudar para SFF. Faz sentido para mim porque me dava jeito poder levar o pc em algumas viagens que faço para locais onde tenho monitor disponível. A configuração seria a seguinte:

- Ryzen 5900x
- Gigabyte X570 Aorus Pro
- Gigabyte GeForce RTX 3070 Eagle OC 8G (rev 2)
- Samsung 970/980 Pro 2TB ou equivalente
- RAM reciclada (2x 16gb DDR4 3200)

As minhas hipóteses de caixa neste momento são:
- Coolermaster NR200P
- SSUPD Meshlicious Full Mesh PciE 4.0
- NZXT H210

A minha pergunta para vocês é: que caixa e que fonte aconselham para este setup?

Obrigado! ABC

EDIT: prefiro AC em vez de WC se acharem possível.
 
Já tens esses componentes? Qual a utilização?

Caixa, preferes tamanho ou compatibilidade? Independentemente da escolha, esquece a H210.

Fonte, SF600 ou 750 Platinum.
 
Já tens esses componentes? Qual a utilização?

Caixa, preferes tamanho ou compatibilidade? Independentemente da escolha, esquece a H210.

Fonte, SF600 ou 750 Platinum.

Processador, gráfica, MB e disco são novos, tudo o resto quero aproveitar o que tenho (na medida do possível).
Gostava de conseguir um compromisso entre compatibilidade e tamanho, e de utilizar apenas air cooling. Porquê esquecer a H210?

Em relação às fontes, o ideal é serem modulares e, dependendo da caixa serem SFX, correto?

EDIT: vai servir para trabalhar (Blender, 3DS Max/Corona, UE5, PS, Ai...) e para jogar. Para trabalhar a ideia é passar a RT rendering no Unreal Engine. Nos jogos quero voltar a jogar Cyberpunk e quero experimentar o Elden Ring.
 
Última edição:
Processador, gráfica, MB e disco são novos, tudo o resto quero aproveitar o que tenho (na medida do possível).
Gostava de conseguir um compromisso entre compatibilidade e tamanho, e de utilizar apenas air cooling. Porquê esquecer a H210?

Em relação às fontes, o ideal é serem modulares e, dependendo da caixa serem SFX, correto?

H210 = péssimo airflow

Podes comprar a NR200 + adaptador ATX, assim aproveitas a fonte, não gastas muito dinheiro e ficas com uma caixa bem mais fácil de transportar.
 
Se tiveres uma boa fonte ATX para aproveitar, o mais em conta é como o pesta indicou. Juntando um Thermalright Peerless Assassin para o CPU, tens o melhor custo/performance. Pessoalmente acho a caixa "grande" mas a compatibilidade e performance são óptimas, sem contar com o preço.

Meshlicious é mais indicada para usar com AIO mas a ar, o Thermalright X67-120 deve aguentar bem com o 5900x. Também é possível usar algumas fontes ATX.

Pessoalmente, ia para uma Dan A4-H20, EK Basic 240 e fonte Corsair SF600 (ou 750 se a diferença de preço for pouca). É mais caro, usa AIO, dá um pouco mais de trabalho na montagem mas é a mais pequena por larga margem.
 
Se tiveres uma boa fonte ATX para aproveitar, o mais em conta é como o pesta indicou. Juntando um Thermalright Peerless Assassin para o CPU, tens o melhor custo/performance. Pessoalmente acho a caixa "grande" mas a compatibilidade e performance são óptimas, sem contar com o preço.

Meshlicious é mais indicada para usar com AIO mas a ar, o Thermalright X67-120 deve aguentar bem com o 5900x. Também é possível usar algumas fontes ATX.

Pessoalmente, ia para uma Dan A4-H20, EK Basic 240 e fonte Corsair SF600 (ou 750 se a diferença de preço for pouca). É mais caro, usa AIO, dá um pouco mais de trabalho na montagem mas é a mais pequena por larga margem.

Vou tentar perceber melhor o tamanho da NR200, queria mesmo que fosse "portátil", se coubesse numa mochila maior era o ideal!

Gosto da Meshlicious porque não é um assalto à carteira, é leve, bonita (na minha opinião) e parece não ser um forno. Estive a ver a Dan A4-H20 e é demasiado cara.

Em termos de AIO para a Meshlicious, escolherias o EK Basic 240 que referiste? Não ligo a RGB e afins.
 
Nr200 numa mochila deve ficar um bocado para o apertado, para além de que penso ser a mais pesada. Usa este site para veres o tamanho entre elas: https://comparesffpc.com/

A meshlicious e a Dan têm o mesmo preço, só a questão da fonte é que pode encarecer. Aconselho os modelos com o riser pcie 4.0 para evitar chatices.

Preço/qualidade os arctic são melhores que os EKWB mas a forma do bloco e a espessura do radiador não são as ideais para SFF, daí recomendar o EKWB.

@pesta um 5900x numa Velka já é abusar :p há sempre a possibilidade de usar eco mode mas para a utilização que é fica alguma performance por utilizar.

Esse idcooling está muito bom, gostava que ele testasse o thermalright x67 para comparar. É um pouco mais alto mas do que vi equipara-se ao L12S, ou seja até 125w é brincadeira.
 
Última edição:
@pesta um 5900x numa Velka já é abusar :p há sempre a possibilidade de usar eco mode mas para a utilização que é fica alguma performance por utilizar.

Esse idcooling está muito bom, gostava que ele testasse o thermalright x67 para comparar. É um pouco mais alto mas do que vi equipara-se ao L12S, ou seja até 125w é brincadeira.

Sim à partida não será o CPU ideal. No entanto colocando um limite de power, fica-se com ~90% da performance a uma fracção do consumo.

Mas as Velkas só valem a pena para quem pode mesmo e/ou precisa de transportar um PC poderoso. Claro que se for para fazer renders 3D durante 14h regularmente, é melhor escolher outra coisa...

Para mim é uma excelente solução para quem precisa de potência e portabilidade máxima.
 
A Louqe está em liquidação, Ghost S1 e Raw S1 a metade do preço na loja oficial. Faltava o riser 4.0 que dava um jeitaço :p

Parece que estão com problemas de liquidez e o novo modelo em risco de não ser lançado.
 
A diferença de preço talvez seja difícil de justificar dessas B450 para B550. Mas gostaria de acrescentar que CPUs basicamente não morrem quando comparados com a vida útil de MB.

Se o sistema é para manter, preferia gastar um pouco mais na MB e ter algo mais recente com garantia. O mesmo se aplica a fontes de alimentação e discos para material importante.

Isto de facto quando se tem tempo para ir vendo as coisas, conseguem-se bons negócios. A meio caminho decidi-me ir para as gamas melhores das B550i.

Arranjei uma MSI B550i B-Ware com garantia de dois anos, que pelo que me parece foi apenas aberta para ser testada por 117€ já com portes.
Optei ainda por um Ryzen 5600 com 23 meses de garantia (fatura) que nunca chegou a ser usado segundo o vendedor por 135€ e 32gb Corsair Vengeance 3200 em caixa selada mas infelizmente sem a fatura por 83€ já com portes.

Acabei por fazer a festa por cerca de 340€ e por isso decidi juntar mais 83€ e comprar um SSD M.2 WD Black SN770 de 1 TB numa promoção da Amazon.

A única coisa que me deixou mais na dúvida foi o CPU, mas o desempenho real parece ser equiparável ao 3800x, apesar das aparentes inferiores specs.

Falta só chegar a Ram para testar o bicho. Tenho de arranjar um leitor de cartões SD à altura das novas portas USB!

tibZyg.jpg


Obrigado pelos bons conselhos!
 
Bom sistema. O 5600 é superior ao 3800x, mesmo tendo menos 2 cores (talvez perca muito ligeiramente em multicore workload, mas o melhor IMC compensa largamente).

Acho que o único problema dessa board é ter o reset bios num sítio manhoso, de resto impecável
 
Bom sistema. O 5600 é superior ao 3800x, mesmo tendo menos 2 cores (talvez perca muito ligeiramente em multicore workload, mas o melhor IMC compensa largamente).

Acho que o único problema dessa board é ter o reset bios num sítio manhoso, de resto impecável

Na verdade a versão que eu recebi, mesmo sem ser a max, permite acesso ao jumper sem ter de desmontar:
tpNnbp.jpg


Li sobre o assunto e parece que a versão 1.2 da board vem de vez em quando de forma aleatória com esta abertura....
 
Bom sistema. O 5600 é superior ao 3800x, mesmo tendo menos 2 cores (talvez perca muito ligeiramente em multicore workload, mas o melhor IMC compensa largamente).

Acho que o único problema dessa board é ter o reset bios num sítio manhoso, de resto impecável
Eu troquei o 3800X pelo 5600X e sim é melhor em tudo menos SMT, valeu a pena.

ao nivel de IMC só se tiver memória exótica, ambos conseguia 3600+
 
Última edição:
Na verdade a versão que eu recebi, mesmo sem ser a max, permite acesso ao jumper sem ter de desmontar:
tpNnbp.jpg


Li sobre o assunto e parece que a versão 1.2 da board vem de vez em quando de forma aleatória com esta abertura....
Excelente solução. Resolve uma das coisas mais parvas que já tinha visto numa board...
 
Back
Topo