• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

isso de ter mais fans não faz com que avarie mais ou menos. É igual.
Agora, o facto de ter 3 fans poderá tornar todo o conjunto mais fresco (e consquentemente mais silencioso). Se não tiveres problema de espaço, segue para 3 fans! :)
 
Tou entre a msi ventus 2X e gigabyte... A última tem 3 fans mas tenho ideia que estes sistemas de 3 fans avariam mais... Depois é enorme... 281mm! A Asus é mais cara e pede (não sei pq) uma fonte de 750w...
Acabei por comprar a msi ventus 2X 3060 12gb (não TI) por 386€... Acho que não vou ter tempo para jogar assim tanto que justifique a diferença para a TI! Obrigado malta pela ajuda! Abraços

Obrigado pelas dicas @M4N!4K e @pesta
 
Última edição:
Feedback do Upgrade...
(upgrade de um ryzen 2600 + GTX 750 ti. Mantive a excelente Asrock b450 gaming-itx/ac c/ 16gb gskill ddr4-3000 + SSD 860 EVO 500gb + Seasonic Prime gold 550w)

Novos componentes:
- AMD Ryzen 5 5600
- MSI RTX 3060 Ventus 2x 12Gb OC
- Samsung SSD 870 EVO 1Tb + WD HDD blue 5400rpm 4Tb

Nada mau em termos de temperaturas, tendo em conta ser uma built ITX

Idle:
ZMsdxzb.jpeg



Uma hora a jogar Jedi Fallen Order:
xVdEOwv.jpeg



Algumas fotos:
1cHaQsf.jpeg

x02aqCz.jpeg

wZPlRC9.jpeg

3qApwW0.jpeg


Pequeno, simples, sem iluminação de natal! 😅 Relativamente silencioso (a minha CM690 II era mais silenciosa)! 👍
CPU mega fresco (máximo de 60ºC em full Load!) A gráfica podia ser mais fresca...75ºC já é beca alto..., mas optei por ir para o mais barato dentro das rtx 3060!

Não adicionei foto da lateral pq a caixa não tem janela de acrílico para o ventre da tecnologia integrada 🙃

É um sistema relação qualidade/preço, mto low profile e mto singelo!

Estou globalmente satisfeito! 😁

Obrigado pelas vossas dicas! Votos de um Feliz Natal para a comunidade Zwame ☃️🎄🎅


@M4N!4K
A de 8gb é a TI, mais cara que a normal de 12gb (a 3060ti é na prática uma 3070 um pouco mais fraquinha. Apesar dos 8gb é melhor que a 3060 normal de 12).

Digo ser um pouco mais future proof pois para já, para utilizar RT conseguirá um pouco melhor performance que na AMD. Mas nada de extraordinário.

Mesmo a nível de rasterização, onde as AMD são melhores, dos testes que estive a ver não me parece que seja também por uma margem muito grande.
Nas AMD admito que possam melhorar com o FSR 3.0, até porque o FSR ainda que não esteja ao nível do dlss já está muito melhor, e a tendência é melhorar. Mas também ninguém garante que o dlss 3.0 não venha para as AMPERE, pois já utilizadores conseguiram debloquear. É uma roleta russa.

Vais trocar uma 980 (supostamente topo de gama da geração 900) por uma de gama média/baixa da geração 3000/6000. Acho que não há propriamente uma má escolha, pois escolhas a 6600, 3060, 3060ti ou 6700, vais ficar muito bem servido. :)
olha vi uma noticia de que há mesmo uma rtx 3060 de 8gb que tem como diferença para a de 12gb o bus de memoria que na vez de 192-bits são 128-bits... Irá também ser lançada versão da rtx 3060 Ti com memória mais rápida (GDDR6X). cumprimentos
 
Última edição:
Neste momento tenho uma caixa raijintek styx (micro atx) que é sensivelmente do mesmo tamanho que a NR200. Gostava de algo mais pequeno tipo a A4-H2O mas tinha que comprar board, processador e fonte, o que me deixa pena pois ainda estão todos muito bons.
Como costumam fazer para migrar para ITX? Esperam que o vosso setup fique obsoleto? Costumam vender os componentes que nao servem para a caixa que querem?
 
Acabei por mudar de gráfica... A msi rtx 3060 ventus 2x chegou a atingir os 77-78°c a jogar Jedi Fallen Order e nestes valores já fazia uma barulheira significativa (ISTO AINDA NO INVERNO...) A minha caixa não é a melhor pois as gráficas ficam muito apertadas (muito pouco espaço entre as ventoinhas e o topo da fonte de alimentação)... Ainda assim, nas mesmas condições, o cooler da gigabyte gaming OC, consegue ser em média 9-10°C mais fresco e bem mais silencioso !

oRklA1d.jpeg

AGzFiJe.jpeg

IJFeTpv.jpeg

IoHsiwY.jpeg


u1Ky6sn.jpeg


0bdbgMQ.jpeg


Como disse a minha caixa não tem janela de acrílico logo tentei desligar o RGB que não tenho interesse em estar ligado!
Para meu agrado, a aplicação RGB fusion 2.0 da para desligar RGB!

Acabei por desistalar a aplicação pois deu-me um blue screen... googlei e encontrei várias descrições de crashes e blue screens com estas aplicações RGB, nomeadamente a fusion 2.0... O ponto positivo é que a luz mantém-se desligada mesmo após desinstalar a aplicação 🙏

Para caixas mais pequenas quem quiser uma rtx 3060 ou 3060 ti, a gigabyte gaming com 3xfans é uma das opções a considerar! Muito boa placa! O tamanho, a presença de cobre e as três ventoinhas fazem a diferença!

A Msi rtx 3060 ventus 2x é muito fraquinha!🙁 Gosto mto da msi, mas este cooler simplesmente é demasiado mau para um produto deste valor e as ventoinhas bastante barulhentas! Não recomendo!

Deixo o feedback 👍
 
Última edição:
Neste momento tenho uma caixa raijintek styx (micro atx) que é sensivelmente do mesmo tamanho que a NR200. Gostava de algo mais pequeno tipo a A4-H2O mas tinha que comprar board, processador e fonte, o que me deixa pena pois ainda estão todos muito bons.
Como costumam fazer para migrar para ITX? Esperam que o vosso setup fique obsoleto? Costumam vender os componentes que nao servem para a caixa que querem?

Boas,

eu qd decidi que o que "precisava" mesmo na minha vida era ITX, vendi o que não servia, não ia usar e comprei novos componentes.

não entendi qual é o problema do processador que tens para ITX? TDP muito alto?
 
Não há nenhum problema no processador em si. É um i7-8700. O único problema é que uma vez que tenho que comprar uma motherboard nova, se calhar comprava uma que me durasse mais tempo. Eventualmente vou ter que comprar um processador novo e em vez de ter uma MB por 3 anos, tinha uma MB por 7/8 anos.
Onde costumam vender? OLX? Alguém conhece lojas/empresas que comprem material, mesmo que se ganhe um bocadinho menos de dinheiro?
 
Última edição:
um bocadinho menos? normalmente essas empresas/negocios, pagam-te muito menos.

eu tenho 2 PCs mini ITX com processadores intel da 4ª geração...e são usados sem qualquer problema para o uso comum domestico.

depende do que pretendes gastar, qt mais coisas venderes, mais dinheiro vais perder na venda e mais dinheiro vais ter que gastar em componentes novos. eu talvez vendesse tudo como bundle, ou até mesmo o PC (caixa) completo, não sei que GPU tens, e comprava tudo novo.

se pretendes gastar o menos possivel, podes vender apenas a MB, PSU e Caixa.
agora, não vais é encontrar com facilidade MB ITX 1151 novas a venda em lojas cá em PT, talvez só mesmo lá fora ou usadas.
 
Última edição:
Eu paguei quase 200$ com tax pela SF750 e ainda assim foi quase metade do que vale no BR.

vou por esta na "import list", caso o preço melhore pode rolar uma troca "grátis" ou com pouca perda.
 
As fontes estão caríssimas, há 6 meses comprava uma sf750 por 120€ agora são 190 ..

Há 6 meses até cheguei a ver a 100€ :/

Se por um lado tinha sido mesmo difícil dar os 100~150€ que precisava para ter feito build ITX, por outro parece que agora se algum dia quiser fazer a troca me vai sair muito mais caro :(
 
estou a tentar entender as medidas, mas ha ali qualquer coisa que não bate certo

10x10x15....supostamente 2 medidas do mesmo tamanho, o que não parece corresponder com a imagem

a fonte parece ter 3 medidas diferentes
 
Falando de fontes... Algo silencioso modular e entre os 500/600W, o que recomendam?

SFX-L pela fan maior será sempre mais silencioso né?

Queria ter 2 ou 3 modelos em vista para ir dando uma olhada nos usados/semi novos.

Os meus sistemas andam com uma Silverstone 80+ gold 450 modular há uns 10 anos e por isso os 500W de uma fonte boa devem ser mais que suficientes....
 
Back
Topo