• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

A questão aqui foi mais ou menos essa dos remendos.

Tenho esta build está a fazer uma semana, foi tudo novo menos caixa. Pensei que esta safava.
Mas pensando em perspectiva isso teria sido o ideal.
Vou avançar para a caixa, pelo menos fica tudo novo.
 
Foi esse mesmo que mandei vir.
Depois quando chegarem as coisas e montar tudo direito e tentar um cable management decente, posto fotos aqui.

Obrigado a todos
 
Essa asus é porreira mas se fosse para matx ia para a Jonsbo D30. A qualidade de construção só fica abaixo das full cnc, como a Formd t1.
Não conhecia essa, parece fixe.

Pessoalmente estou de olho nesta: https://smallformfactor.net/forum/threads/lian-li-dan-a3-matx.17733/, mas parece-me que ainda vai demorar um bocado.

Imagino que seja o resultado de GPUs cada vez maiores. Ainda bem.
Pessoalmente o mATX interessa-me porque leva 4 slots de RAM e tem espaço para mais placas (por exemplo uma placa 10GB)

Além disso muitas caixas ITX actuais não aceitam mATX por uma questão de mms:
 
Estas caixas mATX compacta me interessa, estou quase voltando ao mATX por questões de facilidade de comprar MBs e preço mais em conta. A geração AM5 é um desaire no ITX, no Brasil por exemplo não encontras ITX mesmo passado estes meses todos do lançamento.
 
Segundo o Dan, não vai ser antes do Q4 2023, por isso estou com o @cerjiuh, não deve aparecer este ano.

O que eu achava que deviam mesmo lançar, era uma NR200v2 ou NR300, com mais 2 cms de altura.
 
Decidi tentar o maior offset que conseguisse para a GPU na Meshlicious.

Usei adaptadores 180º para a alimentação da GPU:

zG9TunL.jpg


Como o cabo 24-pin estava muito tenso com a SF600 voltada para dentro e os cabos acabavam por passar em frente às fans, usei uma extensão de 30cm sleeved:

CT34CID.jpg


Em relação aos standoffs do PCI-e riser, experimentei com 20mm mas acabei por adicionar um de 6mm adicional visto que a GPU continuava a caber e alinhava melhor com os suportes de baixo:

KqPuiax.jpg


Os cerca de 24mm adicionais de espaço permitem passar tanto os cabos da GPU como o 24-pin e CPU power na parte superior, deixando a inferior para a SF600 respirar:

cpTbbz0.jpg
RI0VTLd.jpg


No fim, ficou com o airflow muito mais desimpedido, quer para as 140mm quer para a PSU:

1lEpFgf.jpg
TMzIsF8.jpg

Para já reparei que a fan da SF600 ainda liga mas com menos rotação e já não faz aquele ruído incomodativo. As temperaturas também melhoraram um pouco.

Update:

Há uns meses veio o upgrade 16GB para 32GB ram e r5 3600 para r7 5800x3D. Este fim-de-semana chegou a vez da GPU, sai 2070 super, entra 6800xt.

HL4Bb1l.jpg
kUkuN6j.jpg


dTq8viS.jpg


kLc7d19.jpg


1PNPKhv.jpg


Esta GPU está mesmo no limite da caixa, Powercolor Radeon RX 6800 XT Red Devil 16GB OC.

Os meus adaptadores 180º PCIe não servem nesta AMD pois tem os conectores invertidos. No entanto como é bastante mais alta acaba por não ter importância pois não consigo usar os standoffs maiores que tinha posto na 2070s para passar os cabos por trás.

Também não os consigo passar por trás da MB porque os tubos do cooler saem na direcção do vidro pelo que não posso usar standoffs desse lado.

Assim sendo, a nível estético acaba por perder um pouco com os cabos de alimentação a passarem junto às fans.

Fans essas que foram também trocadas por umas Artic P14 Slim porque com as Noctua os cabos de alimentação da GPU ficavam muito justos.

wRR47dR.jpg
rlLHnEv.jpg


Tive também que adicionar uma segunda extensão sleeved ao 24pin para contornar a GPU maior. E como podem ver, tive que tirar a barra superior da caixa para conseguir montar a GPU. :berlusca:

QNkDggT.jpg
NbFQCMb.jpg


egf5hg0.jpg


Os cabos ficaram mais à vontade mesmo saindo lateralmente.

2bazzSH.jpg


Aqui já com a barra superior da caixa de volta no lugar e uma visão geral da frente:

DLtpwEB.jpg
NLNMEDL.jpg


Por fim, tudo fechado e no sitio:

hlevFJa.jpg
DVa6aQw.jpg


Config:

 
Mas a Torrent Nano é mesmo ITX certo?

A Pop Mini é MATX. Não é tão versátil como essa Asus mas dá para cooler a air até 17cm que por exemplo no caso de uma build mais modesta como a minha considero muito interessante.
 
Back
Topo