• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Acho que já consegui os parafusos para o AIO que devem chegar dia 24 de março. Já tenho o material todo em casa para ser montado, mas acho preferível aguardar do que fazer asneiras.

Para ligar as ventoinhas todas, acham melhor comprar um Controlador de Iluminação LED Corsair iCUE Commander CORE XT ou um simples spliter pwm?
 
bem venho aqui deixar um uptade.

nao tem corrido nada bem a montagem do pc e parece que tenho a fonte estragada, vai ter de ir para rma.

tenho esta fonte do meu pc antigo, acham que da para desenrascar enquanto a outra vai para rma ou é arriscado?


 
É eu estou me "despedindo" do ITX como main PC, mas tou agora de compact microATX, com uma caixa pouco maior que a NZXT h200 (Asus ap201) que uso e vou manter fonte SFX.
Alias a caixa tem a mesma altura e largura, sendo 8cm mais comprida (o que permite por qualquer gráfica e a h200 tem sérios limites de comprimento)

o motivo é mesmo espaço para GPUs grandes, que hoje em dia já exigem 3 slots ai mais vale mATX e menos problemas térmicos dado que moro no Brasil.

Maquinas sem GPU ou pequenas é ITX all the way.
 
É eu estou me "despedindo" do ITX como main PC, mas tou agora de compact microATX, com uma caixa pouco maior que a NZXT h200 (Asus ap201) que uso e vou manter fonte SFX.
Alias a caixa tem a mesma altura e largura, sendo 8cm mais comprida (o que permite por qualquer gráfica e a h200 tem sérios limites de comprimento)

o motivo é mesmo espaço para GPUs grandes, que hoje em dia já exigem 3 slots ai mais vale mATX e menos problemas térmicos dado que moro no Brasil.

Maquinas sem GPU ou pequenas é ITX all the way.
Frouxo :lol:

Percebo, com estes novos GPUs é mais chato andar a fazer mix and match dos componentes para a GPU caber sem problemas. E uma pequena mATX é pouco diferente de uma grande ITX.

Essa AP201 é muito pouco optimizada imho. A minha S620 leva um DH15 e uma 4090 FE com 16 litros... Essa tem 33.

Mas pronto, é uma caixa "de massas", ainda bem que existe essa opção. Já é um enorme upgrade em relação a uma ATX "normal" cheia de nada.
 
Esta S620 é bakana, mas são 264$ (branca com USB-C, mas sem pegas e SSDs stuff) + tax que deve chegar quase aos 300$, e isso comprado no EUA! Para mim, é caro, prefiro usar os 200$ extra para uma grafica e mesmo assim tive que comprar esta na viagem pro EUA, pois não tem no BR, a oferta de caixas ITX e mATX no Brasil é RUIM, aqui é tudo corrido à ATX cheio de RGB ou mATX low cost horriveis.

Quanto à 4090, acho que só deve caber a FE pela imagem no site. E o D15 eu já usei na H200 e restringe seriamente o exaust, colocar uma 4090 com D15 num ambiente quente como o Brasil vai ter que ser com UV massivo e um CPU de baixo consumo tipo 7800 3D...

Mas sim caixas ATX cheias de ar não justifica sem ser PC ultra high end com 2 gpus e WC de topo, etc.

O PC da minha mãe é umaITX ultra pequeno numa Inwin :D
 
Última edição:
Boas
Que board mini itx am4 aconselham?
A mais barata, com wifi. (Que esteja à venda, depois eu procuro a loja).
Ou am5, se a diferença de preço não seja muito.
Obrigado
 
Se estás sensível ao preço, AM5 em Portugal esquece. Tens as matx se for uma hipótese, mas itx começa nos 300€ basicamente.

AM4 tens a As B550m-itx mais básica por 150€~ ou a Phantom Gaming por 215€~, ambas com wifi.
 
Tens uma AM5 MSI a 280€ na Amazon.

A comprar novo, iria sempre para AM5. Apesar do preço ser menos convidativo, tens plataforma para mais 3 anos.
 
Essa MSI já teve a sub-250 em algumas zonas da europa também, um amigo meu comprou uma por 230 salvo erro. Aqui pela península é que parece mesmo impossível.

Tens uma AM5 MSI a 280€ na Amazon.

A comprar novo, iria sempre para AM5. Apesar do preço ser menos convidativo, tens plataforma para mais 3 anos.

Eu percebo esta lógica, mas a diferença de preço ainda é grande.

7600x + b650i + ddr5 32gb 6000 = ~700
5800x3D + b550i phantom + ddr4 32gb 3600 = ~620
5600 + b550i asrock + ddr4 32gb 3600 = ~400

E não há nada que me garanta que a asrock básica não corre o 5800X3D, mas depois já vai depender de caixa e afins. Sendo que se ele mantiver a placa que tem na assinatura, a diferença entre 5600 e 7600 vai ser mínima.
 
Será para jogar a que resolução.
Se for para 1080p ainda concedo que possa fazer sentido o 5800x3D, se for para 1040p ou mais um 5600x chega perfeitamente para a grande maioria dos jogos.

Agora, mesmo que se avance para um 5600x eu investiria num MB que dê garantias para um upgrade no futuro. Para referência tenho uma Phantom Gaming B550 itx da Asrock e estou bastante satisfeito, neste momento encontra-se a 230€, algo cara para um modelo tão antigo.
 
Eu percebo esta lógica, mas a diferença de preço ainda é grande.

7600x + b650i + ddr5 32gb 6000 = ~700
5800x3D + b550i phantom + ddr4 32gb 3600 = ~620
5600 + b550i asrock + ddr4 32gb 3600 = ~400

E não há nada que me garanta que a asrock básica não corre o 5800X3D, mas depois já vai depender de caixa e afins. Sendo que se ele mantiver a placa que tem na assinatura, a diferença entre 5600 e 7600 vai ser mínima.
Estás a pagar pela plataforma nova, se achas que o 5800x3D te vai aguentar os próximos 3 anos (também tenho um e penso que sim) não vale a pena o extra, mas podes sempre dar mais esses 80 pela mesma performance mas uma plataforma mais actual.

Essa b550i mais barata é mais que suficiente.
 
Obrigado pelas respostas
Mandei vir a Asrock B550m-itx/ac por 128€ (s/iva)153€ com portes.
A board da minha assinatura foi vendida. Vou manter o ryzen 5 3600 para atualizar a bios dessa Asrock, caso necessário. Depois faço "upgrade" ao cpu (o atual é bom e suficiente).
Nota: quem ficou com a minha board, disse que ia comprar um Ryzen 9 5950x.
A ideia é ir para a caixa NR200P MAX.
O PC É para as tarefas normais e algumas horas de simulador de rally Richard Burns online, 1440p/144hz.
 
boas

também ando à procura de um combo am4 motherboard+cpu+32 gb ram
algum conselho?
a caixa é uma antec isk 110 antiguinha (terá uns 10 anos, ainda tem um i3 530 e está parada há imenso tempo...) com um transformador de 95w pelo que tenho de ter atenção a tdp...
 
O mesmo que usava, uma B550 ITX + 5600G.

Vai ter que limitar o consumo do CPU, stock é 75w max load, terá que limitar ai a 50-60w PPT para não forçar esta fonte e mesmo assim eh pah fontes com 10 anos e hardware novo não recomendo.

Pega um Inwin choppin com a fonte de 200w gold e está a andar.
 
Back
Topo