[Tópico Oficial] Overclocking Intel Core i7

Bem, que memórias estás a usar?! Depende da velocidade a que estás a correr as memorias. Se as memorias forem 1600Mhz a 1.65v ... e o teu overclock tem o bus a 800mhz ... entao tens que as deixar a 1.65 ... ou melhor ... até pode aguentar menos mas a voltagem "stock" delas para 1600 sao os 1.65v.

Faz uma coisa, a cada mudança faz 5 runs de Intel Burn Test em Max ... se correr bem, vais a bios e baixas mais um ponto o vcore... e vais repetindo até encontrares um BSOD. Quando isso acontecer, voltas ah bios, e sobes para o valor que tinhas antes do que deu BSOD. E fazes 1 hora de de Intel Burn Test e mais 1-2 horitas de Prime ...

Se passar... em principio nao vais ter grandes probs de futuro no dia a dia :)
 
Overclocks em Bloomfield (Core i7)/Consumo/Teste de CPU em games, entre outros

Olá, estou trazendo este tópico para cá pois acredito que ainda seja útil, muitos users ainda com uma plataforma Nehalem (x58/Bloomfield/Gulftown).

---------------------------

Ultimamente tenho visto muitas dúvidas e erros sobre alguns assuntos. Gostaria através deste de clarear um pouco mais as coisas e ajudar no que for possível.

Começando pelo Bloomfield (Core i7), é um processador poderoso e que devido as atuais possibilidades de mudar frequencias internas (Northbridge, por exemplo) torna interessante e ao mesmo tempo um pouco mais complicado de escolher a configuração adequada em overclock dependendo de sua utilização. Aqui venho mostrar alguns benchmarks em diversas configurações, e também o consumo em várias frequencias e situações, para que cada um posso analisar e talvez refinar seu overclock do dia a dia.

Sobre memórias, um erro de muitos é comprar memórias caras de 2000mhz achando que vai ser simplesmente espetar elas e pronto. Acontece um problema: rodar a 2000mhz. No fim a maioria acaba rodando a 1600mhz com latências menores, pois é mais fácil e viável. Neste caso poderiam ter economizado e comprado memórias de 1600MHz logo. Para memórias em frequencia alta precisa ajustar uma tensão, VTT.

QPI/DRAM = VTT

VTT padrão 1.1v

VTT máximo segundo o datasheet da Intel = 1.35v

Uncore(NB) = Frequencia do controlador de memória e cache L3.

A dificuldade em rodar as memórias em 2000mhz não está nas memórias em si, mas sim no IMC (Integrated Memory Controller). Ou seja, para rodar as memórias a 2000mhz você precisa deixar a frequência do Uncore 4000mhz (o Uncore mínimo é duas vezes a frequencia da RAM). 4000mhz no Uncore é uma frequência considerável, e praticamente nenhuma CPU consegue atingir usando as tensões especificadas pela Intel (VTT/1.35v).

Entretanto existe uma tolerância de .5v entre VTT e Vdimm que se for respeitada não causa danos a CPU.

Posso dizer que já usei o XMP da Kingston, que seta 1.7VTT, por cerca de 5 meses e não houve eletromigração perceptível na CPU.

Normalmente 1.5+ Volts são necessários.

Vamos ver como fica isso na prática:

Core i7 920
EVGA Classified 4-way E762
3x2GB Kingston HyperX KHX2000C9D3T1K3/6GX
Sapphire HD4850
C3Tech PSH750V

Stock (tudo em "auto" na BIOS):

ScreenShot 1:
22lzc5.jpg


3.2G (configuração refinada, com Uncore alto)

ScreenShot 2:
ofztwh.jpg


4.2G (1600MHz RAM/3200MHz Uncore)

ScreenShot 3:
9ks0av.jpg


4.2G (2000MHz RAM/4000MHz Uncore)

Screenshot 4:
2ni74f4.jpg


A configuração da screenshot 3 é na verdade a minha diária. Tenho tido preferência na relação performance/consumo/silêncio. Basicamente 1Volt para o core. Reparem como uma configuração refinada me trás taxas de transferencia de memória melhores do que 4.2G 1600MHz/RAM 3200MHz/Uncore e infinitamente superior a stock. E gasto muito menos mensalmente na minha conta de energia elétrica.

--------

O 3DMark é uma boa ferramenta também para avaliar o desempenho da CPU, e tira bom proveito de todos os threads - provando que é possível com programação adequada. Sendo assim nossos games também poderiam aproveitar-se disso.

Abaixo diversas screens desde stock a 4.2G, para que cada um possa tirar suas conclusões do que é melhor para si.

Stock

SS1
nnmxbp.jpg


3.2G HT ON

SS2
10hlyeu.jpg


3.2G HT OFF

SS3
2lnjzw3.jpg


4.2G HT ON / 1600 RAM / 3200 Uncore

SS4
x1njx2.jpg


4.2G HT ON / 2000 RAM / 4000 Uncore

SS5
zocnpk.jpg


4.2G HT OFF / 2000 RAM / 4000 Uncore

SS6
bgog1d.jpg


Em todos casos o Hyper-Threading foi bem utilizado. Nesse caso percebe-se pouca diferença ao usar 1600MHz RAM/3200MHz Uncore ou 2000MHz RAM/4000MHz Uncore.

--------

Como testar apropriadamente a CPU em jogos.

Um grande engano, tanto por boa parte de reviews "especializados", como da maioria dos reviews feitos por usuários, é testar a o desempenho da CPU em jogos utilizando resoluções altas e filtros. Isso induz ao erro.

Quando queremos ver o desempenho da CPU propriamente dita, devemos tirar o máximo da carga da VGA (placa de vídeo) e colocar na CPU. Como fazer isso? Rodar o benchmark em baixa resolução para fazer a CPU assumir maior parte do processamento, e não a GPU (VGA). Uma boa resolução para testar o poder da CPU em jogos é 1024x768.

Nas seguintes imagens, veremos com clareza:

Core i7 @ 3.2G / HT ON / 1024x768

Screenshot 1 - CPU Usage:
9bj9g0.jpg


Screenshot 2 - Result:
308wggk.jpg


Agora em FullHD, Settings no máximo, MSAA 8X:

Screenshot 3 - CPU Usage:
hvp4sx.jpg


Screenshot 4 - Result:
o5vm9i.jpg


Vejam como a carga da CPU com resolução FullHD (Screenshot 3) está ao redor dos 4%, em 1024x768 (Screenshot 1) está pelos 12%. Parecem números pequenos, mas é 3 vezes mais, ainda considerando que o Windows calcula a porcentagem junto com o Hyper-Threading. Três vezes mais!

Para reforçar ainda mais que os testes de CPU em jogos devem ser feitos em baixa resolução, criei um cenário onde isso ficará bem evidente, com 2 núcleos:

Core i7 @ 3.2G / 2 core / 1024x768

Screenshot 5 - CPU Usage:
nwbjm0.jpg


Screenshot 6 - Result:
23m3oly.jpg


FullHD, Settings no máximo, MSAA 8X:

Screenshot 7 - CPU Usage:
5mk21k.jpg


Screenshot 8 - Result:
i26bgi.jpg


Ora, quem diria que dois núcleos a apenas 3.2G se sairiam bem? Notem novamente, em FullHD (Screenshot 7) temos 21% de carga na CPU, e em 1024x768 (Screenshot 5) temos 60% de carga. Três vezes mais?

Aqui percebemos a força da arquitetura Nehalem. Carga dividida pelos 4 cores tornando-se ínfima. Mesmo com apenas 2 cores a 3.2G o processador desempenha muito bem. Percebam que o HT não é usado, mesmo em uma engine que suporta Multi-Threading, a MT Framework, também utilizada em Lost Planet, entre outros títulos.
 
Hyper-Threading em jogos

Até agora vê-se que alguns jogos beneficiam-se de multi-core. Mas serão totalmente aptos a multi-thread? Para facilitar o entendimento, pensemos em núcleos "reais" e "virtuais", esse é o conceito do HyperThreading da Intel.

A cada núcleo "real", um "virtual" é criado, possibilitando o uso de mais threads, e aproveitando o máximo o que cada núcleo real tem a oferecer em aplicações multi-thread.
Continuando na engine MT Framework, vamos analisar o proveito de núcleos virtuais e reais.


Core i7 @ 3.2G / 2 cores - HT ON / 1024x768

Screenshot 1 - CPU Usage:
mcss5i.jpg


Screenshot 2 - Result:
wgt1x.jpg


Core i7 @ 3.2G / 4 cores - HT OFF / 1024x768

Screenshot 1 - CPU Usage:
2079abl.jpg


Screenshot 2 - Result:
29cunte.jpg


Fica clara a vantagem de núcleos reais.

--------

Cinebench, ferramenta que utiliza muito bem o Hyper-Threading.

4.2G HT ON
2d1nrif.jpg


4.2G HT OFF
2yljvhk.jpg


--------

Uma vez entendido como realizar benchmarks de CPU para games, fica bem claro como fazer para saber o potencial do seu processador em overclock. Deixe-o CPU bound, usando resoluções baixas e sem filtros. Se pegar um C2Q, um Phenom II X4, um Core i7, e rodar benchmarks em FullHD, verá que a performance é muito parecida. Mas isso é induzir-se ao erro, visto que é totalmente GPU bound, ou seja, depende basicamente da sua placa de video e não da CPU. Analisando dessa forma, um Core i7 será igual a um Phenom II, o que não é verdade, já que a arquitetura do Core i7 é mais avançada do que a do Phenom II.

Processadores e fabricantes a parte, o ponto aqui é que quando você quer testar a CPU, apenas ela, deixando de lado a VGA, deve saber como proceder - já explicado. Do contrário CPUs totalmente diferentes parecerão similares.

Vamos ver alguns cenários de overclock e quanto é o ganho real da CPU, em 800x600, forçando bem.

3.2G
vhx8a0.jpg


4.2G
107qbg4.jpg


Aqui sim pode-se ver o ganho de FPS pela CPU, apenas ela.

*Gostaria de me estender mais nessa parte mas não vou poder. Talvez posteriormente coloque algo a mais.

--------

Consumo

Acredito que, nem todos podem se dar conta de como o overclock afeta no consumo de energia elétrica. Quem paga contas, sempre gosta de dar uma reduzida no valor delas. O vcore foi mantido nas medições para ser apurada apenas pela mudança da frequencia do processador, dos nucles ativos, e do HT. Se mudasse as tensões não poderia comparar dessa maneira. Vcore/VTT afetam bastante o consumo e obviamente escalam conforme o overclock e variam conforme cada processador.

Medições na tomada:

4.2G HT ON
idle: 215Watts
load: 440Watts

4.2G HT OFF
idle: 217Watts
load: 398Watts

4.2G HT ON 2 core
idle: 203Watts
load: 283Watts

4.2G HT OFF 2 core
idle: 203Watts
load: 269Watts

4G HT ON
idle: 215Watts
load: 395Watts

4G HT OFF
idle: 217Watts
load: 360Watts

4G HT ON 2 core
idle: 203Watts
load: 274Watts

4G HT OFF 2 core
idle: 203Watts
load: 264Watts

3.8G HT ON
idle: 215Watts
load: 386Watts

3.8G HT OFF
idle: 217Watts
load: 350Watts

3.8G HT ON 2 core
idle: 202Watts
load: 278Watts

3.8G HT OFF 2 core
idle: 203Watts
load: 265Watts

3.6G HT ON
idle: 215Watts
load: 377Watts

3.6G HT OFF
idle: 217Watts
load: 343Watts

3.6G HT ON 2 core
idle: 203Watts
load: 274Watts

3.6G HT OFF 2 core
idle: 202Watts
load: 261Watts

3.4G HT ON
idle: 214Watts
load: 367Watts

3.4G HT OFF
idle: 215Watts
load: 335Watts

3.4G HT ON 2 core
idle: 201Watts
load: 269Watts

3.4G HT OFF 2 core
idle: 202Watts
load: 257Watts

3.2G HT ON
idle: 213Watts
load: 357Watts

3.2G HT OFF
idle: 213Watts
load: 326Watts

3.2G HT ON 2 core
idle: 201Watts
load: 265Watts

3.2G HT OFF 2 core
idle: 201Watts
load: 253Watts

3.2G "tuned" (meu uso)
idle: 195Watts
load: 281Watts

stock
idle: 165Watts
load: 280Watts

O acrescimo de 1G pode dar um aumento de ~100Watts em load, excluindo variáveis. Mudando o overclock apenas do processador pode mudar bastante a conta de energia elétrica para menos ou para mais. Como tenho mais de um PC, isso se acumula e dá uma boa economia (ou gasto).


Acrescentando um gráfico o usuário fodaman de outro forum fez para facilitar a visualização de alguns dados que obtive nesses testes. Pessoalmente achei bem util ;)

nicolasm1.png
 
Alguem com um i7 920 em OC e com 12Gb( 6x2Gb) de ram 1600Mhz pudiam me dar os valores que teem na bios

Tou a ter dificuldade em ajustar isto acima dos 3.6hz desde k passei de 3 dimms para 6

Eu sei que é mais dificil ter um oc neste caso
 
boas pessoal, tenho visto aí muitos gráficos mas temperaturas é mentira..
tenho um i7 920 com um thermalright ultra 120 extreme, duas fans push-pull e em full load no prime fica em 79/80º, já ouvi dizer que para ficar fiável não deve passar dos 80 portanto deixei-me ficar por aqui..
já tive a 4.2 mas claro que não é fiável, gostava de saber as vossas temps, porque apesar de ter usado daquela pasta ranhosa acho estranho manter um 920 a menos de 80ºC com mais de 3.8 GHz..

specs:

i7 920 @ 3.6 GHz a 1.152v (x18 mult)
12 GB GSKILL 1600 MHz (pode ir até 1750 sem mexer nos 1.5v)
Uncore está a 3200 MHz, não quero aumentar mais porque não quero abusar no QPI (1.295v, máximo recomendado pela Intel 1.35v)
BCLK 200 MHz

na altura em que tinha a 3.3 com clock mínimo que consegui chegava a 65ºC full load
 
Só tens que te preocupar com a temperatura máxima que ele atinge nos programas/jogos que costumas utilizar.
O valor do PRIME é um limite que dificilmente numa utilização diária chega.

E sim, é possivel manter o cpu abaixo dos 80º. Os meus dois que tinha, com um Noctua H14 não chegavam perto dos 80º a 4.0Ghz.
Além de que cada chip é um chip. Como estamos em pleno inverno, ele mantem-se fresco.
 
A intel diz que acima de 1.65v pode dar asneira.

Por experiência de vários utilizadores veio a "provar-se" que desde que seja mantida uma distanância de 0.5v entre o VTT e o Vdimm está seguro. Eu iria até aos 1.7 , 1.75v sem problemas. Usando 1.25v no mínimo no VTT.
 
Boas pessoal,

Estou somente à espera de novo cooler para o CPU e para a Ram para lhe começar a dar mais a serio. Para já ainda n puxei pelo sistema visto estar com o cooler de origem sendo que para já ando em pequenas experiencias e a recolher o maximo de informaçao pois ja n me metia nisto do OC à algum tempo e entretanto as coisas mudaram bastante.

O que vos pedia ajuda é que tenho uma limitaçao que vejo que muitos de voces nao tem, a ram. Ela é de apenas 1333, sendo que as vou trocar no futuro mas para ja isso esta fora de questao, vai ser coisa so para depois do verao.
Assim sendo as perguntas sao: Que alternativas tenho? posso puxar por elas muito, pouco ou nada? Sao kingston e vou colocar akeles coolers passivos k ja vem a caminho, tenho 3 slots de 2gigas cada.
Tendo esta limitaçao podem aconceslhar algum tipo de configuraçao diferente? Concelhos, dicas?

Obrigado desde já a todos.
 
Primeiro devias descrever os teus componentes.
Segundo, OC é experimentar. Ninguem melhor do que tu para ver até onde elas vão.

Andam ai kits 1333 a fazer 2000 com uns pozinhos no vcore. É tudo uma lotaria.
 
Comecei com as experiências mais a sério pois já chegou o cooler que me permite abusar um bocado mais. Estava com o OC automatico da board a 3.2 e neste momento está estável a 3.5ghz embora tenha sido complicado. Como referi tenho algumas limitações pelo que penso não poder ir muito mais longe, sobretudo devido à ram. Fica aqui a minha configuração:

Vcore:1,35
RAM: 1403MHZ com 1,65v
QPI:1,35
PLL: 1,85
multiplier: 20
Bus: 175Mhz

PC i7 920 c0/c1 arrefecido por corsair h50
Board Asus rampage II gene
6Gb kingston 1333mhz
Ati 4870

Conselhos?
 
Última edição:
Precisava mesmo dumas luzes porque gostava de conseguir estabilizar nos 3,8Ghz mas isto sem aumentar mais o V Core pois parece me que já estou a forçar um bocado com 1,35V. Já estive dois dias a testar diferentes opções sem aumentar o vcore e tudo que seja acima de 3,5Ghz o Pc não passa nos testes de stress do prime95. não é que 3,5 num processador que vem de fábrica a 2,6 seja mau eheh mas fico de agua na boca ao ver pessoal a ultrapassar os 4.0. Para mim 3,8Ghz era o ideal caso não ficasse a forçar o CPU. A 3,5Ghz para já não deu um unico problema nem ao longo de várias horas em vários tipos de jogos ou até mesmo em longos testes de stress. A nivel de benchmark tb está bem mais rápido que qualquer um dos OC´s com menos velocidade o que significa que os OC´s estão de facto a ser eficientes mas isto de não csg passar a marca de 3,5Ghz está a tirar me do sério.
 
Eu continuo achar que para ja estes i7 920 apesar ja do seu tempo continuam bem para as curvas, eu nunca consegui para alem de 3.8ghz, mas para uso diario mantenho a 3.6ghz
 
Back
Topo