Tópico Oficial pfSense - O que é, como configurar, dúvidas, etc

Boa noite,
Tenho fibergateway em bridge para o pfsense, e queria colocar o ipv6 a funcionar.
Já estou de volta disto algum tempo mas sem sucesso, já fiz os passos e recomendam aqui, no forum da propria meo que está lá um tutorial, que segui e deposi até atualizei o pfsense para 2.6, mas não consigo ganhar ipv6 na lan.

Após seguir os passos reiniciei o pfsense no dashboard aparece wan com 2 ip's ipv4 e ipv6, mas depois na LAN só aparece ipv4.

Tenho dhcpv6 server activo , apenas tenho duvidas no Prefix Delegation Size que coloquei 56, no separador router advertisements a opção router mode está assisted RA Flags.

Será que é perciso fazer alguma coisa nas Rules da Firewall?

Uma curiosidade se fizer um ping directamente na pfsense para o ipv6 do youtube source em LAN os 3 pings está ok, mas no pc dá erro.
Já exprimentei com outro pc sem sucesso.
 
Uma pergunta estou a tentar meter o haproxy a trabalhar consigo apontar e funciona com todos os servidores em que aporta de entrada dos mesmos é a 80 ou a 443, mas se configurar no backend tipo a 8123 ou a 3000 o a 8006 dá sempre erro 503 ou 502 porquê?
 
Boas,

Uma questão, sou cliente NOS, neste momento tenho o router em bridge e depois um router da TP-Link.
Não utilizo telefone e a minha box é a Apple TV que já está ligada ao meu TP-Link.

Estava a pensar adquirir um mini PC para colocar Pfsense, posso abdicar do router da NOS e ligar diretamente ao ONT ?
Sem sim, é necessário fazer alguma configuração no Pfsense ?
 
sim é possivel configurar vlans no pfsense sem qualquer problema.

No entanto relativamente ao ipv6, as configurações estavam ok, no entanto é perciso reuniciar a pfsense para o mesmo assumir e ficar o ipv6 a funcionar.
 
Essa VLAN da Meo é necessária para a box Android? É que eu tenho o ligado o Fibergateway, em bridge, a um PfSense e não tenho essa VLAN (tenho outras para a domótica) e a box Android funciona. Ou irá funcionar melhor com essa VLAN?
 
sim é possivel configurar vlans no pfsense sem qualquer problema.

No entanto relativamente ao ipv6, as configurações estavam ok, no entanto é perciso reuniciar a pfsense para o mesmo assumir e ficar o ipv6 a funcionar.
Acho que há um bug qualquer com o IPv6. Se eu por algum motivo perder a ligação com o exterior, quando ela volta o pfsense só recebe o endereço IPv4, não consegue receber o IPv6. Tenho de o reiniciar.
Essa VLAN da Meo é necessária para a box Android? É que eu tenho o ligado o Fibergateway, em bridge, a um PfSense e não tenho essa VLAN (tenho outras para a domótica) e a box Android funciona. Ou irá funcionar melhor com essa VLAN?
A box Android e a Apple TV não precisam de VLAN.
 
Boa tarde.

Na minha casa só tenho disponivel ADSL/LTE/Startlink.

De momento tenho um Huawei B818-263 com antenas externas, consigo velocidades constantes de 60-80DL / 10-20UL. para mim é excelente, pois nao pago nada de NET Movel da empresa.

Estou com um problema, tenho cerca de mais 5-10ms em relação à ligação antiga de ADSL, mas dá perfeitamente para o que jogo online, mas se alguem for ao youtube/twitch/etc começo a ter bufferbloat e a latencia dispara para 300-400ms. Se for upload ainda pior.

Estava a pensar comprar uma box N5105 e instalar o pfsense e configurar algum tipo de SQM para tentar controlar estes picos.

Acham que é uma boa ideia ou será só tempo e dinheiro perdido?
 
Boa tarde
Precisava de tirar algumas duvidas.
Tenho uma firewall com pfsense Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E8400 @ 3.00GHz e a minha net é de 1gb/100mb na NOS.
Eu preciso de ter uma conexão solida e rápida com um computador dentro da minha LAN. Tinha instalado o OpenVPN para conseguir aceder remotamente a esse computador mas a velocidade que me dava para descarregar ficheiros desse computador era de 2mb numa net com 50/50mb o que é muito pouco. Instalei o wireguard e consegui passar para 6mb mas mesmo assim acho que deveria ser mais rápido ou estou errado ?
 
Boa tarde
Precisava de tirar algumas duvidas.
Tenho uma firewall com pfsense Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E8400 @ 3.00GHz e a minha net é de 1gb/100mb na NOS.
Eu preciso de ter uma conexão solida e rápida com um computador dentro da minha LAN. Tinha instalado o OpenVPN para conseguir aceder remotamente a esse computador mas a velocidade que me dava para descarregar ficheiros desse computador era de 2mb numa net com 50/50mb o que é muito pouco. Instalei o wireguard e consegui passar para 6mb mas mesmo assim acho que deveria ser mais rápido ou estou errado ?
Sim e não :D

Podes ligar a vpn (wireguard) iniciar uma transferencia e ver a utilização de cpu e ram no pfsense e partilha aqui o resultado sff
 
Boa noite!

Venho a este topico em busca de ajuda. Estou com um OPNsense Mini PC, e configurar a MEO Fibra esta me dando dor de cabeca.

O grande problema é a questao do IPTV me parece. Por acaso alguem ja passou por isso, e saberia indicar como resolveu a situacao? Nao sei mesmo como proceder. Tenho meu FiberGateway como Bridge mode, indo para OPNSense, e a TV Box conectada ao FiberGateway ainda. Isso nunca me deu problema no router antigo, mas agora parece estar destruindo minha rede?
 
Eu por acaso deixei a box ligada no próprio router da meo, mas app meo por android tenho ligado ao pfsense e não fiz qualquer configuração e funciona.
Agora pelo o que vi no tutorial do forum da meo vais precisar de fazer mais umas coisinhas para box funcionar pela pfsense.
 
Back
Topo