Discussão [Tópico Oficial] Routers ASUS

rubenfmsilva

Power Member
Com cada vez mais utilizadores a comprar routers desta marca, pelas suas boas performances e/ou pela compatibilidade com os ISPs, decidi criar este tópico para o pessoal partilhar as suas experiências e eventualmente esclarecer qualquer tipo de dúvida.

Acho que as informações existentes no fórum acerca destes routers andam muito dispersas pelos tópicos das operadoras... E com as novas velocidades de 1Gb seria interessante saber como se aguentam. Se tiverem routers de outras marcas, também estão à vontade.

Links úteis:

- Modelos dos routers compatíveis com os ISPs e os respetivos firmwares (finais e betas):

http://asus-portugal.com/isp-config/index.html

(...)

Irei adicionando informações relevantes ao tópico.
 
No meu caso, possuo um AC1200G+ que após alguma ponderação pareceu-me a melhor solução para aquilo que necessitava, por um preço acessível. Comprei-o com vista a suportar as velocidades de fibra por wireless mas por enquanto estou a testá-lo com o firmware beta do MEO na minha ligação ADSL (a fibra está aqui na aldeia mas ainda não se encontra a funcionar). Investi igualmente numa placa com norma AC para o meu portátil (Intel Dual Band Wireless-AC 7260).

O router porta-se relativamente bem, é bastante completo a nível de configurações mas como ainda não tiro o máximo partido dele mais não posso dizer. Já lhe liguei o meu disco externo e os débitos são razoáveis. Agora resta saber como se portará com as velocidades da fibra, visto ter apenas uma core (foi algo que não tive em conta na altura da compra).

Relativamente a problemas só tenho a apontar algo que acontece de vez em quando, que é o facto de a ligação entre o meu portátil e o router "congelar", algo que só acontece na rede dos 5G. No entanto, no iPhone isso nunca aconteceu...
 
No meu caso, possuo um AC1200G+ que após alguma ponderação pareceu-me a melhor solução para aquilo que necessitava, por um preço acessível. Comprei-o com vista a suportar as velocidades de fibra por wireless mas por enquanto estou a testá-lo com o firmware beta do MEO na minha ligação ADSL (a fibra está aqui na aldeia mas ainda não se encontra a funcionar). Investi igualmente numa placa com norma AC para o meu portátil (Intel Dual Band Wireless-AC 7260).

O router porta-se relativamente bem, é bastante completo a nível de configurações mas como ainda não tiro o máximo partido dele mais não posso dizer. Já lhe liguei o meu disco externo e os débitos são razoáveis. Agora resta saber como se portará com as velocidades da fibra, visto ter apenas uma core (foi algo que não tive em conta na altura da compra).

Relativamente a problemas só tenho a apontar algo que acontece de vez em quando, que é o facto de a ligação entre o meu portátil e o router "congelar", algo que só acontece na rede dos 5G. No entanto, no iPhone isso nunca aconteceu...

Boa tarde,

Estou a pensar adquirir o mesmo router e tenho uma questão pertinente:

Sabe dizer me quais as velocidades que atinge ligando um HDD externo à ligação USB? É que estava a pensar usar o router como um NAS doméstico (para não ter que andar com pens entre o desktop e a TV) contudo só se as velocidades de transferência forem aceitáveis é que avanço.
 
Aqui tens:

http://i.imgur.com/cl5sDuh.png (ethernet, não tenho placa gigabit)

http://i.imgur.com/bBsdKVs.png (wireless N)

http://i.imgur.com/mP8RoN6.png (wireless AC)

Estou a perder um bocado do rendimento do router, principalmente na norma AC devido ao facto de ter apenas uma antena da placa wireless a funcionar. Para aquilo que pretendes o router aguenta-se bem, como podes ver nas imagens. Costumo ver filmes no quarto (o router está no piso inferior) sem paragens.

Testes feitos com um WD Elements com USB 3.0 (o router apenas tem uma entrada 2.0).
 
Aqui tens:

http://i.imgur.com/cl5sDuh.png (ethernet, não tenho placa gigabit)

http://i.imgur.com/bBsdKVs.png (wireless N)

http://i.imgur.com/mP8RoN6.png (wireless AC)

Estou a perder um bocado do rendimento do router, principalmente na norma AC devido ao facto de ter apenas uma antena da placa wireless a funcionar. Para aquilo que pretendes o router aguenta-se bem, como podes ver nas imagens. Costumo ver filmes no quarto (o router está no piso inferior) sem paragens.

Testes feitos com um WD Elements com USB 3.0 (o router apenas tem uma entrada 2.0).

Obrigado pela tua ajuda.

Fui comprar o router ontem, aproveitando o desconto de 20% em produtos ASUS disponível em algumas lojas e já o configurei corretamente (HUB 2.0 da NOS como bridge) deixando basicamente as definições do router inalteradas à exeção do QoS, que ativei para dar prioridade ao trafego da minha SMARTV (para uso de IPTV).

Liguei um disco HDD de 500GB com usb 2.0 para testar e as velocidades desiludiram-me: A transferência do desktop para a unidade de rede que é criada anda à volta dos 4mb. Pensei que fosse eventualmente por causa do disco ser antigo/lento pelo que liguei uma pen USB 3.0 de 64GB e a velocidade de transferência é sensivelmente a mesma, pelo que acredito que o problema possa estar na configuração do router.

Convém referir que ativei as opções no router para partilha de dados domésticos, só não ativei a função FTP e que estes valores são através do cabo ethernet.

Não sei que fazer para aproximar ao valor que tens nesses prints.
 

Tal já não é opção pois já comprei AC1200G+ e a um excelente preço (63.90) e para já estou satisfeito. A cobertura do WIFI e a força do sinal é uma diferença abismal para o NOS HUB.

Em relação ao disco HDD tenho que ver em que formato está assim que chegar a casa, no entanto em relação à PEN USB tenho a certeza que está em NTFS e mesmo assim os valores estão muito longes dos 10/15Mbs.

Algo que me escapou na configuração?

Contudo apesar da velocidade lenta o conteúdo é reconhecivel pela TV, pelo que para mim acabou andar com a PEN entre o PC e TV.
 
Sou relativamente leigo nestas andanças no entanto verifico desde já o seguinte:

Se eu colocar na aba Media Server a opção ON "Enable UPnP Media Server" eu crio efetivamente esse servidor, contudo através do meu pc não consigo adicionar/retirar conteúdo. Aparece me apenas no meu computador o icone do router e no interior apenas tenho permissão de visualização, sem possibilidade de criar uma unidade de rede.

Se eu colocar na aba Network Place (Samba) Share a opção ON "Enable Share", passa a aparecer me no meu computador uma unidade de rede com totais privilégios, contudo o meu upload é completamente "sugado". Ao fazer um teste de velocidade o meu upload não passa dos 100Kb/s, ao invés dos normais 6 a 8 Mb/s que tenho.

Estou completamente perdido aqui, apenas quero ter um disco que esteja permanentemente ligado, podendo transferir conteudo entre o meu desktop e o usb para depois ver na minha TV.
 
Como viste numa imagem, por cabo de rede tenho débitos para cima de 90Mb e relativamente estáveis. Já verificaste se o disco está mesmo em NTFS?

Tenho ambas as opções que referes ativadas (nunca mexi em nada) e a partilha sempre funcionou bem. Este router apesar de ter só uma core (o AC56U tem duas) consegue ter bom rendimento em transferência de dados.

Já agora, podes dizer que velocidade de internet contratada é que tens e fazer um speedtest, para comparar?
 
Última edição:
Como viste numa imagem, por cabo de rede tenho débitos para cima de 90Mb e relativamente estáveis. Já verificaste se o disco está mesmo em NTFS?

Tenho ambas as opções que referes ativadas (nunca mexi em nada) e a partilha sempre funcionou bem. Este router apesar de ter só uma core (o AC56U tem duas) consegue ter bom rendimento em transferência de dados.

Já agora, podes dizer que velocidade de internet contratada é que tens e fazer um speedtest, para comparar?

Tenho o pacote da NOS 100/8 ... Reparo também que ao fazer um bridge do HUB da NOS, desativando também o WIFI do HUB, perco Megas com o router da ASUS em relação à ligação direta com o HUB.

Através do speedtest ligado diretamente ao desktop obtenho os valores contratados (100/110 Download e 7/8 Upload) - Ao fazer com o router passa para 70/90 Download e 5/6 Upload.

Tal como tu, não configurei nada manualmente pelo que não entendo esta perda de sinal.

Como já acima referi, a pen USB está efetivamente em NTFS, e é bastante rápida a transferir conteúdo do desktop.

O que mais me incomoda e me causa estranheza é o upload ser "sugado" ao ponto de ficar apenas com 100Kb's livres sempre que tenho Network Place (Samba) Share ON.

Vou tentar pesquisar sobre isto no google.

Configurar um 2º router não é tão facil como pensaria.
 
E esse speedtest feito pelo router foi por wireless? Se sim, em que norma?

Aconselho-te a ir ao link que está no primeiro post, instalar o firmware optimizado para a NOS e a configurar como está no tutorial, pode ser que a coisa fique melhor.
 
E esse speedtest feito pelo router foi por wireless? Se sim, em que norma?

Aconselho-te a ir ao link que está no primeiro post, instalar o firmware optimizado para a NOS e a configurar como está no tutorial, pode ser que a coisa fique melhor.

Não, o teste foi efetuado no desktop, ligado por ethernet (placa gigabit). Aliás testando por WIFI (seja 2,4 ou 5Ghz) o problema não se coloca (tenho upload normal).

Esse firmware não serve apenas para quem usar apenas o router ASUS? Neste caso FTTH? (Edit - Já estou a verificar que não).

Após ler atentamente verifico que fiz exatamente o recomendado, até fiz mais, desliguei o wifi do HUB e ZON FON
 
Última edição:
Vê se o QoS que fizeste para dar prioridade à TV não está interferir... Parece-me uma hipótese remota mas é a única explicação que me ocorre para isso só acontecer por cabo de rede.

Na NOS não é possível colocar de parte o router deles pois é sempre necessário para receber o cabo coaxial. Nos serviços de FTTH do MEO e Vodafone é possível ligar o router diretamente ao ONT e se quiseres podes ligar a seguir o do operador ao ASUS.

Eu tenho o firmware optimizado do MEO e ainda tenho ADSL (tenho de ter o ASUS ligado a seguir ao Thomson), simplesmente funciona na mesma e vou testando para quando a fibra começar a funcionar ter tudo configurado como pretendo.
 
Vê se o QoS que fizeste para dar prioridade à TV não está interferir... Parece-me uma hipótese remota mas é a única explicação que me ocorre para isso só acontecer por cabo de rede.

Na NOS não é possível colocar de parte o router deles pois é sempre necessário para receber o cabo coaxial. Nos serviços de FTTH do MEO e Vodafone é possível ligar o router diretamente ao ONT e se quiseres podes ligar a seguir o do operador ao ASUS.

Eu tenho o firmware optimizado do MEO e ainda tenho ADSL (tenho de ter o ASUS ligado a seguir ao Thomson), simplesmente funciona na mesma e vou testando para quando a fibra começar a funcionar ter tudo configurado como pretendo.

Pensando também nisso, das primeiras coisas que fiz foi desativar o QoS e testar novamente, problema persistia.

Obrigado pela ajuda que tens dado.

Só mais uma questão: Falas em firmware optimizado da MEO no entanto questiono o que fizeste para o ter? Tanto quanto percebo ao clicar na NOS assim como na MEO a unica coisa que podemos fazer é seguir os passos do tutorial. Não há qualquer firmware para fazer download
 
O site parece um bocado confuso e no tutorial da NOS não aparece a ligação para a página dos firmwares: http://asus-portugal.com/isp-config/firmware.html (desce até aparecer a tabela).

Já agora, lembrei-me de ligar uma pen da Kingston ao router e não é que em wireless AC consegui débitos de quase 150Mb? Será que o router não consegue alimentar totalmente o disco? Mais logo experimento um disco com alimentação externa para ver a diferença.
 
O site parece um bocado confuso e no tutorial da NOS não aparece a ligação para a página dos firmwares: http://asus-portugal.com/isp-config/firmware.html (desce até aparecer a tabela).

Já agora, lembrei-me de ligar uma pen da Kingston ao router e não é que em wireless AC consegui débitos de quase 150Mb? Será que o router não consegue alimentar totalmente o disco? Mais logo experimento um disco com alimentação externa para ver a diferença.

150MB por segundo a transferir dados?!? Como é que eu não consigo ter isso... Devo estar a fazer algo mal. O meu disco externo tem alimentação externa pelo que nao será por aí
 
Como podes ver: http://i.imgur.com/fs6ZuFA.png

Atenção que isto é apenas um pico, anda nessa velocidade uns segundos e depois estabiliza nos 100. Chego à conclusão é que talvez o router não aguente tão bem discos com mais memória. Com o meu disco com alimentação externa a velocidade já é mais estável, andando sempre à volta dos 90Mb.

O que interessa é que o router faz o que lhe compete, transfere dados a uma velocidade razoável e dá para fazer streaming sem paragens... Com um processador de 800Mhz (single core) e 128Mb de RAM já se porta bastante bem, na minha opinião.

No teu caso é o que digo, acho estranho. Será defeito do teu router? Eu pouco mexi nas configurações e não tenho esses problemas...
 
Fiz testes em 2 diferentes computadores (desktop e portatil), ambos estando ligado via cabo ethernet (experimentei 2 cabos diferentes e diferentes portas do router) com o Samba network share ligado tenho o upload a 100Kb/s.

Fazendo o mesmo teste através de wifi (2,4Ghz) com o network share ligado no portátil (não tenho wifi no desktop) já não existe bottleneck do upload, ou seja consigo atingir o upload contratado. Trata-se de um problema relacionado com a ligação ethernet em conflito com o Samba share.

Cada vez mais me convenço se tratar de um defeito do router. Amanhã contato a linha da ASUS e se não me souberem ajudar vou à loja devolver.
 
Eu estou precisamente com o mesmo problema.

Tenho o serviço M5O (fibra) e há dois dias atrás pedi uma atualização para as velocidades 200Mbps/100Mbps porque até então tinha apenas 100Mb/20Mb. No entanto, ainda não estou a usufruir das velocidades 200Mb/100Mb porque ficaram de me trocar o ONT HUAWEY EchoLife HG860 por outro mais moderno.

O router da MEO, um Thomson TG799vn, serve apenas para ligar a Box, sendo o router principal um ASUS RT-AC87U com o firmware atualizado e configurado de acordo com o fabricante (http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-meo.html). Não foram feitas outras alterações.

A ligar ao router ASUS está um disco externo WD Elements de 1TB, formatado em NTFS, estando ativadas as opções AI Cloud e Samba.
A ligação entre o PC e o router ASUS é através de cabo ethernet CAT5e.

Tal como o Ricardo Azevedo quando quero copiar um ficheiro do PC para o disco do router não consigo sequer atingir os 100Kb/s. O disco está com privilégios de escrita e leitura. Se copiar um ficheiro do disco do router para o PC já consigo atingir velocidades que rondam os 6 a 8MB/s.

Mas o meu problema com o ASUS RT-AC87U não fica por aqui.

Quando meço a velocidade com o Speedteste.net by Oocla o upload é uma miséria, não atinge sequer os 3Mb/s e o download ronda sempre os 85Mb/s.



Mas se desligar o router ASUS e funcionar apenas com o Thomson TG799vn, a velocidade de upload dispara para os 97Mbps e a de download para os 94Mbps. Não atinge os 200Mbps de download porque ainda não me trocaram o ONT.

5655983546.png


Resta apenas dizer que este problema da velocidade de escrita no disco ligado ao router ASUS já acontecia mesmo antes de pedir a atualização do serviço.
 
Eu estou precisamente com o mesmo problema.

Tenho o serviço M5O (fibra) e há dois dias atrás pedi uma atualização para as velocidades 200Mbps/100Mbps porque até então tinha apenas 100Mb/20Mb. No entanto, ainda não estou a usufruir das velocidades 200Mb/100Mb porque ficaram de me trocar o ONT HUAWEY EchoLife HG860 por outro mais moderno.

O router da MEO, um Thomson TG799vn, serve apenas para ligar a Box, sendo o router principal um ASUS RT-AC87U com o firmware atualizado e configurado de acordo com o fabricante (http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-meo.html). Não foram feitas outras alterações.

A ligar ao router ASUS está um disco externo WD Elements de 1TB, formatado em NTFS, estando ativadas as opções AI Cloud e Samba.
A ligação entre o PC e o router ASUS é através de cabo ethernet CAT5e.

Tal como o Ricardo Azevedo quando quero copiar um ficheiro do PC para o disco do router não consigo sequer atingir os 100Kb/s. O disco está com privilégios de escrita e leitura. Se copiar um ficheiro do disco do router para o PC já consigo atingir velocidades que rondam os 6 a 8MB/s.

Mas o meu problema com o ASUS RT-AC87U não fica por aqui.

Quando meço a velocidade com o Speedteste.net by Oocla o upload é uma miséria, não atinge sequer os 3Mb/s e o download ronda sempre os 85Mb/s.



Mas se desligar o router ASUS e funcionar apenas com o Thomson TG799vn, a velocidade de upload dispara para os 97Mbps e a de download para os 94Mbps. Não atinge os 200Mbps de download porque ainda não me trocaram o ONT.

5655983546.png


Resta apenas dizer que este problema da velocidade de escrita no disco ligado ao router ASUS já acontecia mesmo antes de pedir a atualização do serviço.

Parece me que sofres exatamente do mesmo problema que eu tenho, que é realmente uma perda de algum sinal quando uso o modo bridge e o router (perco cerca de 10/20 MB/s) além de que quando tenho o disco ligado em rede (samba) fico com os 100Kb/s de upload.

Parece me que o samba está tipo a reservar/ocupar o espaço de upload para seu próprio trafego, não deixando ser utilizado para mais nada na rede. Julgo que consegues ter apenas mais upload do que eu pelo facto de teres 100Mb/s de upload contratado, ao invés dos meus 8Mb/s miseraveis fornecidos pela NOS.

As minhas velocidades de transferencia do router para pc e vice versa anda sempre à volta dos 4/5 Mb/s

Estou perdido
 
Back
Topo