Discussão [Tópico Oficial] Routers ASUS

Atualizei o firmware para a última versão do Merlin.

A velocidade de download piorou mas a de upload melhorou. Tenho contratados 100Mbps de upload mas só atinge os 7 ou 8 Mbps.



E para piorar ainda mais, não estou a conseguir partilhar o disco externo ligado ao ASUS. Por isso não sei dizer se agora conseguia ultrapassar os 100Kb/s na escrita.

Já não sei o que fazer.

Talvez com a mudança do ONT isto solucione.

Um investimento de 240€ num router para nada. Ou melhor, para melhorar apenas o WIFI.
 
Finalmente consegui partilhar o disco externo que está ligado ao router ASUS mas não houve alterações. A velocidade de escrita ronda os 100 Kb/s.

Vou regressar ao firmware original e esperar que alguém dê algumas dicas.
 
Resolvi o problema devolvendo o router que tinha, investi mais um pouco e trouxe o AC66U - Resolvi os meus problemas. Deixei de ter bottleneck no Upload (tenho 7Mb/s) e as transferências foram para numeros razoaveis (12/13 Mb/s do desktop para o disco e 18/20 do disco para desktop) - Parece me que isso possa ser defeito de alguns routers
 
Vou juntar-me à conversa.

Tenho contratado em casa Meo ADSL. Na prática tenho cerca de 20 MB de download e 1 de upload, uma miséria, mas é o que há porque Fibra ainda não chegou à Ajuda em Lisboa... Tenho o router fornecido pela Meo a funcionar como modem e router.

Tenho, já à algum tempo, um ASUS RT-AC68U que está a funcionar como segundo router com rede paralela. Sei que não é de todo a melhor solução, porque aumenta o ruído de sinal lá em casa, mas gerindo a frequência de cada um dos routers para extremos o mais opostos possível, a coisa vai funcionando relativamente bem.
Aproveito para dizer que adoro o ASUS.

Gostava de eliminar o router da Meo, se possível, totalmente. A questão é que a casa obriga-me a ter 2 pontos de rede a funcionar, se não tenho zonas mortas.
Tentei configurar o bicho para funcionar com a original (não me recordo do termo) mas não consegui e está actualmente a trabalhar em bridge mode.

Detesto o router original da Meo por todas as razões, e estaria até disposto a adquirir outro router ASUS para o eliminar, dado que vou sempre necessitar de ter 2 pontos em casa. O problema é que isso só faz sentido se puder eliminar totalmente o router Meo da equação.

É possível? É que ser obrigado a ter o router da Meo a trabalhar só como modem não me interessa. Teria de ter 3 aparelhos sempre ligados, pelo que só me interessaria substituição directa.

Obrigado
 
Teres um AC68U é a definição de sobredimensionar, de forma nada racional para uma ligação como essa. Sim é possível. Vai verificar as configurações ao site da asus para MEO.
 
Teres um AC68U é a definição de sobredimensionar, de forma nada racional para uma ligação como essa. Sim é possível. Vai verificar as configurações ao site da asus para MEO.
Honestamente não entendi a primeira parte da resposta.
Também não referi que utilizo muito a rede interna para transferência de ficheiros. É esse o motivo do AC68U.

Posso então eliminar o thomson?
 
Agora começo a ficar com dúvidas quanto à origem do problema. O problema será do router ou da placa de rede?

Fiz um teste com o meu smartphone, ou seja, com WIFI e as velocidades são as contratadas.

http://www.speedtest.net/my-result/a/2238175685

Não me parece que seja o problema da tua placa de rede pois comigo acontecia exatamente o mesmo (limitação de upload através de ethernet mas usando o wifi não havia esse problema) contudo eu testei em 2 computadores diferentes (Desktop e portátil) por ethernet e o problema persistia.

Continuo com a ideia de que será defeito de fabrico pois eu alterei para o 1750 RT-AC66U e já não me acontece.

Podes sempre mandar o router para a garantia
 
Que área (em m^2) está esse router a servir?

Antes de mais obrigado pela ajuda.

Não sei responder à pergunta. O que posso dizer é que se trata de um apartamento no ultimo andar do predio e que envolve o mesmo.
Ou seja, a casa tem 2 áreas principais nos extremos, unidas por um corredor estreito. No meio está o "fosso" do prédio que tem as escadas. Trata-se portanto de uma zona com paredes bem maciças, que suportam parte do prédio.

Já experimentei usar apenas o router ASUS como acesso wireless em 3 pontos:
  • Nas duas zonas das extremidades = a zona oposta apresentava sinal de muito baixa qualidade ou mesmo zero nalgumas zonas.
  • No corredor central = ambas as extremidades eram servidas de forma mediana, com zonas "complicadas".
É por isso que cheguei à conclusão que terei sempre de ter 2 pontos de acesso.
De referir que foram usados smartphones e portáteis com norma wireless AC para os testes.
 
Última edição:
Problema resolvido!

Chamei tantos nomes ao router e afinal a culpa não era dele. O problema estava na ficha que ligava ao router. Troquei-a e eis o que aconteceu:



E a velocidade de escrita no disco USB ligado ao router passou de uns míseros 100Kb/s para 26MB/s.

Obrigado a todos pelas dicas.
 
Back
Topo