Discussão [Tópico Oficial] Routers ASUS

Também tenho a mesma questão, ainda não consegui perceber como é que um portátil com quase três anos vem apenas com uma antena. Quando fui colocar a Intel 7260 não conseguiram encontrar mesmo a segunda antena e nem conseguiam instalar a mesma.

Mas já nem tenho essa placa, foi para a garantia supostamente avariada mas a afinal a avaria era na motherboard. Neste momento uso uma pen pequena da TP-Link para desenrascar e faz bem a sua função.
 
Desde a última atualização de firmware que o meu portátil e o meu iPhone deixaram de conseguir ligar ao router na norma wireless AC, ligando-se sempre na N mesmo na banda dos 5Ghz. Tentei mexer nas configurações (está em Auto, como deve estar) e nada, ficou assim só mesmo depois da atualização.

Antes conseguia os 200Mb contratados sem qualquer problema, agora não passo dos 70 que basicamente era o que conseguiria com o router da operadora...

Alguém com o mesmo problemas? Tenho o RT-AC1200G+ mas não sei se estará a acontecer o mesmo com outros modelos. Também já enviei um e-mail à ASUS, vamos ver.

Estou exactamente com o mesmo problema de velocidades desde o ultimo update (?).
Com um portatil (N/5GHz) ainda consigo ~100 mas os dois telemoveis (1 N/5GHz e outro AC) baixaram para ~60-70.
Não é algo que verifique regularmente ou após cada update (fiz todos), mas quando o instalei testei-o exaustivamente e conseguia atingir os 180/200 em todos os equipamentos (AC ou N/5GHz).

Conseguiste algum feedback da Asus?
cumps,
Carlos
 
A resposta da ASUS foi muito básica, aconselharam-me a fazer um reset e caso isso não resolvesse a restaurar o firmware anterior. Foi isso mesmo que acabei por fazer e ficou tudo a funcionar normalmente como antes, os meus equipamentos já ligam novamente em AC e consigo os 200Mb.

O problema é mesmo a última atualização, não percebi bem porquê. Nem se disponibilizaram a revê-la e a lançar uma corrigida por isso nem resposta levaram nos questionários de satisfação.

Vou deixar-me estar com este firmware e quando lançarem outro talvez volte a atualizar, a ver se resolvem o problema.
 
Entretanto após vários testes, desde cabos, tomadas diferentes, portas diferentes, consegui resolver o problema um pouco por sorte.

A solução passa por colocar o control channel num dos primeiros que aparece na lista, neste caso o 40. Sendo assim tenho o router da sala no 100 e o do quarto no 40.

Fica a solução para se alguém precisar...
Obrigado @ricjps pela ajuda, ando nesta briga a uns quantos dias. Quando me instalaram a NET 200/100, no router principal fiz o teste e deu os 200/100, quando liguei o meu 1200g+ a NET tanto num, como no outro não passa dos 60/80 (tudo isto nos 5ghz). Já tinha pensado nesta possível solução, amanhã quando estiver perto dos router trato disso. Outra questão (não sei se é o caso), tens a meobox no 1200 a funcionar correctamente?

Edit: @rubenfmsilva já tentaste esta solução no teu router como o ricjps disse?
 
Última edição:
3.0.0.4.382.15525
Esta actualização fez com que alguns equipamentos ,mesmo via 2.4GHz, não se conseguissem conectar.

Esta versão de actualização já foi removida da página oficial!
 
Última edição:
Confirmado, bastou alterar os canais dos dois routers ( tg789vac v2 e 1200g+) para a performance subir para mais do triplo
O primeiro print é com os canais em automático, o segundo é após resolução dos conflitos do wifi
7ef1108c2a1d7fc779306d8284e41502.jpg
ce7b756a6642c22c78b33971e758df61.jpg
 
No meu caso a questão não era essa porque o ASUS era o único router que tinha com a frequência de 5Ghz, o problema era mesmo do hardware do portátil.

Mas ainda bem que conseguiram resolver, por acaso até é bem simples.
 
Boas,

Estou a pensar em comprar o Asus RT-AC 1200G+, quem o utiliza o que está a achar?

Sou cliente NOS tenho o router 3.0, 200/20 de net, e gostava de melhorar principalmente o alcance do wireless e o Bufferbloat que anda entre B e C, acham este router uma boa solução?

Cumps.
 
Na resposta à tua mensagem privada disse-te o que achava e a experiência que tenho tido com o router.

Com os equipamentos apropriados não terás problema em ter as velocidades de 200/20. A nível de alcance de wireless vai sempre melhorar mas tem atenção que na frequência dos 5Ghz as velocidades são maiores mas o alcance é menor, no entanto conseguirás um bom desempenho.

Quanto ao bufferbloat isso é outra questão... A configuração de QoS na ligação poderá ajudar a melhorar mas o verdadeiro problema está no fornecedor do serviço e nesse caso pouco poderás fazer, infelizmente.
 
Na resposta à tua mensagem privada disse-te o que achava e a experiência que tenho tido com o router.

Com os equipamentos apropriados não terás problema em ter as velocidades de 200/20. A nível de alcance de wireless vai sempre melhorar mas tem atenção que na frequência dos 5Ghz as velocidades são maiores mas o alcance é menor, no entanto conseguirás um bom desempenho.

Quanto ao bufferbloat isso é outra questão... A configuração de QoS na ligação poderá ajudar a melhorar mas o verdadeiro problema está no fornecedor do serviço e nesse caso pouco poderás fazer, infelizmente.


Que sistema QoS é utilizado neste Router? é bom?
 
Não uso, por isso não te posso dizer se é bom nem como funciona...

Mas pelo que vi agora na página do router tem dois tipos: priorizar um determinado tráfego ou limitar totalmente a largura de banda.
 
Boas,

Comprei hoje um AC1200G+, é possivel ligar um disco externo com um cliente transmission ou algo do género como eu tinha antes com um asus RT-N56U com firmware Padavan?
 
Boas,

Comprei hoje um AC1200G+, é possivel ligar um disco externo com um cliente transmission ou algo do género como eu tinha antes com um asus RT-N56U com firmware Padavan?

Também comprei hoje, e estou altamente desiludido, se não resolver estes problemas vou devolver o router.

Na primeiro utilização, não actualizei a firmware para ver se funcionava tudo sem falhas, como o funcionamento não estava bom actualizei, e continua igual.

Os problemas são:

Bufferbloat com o router da NOS 3.0 anda entre B e C, com este anda entre C e D, e houve uma vez que foi para F, espectáculo!

Velocidades por cabo não passa dos 100/10, já alterei os cabos tenho 5 cabos e com todos é igual.

Por Wifi os 5Ghz tem um alcance péssimo, as velociades perto do router andam nos 200/20, o unico aspecto normal nisto tudo.

Os 2.4Ghz o alcance é ligeiramente superior ao NOS hub 3.0, o seja o wifi deste asus está ao nivel do Zon Hub 1.0.

Tanto os 5Ghz como os 2.4Ghz não conectam com um Iphone 6s Plus.

Está liado por bridge, desactivei o Wireless do Hub 3.0 a ligação esta na porta 4 ligado à porta WAN do asus.

Restaurar o router é opção? fazer um downgrade?

cumps.
 
Última edição:
Realmente tens aí uma data de problemas que torna mais difícil apontar para uma causa.

Se nem com a atualização esses problemas se resolveram, ou tiveste muito azar e vinha com defeito ou então também pode haver alguma incompatibilidade com o Hub. Entretanto li algures aqui na ZWAME que um utilizador estava a ter alguns problemas com o modo bridge do Hub que faz uma péssima gestão do mesmo...

Quanto à velocidade por cabo: tens placa gigabit?
No wireless, a frequência dos 5Ghz tem sempre menor alcance mas se consegues os 200/20 já é bom sinal. Os 2.4Ghz não uso muito mas noto que o alcance é bom, acho que o facto de o router ter quatro antenas externas ajuda bastante.
Não ligar a um iPhone 6s Plus é estranho, no meu 6 não tenho qualquer problema e velocidades de 200/100.

Faz restauro a ver se resolve e experimenta ligar o Hub ao ASUS sem ser por brigde e vê como este se porta a nível de velocidades e bufferbloat, se bem que neste último não deverá ficar melhor que normal do Hub... E qual a versão do teu firmware?
 
Realmente tens aí uma data de problemas que torna mais difícil apontar para uma causa.

Se nem com a atualização esses problemas se resolveram, ou tiveste muito azar e vinha com defeito ou então também pode haver alguma incompatibilidade com o Hub. Entretanto li algures aqui na ZWAME que um utilizador estava a ter alguns problemas com o modo bridge do Hub que faz uma péssima gestão do mesmo...

Quanto à velocidade por cabo: tens placa gigabit?
No wireless, a frequência dos 5Ghz tem sempre menor alcance mas se consegues os 200/20 já é bom sinal. Os 2.4Ghz não uso muito mas noto que o alcance é bom, acho que o facto de o router ter quatro antenas externas ajuda bastante.
Não ligar a um iPhone 6s Plus é estranho, no meu 6 não tenho qualquer problema e velocidades de 200/100.

Faz restauro a ver se resolve e experimenta ligar o Hub ao ASUS sem ser por brigde e vê como este se porta a nível de velocidades e bufferbloat, se bem que neste último não deverá ficar melhor que normal do Hub... E qual a versão do teu firmware?

Tenho placa Gigabit.
Com o Router da NOS dá os 200/20.
Já liga ao Iphone, após reposição de fabrica do router.

Antes da tua resposta estive a fazer alterações, reposição de fabrica e tive algumas melhorias, o firmware experimentei uns 5, o melhor no meu caso é o ultimo.

Desactivei o modo bridge no Hub 3.0 e liguei o cabo que estava na porta WAN à lan 4 do asus.
Desactivei o DHCP no Asus e defini o IP igual ao router da NOS.
O upload já está nos 20, mas o download não vai até aos 100, isto por cabo, via wireless dá 200/20, com o NOS hub dá os 200/20.

Em relação ao wireless vou andar a testar canais.

Já o bufferbloat, se colocar a firewall com segurança no minimo no Hub 3.0 consigo atingir no Asus um "A". Será perigoso?
Visto que o hub 3.0 só vai servir para transporte de net ao Asus, a firewall do asus faz o "filtro", o que achas?

cumps.
 
Última edição:
Se último firmware é o melhor para o teu caso, não mexas mais.

Penso que podes ligar na mesma o cabo à porta WAN como normalmente mas corrige-me se estiver enganado... Pelo menos quando tinha ADSL era obrigado a ter o Thomson antes do ASUS e era assim que tinha ligado. Agora com a fibra tenho o ONT ligado diretamente ao ASUS e toda a ligação é gerida pelo mesmo, só tenho o Thomson a seguir por causa dos telefones.

Já houve melhorias com essa configuração mas experimenta também definir o ASUS como access point em vez de wireless router e vê como fica. E ainda não te tinha perguntado, o teu serviço é HFC ou FTTH?

Quanto à firewall acho que não deverás ter problemas com se o ASUS fizer o papel dele e desde que o computador esteja bem protegido.
 
Se último firmware é o melhor para o teu caso, não mexas mais.

Penso que podes ligar na mesma o cabo à porta WAN como normalmente mas corrige-me se estiver enganado... Pelo menos quando tinha ADSL era obrigado a ter o Thomson antes do ASUS e era assim que tinha ligado. Agora com a fibra tenho o ONT ligado diretamente ao ASUS e toda a ligação é gerida pelo mesmo, só tenho o Thomson a seguir por causa dos telefones.

Já houve melhorias com essa configuração mas experimenta também definir o ASUS como access point em vez de wireless router e vê como fica. E ainda não te tinha perguntado, o teu serviço é HFC ou FTTH?

Quanto à firewall acho que não deverás ter problemas com se o ASUS fizer o papel dele e desde que o computador esteja bem protegido.

Boas,

depois de muitas voltas, neste momento o router está ligado na porta WAN com o modo bridge no router 3.0 desactivado, não sei porquê mas o modo bridge limita o upload de 20 para 10.

Com o Qos activado consigo melhorar o bufferbloat para A, sem necessitar de colocar a firewall do hub 3.0 no mínimo, mas limita a net para 100/20, ainda tenho de aprender a mexer nesta funcionalidade.

O wireless parece fraco, em relação ao hub 3.0 só melhora o alcance em 1 metro ou menos, será normal? há alguma forma de testar as antenas?

Alterei o router para Access point como indicaste mas não faz diferença, o problema agora é que deixei de ter acesso à pagina do router asus, só acedo à pagina do router da NOS.

Cumps.
 
Isso vai de encontro ao que li entretanto aqui na ZWAME, um utilizador a queixar-se que também ficava com a velocidade limitada também com um ASUS mas outro modelo.

Quanto ao alcance não tenho termo de comparação mas no meu caso não tenho razão de queixa.

E se não faz diferença mais vale manteres no modo wireless router, assim sempre tens acesso às funcionalidades do ASUS e é este que fica a gerir a ligação. Utiliza esta ferramenta para "encontrares" o router e voltar a aceder à página dele.
 
Back
Topo