Tópico Oficial - Satélite

Obrigado pela tua resposta "leumas2003". Como vês não percebo muito e o tópico não é muito movimentado agora. Se mais alguém poder ajudar agradecia?
- relativamente à melhor orientação com a parabólica que tenho (60cm) astra 19.2º E e hotbird?
- E quantos cabos passo? Um para cada lnb? Tenho um com 4 saídas e outro com duas.
- A box tem de ter capacidade para ligar os dois cabos? Se calhar não é preciso gastar tanto numa galaxy, basicamente é para ver canais e que suporte HD.

Já agora algum site com imagem satélite que permita ver mais ou menos para onde apontar a parabólica para tal satélite, quando montei a minha havia mas já foi há alguns anos.

Cumps
 
Apenas os que dizem "Clear" nessa lista são de visualização gratuita... Para os outros necessitas de subscrição.

Ao pessoal entendido de parabólicas e LNBs, tenho uma dúvida.

Tenho duas parabólicas instaladas no telhado desde 2005, uma de 80cm para o Hispasat e outra de 1m para Astra e Hotbird. de acordo com com a lista de material que comprei na altura os LNBs são "Gold Edition 4". Tinha ideia que a margem de ruído era de 0.4dB mas pesquisando pela net da-me resultados de 0.3.

Após algum tempo "sem lhes ligar nenhuma", em Novembro do ano passado pedi para me de-orientarem as antenas (como estão no telhado e levam com ventos fortes lá teimam em sair do 'sweet spot') e adquiri uma subscrição à BiS.
De momento, após quase 1 ano, já não consigo ver a maioria dos canais da BiS porque os transponders já não têm sinal suficiente. Pus me a verificar outras frequências e vi que:

- no Hispasat nem apanho frequências da meo nem da zon sem falhas constantes
- no Hotbird não recebo a BiS nem os SSR / SRG, por exemplo
- no Astra reparei que não apanho a frequência que contém o "La Une HD", mas haverão certamente mais

Penso que as antenas são grandes o suficiente, mas o facto de levarem com vento, embora bem apertadas, estragam-me o esquema todo e lá vou ter que chamar alguém novamente para subir ao telhado.

A pergunta é, valerá a pena investir em novos LNBs com um ruído inferior para evitar que isto aconteça com tanta frequência? Ou mais vale poupar o dinheiro uma vez que acham que mesmo com novos LNBs sofrerei do mesmo problema?

outra pergunta, talvez estúpida, os LNBs com o tempo perdem sensibilidades? Ou são sempre 100% funcionais?

Podes ter ai varios problemas.
A tua box é HD? Senão não apanhas nem zons/meos e BIS pois emitam em MPEG4 DVBS2
Tambem houve alterações de frequencias nos satelites, poderá ser um problema de sintonia.
Poderá tambem ser problema dos LNBs ou antenas, estarem mal orientadas.
 
É de facto o último problema, pois eu sei dos dois primeiros pontos, o receptor é HD/H264 e estou nas frequências correctas. A minha questão era de um LNB com 0.2 ou 0.1dB ajudam nestes problemas de orientação ou nem por isso.
 
É de facto o último problema, pois eu sei dos dois primeiros pontos, o receptor é HD/H264 e estou nas frequências correctas. A minha questão era de um LNB com 0.2 ou 0.1dB ajudam nestes problemas de orientação ou nem por isso.

Eu acho que no teu caso é irrelevante a sensibilidade do LNB, pois os canais tem sinal forte.
Eu tenho um LNB de 0.3 e o sinal é fortissimo nesses canais, mas podia ser mais alto que não havia grande diferença, por isso penso que poderá ser a antena mal orientada ou o LNB, pois as freq. em DVBS2 Mpeg4 sao sempre mais sensiveis.
 
É de facto o último problema, pois eu sei dos dois primeiros pontos, o receptor é HD/H264 e estou nas frequências correctas. A minha questão era de um LNB com 0.2 ou 0.1dB ajudam nestes problemas de orientação ou nem por isso.

Estás a falhar numa coisa. Podes ter um lnb com uma figura de ruído de 0.1 ou 0.3, se o ganho do de 0.1 for de 30db nunca será tão bom como um de 0.3 com um ganho de 50db.

Resumindo o que necessitas de saber é qual o ganho do lnb. A figura de ruído não passa do ruído que o amplificador do lnb introduz no sinal, diz muito pouco sobre a sua capacidade.
Por exemplo, dos melhores lnbs que existem, os invacom, possuem uma figura de ruído de 0.2 mas por outro lado são dos que também têm um ganho mais elevado (se não me engano qualquer coisa como 55-60db). Têm como defeito o preço. Na agora, com resultados muito bons existem também os inverto black ultra que são metade do preço.
 
Estás a falhar numa coisa. Podes ter um lnb com uma figura de ruído de 0.1 ou 0.3, se o ganho do de 0.1 for de 30db nunca será tão bom como um de 0.3 com um ganho de 50db.

Resumindo o que necessitas de saber é qual o ganho do lnb. A figura de ruído não passa do ruído que o amplificador do lnb introduz no sinal, diz muito pouco sobre a sua capacidade.
Por exemplo, dos melhores lnbs que existem, os invacom, possuem uma figura de ruído de 0.2 mas por outro lado são dos que também têm um ganho mais elevado (se não me engano qualquer coisa como 55-60db). Têm como defeito o preço. Na agora, com resultados muito bons existem também os inverto black ultra que são metade do preço.

Tens razão, não prestei atenção ao ganho do LNB. Não faço ideia quais os valores do meu, mas irei pesquisar.
Não encontro Inverto Black Ultra com 4 saídas, os Invacom são de facto caros (e confesso que não percebo a diferença de com/sem feedhorn).

Obrigado a todos pelas dicas!
 
Estás a falhar numa coisa. Podes ter um lnb com uma figura de ruído de 0.1 ou 0.3, se o ganho do de 0.1 for de 30db nunca será tão bom como um de 0.3 com um ganho de 50db.

Resumindo o que necessitas de saber é qual o ganho do lnb. A figura de ruído não passa do ruído que o amplificador do lnb introduz no sinal, diz muito pouco sobre a sua capacidade.
Por exemplo, dos melhores lnbs que existem, os invacom, possuem uma figura de ruído de 0.2 mas por outro lado são dos que também têm um ganho mais elevado (se não me engano qualquer coisa como 55-60db). Têm como defeito o preço. Na agora, com resultados muito bons existem também os inverto black ultra que são metade do preço.

Só para corrigir que os Invacom são todos eles 0.3dB e que o preço actual deles vale bem todo o seu valor (25 a 30€ compram um lnb Invacom single).
Dos mais baratos, os Inverto são provavelmente os melhores, mas nunca na vida se colam aos Invacom. Entre gastar 15€ num Inverto ou 25€ num Invacom, nem penso duas vezes, mas isto apenas serve para parabólicas com motor e/ou que necessitem de apanhar satélites mais fracos.

Mas de longe que os Invacom são os melhores lnb's que existem (desde à muitos anos para cá). Agora para apanhar o Hispasat, Hot Bird ou Astra não é preciso um lnb tão bom. O Inverto chega e sobra.
 
Última edição:
Tens razão, não prestei atenção ao ganho do LNB. Não faço ideia quais os valores do meu, mas irei pesquisar.
Não encontro Inverto Black Ultra com 4 saídas, os Invacom são de facto caros (e confesso que não percebo a diferença de com/sem feedhorn).

Obrigado a todos pelas dicas!

Os lnbs com feedhorn são para parabólicas de foco primário, os sem feedhorn são para as offset que se vê normalmente em tamanhos mais pequenos.

[O_o];10792442 disse:
Só para corrigir que os Invacom são todos eles 0.3dB e que o preço actual deles vale bem todo o seu valor (25 a 30€ compram um lnb Invacom single).
Dos mais baratos, os Inverto são provavelmente os melhores, mas nunca na vida se colam aos Invacom. Entre gastar 15€ num Inverto ou 25€ num Invacom, nem penso duas vezes, mas isto apenas serve para parabólicas com motor e/ou que necessitem de apanhar satélites mais fracos.

Mas de longe que os Invacom são os melhores lnb's que existem (desde à muitos anos para cá). Agora para apanhar o Hispasat, Hot Bird ou Astra não é preciso um lnb tão bom. O Inverto chega e sobra.

Pois é, tens razão como falei de cor, mas a ideia que queria passar era que um lnb com uma figura de ruido de 0.1 seria melhor, e os invacom são exactamente prova do contrário.

Eu sei disso, por isso falei nos invacom primeiro. Mas cada um sabe da sua carteira, eu até só tenho invacoms a funcionar e também sei que foram caros. Agora para os outros pode não ser tão simples como gastar o quase o dobro do dinheiro quando até não se pode ganhar nada com isso (na realidade, faça sol, chuva, novoeiro, trovoada com uma offset de 80 o sinal está sempre impecável), e a situação piora quando entram twins e quads ao barulho.
 
Última edição:
Os lnbs com feedhorn são para parabólicas de foco primário, os sem feedhorn são para as offset que se vê normalmente em tamanhos mais pequenos.



Pois é, tens razão como falei de cor, mas a ideia que queria passar era que um lnb com uma figura de ruido de 0.1 seria melhor, e os invacom são exactamente prova do contrário.

Eu sei disso, por isso falei nos invacom primeiro. Mas cada um sabe da sua carteira, eu até só tenho invacoms a funcionar e também sei que foram caros. Agora para os outros pode não ser tão simples como gastar o quase o dobro do dinheiro quando até não se pode ganhar nada com isso (na realidade, faça sol, chuva, novoeiro, trovoada com uma offset de 80 o sinal está sempre impecável), e a situação piora quando entram twins e quads ao barulho.

Uma offset de 80 para o Hispasat, Hot Bird ou Astra não precisa de uma Invacom para não falhar, mesmo em condições atmosféricas adversas. De qualquer forma fizeste bem em comprar Invacom :)

Quando disse que não são assim tão caras, foi porque lembro-me bastante bem de as Invacom à uns anos custarem entre 100 e 150€ (a chegar aos 30 contos, portanto). Comparar esse preço com o que se pratica hoje em dia, é uma diferença abismal :)
 
[O_o];10792442 disse:
Só para corrigir que os Invacom são todos eles 0.3dB e que o preço actual deles vale bem todo o seu valor (25 a 30€ compram um lnb Invacom single).
Dos mais baratos, os Inverto são provavelmente os melhores, mas nunca na vida se colam aos Invacom. Entre gastar 15€ num Inverto ou 25€ num Invacom, nem penso duas vezes, mas isto apenas serve para parabólicas com motor e/ou que necessitem de apanhar satélites mais fracos.

Mas de longe que os Invacom são os melhores lnb's que existem (desde à muitos anos para cá). Agora para apanhar o Hispasat, Hot Bird ou Astra não é preciso um lnb tão bom. O Inverto chega e sobra.

Lamento informar mas em vários fóruns se provou que isto não é verdade. Já foi mas hoje não.

Deixo te aqui um exemplo de um teste feito por um utilizador no UK - Londres com um prato de 110 cm.



Não estou a tirar o merito ao equipamento pois até tive um mas há melhores hoje em dia.

Cumprimentos. :D
 
Lamento informar mas em vários fóruns se provou que isto não é verdade. Já foi mas hoje não.

Deixo te aqui um exemplo de um teste feito por um utilizador no UK - Londres com um prato de 110 cm.



Não estou a tirar o merito ao equipamento pois até tive um mas há melhores hoje em dia.

Cumprimentos. :D


Não acredito nessas tabelas assim sacadas do nada sem mais dados nenhuns, porque não se sabe nada (com que material foi testado, desde receptores, tuner's, etc...).
Ainda por cima, o Invacom aí aparece como sendo o pior de todos eles, o que não consigo acreditar (lido com material sat à bastantes anos e fui/sou feedhunter, portanto conheço minimamente bem o "mercado").

Agora, as pessoas acreditam no que quiserem. Ainda não vi um LNB que tivesse um ganho tão forte em todo o espectro da banda Ku para satélite e para os diferentes SR's como o Invacom. Isso de ter mais sinal em duas frequências especificas, não diz nada de especial. E uma coisa ainda mais importante: apesar do Invacom mostrar menos "sinal", tem um AGC mais forte quando o sinal é mais fraco. Para além disso, o sinal nunca deve ser medido em % mas sim em dB. A % varia de marca para marca e consoante a sensibilidade do tuner...
 
Não te pus o material e as condições em questão pois não me parece importante na medida que foi testado em ambiente controlado e por uma pessoa isenta de marcas.

O tuner e a box foi a mesma e com mesmo prato como é lógico. A pessoa em questão neste teste até teve o cuidado de esperar pelas condições meteorológicas serem ideais para retirar eventuais variáveis da equação.
Mas atenção que não é o único teste onde o Invacom acusa a perca de liderança que teve à uns anos. Existem vários testes onde esta conclusão foi observada.

Como é lógico o melhor será testares um LNB em frequências fraquinhas na tua recepção onde o sinal será quase nulo para recepção de imagem e ai só os melhores brilham.
 
Já agora e aproveitando que estão a falar de LNB's...

Quando me instalaram o MEO SAT, colocaram um LNB duplo da DAXIS AS 0404 0.2dB, mas como coloquei uma box no quarto, necessitei de outro LNB, assim sendo, falei com um amigo e ele colocou um IBEROSAT LQD 200 0,2dB, a verdade é que ganhei % de qualidade e potência de sinal.

O que acham do IBEROSAT? Se colocasse um melhor que vantagens trazia?

Obrigado.
 
Exacto, é certo.
De qualquer forma parece-me caricato quando o sinal baixa, o Invacom ser dos melhores no AGC, o que me leva a crer que seria dos melhores em frequências onde o sinal é de 25% ou 35%, que é o limiar de muitos receptores.

Por essa tabela, parece-me que esse user apanhou os 28E em Inglaterra, que é o mesmo que apanhar o Hispasat cá. Para a próxima, e se tiver possibilidade, que teste em satélites fracos em Inglaterra, como o Nilesat ou o Badr.
 
Já agora e aproveitando que estão a falar de LNB's...

Quando me instalaram o MEO SAT, colocaram um LNB duplo da DAXIS AS 0404 0.2dB, mas como coloquei uma box no quarto, necessitei de outro LNB, assim sendo, falei com um amigo e ele colocou um IBEROSAT LQD 200 0,2dB, a verdade é que ganhei % de qualidade e potência de sinal.

O que acham do IBEROSAT? Se colocasse um melhor que vantagens trazia?

Obrigado.

Eu conheço esse Iberosat (mas em single) e a opinião que tenho dele é a seguinte: salvo erro é material português, qualidade de construção um bocadinho má e relação qualidade-preço até é bastante boa. Adequa-se para satélites fortes (como o Hispasat) e pelo seu preço não se pode pedir mais (a single custa, imagine-se, 3,49€ já com IVA incluído).

Esse Iberosat nem sequer se pode meter no mesmo nivel que os Invacom, Inverto, etc... mas para o Hispasat dá e sobra.
 
[O_o];10798838 disse:
Eu conheço esse Iberosat (mas em single) e a opinião que tenho dele é a seguinte: salvo erro é material português, qualidade de construção um bocadinho má e relação qualidade-preço até é bastante boa. Adequa-se para satélites fortes (como o Hispasat) e pelo seu preço não se pode pedir mais (a single custa, imagine-se, 3,49€ já com IVA incluído).

Esse Iberosat nem sequer se pode meter no mesmo nivel que os Invacom, Inverto, etc... mas para o Hispasat dá e sobra.

Eu dei 20 e poucos euros pelo de 4 saídas..

Como só uso para Hispasat uma vez que tenho uma box que apanha as duas operadoras e tendo em conta que o prato é de 60cm estou bastante satisfeito, mas assim ainda fico mais satisfeito..

Obrigado.
 
Eu dei 20 e poucos euros pelo de 4 saídas..

Como só uso para Hispasat uma vez que tenho uma box que apanha as duas operadoras e tendo em conta que o prato é de 60cm estou bastante satisfeito, mas assim ainda fico mais satisfeito..

Obrigado.

Ora essa, de nada.

O preço da single que falo só há numa loja em Lisboa e é absurdamente barato! Se virmos o mesmo lnb noutras lojas, já o cheguei a encontrar por 7€ (ou seja, o dobro), por isso...
 
Back
Topo