1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[HDTV] Tópico oficial Sony Bravia KD-**XF9005 (49", 55", 65", 75")

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Night-Wolf, 29 de Janeiro de 2019. (Respostas: 160; Visualizações: 9404)

1. Night-Wolf

Night-Wolf Power Member

Última edição: 6 de Fevereiro de 2019
  2. carcaroth

carcaroth Power Member

Tenho uma TV desse modelo.
    Poderei mais tarde partilhar mais informação e feedback, e há umas semanas criei um tópico sobre (algumas) informçãoes do som, aqui.

3. ParamorePt

ParamorePt Power Member

os pés são horríveis , tirando isso a tv é ótima !

4. dxn

dxn Power Member

Isso são gostos, para mim não me incomodam nada. ;)
    E concordo a TV é ótima. :)

5. kinky

kinky Power Member

O que têm a dizer sobre a suposta mal optimização do sistema operativo (lag atrás de lag e um tempo de inicialização exageradamente longo)?
    E, já agora, a qualidade do som da própria TV é assim tão má quanto se lê por aí?

6. ParamorePt

ParamorePt Power Member

a tv não tem ma qualidade de som , tem é um som normal não é nada por aí alem!
    sobre o sistema operativo é uma questão de limitares os processos em 2 \ 3 e fica tudo bem!

7. dxn

dxn Power Member

Acho que o som, é o menos bom da TV.
    Para a qualidade da TV podia ser bem melhor.
    No entanto com uma boa soundbar, fica 5 estrelas.

8. kinky

kinky Power Member

Pois, do que tenho lido por aí sobre a XF90, os pontos negativos que são mais frequentemente referidos são a fraca qualidade de som (para o preço abusado que cobram por ela, é imperdoável) e o sistema operativo Android muito mal optimizado (cheguei a ler um comentário de alguém que trocou a XF90 por outra doutra marca só porque era um pesadelo usá-la por causa do Android). Já li diversas reviews e comentários de pessoal que a tem, e são esses os dois pontos negativos que vejo serem referidos repetidamente.
    Mas não há muita gente aqui no fórum com uma (pelo menos não se pronunciam), por isso que é importante esclarecer este tipo de coisas com malta aqui do fórum :)

9. Olá a todos!

Tenho uma 49XF9005 desde um par de semanas antes da black friday, e logo á noite deixo uma review sobre ela em diversas utilizações (ver TV, gaming PC e consola, ver filmes e conteúdos streaming, etc.)

Posso desde já adiantar que o Android, não sendo rápido, não é para mim tão lento que justifique trocar de TV em função da qualidade de imagem oferecida

10. stryyker

stryyker Power Member

Olá pessoal aproveito tópico para expor as mesmas perguntas que fiz num fórum inglês, a ver se ajudam, pois ainda só veio ontem e quero testar mais...

Firmware actualizado e Google play/apps actualizadas.

1. Á algum problema com a app YouTube? Maior parte dos vídeos 4k e 4k HDR dão soluções e tem bues frames perdidos, não fica nem da o vídeo completamente smooth como devia ser. Já pensei se podia ser da ligação mas não pode. Já testei Wi-Fi base, ou por cabo. Será da app que não presta? É uma tristeza não dar condições... Enfim era escusado usar a Ps4 pro para ir ver vídeos.

2. Alguma calibração que possam dar para Ps4 pro, e Ps4 pro hdr?

3. Filmes 4k e HDR, uso as mesmas settings que na Ps4 pro?

4. A entrada por ex 2, 3 hdmi, usando Ps4 pro a Sony grava as 2 settings? Normal 4k e HDR settings? Já estive a mexer um pouco mas quando testo normal vs HDR não parece guardar as settings.
    O mesmo aplica se á app YouTube da Sony, as settings que meto não mudam nem correspondem se colocar um vídeo HDR.

Observações iniciais:

- acho que em pleno 2019 uma vergonha a Sony ser das piores 3 marcas com uma UI completamente horrorosa e difícil de usar em termos menus... A lentidão pelos vistos foi meio corrigida mas após actualizar tudo sempre está melhor que de fabrica ainda assim mesmo usando comando, os menus podiam ser bem melhores, podiam mandar uma actualização bem forte para isto, mas como disseram não é motivo para descartar a TV.

- falando em UI só testei a app YouTube faltou o twitch mas é negativa também, será por ser Google? Até a app das Samsung sempre são melhores, não entendo o porquê de os vídeos não darem a 100% usando fibra 100mb.

-configuracoes iniciais e testando o RDR2 na Ps4 pro, acho o jogo pouco mau ex para configurar tudo direitinho, visto ser um jogo bonito mas baço e obscuro, pois tenho noção mesmo com o brilho a 6,7 durante a noite, noto os menus do RDR2, e algumas janelas do jogo (mudando a arma por ex) o brilho parece estar no máximo para dar contraste não sei. Deverá ser por causa duma opção na settings da TV que faz isso não?

Agradeço umas ajudas para ver se porixmos dias testo filmes 4k HDR, e mais jogos na Ps4 pro.

Cumps

Última edição: 29 de Janeiro de 2019
  11. Night-Wolf

Night-Wolf Power Member

Em relação ao HDR no jogo RDR2, apesar de eu nao ter o jogo (nem tv com HDR ainda), posso dizer-te que a culpa não é da tua tv. Infelizmente é um dos jogos muito mal optimizados para HDR, há muito feedback negativo sobre isso. O pessoal diz que o jogo fica muito melhor com o HDR desligado, pelo menos é o que eu tdnho lido.

12. carcaroth

carcaroth Power Member

Para o ponto 1, especifica o(s) vídeo(s) de exemplo que dizem estar a soluçar, para verificarmos os mesmos. Uso pouco o YT.
    Não tenho PS4 Pro, mas para o ponto4 supostamente cada entrada tem as suas definições guardadas.

13. brunocbrxx

brunocbrxx Power Member

Eu tenho uma de 65" e não noto qualquer problema. O YouTube corre sem espinhas em 4K, o menu é um pouco lento mas nada de preocupante. Cada entrada tem uma configuração própria mas não existe nenhuma específica para HDR. Depois de calibrada é uma questão de fazer os ajustes necessários para que a imagem fique a nosso gosto. Ate agora estou super satisfeito com ela.
    O som é mais ou menos. A minha está pendurada na parede por isso até nem é muito mau, mas como tenho um avr é das coisas que menos me preocupa. Qualquer soundbar baratucha faz melhor serviço que as colunas da tv

14. stryyker

stryyker Power Member

Obrigado pelas ajudas.

1. Quando falei do RDR2 falei em geral pois é o jogo que ando no momento, mas irei mudar para o Spider Man que ai sim posso mexer nas configurações melhor, visto ser um jogo com ou sem HDR, e vivo e cheio de cores.

2. Depois de configurar novamente a porcaria da Ligação por cabo ao router, Testei a App Twitch e parece funcionar bem sem grandes problemas de lentidão nos streams ou processamento. Depois disso liguei novamente a App Youtube e Testei somente vídeos 1080p e parece funcionar condições, terei que testar vídeos 4k, e Vídeos 4k HDR.
    ex: ESTE é dos mais conhecidos

3. Quanto as configurações tenho seguido e testado e usado as settings do Rtings...
    Mais logo depois do trabalho testarei ver uns filmes e o disco externo, a ver como se comporta a TV, com ficheiros MKV 4k etc...

PS: qual é o vosso firmware recente da tv?? Pelo site só indica v6.5629, mas a minha está na 6.5631 EUA, pelos vistos está actualizada ainda mais recente com outro firmware qualquer lol

15. ergos

ergos Power Member

Alguém já testou isto?

16. Passo então a descrever a minha opinião do modelo 49XF9005, comprado na segunda semana de outubro por 852€ numa loja online. Vou fazer um apanhado do que acho ser o desempenho da TV em função do tipo de conteúdo a reproduzir, e funcionalidades.

Desempenho TV generalista/TDT/Box TV ISP

A qualidade de imagem dos canais SD, que povoam a maior parte da grelha nacional, é bastante aceitável tendo em conta que a televisão faz upscale de uma qualidade-base muito baixa. Os conteúdos dos canais HD são reproduzidos sem grandes artefactos. A propósito dos artefactos, importa dizer que a presença dos mesmos é quase sempre justificada neste modelo por parâmetros de Motionflow demasiado elevados, que levam ao aparecimento de macroblocos nos frames intermédios que a TV artificialmente cria para atingir a taxa de fotogramas mais elevada. De resto, as opções de pós-processamento de imagem, como contraste dinâmico ou live colour, podem facilmente ser muito intensos nos níveis mais elevados, desvirtuando a imagem original (é fácil criar cores excessivamente berrantes com live colour muito alto, ou ver a backlight a diminuir e aumentar com o contraste dinâmico activado de forma muito agressiva).

Desempenho filmes (DVD, Blu-Ray, Netflix, Amazon Prime Video)

No que toca à qualidade de imagem para ver filmes, penso que só será ultrapassada por OLED's que custam o dobro. O já referido upscaler faz um excelente trabalho para fontes de resolução inferior, e existe um setting de motionflow específico (truecinema) para conteúdo gravado a 24 fotogramas, que quando o detecta não cria frames intermédios, mas torna mais fluida a transição entre fotogramas (elimina as quebras de fluidez típicas de panning shots a alta velocidade quando reproduzidas a 24 fps) quando em conjunto com a opção de dejudder disponível no menu onde se activa o truemotion.

As cores aparecem com um grau de saturação adequado nas configurações de fábrica, tanto na reprodução de conteúdos SDR ou HDR. Tive oportunidade de ver o filme da Disney "Coco" na semana passada, e mesmo em SDR as cores estavam do mais vibrante que já vi de uma TV desta gama, particularmente os laranjas garridos e as demais cores primárias.

Sendo equipada com Dolby Vision, a verdade é que no caso específico dos conteúdos da Netflix neste formato a qualidade parece incapaz de fazer jus ao potencial evangelizado. Digo isto porque falta-lhes a vida que por exemplo os conteúdos HDR do Prime Video apresentam, o que me sugere que a pobre performance do Dolby Vision na Netflix é uma escolha estilística da Netflix (eventualmente para poupar largura de banda) e não uma limitação do equipamento. A série Jack Ryan no Prime Video também está disponível em Dolby Vision e de facto mostra excelentes visuais. No que toca à reprodução de conteúdos HDR, importa referir que existe algum blooming em cenas escuras, em virtude de nos modos de HDR a backlight ficar automaticamente no máximo.

Desempenho Gaming

Para gaming, o inpu lag é mais do que adequado para quem joga com comando, não sendo na minha opinião intrusivo o suficiente que impeça a utilização do rato e teclado. No modo "Game" nao é visível arrastamento ou quaisquer artefactos. No que toca ao mercado, penso que só a Samsung N8005 e as QLED acima da Q8D oferecem mais valias, com LFRC e Freesync, mas a Sony apresenta o enorme trunfo do full array local dimming, que se revela importante para jogar em HDR e há fontes de luminosidade no centro do ecrã, como por exemplo os faróis traseiros dos carros. Eu quando jogo PC e reproduzo a imagem na XF9005 utilizo frequentemente resoluções personalizadas (1800p e 1720p) e a TV não apresenta problemas de compatibilidade com as mesmas.

Pontos negativos

Os pés que suportam a televisão são demasiado largos, sendo que para contornar esta situação comprei um suporte VESA para elevar a TV e poder colocar a coluna central debaixo dela. O que me leva a falar da outra limitação da televisão, que é o som...

Sendo perfeitamente competente para os diversos conteúdos que reproduz, parece-me demasiado estridente e falta-lhe capacidade de reproduzir tons graves. Não tendo eARC (faço figas para que possam implementar quando actualizarem para o Oreo, tendo em conta que actualizaram o DN1080 e activaram o eARC por software) inviabiliza a possibilidade de fazer audio passthrough de alta resolução.

O processador parece não ter capacidade para lidar com algumas das apps nativas, no caso do Prime Video são frequentes as quebras de audio quando se reproduzem conteúdos. No momento destas quebras olho para o receiver e noto mesmo falha de sinal, pelo que depreendo que seja um problema da fonte (a TV, no meu caso).

O último senão deste equipamento pode ser o facto de apenas 2 das 4 entradas HDMI serem 2.0b , ou seja, que permitem reproduzir conteúdos em 4K/60 fps/HDR, sendo que apenas uma dessas duas entradas tem ARC para ligar a uma soundbar, por exemplo. Eu contornei esta limitação ligando um receiver à entrada ARC, mas para quem não o pode fazer convém estar sensibilizado para este factor importante.

O desempenho do sistema operativo é competente, mas faço por não ter mais do que 2 ou 3 apps abertas em simultâneo. Não costumo ver bloqueios ou grandes demoras a abrir as apps nativas da TV.

E pronto, é isto. Espero ter respondido a algumas questões e ajudado alguém. Quanto aos settings, uso basicamente o que o RTINGS indica como base, mas deixo o sensor de luz automático ligado porque tanto vejo TV de dia como à noite.

TLDR: para mim, uma tv muito completa e com desempenho polivalente e equilibrado, ideal para quem gosta de ver filmes mas também de jogar uns jogos sem se preocupar com o eventual burn in dos OLED's que pode criar ansiedade a tanta gente. Para filmes, creio que só OLED's sejam melhores, podendo não apresentar valores de brilho tão elevados mas sendo isentos de blooming. Para gaming, a Samsung tem excelentes opções, mas creio que nenhuma delas é tão equilibrado como esta TV (ou estão longe do preço que paguei por ela).

17. stryyker

stryyker Power Member

Por acaso testei, e fiz +- tudo que ele fez especialmente desactivar as apps lixo que estão no sistema.

Posso dizer que parece que os menus estão mais suaves quando usa Tecla HOME. Como se retirou um pouco das animações menus e apps, a fluidez parece melhor a usar.

YouTube e twitch app funcionar bem.
    Testei 1080p Anime com vlc e kodi e corre bem, app média não parece nada jeito, nem encontra as pastas condições do disco externo, já vlc ou kodi é simples e rápido.

18. dxn

dxn Power Member

Também testei e também achei a TV mais fluida.

Não uso twitch nem vlc, mas uso o kodi para os filmes que tenho num disco externo e organiza bem a biblioteca ao estilo de um videoclube.
    youtube nunca tive qualquer problema, sempre funcionou bem.

19. dxn

dxn Power Member

Parece que vamos ter um upgrade ao android para a versão Oreo 8.0 a partir de hoje gradualmente.
    Na pagina já está disponível para quem quiser transferir manualmente o upgrade por usb.

Já está na pagina oficial da Sony o anúncio com os modelos que vão receber a atualização: https://services.sony.pt/support/pt/welcome-to-android-oreo

Última edição: 30 de Janeiro de 2019
  20. stryyker

stryyker Power Member

A versão oreo é a versão firmware própria da TV?
    Estive no Reddit e a bues pessoas que já colocaram manualmente mas disseram para ter cuidado etcetc. Se calhar espero um pouco pela OTA.

A nova versão acho que corrige alguns erros incluindo o YouTube que já dá e suporta o hdr condições nos vídeos.

Partilhar esta Página