Boa noite a todos.
Começo por deixar desde já uma informação prévia: sou cliente da Vodafone desde 2006, extremamente satisfeito com os serviços.
A situação alterou-se entretanto, desde há cerca de 2 ou 3 meses.
Os serviços da Vodafone decaíram nitidamente, a tal ponto que comecei a ter indisponibilidades recorrentes das gravações automáticas (o que é grave para alguém que, como eu, consome na grande maioria conteúdos pré-gravadas).
A somar a essa situação, são raríssimas as vezes em que ao ver conteúdo pré-gravado, a gravação não salta, do nada, para o final do programa, obrigando a iniciar a visualização e a avançar até ao ponto no qual a reprodução "saltou".
No passado dia 3 de novembro, a emissão de TV em directo teve para cima de uma dezena de falhas, na qual a imagem e o som paravam, e aparecia a indicação de serviço indisponível (e ainda a informação de que a box não tinha endereço de IP atribuído).
São ainda frequentes as falhas com o servidores de DNS da Vodafone.
Vários contactos com a Vodafone, os serviços técnicos verificaram que uma actualização do router que deveria ter sido feita automaticamente, não aconteceu, pelo que foi feita manualmente.
Após esta intervenção, o problema com as gravações automáticas mantém-se.
Mais, verificam-se nas duas boxes, uma Arris 4K e uma Cisco HD.
Foi sugerida uma intervenção de uma equipa técnica para verificar algum problema com o acesso fibra.
Intervenção marcada para dia 6 de novembro às 11:00.
Após meia hora de espera liguei com a Vodafone, e fui informado que as 11:00 não seriam bem 11:0, mas antes o início de uma janela temporal entre as 11:00 e as 13:00. às 12:10 recebo uma chamada do "técnico" a avisar que estava a caminho.
Apareceram na minha morada às 14:15.
Para enquadrar a situação, sou engenheiro, trabalho a partir de casa, e todo o atraso na intervenção tiveram impacto a nível financeiro.
À chegada da equipa "técnica", demonstrei o meu desagrado com o atraso, ao que um dos "técnicos" respondeu que têm mais intervenções que não a minha. Arrogante, no mínimo.
Partiu para uma avaliação feita em 10 segundos: a instalação do serviço não foi feita por profissionais. Porque o router não se instala num ATI, porque o wifi funciona mal.
Como nota, apenas refiro que tenho cerca de 700-750 Mb de download e 220 Mb de upload por wifi (o acessó é 1Gb/200 Mb).
Diz-me que o problema está na box, que as Arris 4K "são uma maravilha" e sugere-me a "V Box", com custos adicionais associados.
Acabei por "puxar dos galões" e por a criatura no devido lugar. Disse-lhe ironicamente para substituir o que entendesse que tinha de substituir e que acima de tudo se despachassem.
Acabei por ver os distintos "técnicos" às aranhas durante o download incial de software da box, a uma explicação informada sobre o que estava a contecer: as boxes são recicladas, que são postas em casa do cliente já em más condições, e por isso demoram tanto a descarregar o software.
No final escrevem na folha de intervenção que fizeram testes e que o sinal está em perfeitas condições.
Não foi feito qualquer teste à fibra. Na folha técnica indicam que o tete de velocidade teve como resultado 1Gb/100Mb, o que é surreal, já que o meu acesso é 1Gb /200Mb.
Foi a este ponto que a Vodafone chegou, a enviar equipas "técnicas" deste calibre a casa dos clientes.
Irei amanhã receber nova equipa técnica, já que a "Engenharia" não consegue replicar os problemas que noto nas gravações automáticas.
A paciência começa a esgotar-se.