Tópico Oficial Vodafone TV

Não me canso de repetir, estarem contra esta imposição e nada fazerem, nada muda.

Já alguém, que tenha inquirido o Encarregado de Proteção de Dados da Vodafone Portugal por email ([email protected]) obteve resposta?

Ontem tive que repetir o pedido de esclarecimento com prazo limite de resposta.
Se não responder avanço com queixa formal na CNPD.
 
Por acaso isso é uma vergonha do caraças, eu sempre fui contra pagar por pirataria mas acaba por ser o que eles vão fomentar. Já há serviços desses com gravações e assumo que não injetem publicidade...

Não percebo como os reguladores dizem que isto não é ilegal pq pelo menos durante o contrato em vigor venderam-nos a todos gravações automáticas e quem não aceitar fica sem elas.
 
Não me canso de repetir, estarem contra esta imposição e nada fazerem, nada muda.

Já alguém, que tenha inquirido o Encarregado de Proteção de Dados da Vodafone Portugal por email ([email protected]) obteve resposta?

Ontem tive que repetir o pedido de esclarecimento com prazo limite de resposta.
Se não responder avanço com queixa formal na CNPD.
Acabei de receber email da Equipa de Privacidade da Vodafone, depois de ter estabelecido um prazo limite.

Ainda tenho que analisar o texto e alguns pormenores que me saltaram à vista logo na primeira leitura.
A redação está bem estruturada e percebe-se em alguns detalhes que leram a minha reclamação, o que me surpreendeu.

Exmo. Senhor (o meu nome),

Em primeiro lugar agradecemos o seu contacto e as suas questões.

Como é conhecido, nos vários formatos de publicidade em televisão linear, não existe forma de excluir a publicidade da programação, na medida em que os anúncios são apresentados antes e após a visualização do conteúdo em Tv linear, o que, naturalmente, também foi sempre aplicável à funcionalidade das gravações exigindo a mesma também o tratamento de dados pessoais inerentes à utilização da funcionalidade, designadamente quanto ao conteúdo a visualizar (canal, categoria e subcategoria do conteúdo), informação esta necessária para lhe entregar o programa gravado. . A recente alteração introduzida pela Vodafone a esta funcionalidade visou aproximar a experiência dos nossos clientes à experiência e comportamento habitual de visualização de conteúdos nas plataformas digitais, passando a incluir anúncios curtos de 30 segundos em alguns programas, sem possibilidade de passar para a frente. Além disso, o que este novo modelo trouxe de especialmente diferenciador e na ótica da Vodafone como sendo vantajoso para o Cliente, face à experiência na Tv linear, é o facto de permitir ao Cliente passar a visualizar anúncios mais adequados aos seus interesses quando escolhe a Publicidade Personalizada uma vez que esta será apresentada consoante o perfil e preferências televisivas de cada Cliente o que assenta, efetivamente, num tratamento de dados pessoais que apenas é realizado com fundamento no consentimento do Cliente, enquanto uma manifestação da sua vontade, livre, específica e informada.

Ora, em conformidade com o disposto no Regulamento Geral de Proteção de Dados, o acesso à funcionalidade das gravações não é comprometido ou fica condicionado à aceitação da opção de publicidade personalizada, na medida em que o Cliente pode sempre escolher publicidade genérica a qual não implica o tratamento de quaisquer dados pessoais de perfil. É assim conferida ao titular dos dados liberdade de escolha sobre se pretende ou não que os seus dados de perfil sejam tratados para a finalidade da apresentação de anúncios personalizados. Esta escolha não representa qualquer detrimento ou prejuízo para o cliente, o qual, reforçamos, poderá continuar a aceder às gravações, simplesmente optando por publicidade genérica.

Mais se esclarece, que poderá, a qualquer momento, alterar a sua opção de acesso ao serviço com publicidade personalizada ou genérica diretamente através da sua set top box bastando para tal aceder ao menu do seu Serviço Tv e selecionar “Configurações da sua Tv Box”, escolhendo, posteriormente, “Publicidade Personalizada” ou “Publicidade Genérica”, consoante a sua preferência.

Em ambos os casos – publicidade genérica ou personalizada - os anúncios serão sempre de curta duração (até 30 segundos) por forma a garantir uma boa experiência de utilização. Além disso, no âmbito da prestação da funcionalidade gravações, é sempre garantido um período de tempo em que o cliente não volta a visualizar um anúncio, evitando que estes se tornem intrusivos e impactem a experiência do utilizador, a qual a Vodafone quis salvaguardar.

Continua a ser assegurado o serviço contratado pelo cliente, ou seja, o serviço de distribuição de televisão, enquanto disponibilização de acesso à emissão linear de um conjunto de serviços de programas televisivos (vulgo, canais).

A possibilidade de efetuar e/ou aceder às gravações do conteúdo dos canais, constitui uma funcionalidade extra ao serviço de distribuição televisão - tal como, por exemplo, a possibilidade de efetuar pausa num programa em apresentação (Pause TV) ou recuar a emissão linear até ao início do programa em apresentação (Restart TV) -, oferecida, sem custo adicional ou especifico, pelo operador, aos clientes que disponham de uma set top box.

Nessa medida, a alteração no âmbito da funcionalidade das gravações, caso a escolha do cliente recaia sobre publicidade personalizada não consubstancia um bloqueio à sua utilização (na medida em que poderá sempre escolher publicidade genérica), nem qualquer alteração ilegítima às condições de prestação do serviço de distribuição de televisão contratado pelo cliente.

Esclarecemos, ainda, que a apresentação dos anúncios antes de cada programa, na funcionalidade gravações, passará sempre por uma decisão por parte dos canais enquanto titulares dos direitos sobre os conteúdos, na medida em que implica a exploração económica dos mesmos.

Cumpre, ainda, referir que a Vodafone implementou medidas de segurança técnicas e organizacionais adequadas, conforme exigido por lei e pelos standards da indústria para proteger os seus dados pessoais contra o acesso, uso e divulgação não autorizados. Nenhum dado pessoal é entregue a entidades terceiras. Com efeito, a informação que é partilhada com os anunciantes e canais de TV diz respeito ao desempenho dos anúncios (número total de clientes que visualizaram o anúncio), não contendo qualquer informação pessoal que possa identificar os nossos Clientes.

Por outro lado, o processamento e armazenamento de dados pessoais apenas será feito em infraestruturas da Vodafone já utilizadas para alojar conteúdos de televisão, sendo que a gestão da entrega da publicidade é realizada através de uma plataforma criada para o efeito e recorrendo a subcontratante(s) nos termos permitidos por lei. Especificamente, no que toca aos dados recolhidos para apresentação de publicidade os mesmos são tratados, de forma anonimizada, na referida plataforma tecnológica criada para o efeito, pelos parceiros(s) contratado(s) para este fim (onde se inclui a Accenture), os quais estão igualmente vinculadas ao cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais aplicável.

Em face do exposto esperamos ter respondido às questões apresentadas. Poderá também consultar as Condições e Suplemento de Privacidade das Gravações no website da Vodafone em https://www.vodafone.pt/info/termos-condicoes/tv-net-voz.html#gravacoes

Mantemo-nos, como sempre, disponíveis para esclarecer o mais que tiver por conveniente.

Melhores cumprimentos,
Equipa de Privacidade

Analisem e comentem se assim entenderem.
 
A possibilidade de efetuar e/ou aceder às gravações do conteúdo dos canais, constitui uma funcionalidade extra ao serviço de distribuição televisão - tal como, por exemplo, a possibilidade de efetuar pausa num programa em apresentação (Pause TV) ou recuar a emissão linear até ao início do programa em apresentação (Restart TV) -, oferecida, sem custo adicional ou especifico, pelo operador, aos clientes que disponham de uma set top box.

Sem querer dar muito para o peditório, as coisas são o que são, eles enterram-se completamente (para não dizer que se desqualificam qb) no parágrafo acima. Finalmente, só me resta observar que dá uma certa pena observar esta decadência, que se arrasta, da Vodafone que já foi mesmo o melhor operador no rectângulo... agora, é apenas mais um - a qualidade, seja do serviço, da assistência, ou da oferta em geral, essa já não é o que era

Bom fim de semana.
 
A qualidade das gravações automáticas da Vodafone é deplorável.
Bitrate baixo (mais ainda do que na emissão original), pixelização de x em x tempo, "breaks" que provocam desfasamento do som em relação à imagem, etc.
O serviço de TV no geral está cada vez menos atrativo na Vodafone. E depois ainda se metem nestas porcarias de publicidade. Enfim. Em Dezembro vamos ver o que acontece ao meu contrato.
 
Eu não tenho grandes queixas para o que uso da Vodafone.
Mas eu tenho notado isso de uns tempos para cá nas gravações (sejam automáticas ou gravadas), os meus pais que são que usam mais para novelas e afins queixam-se às vezes.

Eu nestes dias vi um ou outro jogo de futebol de praia no canal 11 e apanhei uns breaks assim, pensei que até fosse do canal.

Na minha zona arredores do Porto em termos de problemas e resolução delas são os melhores, quando vem por parte da Vodafone os técnicos são impecáveis, net também não tenho problemas.
É o que nos ainda deixa nesta operadora.
 
Eu não tenho grandes queixas para o que uso da Vodafone.
Mas eu tenho notado isso de uns tempos para cá nas gravações (sejam automáticas ou gravadas), os meus pais que são que usam mais para novelas e afins queixam-se às vezes.

Eu nestes dias vi um ou outro jogo de futebol de praia no canal 11 e apanhei uns breaks assim, pensei que até fosse do canal.

Na minha zona arredores do Porto em termos de problemas e resolução delas são os melhores, quando vem por parte da Vodafone os técnicos são impecáveis, net também não tenho problemas.
É o que nos ainda deixa nesta operadora.
Pois, a net e a assistência é o que vai “segurando” a Vodafone.
No entanto, as outras operadoras melhoraram muito o seu serviço de net, e os problemas em FTTH na NOS e MEO são quase desprezáveis. Estas têm um serviço de tv muito melhor que a Vodafone.
Começa a ficar muito difícil justificar o porquê de permanecer nesta operadora. Acho que só mesmo a assistência técnica, que também não tenho razão de queixa.
 
Pois, a net e a assistência é o que vai “segurando” a Vodafone.
No entanto, as outras operadoras melhoraram muito o seu serviço de net, e os problemas em FTTH na NOS e MEO são quase desprezáveis. Estas têm um serviço de tv muito melhor que a Vodafone.
Começa a ficar muito difícil justificar o porquê de permanecer nesta operadora. Acho que só mesmo a assistência técnica, que também não tenho razão de queixa.
Olha que eu tenho Nos fthh e não acho nada disso, a VDF tem boa qualidade no serviço de TV, nada a apontar.
Tenho as duas em casas diferentes
 
Eu tenho muitos breaks e pixelização nas gravações da TVbox também. Até cheguei a pensar que fosse da minha box...

Como vejo pouca TV ainda não estive para me chatear, mas a minha mãe vê alguma TV. É lamentável.

Pela primeira vez em 3/4 anos, estou a considerar mudar de operadora.
 
Eu pessoalmente não noto problemas nas gravações, utilizo principalmente em canais de filmes e séries e não noto diferença de qualidade entre a emissão em direto e as gravações, nem tenho breaks

E ainda não ha publicidade nas vbox
 
Acabei de receber email da Equipa de Privacidade da Vodafone, depois de ter estabelecido um prazo limite.

Ainda tenho que analisar o texto e alguns pormenores que me saltaram à vista logo na primeira leitura.
A redação está bem estruturada e percebe-se em alguns detalhes que leram a minha reclamação, o que me surpreendeu.
Na sequência da resposta da "Equipa de Privacidade" da Vodafone e analisadas as incongruências entre o que é escrito como justificação e o que, no meu entender, é a realidade, apresentei denúncia/exposição na CNPD.

A resposta foi rápida e curta, mas super interessante:
Exmo Senhor (o meu nome),
Em resposta à sua exposição, que desde já agradecemos, informamos que esta situação já se encontra a ser analisada por esta Comissão.

Com os melhores cumprimentos
CNPD

Pela redação parece poder concluir-se que, mesmo sem a minha denúncia, a situação já estava em análise.

Aguardemos a evolução.
 
Estou mesmo muito interessado em saber o que a CNPD vai responder.
Acho profundamente desrespeitoso por parte de qualquer operadora estamos a pagar uma mensalidade e, muitas vezes, aluguer de boxes, em que nos prometeram desde sempre, gravações automáticas, e de repente, estamos a comer com publicidade, e ainda por cima, pode ser publicidade direcionada. Onde é que já chegámos?
Os operadores estão a querer monetizar à força as gravações automáticas, mas esquecem-se do que prometeram ao cliente.

Seria mais honesto colocarem a questão de 2 formas (em contratos novos ou renegociações):
- gravações pagas e sem publicidade
- gravações gratuitas e com publicidade
- sem gravações;

Assim, apesar de não ser como foi até aqui, é sempre melhor, mais transparente e mais ético.
Mas é o que é...

Abraço a todos
 
Back
Topo